Sem Causar Mal

Sem Causar Mal Dr. Henry Marsh

Resenhas - SEM CAUSAR MAL

CInt_lo 07/06/2021

Um livro curioso ao mesmo tempo assustador. O doutor Marsh consegue passar claramente sua vida como neurocirurgião, depois da leitura sinto que a neurocirurgia é uma profissão para quem não cede ao estar ?sempre em corda bamba?.
Indico para quem é curioso, para quem gosta do assunto e pretende ser médico, até para médicos formados,pois acredito que esse podem até se visualizar nas experiências e sensações do Dr.
Gostei muito da construção dos capítulos, entitulado pela definição da doença a ser comentada e uma breve definição da palavra para contextualizar o leitor. Além disso, para quem acredita que assuntos assim daí difíceis de compreender esse desmistifica tal conceito, uma vez que utiliza uma linguagem bem acessível pro leito.
Em suma, o livro é excelente merece as 5 estrelinhas.

Ângela Bittencourt Cardoso 03/04/2022

Muito bommmm
E depois da operação, a paciente disse:
? Espero nunca mais vê-lo ? disse ela. Entendo perfeitamente ? respondeu o neurocirurgião.

Karime 19/02/2020

O cara é foda!
Muito humano, realista e perspicaz. O cérebro e esse doutor são fascinantes! Ele conta inúmeros casos e detalha sua rotina diária lidando com esses pacientes e seus respectivos tumores. Fala principalmente sobre esperança, frustração, erros e acertos. É inteiro interessante.
Fabio 19/02/2020minha estante
Me coçando pra ler esse tem um tempinho já

Karime 06/03/2020minha estante
Leia!!! Não vai se arrepender..

Sofiii. 18/04/2023

É um livro bem legal, e interessante. Pra quem não é da área e quer saber mais um pouco a leitura é tranquila, o autor explica cada passo de uma maneira fácil.
São várias histórias de casos dele e como ele se sente na profissão.
Eu gostei bastei, às vezes achei um pouquinho sem graça, mas gostei e amei ver o mundo pela perspectiva do médico

Prof. Angélica Zanin 22/04/2020

Cérebro com coração
O médico neurocirurgião conta, em cada capítulo, uma experiência profissional. Os casos são sempre delicados devido a sua especialidade, mas ele narra com naturalidade e conhecimento de causa. Há histórias bem sucedidas e outras nem tanto, mas ele lida com naturalidade salvando vidas, prolongando-as ou apenas deixando claro que o fim é inevitável. Empático, competente e simples Dr. Henr Marsh dá uma lição de talento e humanidade. Eu adorei! Cada leitura é uma experiência única para seus leitores, para mim foi interessante o pensar prático e humano do especialista. Vida e morte, mente e alma, médico e amigo, refletir, repensar e agir. Obrigada, Doutor!

Corujita influencer 15/01/2023

Neurocirurgia
ESSE LIVRO É INCRÍVEL.
Relata fatos da vida de um residente de cirurgia até se formar em um brilhante neurocirurgião, tipo o Dereck Shepard ?.
Li há alguns anos, mas já quero ler novamente de tão bom é a leitura.

DrAlu 19/04/2022

Um livro bem explicativo a respeito da neurocirurgia, que pra quem é médico, sabe que é um setor a parte, com médicos extremamente competentes. Leitura fluida, porém acredito que quem não é médico ou da área da saúde talvez se sinta confuso. ECG:14

Paula 24/03/2021

relatos honestos e íntimos
Ele vai além da neurocirurgia e constrói críticas seguras contra o sistema excessivamente burocrático da saúde inglesa e como isso por vezes atrapalha não só andamento de consultas, mas também impede que cirurgias cheguem a serem feitas. Alem disso, Dr. Marsh é extremamente honesto ao detalhar de maneira íntima não só seus triunfos, mas também suas tragédias, seus erros, o medo e a ansiedade que enfrenta de forma fria ao se dispor à cirurgia, é fantástico. um livro tão bem escrito que você consegue se enxergar dentro da sala de cirurgia ao lado do paciente observando de perto todo o processo descrito pelo neurocirurgião.

dgallinucci 17/02/2021

Sabe quando ainda somos crianças e pensamos em mil profissões diferentes que gostaríamos de exercer no futuro? Assim como muitas crianças já pensei em ser médica e quando completei 15 anos descobri que não teria jeito algum para exercer essa profissão maravilhosa.

Temos aqui a história e relatos de um Neurocirurgião durante sua carreira. A leitura desse livro não me incomodou em nada, existem nele termos utilizados para tudo, desde o estudo para os novos médicos, ferramentas utilizadas durante uma cirurgia deste gênero, muito sangue e infinitas doenças que podemos ter na cabeça/cérebro, mais do que isso, vemos como uma simples dor de cabeça talvez não seja apenas uma dor de cabeça.

Confesso que em todo o tempo que li e aderi ao conhecimento sobre cada doença apresentada, fiquei mais e mais cativada em como nosso corpo em particular nosso cérebro em como ele consegue ser tão fascinante e nos enganar. E como por ele ser um órgão de difícil acesso, mas tão frágil ao mesmo tempo. Como nele está ligado a cada ação, pensando, movimento e porque não, sentimentos ?

Além de pacientes que foram submetidos a cirurgias e foram bem realizadas e estão bem vivendo suas vidas normalmente, infelizmente também conhecemos o outro lado, pessoas que apesar de se submeterem a cirurgias infelizmente não resistem e é de partir o coração ver como as famílias ficam, e até casos aonde os pacientes tiveram algum tipo de sequela.
Vemos que apesar de serem solicitados inúmeros exames antes de uma cirurgia sempre pode ocorrer algum tipo de surpresa no dia da operação. ( Não apenas com o paciente em si mas também com os médicos, administração do hospital, e etc )

Nunca pensei em como é para um médico dar uma noticia ruim a uma família, vemos muito em filmes ou seriados, mas é diferente ver o ponto de vista de um médico se sentindo culpado por não conseguir realizar com sucesso ou simplesmente operar sabendo que aquilo dará a pessoa apenas alguns anos a mais de vida ou meses.

Mas também é maravilhoso ver como se sentem sabendo que a cirurgia foi um sucesso, que estão bem. É gratificante pensar nessa profissão maravilhosa que ajuda a salvar vidas a cada dia. Mas, apesar da leitura ter sido muito boa em vários sentidos, ainda não me cativou para essa profissão. Afinal, precisa mesmo ter o dom.

thamara.costa 08/06/2020

Somos falíveis e tá tudo bem
Como estudante de medicina e com um sonho de ser cirurgiã, a leitura foi incrível. O fator humano é sempre presente e deve sempre estar presente. Geralmente o cotidiano dentro do hospital te endurece. Conviver com a morte e a doença todos os dias não é fácil, é muito sofrimento. A saída acaba sendo o distanciamento, já que se não analisarmos os pacientes racionalmente e deixarmos as emoções nos cegarem, mais erros acontecem. Mas, apesar de as vezes até nos esforçarmos para ser mais máquina, é impossível não se envolver e é inevitável cometer erros. Médicos são pessoas. Espero não acumular desastres na minha carreira, mas sei que provavelmente em algum momento irei errar. Espero conseguir me aperfeiçoar com esses erros, assim como me inspirou o Dr. Marsh.

Lucas 26/12/2020

Excelente leitura, agradável, contando histórias de vida e neurocirurgia e os dilemas morais e profissionais do autor.

IgorP 24/09/2016minha estante
Cara, to começando uma jornada pra alcançar tbm esse estilo de vida. E comprei o livro esperando q me dê uma noção dela. É um sonho, mas é justamente por uma realidade tão dura (a de um neurocirurgião) q as vezes me pego com medo dela. Esses momentos memoráveis da sua resenha me deixaram ansioso pela leitura.

birigui37 26/09/2016minha estante
IgorP, ele dá uma breve amostra da nossa realidade. Mas a recompensa quando algo dá certo não tem comparação com nada nessa vida.

IgorP 26/09/2016minha estante
Imagino. Isso é oq me motiva ;)
Obg.

CLAUDIA 14/08/2021

Mediano
O livro em si, o tema que se é abordado é muito interessante porém do meio para o final vai se tornando bem enfadonho, temos uma visão dos médicos em geral como ?deuses? capazes de curar todos os males?. Porém são pessoas normais com suas angústias, inseguranças e fragilidade?. Vale a leitura!!

skuser02844 25/12/2022

Já esperava gostar, mas foi além do que eu esperava. Amei!
O que dizer desse livro... eu simplesmente AMEI.
É muito bonita a forma como o autor conta os casos, revelando para o leitor os pensamentos e sentimentos de um cirurgião. Ele não se limita ao contar suas experiências, se seus pensamentos considerados certos ou não.
O lado que as pessoas não veem de um médico, o lado humano. A angústia, a incerteza, os arrependimentos, a felicidade resultante de um trabalho bem feito, a vergonha motivada por destrastres devastadores.
Chorei, me emocionei, me coloquei no lugar (tando do médico quanto do paciente) e tirei lições e percepções importantes para ser uma profissional melhor futuramente

Clara1255 18/12/2023

Gostei muito
Cara esse livro é muito bom pra quem se interessa pela área da neurocirurgia, até eu que não me interesso por essa área em especial adorei o livro.
Deu pra perceber várias alfinetadas que o Marsh da em relação a saúde pública e também a saúde privada kkkk eu amei demais. É muito bom ler algo sobre a perspectiva de alguém que é profissional na área.
Aconselho muito.