Os Talismãs de Camelot

Os Talismãs de Camelot Guilherme Viana

Resenhas - Os Talismãs de Camelot

carolina.trigo. 26/08/2016

Os Talismãs de Camelot
A resenha de hoje é muito especial, pois é o primeiro livro de parceria a ser resenhado. E não podia começar melhor!
"Os Talismãs de Camelot", primeiro livro da série "O Último Druida", do Guilherme Viana, é um livro super gostoso de ler, leve e rápido, e com umas pitadas de humor na medida certa.
Nosso personagem principal é Thomas Button, um garoto de 12 anos que vive entrando em brigas com os valentões de sua escola por causa de seu senso forte de justiça. E isso vai seguir o personagem o livro todo e vai ser muito importante para a narrativa.
Os problemas começam a aparecer quando seu vô adotivo morre e deixa o menino sozinho. No dia seguinte ao falecimento, o menino recebe uma visita inesperada: na sua janela aparece Jackdaw, um corvo que fala e pensa como uma pessoa. E segundo Jackdaw, Thomas é um druida, um sacerdote da natureza, e que seu verdadeiro lar é a Ilha de Avalon - que por incrível que pareça, existe até hoje! O garoto viaja para lá e descobre que todas as lendas em volta do Rei Arthur, Camelot e Merlin são reais. Porém, uma profecia terrível circula sobre a ilha: essa profecia condena o mundo a uma guerra e um druida maligno chamado Sebastian Floyd pretende ganhar essa batalha. E ele quer que Thomas seja o primeiro a morrer!
O livro é muito rápido - tanto que li ele em uma semana, e quando eu leio um livro para o Kindle, normalmente demoro mais que isso! Thomas é um personagem que tem coragem de sobra, mas que em Avalon, isso não vai servir para muita coisa.
Como adoro mitologia, logo fiquei muito interessada em ler esse livro, e posso dizer que o autor constrói muito bem esse mundo e a mitologia celta (que eu ainda não tinha lido nada a respeito). Dá para perceber que o autor pesquisou bastante para passar as informações.
Mas lembrem-se que é um livro escrito para um público juvenil, então, para quem gostou de Percy Jackson e os livros do Rick Riordan, vai adorar esse. E eu fico muito feliz de saber que temos livros tão bons mostrando esses mundos fantásticos e mitológicos.
A literatura não só vive de livros estrangeiros!
Uma ótima recomendação para quem gosta do assunto.
Uma coisa que me chamou a atenção foi um detalhe pequeno, mas que toda vez que um autor faz isso, eu gosto de citar. Em um certo momento do livro, quando o narrador está apresentando os líderes dos clãs, um deles chama Sierra D'Arc, que segundo os druidas, é filha de uma importante figura do nosso mundo. Seria Joana D'Arc? Se for, a ideia foi genial! Esse ano, li "O Alienado", que também fazia essa brincadeira, e eu adorei!
A capa está linda e faz muito sentido com a história.
O livro, ainda não tem editora, então foi publicado direto na Amazon pelo Guilherme. E isso, algumas vezes pode ser um problema, principalmente em relação à revisão, mas aqui isso não acontece. Vi um ou outro errinho de gramática e concordância, mas nada que complique ou impeça a leitura. Isso é outro ponto positivo para o autor, porque imagino o trabalho que dá fazer tudo sozinho, e está bem melhor que muito livro de editora grande, que pagamos 40 reais para um trabalho mal feito!
Por fim, só quero dizer que não sei quando vai ser lançado o próximo livro, nem quantos vão ser, mas o final me deixou bastante curiosa para ler o próximo!
Espero que seja em breve, pois sou muito ansiosa, rsrs.
Recomendadíssimo!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/08/os-talismas-de-camelot.html

Luiza Helena (@balaiodebabados) 02/09/2016

Originalmente postada em http://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Quando o Guilherme entrou em contato comigo, para perguntar se eu estaria interessada numa obra que lembrasse Percy Jackson e que tinha como base a lenda de Rei Arthur, na hora eu aceitei. Se tem uma história que amo são histórias que envolvem Rei Arthur.'

Thomas Button é um garoto de 12 anos que mora com seu avô, Norman que não é Bates, sua única família no mundo, já que ele foi adotado pelo velhinho. Quando seu avô morre, ele recebe a visita do corvo Jackdaw e sua vida muda completamente: ele descobre que é um druida.

Depois de muita insistência por parte de Jackdaw, Thomas parte para Avalon com o único objetivo de que, no Samhain, ele consiga ver e falar com o espírito do seu avô. Não é bem isso que acontece.

Durante o festejo, zumbis à la TWD sequestram Thomas e Brenda, uma jovem druida que tenho certeza que foi inspirada na Merida e eles acabam na Floresta Sombria. Isso tudo foi um plano de Sebastian Floyd, um druida DUMAL!, que foi para o lado negro da magia.

Para fugir da Floresta, Thomas, Brenda e Jackdaw tem de encontrar os Talismãs de Camelot. Porém, essa missão não vai ser tão fácil como parece, já que Sebastian tem outros planos.

Geralmente eu tenho um cadinho de receio quando usam lendas antigas como base para história, mas aqui funcionou muito bem. Eu AMEI - repito AMEI - como Guilherme usou a lenda do rei Arthur para criar sua própria história.

Adorei como foram construídos os clãs, suas culturas e funções diferentes em Avalon. Adorei como os personagens foram construídos, principalmente Brenda e Thomas. Mas quem roubou a minha atenção foi o corvo Jackdaw. Gente, eu só conseguia imaginar ele como o corvo Jubileu, de Pica-Pau, que só queria pipoca quentinha na manteiga.

Eu ria demais das interações entre Thomas e Jackdaw. O corvo sempre querendo ensinar o menino e ele de graça. Parece eu nessa vida. E isso gera muitos diálogos engraçados.

Uma amizade que também gostei muito foi a de Thomas com Brenda. Eles são de clãs completamente diferentes, assim suas personalidades são diferentes. Mas, é como dizem, amizades acontecem quando o bicho pega. E eu tenho certeza que Brenda foi inspirada na Merida.

OK! Confesso que tive um pouquinho de birra com a Brenda, mas é porque ela tem uma personalidade bem parecida com a minha. Então, a galera que convive comigo tem um lugar no céu porque olha… Mas, apesar de ser cabeça-dura e teimosa, Brenda é bem leal e protege as pessoas que ela gosta.

Boa parte do livro foca em Thomas e seus companheiros na Floresta Sombria. Temos alguns capítulos que se passam fora dela, que nos mostram outros personagens que, apesar de poucas aparições, são bastante importantes, dentre eles, Jago, Auron e o jovem Connor.

Quando a história vai se aproximando do final, o coração fica na mão com alguns acontecimentos e você não sabe nem pensar no que realmente pode acontecer dali pra frente. Mas, ainda com tiro, porrada e bomba rolando, temos alguns diálogos engraçados para quebrar o clima tenso.

"- [...]Eu farei uma pergunta pra você: por que acha que este lugar é a Floresta Sombria?
- Porque ela dá medo, não é?"

Quando terminei a história, eu tinha de “brigar” com o Guilherme por conta de algumas coisinhas, mas, com sua resposta, eu entendi o porquê dele ter feito o que fez.

Se você gosta da lenda do Rei Arthur e, ao mesmo tempo, está procurando por uma fantasia infanto-juvenil nacional, Os Talismãs de Camelot é uma pedida mais que certa.

Leia mais resenhas em http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: http://balaiodebabados.blogspot.com.br/2016/09/resenha-87-os-talismas-de-camelot.html

Midian 16/11/2016

Teve mitologia, tô curtindo...
Primeiramente preciso dizer que eu me amarro em mitologia - já devo ter dito umas mil vezes, né? 😆 . Sério, num nível hard! Prefiro a grega, mas foi mitologia eu tô lendo a respeito.
O autor Guilherme Viana me convidou para ler e resenhar seu livro e sua descrição me agradou demais.

Meu primeiro "contato" com a druida foi na 3° temporada de Teen Wolf ,- aliás, recomendo demais, vão lá ver! - e de lá pra cá tenho lido alguns livros com esse contexto.

Como o título sugere, o livro tem relação com a história do rei Arthur e´preciso confessar que sei quase nada sobre ela - se bem que se considerar a versão de Once Upon a Time, eu sei alguma coisa, hehe.

Thomas é um garoto de doze anos, que tinha como família apenas seu avô. Os dois viviam bem e tinham uma ótima relação, apesar de Thomas ser um garoto problemático e seu avô não apoiar suas atitudes, como brigar na escola, por exemplo.

Quando seu avô morre, o garoto se vê sozinho, sem saber o que fazer, se culpando, pois sua última conversa com o velhinho não tinha sido das melhores.

Certa noite, um corvo entra em seu quarto e começa a falar com ele. Obviamente Thomas acha estranho, mas logo descobre algumas coisas sobre seu passado e assim, segue o pássaro até Avalon - uma ilha protegida, onde vivem druidas, e seres mágicos - no intuito de que no Samhain, ele pudesse se despedir do avô, pois na crença celta, acreditavam que nesse dia, as almas retornavam as suas casas para visitar seus familiares.

Porém, os planos de Thomas são frustrados e mudados radicalmente, pois ele é sequestrado e levado para a Floresta Sombria, onde deveria encontrar os Talismãs de Camelot, para sair da floresta.

Amo livros rápidos, que me fazem perder a noção das horas e querer ler mais e mais. E esse livro foi assim. É leve, divertido, infanto-juvenil, um dos meus gêneros favoritos.

Os personagens são bem construídos, uns mais destacados que outros. Eu sempre me apaixono por animais literários, então o corvo Jackdaw ganhou um espaço em meu coração.

Recomendo para todos que curtam mitologia, principalmente a celta, e livros infanto-juvenis. Para aqueles que querem começar a ler esse gênero, também é uma boa. ;)