O Valor do Amanhã

O Valor do Amanhã Eduardo Giannetti

Resenhas - O Valor do Amanhã

Lucas 28/05/2023

Um novo significado para juros
Livros traduz o juros do mundo financeiro para nossa vida, trazendo um verdadeiro significado do juros para o nosso dia a dia.

Carol 31/10/2022

Impacto do passado no presente e do presente no futuro
?Que peso atribuir ao futuro próximo e remoto diante dos apelos, acenos e permanências do momento? O que valeria a pena escolher- pôr ?mais vida em nossos anos? ou (quiçá) ?mais anos em nossas vidas???- Assim inicia o livro O Valor do Amanhã, de Eduardo Gianetti

A leitura nos faz refletir o quanto vale curtir ou trabalhar para o futuro em casa fase e cada aspecto do ser humano. Enquanto jovens estamos no auge tanto da energia produtiva quanto da disposição para explorar novos horizontes. Será que vale gastar tanto tempo viajando e indo a festas mesmo sabendo que ao fazer isso há grandes chances de haver uma escassez de reserva financeira para aproveitar a velhice? Será que vale comer todo o tipo de besteira e futuramente ter graves problemas de saúde? Será que vale ser um atleta profissional e sofrer posteriormente com uma lesão em algum membro por excesso de esforço físico? Será que vale virar noites estudando, ou trabalhando, quando se sabe que mais perto da morte não terás amigos pois não se soube aproveitar a juventude para conhecer parceiros e parceiras para a vida?

O parágrafo acima traz a ideia de juros compostos na vida? a mesma relação direta pode ser considerada no tópico aplicações financeiras em seus sub tópicos: RISCO X TEMPO X ESFORÇO EMPREGADO.

Uma última tecla que o livro bate muito é a certeza da morte. Na vida não temos certeza de nada, além do fato que vamos morrer, e precisamos aproveitar o nosso tempo nessa ferrar de forma sábia.

Até onde vale gastar tempo curtindo ou trabalhando em prol de um futuro melhor? qual o ponto de equilíbrio entre os ganhos e gastos referentes a uma vida de trabalho feliz e leve, na qual nem os entes e amigos são esquecidos nem o trabalho é deixado em segundo plano? Onde a fé se encaixa nessa rotunda da vida?

Eduardo nos deixa essa reflexão, na qual as respostas são relativas ao propósito e objetivos de cada indivíduo. Vale muito a leitura!

4,5/5 pois tem um desenvolvimento lento e muito detalhado, bom pra quem curte curiosidades a respeito das mais variadas áreas de estudo: desde peixes até neurociência.

MilaMelo 21/08/2022

Interessante
Mas cansativo. Não é o meu tipo. O livro podia ter um terço do tamanho e falar a mesma coisa. Uma pena.

Lenir 16/04/2021

Interessante
Interessante a forma como aborda a dicotomia entre presente e futuro, previdência e prodigalidade...
Recorre a conceitos científico, bem como a fábulas e literatura.
Penso que peca quando tece comparações com sociedades que fogem à lógica capitalista.

_yagohebling 02/08/2020

Un pouco cansativo e repetitivo, acaba ficando desinteressante em alguns pontos, mas faz muitas analogias financeiras com conceitos biológicos, culturais, históricos, etc, para elucidar acontecimentos e escolhas de passado, presente e futuro.

Com certeza tem muitos questionamentos no livro, mas a frase que nos coloca em pensamento mais obscuro só poderia ser essa: "Por mais vida em nossos anos ou mais anos em nossas vidas?" Só ela já daria um livro por si só e nunca teria uma resposta absoluta, pois abre muitas vertentes possíveis e cabe a cada um escolher a melhor para si.
laloarauxo 13/08/2020minha estante
Adquiri este livro hoje em um Sebo.

_yagohebling 15/08/2020minha estante
Legal, espero que você goste e consiga refletir com os embasamentos teóricos que ele traz.

Danielly 18/04/2020

Vida em nossos anos
"Por mais vida em nossos anos ou mais anos em nossas vidas?" Quando comprei esse livro achava que ele era bem economes, que ele iria usar bastante conteúdo econômico. Mas não, ele pega essa ideia de valor do amanhã e transforma em abstrato, não monetário e vai analisar o que é esse valor do amanhã na nossa vida. Confesso que por diversos momentos pensei: "ninguém sabe o dia de amanhã, vamos usar tudo agora" e em diversos outros momentos: "justamente por não saber o dia de amanhã temos que nos prevenir". Num momento como o que estamos vivendo o amanhã tem um valor importantíssimo. Por que eu não fiz tal coisa antes disso tudo acontecer? Por que posterguei coisas que poderia ter feito antes? E agora tenho que me conter pois ninguém sabe o dia de amanhã.
O livro brinca com isso de: aproveitar o hoje esquecendo do amanhã, ou se poupar hoje para ter rendimentos amanhã. É um trade off enorme. A gente não sabe o dia de amanhã. E o tempo não para, não volta e não avança como queremos. Só nos resta tentarmos fazer as melhores escolhas e aproveitar.

Luiz.Antonio 10/04/2020

Livro interessante
A velha dicotomia entre o presente e o futuro tem um interessante olhar neste livro.

Como pensar o futuro sem descuidar do presente?
Como viver o presente sem esquecer o futuro?

O livro tem boas reflexões e serve para nos alertar sobre o equilíbrio necessário.

Bom livro!

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2019

Uma obra valiosa e legível para um assunto - os juros - complexo, árido e indispensável para a forma que planejamos a vida.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535920413

Caio Lamarão 28/11/2019

O encontro da filosofia com a economia
Abordagem sensacional sobre um conceito "simples"como os Juros.

A leitura se torna cansativa, o autor teoriza em excesso, em cenários limitados que dificilmente aconteceriam no mundo real. No entando, superando essa barreira, a ideia é muito boa, o livro apresenta idéias e explicações fascinantes sobre o comportamento dos juros no mundo naturalista e nosso comportamento perante os trade-offs que enfrentamos durante esse período indefinido e limitado chamado vida!

Karla.Marisa 05/06/2019

Prolixo mas o tema é bom.
O tema do livro - muito bem definido pelo título - é super importante e te faz pensar em várias escolhas que tomamos hoje (além das óbvias escolhas financeiras).
As relações que o autor faz com a biologia são interessantes.
Existem vários pontos que discordo do autor e o livro poderia ser um pouco mais sucinto, porém, o livro não é complicado!

Biblioteca Álvaro Guerra 20/12/2018

Livro do economista Eduardo Giannetti discorre sobre os juros. Mas não os juros dos banqueiros, e sim os de nossas vidas cotidianas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535907353

(@jr__barboza) 19/11/2018

15.O valor do amanhã. (2005)
Prefere assumir na vida uma Posição Credora pagar agora e viver depois, ou posição Devedora viver agora pagar depois? Qual o valor do amanhã? Livro extremamente técnico, explica tudo com uma clareza gigantesca com complexos exemplos mas perfeitamente compreensíveis, além de ser o livro com maior número de citações que eu já li, indo desde Epicuro (Pensador Grego 270 A.C.) passando pelo Rei Gustavo III (Rei da Suécia em 1771) e citando Dom Casmurro de Machado de Assis.

Matheus 07/03/2018

Excessivamente Prolixo
O livro possui um tema fascinante, algumas passagens muito boas com conexões nos campos filosóficos e biológicos. Porém, o autor exagera no uso de adjetivos e metáforas, aproximando o texto de uma linguagem poética, mas que cansa. O livro cansa, não porque é difícil de entender, mas porque é repetitivo e chato mesmo. A linguagem rebuscada apresenta um autor erudito que cita autores clássicos e consagrados. Mas, sinceramente, acredito que a inteligência se apresentada mais na simplicidade e na objetividade.