597 CARTAS DE AMOR

597 CARTAS DE AMOR Merari Tavares

Resenhas - 597 CARTAS DE AMOR

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Leonardo sempre fora apaixonado por Kamila, ambos frequentavam a mesma igreja e Leo afirma que quando bateu os olhos em Mila, se apaixonou por ela.

Mila também sentia uma quedinha por ele, então quando uma amiga em comum deles disse-lhe que Leo estava gostando dela, sua reação foi super positiva.

Então Mila e Leo começaram a trocar cartas de amor, até começarem a namorar, eles tinham planos para o futuro e o namoro era bem rígido. Eles namoravam na casa dela com a presença dos pais, típico namoro antigo.

Nós acompanhamos o passar dos anos e como o namoro deles vão evoluindo, a mudança de personalidade, a mudança um com o outro, tudo isso é notório durante a leitura.

Mas tudo muda depois que Mila conhece Gustavo, ela acaba gostando dele quando o vê num ponto de ônibus e para a surpresa dela, eles estão estudando na mesma sala.

Visivelmente, Gustavo acaba se apaixonando por Mila, mas ela afirma que não quer nada além de amizade com ele. Porém o seu noivado com Léo não está indo a mil maravilhas e tudo que ela sonhou em ter um dia com Léo vai por água abaixo.

Eu solicitei este livro pois sempre lia alguns comentários positivos a respeito da autora, então decidi me aventurar na história dela e recebi esse livro em parceria com a Scortecci.

Infelizmente o livro e sua história não atenderam minhas expectativas e não conseguiu me prender de forma alguma. Portanto que eu demorei meses para ler o livro...

É notório que o casal é bem adolescente e imaturo, então algumas partes ficavam bem chatas e eu acabava largando o livro. Mila sempre se disse apaixonada por Léo, mas por alguns erros dele acabou ficando dividida entre ele e Gustavo e eu odiei isso.

Não gostei nem um pouco de Gustavo, aos poucos ele foi se revelando e tornou-se um personagem bem possessivo e obsessivo, isso me deu muita raiva dele.

Mila desde os primeiros momentos se mostrou uma personagem muito indecisa e Léo com o passar do tempo se mostrou muito desinteressado de tudo, o que me fez perder o interesse em saber mais a respeito do casal também.

Se teve algo que me agradou no livro? Teve sim, o final. Não é um final clichê e não tem um felizes para sempre, serviu para mostrar que nem sempre a vida acontece da forma que nós queremos e que nem sempre teremos a pessoa que amamos ao nosso lado, as vezes simplesmente não é para elas pertence-las à nós.

Em um todo, ainda quero ler outro livro da autora mais recente para ver se a narrativa dela tenha evoluído e se a próxima história irá me agradar, mesmo que a primeira experiência não tenha sido tão boa...

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

Gláucia 21/02/2018

Terminei ontem, dia 20/02/18 mais uma linda e emocionante história de amor!
O que dizer?!?! Simplesmente AMEIII…
Leitura envolvente, emocionante, que nos prende do início ao fim!
A obra "597 Cartas de Amor", da querida escritora e amiga Merari Tavares, narra a história de Kamila Bertolini, menina sonhadora que acreditava no príncipe encantado. Um dia, sua amiga Laís diz que um garoto que está afim dela e que tem uma carta dele para entregar a ela. Mila, como era chamada pelos amigos, fica toda empolgada e quer saber quem é o tal admirador. Ela então descobre que o seu admirador é Leonardo Fernandes, conhecido como Léo.
Após muito acontecimentos, os dois começam a se corresponderem por cartas, mensagens de celular, telefonemas, até chegar o momento de começarem a namorar. Sim, terão que esperar o momento certo, porque o pai de Mila impôs essa condição. Por que será?
Chegado o grande momento, eis que o namoro acontece e eles apaixonados como estão fazem mil planos, até de noivarem e se casarem. Após anos, mais de cinco, que estavam namorando, Kamila conhece Gustavo Mattos e seu namoro fica abalado. Por mais que ela tinha dito a ele que era comprometida, Gustavo não perde a esperança de um dia conquistá-la. Ele então passa a ligar e enviar mensagens diariamente. Mas ela, responsável como é, chega inclusive a pensar em sair do curso que estava fazendo só para não alimentar falsas esperanças em Gustavo. Só que nesse meio tempo Léo muda e algumas atitudes dele passam a desagradá-la. Eles mal se falam e começa então os desentendimentos. Será que eles continuaram juntos? Afinal de contas todo casal tem seus altos e baixos. O que será que vai acontecer?
Posso adiantar que teremos uma reviravolta grande nessa história. Quando pensamos que tudo está caminhando como tem que ser, surgem novos fatos, novas escolhas… Será que se pararmos para pensar e analisar nossa vida, escolhemos sempre o melhor para nós?
São tantas coisas que queria contar, mas não dá, só lendo para vocês descobrirem...
Mas posso garantir que o final é surpreendente!
Eu me emocionei muito, pois o primeiro amor jamais se esquece! Esse romance me fez lembrar de quando conheci o meu marido, meu primeiro e único amor, quando nossos olhares se cruzaram pela primeira vez dentro daquela sala de aula. Já estou novamente emocionada…
Também recebia muitas cartas e poemas, cartões de aniversário e datas comemorativas que tenho-os guardados até hoje, há quase 34 anos. Sempre digo: encontrei minha alma gêmea e agradeço a Deus todos os dias!

Lição que fica:

Amar é o maior e melhor sentimento que existe! Não passamos nada que não estiver pré destinado a nós. Não aprisionamos nosso amor, pois quando se ama, desejamos somente o melhor a pessoa amada. Tenhamos sempre confiança em nosso companheiro, sabedoria e discernimento para enfrentar juntos, todos os obstáculos que a vida nos impõe. Afinal de contas, não vivemos em contos de fadas.

Trechos Destacados:

“Quando depositamos nossos sonhos nas costas de alguém e deixamos nas mãos dela com o intuito de que ela nos faça feliz, estamos cometendo um grande erro.”

“Tudo nessa vida pode perder sua rota, porém, jamais devemos perder a nossa fé, pois a fé é um firme fundamento. É a convicção intensa e persistente em algo abstrato naquilo que acreditamos. E a paciência é uma virtude que nos faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações. E Deus, Todo Poderoso é Aquele que nos conforta, que nos acalenta e nos dá forças para caminharmos a cada dia, vencermos as provas e atravessarmos todos os obstáculos.”

Recomendo a todos esse lindo romance!
Merari Tavares 21/02/2018minha estante
Querida Gláucia Alves, estou simplesmente encantada com a sua resenha!
Que linda, que escrita maravilhosa e que fluidez! :)
Fico feliz que tenha gostado da história, e pelo que percebi, você compreendeu toda a essência que foi narrada e passada para o leitor.
Além disso, fico lisonjeada por saber que a história lhe fez lembrar a história com seu grande amor, o seu marido. É tão bom relembrar os bons momentos, né?!

mlaurapessoa 02/11/2017

RESENHA | Blog Literary Heart
597 Cartas de Amor é um romance diferente de todos os livros que estamos acostumados. O livro é narrado em 1° pessoa e nos mostra a trajetória amorosa da protagonista Kamila Bertolini, que à cinco anos namora com um rapaz que de uma hora para outra, decide cancelar o tão sonhado noivado.
Eu gostei bastante da premissa do livro, mas achei que a autora adicionou muita informação desnecessária em algumas partes, deixando a leitura um pouco monótona. Também achei os intervalos de tempo muito curtos, e até pensei que a história podia se tratar de um diário, que não era o caso. Entretanto, eu gostei bastante dos personagens e do jeito que a Kamila, ou Mila, consegue lidar com seus problemas e com o término dos seus dois noivados, sempre usando Deus como apoio moral e emocional. Em algumas situações, consegui me identificar com a história, o que é ótimo! É muito bom saber que aquilo não acontece apenas com você, além disso, o livro é cheio de ensinamentos que rende vários quotes maravilhosos!
Eu gostei bastante do livro, tanto da história - que é verídica - quanto da sua edição que é cheia de fotos e detalhezinhos, só acho que a Merari poderia melhorar a escrita tornando o livro com mais diálogos e criando um mundo para imaginarmos, pois muitas vezes me pegava imaginando a autora narrando a sua própria história, e não a protagonista.
Merari Tavares 21/02/2018minha estante
Olá, Laura!
Boa noite!
Que bom que você leu 597 Cartas de Amor.
Obrigada pelo seu feedback.
Beijos.

Publicado pela Editora Scortecci
Livro recebido em parceria
3,5/5?
?Sinopse
Quando retornou das férias de final de julho, Kamila Bertolini não imaginava a confusão em que estava prestes a se meter. Entre convivência e namoro, ela e Leonardo Fernandes já estavam juntos havia mais de cinco anos, e até faziam planos para se casar. Porém, quando ela conhece Gustavo Mattos, um jovem um ano mais novo (17 anos de idade), durante o trajeto para o curso e se tornam grandes amigos, o seu namoro é colocado em risco. O que fazer quando seu melhor amigo parece se tornar mais interessante que seu namorado? Gustavo não medirá esforços para conquistar seu coração, mesmo sabendo que ela namora há anos e tenha levado um xeque-mate ao saber que não teria nenhuma chance com ela. Robusto, cabelos castanhos, corpo atlético e aquela barba por fazer ? que fazia Mila suspirar ? esse é o Gustavo. Calmo, tranquilo, alto, magro e tímido... Ah! Esse é o Léo, o garoto que conquistou o coração de Mila aos 14 anos de idade, mas que agora está prestes a perdê-la para um novo grande amigo. Ela que tem um coração enooorme, escritora apaixonada que tem uma alegria contagiante e mil histórias para contar, cheia de carinho e atenção com qualquer pessoa; que é romântica, cheia de sonhos, sonha com o príncipe encantado e tem uma inspiração que faz virar história ou livro tudo o que vê... Essa só podia ser a autêntica protagonista da história: Mila Bertolini. 597 Cartas de Amor, amar e recomeçar... Vale a pena tentar?
_______________________?____________________
?MinhaOpinião
Essa foi a minha primeira experiência com um livro desse e eu gostei bastante. A Autora consegue nso prender a sua estória, com uma escrita muito bem construida, um enredo bem desenvolvido, fluído.
O livro nos faz pensar bastante sobre o que é importante de verdade para nós, ou se realmente o que os outros pensam sobre nossas escolhas contam, ou se você estava fazendo essa escolha porque quer ou porque querem... Ele tem esse poder de nos fazer refletir sobre jossas escokhas, nos mostrando que a vida só é realmente boa pra quem quer e sabe viver.
Esse foi um livro que me trouxe uma experiencia incrivelmente nova e eu adorei. Esse é um livro que eu com certeza vou levar comigo ??
Merari Tavares 25/10/2017minha estante
Olá, Menina dos Livros!
Bom dia! Tudo bem?
Prazer, sou a autora do livro 597 Cartas de Amor. :)
Fico feliz que tenha conseguido fechar parceria com a minha editora.
Que bom saber que você leu 597 Cartas de Amor e a história te prendeu.
Adorei seu feedback. Espero que possa ler outras histórias escritas por mim.
Fique com Deus e tenha uma ótima semana.
Ah! Vou deixar o endereço do meu blog para você, caso queira me visitar: http://escritorameraritavares.blogspot.com

Um grande beijo. ;)