Flores de Alvenaria

Flores de Alvenaria Sérgio Vaz

Resenhas - Flores de Alvenaria

Carine 16/03/2021

Poesia e atualidade
Às vezes simples, às vezes poético, às vezes doído, mas sempre certeiro!

Um livro de poesia e proza que qualquer um vai gostar.

Cada poema é um mergulho em aguas conhecidas, mas que não sabemos reconhecer.

Com um toque urbano e atual vemos o nosso dia a dia comprimido em versos.

Acho que até quem ?não gosta? de poesia vai gostar desse livro, pois o autor nos apresenta algo real em cada pagina.
Minhas leituras 17/03/2021minha estante
interessante, vou procurar
obrigada pela resenha

Carine 17/03/2021minha estante
Poemas incríveis

none 20/05/2020

Resenha em forma de poema-diálogo
- Que foi?
- Caiu o livro no chão.
- Qual livro?
- Flores de alvenaria
- É tão ruim assim?
- Horrível. Quanto mais leio
Mais quero ler.
Reler. Trata de amizade
A minha amizade com os livros
O poeta ensina o povo
Que poesia é coisa de vida
Do dia-a-dia. Simples assim
Nada rococó, nada conservador
de mofo e palavras difíceis
Poesia cai no chão
"Bora lutar
Bora ser feliz."

Fernando Lima 14/10/2020

Poemas que falam de nós
Impossível não se sentir representado pelas palavras de Sérgio Vaz. Elas falam o retrato da nossa vida, com dores e alegrias e remetem à esperança de um mundo melhor

Larissa Guimarães 09/02/2021

Não tenho palavras para descrever a sensibilidade de Sérgio Vaz ao transformar a vida cotidiana em poesia. Eu devorei este livro e já quero mais!

Vanessa - @livrices 12/01/2021

Pense em um livro de poemas tão simples quanto potente. é este. ⁣⁣
Sérgio Vaz é cria da periferia de São Paulo, e deixa transparecer em seus escritos todas as dores e amores de seu cotidiano. ⁣⁣
⁣⁣
a favela tem voz, e, se você parar pra ouvir, descobrirá que ela é incrivelmente poética.⁣⁣

site: https://www.instagram.com/p/CBtMif3DhvZ/

Flavia.Santana 25/01/2021

Flores de Alvenaria - Sérgio Vaz
Para descrever a quebrada um poeta tem que vivê-la e principalmente amá-la. Com uma apresentação incrível e instigável de Chico Cesar. Sérgio Vaz nos faz sentir os amores e as dores de seus personagens. Seus textos em Flores de Alvenaria, algumas vezes como poemas e outras como prosa, nesse jogo maravilhoso de formatos e jogos de palavras nos faz caminhar entre novas histórias do cotidiano.
Ler seus livros é como dar um rolê nas ruas da quebrada e ver os cenários e as trocas acontecendo pessoalmente. Sua escrita tão realista nos faz imaginar as cenas, diálogos e até mesmo as sensações ali existentes.
Flores de Alvenaria me fez lembrar de Memórias Inventadas - As infâncias de Manoel de Barros pela sutileza e simplicidade. Mas, diferente de Manoel, Sérgio nos oferece uma navalha para fazermos o rasgo na retina tão necessário para abrir nossos olhos para as realidades existentes e tão diversas e nos levar à discussões importantes e inteligentes. Nos faz perceber que nossa realidade não é unânime e que juntos podemos construir um mundo melhor, e ele há de começar por nós mesmos.

Mary 08/10/2020

eu amo
Sérgio Vaz faz do cotidiano uma poesia, que honra lê-lo

Flowers 23/09/2016

Flores de alvenaria
Leia Flores de alvenaria para enxergar melhor o que se passa dentro de você, para decifrar o mundo à sua volta.
Leia para sorrir, sonhar e chorar.
A vida pelo olhar do poeta da periferia, do agitador cultural e homem simples e sábio que é o Sérgio Vaz.
Fala de amor, amizade, pedras, flores, vida, realidade, inveja, leitura, luta...tudo em doses realistas! Pra ninguém botar defeito! Amei a leitura, que foi feita em doses homeopáticas...Não precisa ser lido de uma vez só. É pra ler como quiser, releia, compartilhe...pense...saia do lugar comum!

Iasmin 05/09/2023

Impecável!
Há meses estou tentando encontrar um livro de poesia que me agrade, pq a apesar de gostar muito de poesia, tive várias leituras desagradáveis e decepcionantes do gênero ultimamente. Até que meu eu do passado me lembrou que eu queria conhecer a escrita de Sérgio Vaz, e que esse livro já tinha chamado minha antenção outrora. Então sem pensar muito, eu comecei.
E só posso dizer que foi um grata surpresa, uma escrita maravilhosa, poesias que despem a alma, e vai ao fundo de todas as pautas com uma exatidão visceral.
Se vc procura se conectar, ou se reconectar com a poesia, esse é o livro ideal.

Camila.Nunes 19/06/2023

Poesia periférica de Sérgio Vaz
Não sou uma grande conhecedora e leitora de poesia. Mas se o leitor não tem esse costume e começa lendo Sérgio Vaz, se apaixona. Poesia acessível, inclusiva, cotidiana e que fala a verdade por mais cruel que ela possa ser. O cotidiano de quem não está em destaque mas que deveria estar. Na periferia o autor divaga sobre suas experiências e deixa o leitor querendo ler em uma tacada só.

Aila Cristina 19/08/2020

"Todo mundo gosta de poesia. Só não sabe que gosta"

Em Flores de Alvenaria, Sérgio Vaz fala sobre a vida, o amor, amizades e afetos, sobre a educação, a política e a sociedade brasileira. Fala também sobre o poder transformador da leitura e da poesia em todos os lugares, em bares, na rua, na fundação casa... O autor nos sensibiliza sobre diversos sentimentos da natureza humana e das desiguais condições de vida no Brasil. Um livro que encanta, ensina, questiona e sensibiliza! Um livro "de poesia escrita, falada e vivida."
Afinal, "Se a palavra liberta, então somos livres.".

Isabella.Grorossi 12/09/2022

GOSTEIII
Achei incrível as poesias e simplesmente amei.
O livro retrata exatamente o que promete, ele da voz as pessoas que sempre são caladas.

Marcelo 27/10/2022

Sensacional
De minhas diversas tentativas de me conectar por meio da poesia, esta foi de longe a de maior êxito. Nada daquele português escrito para meia dúzia compreender. A cada novo texto eu me via compelido a fazer uma pausa e apreciar aquilo que acabara de ler. O autor tem uma grande capacidade de comprimir em uma frase coisas que, muitas vezes, tu vai levar horas tentando explicar. É sensacional. Se tu, como eu, nunca encontrou teu caminho na poesia, tente só mais este livro.

Nato.Reis 19/07/2021

Uma conversa poética sobre a vida à margem da literatura
Daquela simplicidade (existencial) que nos serve de referência, mesmo de onde não acreditamos que possamos encontrar muitas referências... "Ser livre te dá o direito de ficar preso a quem você quiser."

Lorena 13/10/2021

Sempre via alguns poemas do Sérgio Vaz circulando por aí e finalmente decidi tirar um tempinho pra apreciar essa leitura (a mais recomendada do autor).
O título do livro não poderia ter sido melhor, que obra!! ?