O urso que não era

O urso que não era Frank Tashlin

Resenhas - Era urso?

Cristine 18/02/2020

Crítica ao mundo do trabalho dá o tom em clássico infantil protagonizado por urso
Enquanto imagens de ursos ganham espaço na paisagem urbana, estampando de rótulos de cerveja e marcas de bar a placas de escolas particulares, os ursos vão perdendo a batalha pela sobrevivência. A nossa capacidade de produzir e consumir fofura parece diretamente proporcional à nossa incapacidade de agir para alterar o destino das espécies ameaçadas. Em vez disso, deixamos que eles se transformassem em símbolos, balas de goma, presentes diplomáticos — no caso dos pandas —, memes ou personagens eternos de livros para crianças.

Foi do livro infantil, certamente, que o urso migrou para a cultura pop dos adultos contemporâneos, num sintoma, entre muitos outros, da infantilização estética que vivemos nos nossos dias. Sem constrangimentos, marmanjos e mulheres feitas se derretem por ursinhos carinhosos.

Sempre sob o nosso comando, os ursos estão invariavelmente carregando mensagens políticas. Ursos-polares solitários se tornaram clichês do jornalismo ambiental em matérias sobre a emergência climática. A escritora japonesa Yoko Tawada foi além e explorou no romance Memórias de um urso-polar (Todavia) a obsessão dos alemães com o urso Knut, que nasceu no zoo de Berlim para se tornar uma estrela das redes sociais, antes de agonizar em praça pública.

Bella 07/04/2022

Era um urso !
Poxa vida , como o poder da manipulação pode afetar alguém.
Esse livro é infantil , mas a mensagem dele , deveria ser lida por adultos , coisas do dia a dia faz com que duvidamos de quem nos somos !

Fabiana 03/07/2020

Fantástico!
Li com minha filha de 5 anos e amamos o livro. Livro infantil que é legal para todas as idades.

Excelente!

Biblioteca Álvaro Guerra 27/10/2021

O urso que não era
Quando os gansos voavam para o Sul e as folhas das árvores começavam a cair, o Urso sabia que o inverno iria chegar e que ele deveria procurar uma caverna para hibernar. E foi exatamente isso que ele fez. O que ele não contava era que, durante aquele inverno, uma fábrica seria construída bem em cima da caverna que ele tinha escolhido... Escrito originalmente em 1946 pelo mestre da animação americana, este clássico vem encantando há décadas gerações de crianças e adultos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/97888575596388

Mariana 29/05/2023

Minha filha (12anos) leu e achou muito triste, mas acho que ali pelo animal, com solidão e tudo. li logo depois e tbm achei bem triste e com uma crítica social excelente sobre trabalho, destruição, vida animal e o que ela (e a natureza toda) vira pro ser humano.

Jhuxz_x 30/11/2023

Sobre o livro:
Por ser um livro infantil, me surpreendeu completamente.
Leiam, pois existe uma crítica social muito foda e ao mesmo tempo sútil

Tayná 11/02/2014

Especial na minha infância.

Marcelo.Silva 22/07/2019

Faça a barba e não use casacos felpudos (O urso que não era).
Uma história convencional, mas descomunal quando se pensa ela para uma criança. Permite ótimas reflexões sobre os rumos tecnológicos que o mundo vem tomando. Permite-se pensar vários conceitos filosóficos, tais como o de "alienação" ou o de "ética animal"; além, é claro, de fenômenos naturais, tais como o migrar das aves e outros sinais que a natureza nos oferece.

@esselivrotemhistoria (ig) 28/06/2021

"O urso que não era" Frank Tashlin ( 1913-1972) publicado pela @editoraboitata. Um livro publicado em 1946. Será que o autor imaginaria que ele chegaria tão longe?
Um livro atemporal que trata de hierarquia, enquadramento social, perda de identidade, saber quem somos de fato. E muito mais:
A insistência do urso em afirmar: "eu sou um urso" e a tentativa de convencê-lo que não, fazem da narrativa apesar de longa (por aqui temos uma leitora iniciante, mas experiente, de 3 anos) faz com que desperte o interesse, justamente pela repetição. Ela pediu pra ler de novo.
Eu me apaixonei da primeira linha (literalmente) até a última. Ele começa assim: " Era uma vez ( na verdade era uma terça-feira)..." e continua: "Não muito tempo depois (na verdade era uma quarta-feira)..." #livroinfantil #literaturainfantil #maeleitora #maequele #leiaparaumacriança #leiaparaseufilho #esselivrotemhistória #esselivrotemhistoria #delivrodepresente
#oursoquenaoera #franktashlin

gabrielle720 04/12/2022

EU AMEI!!

quando eu vi do que se tratava o livro, fiquei obcecada, eu precisava ler ele.
ver como ele tratava o assunto, e eu simplesmente me apaixonei.
a história é super dinâmica e fácil de entender, as ilustrações são muito bonitinhas e a lição final é incrível.
dei de presente pra minha irmã de 8 anos.

Tainá 22/06/2023

Várias alegorias podem ser extraídas desta obra de cunho infantil, mas endereçada a qualquer idade (como todas as obras infantis que costumo ler), entre elas: os danos à natureza, quer a ambiental, quer a individual/humana. Frank Tashlin nos deixou um legado inesquecível na animação, mas gostaria que tivesse escrito mais livros como esse!

Dija Darkdija 18/04/2024

Mas eu sou eu...
Tudo que queremos às vezes é tirar um cochilo. Mas e quando a gente acorda do cochilo e tudo está mudado a ponto de te fazerem duvidar que você é você, o que fazer?!

Eu achei muito interessante o desenvolvimento do livro e a mensagem no final, vale a leitura.