Histórias de Leves Enganos e Parecenças

Histórias de Leves Enganos e Parecenças Conceição Evaristo

Resenhas - Histórias de leves enganos e parecenças

Arthus.Mehanna 13/03/2024

Maravilhado
A palavra-vivência, palavra-corpo, palavra-ancestral, palavra-genial.
Escrita sem igual!
Acabo de eleger meu livro de cabeceira para todos meus dias-palavras, ler e reler esta teia de conhecimento, história e genialidade.
As águas esparramam e ajuntam-nos, do fim ao início, do outro lado até aqui.

brusteh 11/03/2024

Nas águas de Mãe Grande
Um livro maravilhoso como tudo que vem de Conceição. Comecei a leitura desconfiada e, a princípio, não me fisgou. O estranho, o "mágico", dificilmente me prendem, prefiro abordagens mais realistas. Mas ocorre que Conceição opera das duas formas nesse livro. Recorrendo ao realismo animista, ela escancara muitas fissuras do tecido social. Dos contos, o meu preferido foi "Os pés do dançarino". Da novela Sabela nem sei como dizer. Me levou com ela, pra sempre, nas águas de Mãe Grande.

Rodrigo 11/03/2024

Resistência
Histórias que unem força e resistência, com a particularidade da escrita da autora que nos apresenta toda a sua escrevivência e nos embala em enredos que são surpreendentes.

NAvea.Silveira 10/02/2024

Mais uma obra indescritível da escritora Conceição Evaristo que encanta e inquieta o coração e as certezas que carregamos.

angryd0ce 06/02/2024

Muito bonita, poética e única a forma como Conceição escolhe narrar as histórias, que para muitos podem parecer fantasiosas, mas abrem interpretações para muitas reflexões sociais e emocionais.

Iara 24/01/2024

Foi meu primeiro contato com Conceição Evaristo e me pergunto: porque demorei tanto?! Que livro incrível. Extremamente poético e potente politicamente. Em sua escrita a autora vai na raiz das desigualdades no Brasil. Escancara o pior que há na história, assim como a resistência daqueles que ocupam uma posição social subalterna. Muito lindo a religiosidade afro-brasileira, com toda sua magia emanando na vida dos personagens. Estou encantada. Fascinada. Escreveu de forma tão direta e tão sublime o que pega nesse país. Preciso de mais e mais de Conceição Evaristo. Essa sua obra me tirou da ressaca literária com muito louvor. Devorei com gosto em dois dia. E com certeza voltarei a reler. Todo mundo deveria ler esse livro. Político. Poético. Potente.

Rita 01/01/2024

Eu passei o dia lendo os pequenos contos e amei. Mas quando cheguei em Sabela eu senti demais toda a história, toda ela é perfeita. Foi uma leitura incrível!

Jaque 04/10/2023

Histórias de Leves Enganos e Parecenças
Conceição utiliza uma narrativa poética, que já é marca registrada dos seus livros, misturada a elementos fantasiosos pra contar as histórias de "parecenças" sobre problemas sociais, experiências pessoais traumáticas e sobrevivência.
Sempre que leio um livro dela eu reafirmo essa percepção de que Conceição Evaristo tem um dom de conseguir abordar temáticas difíceis de forma que o peso dos acontecimentos nos seja atenuado, mas sempre igualmente tocante e impactante.

Bairral 21/06/2023

Conceição Evaristo, leitura obrigatória
Mais um livro de Conceição Evaristo que concluo a leitura e me dá a certeza de que deveria ter conhecido e me alimentado antes da obra dessa autora que me encantou em casa frase e conto.
Em histórias de leves enganos e parecencas, os 12 contos e na novela Sabela remetem a análise da desigaldade racial, social e de gênero. O que mais me capturou foi a novela Sabela, que vai da leitura fantástica ao realismo com a personagem de mesmo nome sendo construída em sua história geracional. Força da natureza se mistura com força humana e espitural, com cura dos dramas e traumas das personagens. Leitura mais que urgente.

nifontana13 24/04/2023

Com textos curtos e profundos, consegue nos tirar de nossa comodidade e pensar, divagar e questionar tanta coisa. Primeiro livro que leio da autora, gostei e devo ler mais.

Beaakym 03/04/2023

Amei
Histórias incrível com uma escrita fluída, simples e tranquila, tornando a leitura mais descontraída, leve, rápida e muito gostosinha, recomendo!!

Beatriz1789 09/03/2023

"A poesia de Conceição Evaristo é comovente e também um exame ardido dos pilares de nossa sociedade. Sem simplismos mas com fluência arrebatadora, seus versos pairam e magnetizam nas rodas, tão serenos quanto trovoadas que sussurram."

Fernanda930 11/02/2023

Encantamento, ancestralidade e inúmeras reflexões
Todas as obras da Conceição Evaristo são marcadas pela conexão com a ancestral. Mas essa, em especial, me tocou de uma forma diferente, pois ela brinca com o lúdico, com o abstrato, com a magia. São contos curtos que me fizeram voltar a sala da minha avó enquanto ela trançava meus cabelos e contava dos "causos" surreais da roça onde passou a infância.
As histórias te fazem refletir sobre diversas questões (geralmente vivenciadas pelo povo preto), mas dessa vez com uma dose de encantamento que, pra mim, provou a versatilidade da autora
10/10 ??

JAQUELINE.ARGOLO 05/02/2023

"Escrevivências"
A autora apresenta nesta antologia, 12 contos e uma novela que evocam a história (de forma alegórica/simbólica) dos(das) afro-brasileiros(as), sobretudo, destacando resistências e a força feminina como possibilidades de enfrentamento/resistência das classes subalternas à desigualdade, ao preconceito/discriminação.

Maria 28/01/2023

Conceição Evaristo sempre será perfeita para mim!
Sempre que leio um livro dela são tantos e tão fortes os sentimentos que fico sem palavras.
Já tinha lido outras obras dela, mas esse livro é diferente. Conceição trabalha com o que penso ser o Realismo Animista. Animismo é uma crença de que não há separação entre o mundo físico e espiritual e na literatura o gênero "Realismo animista" é próprio das literaturas africanas. A obra Histórias de leves enganos e parecenças conta com 12 contos e uma novela, em que Conceição percorre pelo caminho do insólito, sempre com a poesia ao seu lado.

Recomendo sempre e sempre.