Último Turno

Stephen King

Resenhas - Último Turno

Luanabookclub 11/03/2024

O último da serie
Já estou com saudades do Bill?? que legal conhecer ele e a Holly e como essa trilogia me prendeu desde o início! Que chocante as cenas referente a um tema tão pesado quando o suicídio.... Que triste esses momentos, curtos mas sofridos!

As reflexões sobre saúde, doença, morte e fim de vida que esse livro me trouxe foram enriquecedoras.
Assistir a série de tv simultaneamente foi bem legal tbm. A série está no star plus e deve ser vista na seguinte ordem ( primeira temporada - primeiro livro, segunda temporada é o último livro e a terceira temporada que é o segundo livro) cuidado pra não pegar spoilers, quem leu os outros dois entende o porquê dessa divisão.

Obs: O Brady é um tipo de vilão que eu realmente tenho medo, o tipo que mexe com a mente!

Obrigada King mais uma vez!

gihruiz_ 07/03/2024

Doloroso
O último livro não foi o melhor dos três mas não deixou a desejar. O final foi doloroso, deixando com a vontade de mais livros do trio Bill, Holly e Jerome.

Stephen como sempre é um dos melhores escritores que existe.

dudizz 07/03/2024

O primeiro livro foi incrível, mas o que foi esse último?
Eu não sei que raios o King quis inventar moda, que >pra mim< não combinou nada.

Não deixa de ser uma trilogia legal, os 3 livros são 3 vibes diferentes, e talvez seja por isso que não gostei. Não vi necessidade de por esse paranauê todo sobrenatural com o Brady no final.

E também odiei o que aconteceu com o Bill, apesar de logo no início já ser esperado.

Não achei que iria ter uma opinião dessa com algum livro do meu querido king, mas infelizmente esse não deu.
Teteu0800 07/03/2024minha estante
Concordo plenamente? achei que ficou muito diferente da proposta dos outros dois.
É bom, porém o mais fraco da trilogia .

dudizz 07/03/2024minha estante
@teteu seria mais legal se fosse uma história sozinha, fora da trilogia, fugiu bem dos outros..

Thais 05/03/2024

Uma trilogia impecável
Stephen fecha a sua trilogia Bill Hodges com chave de ouro em Último Turno! Esmero na arte de criar personagens e tramas!

Debsmaddox 29/02/2024

Último turno ?
Meu Deus como esse livro foi bom! Foi emoção do começo ao fim.

A aproximação dos personagens deu pra ser sentida muito mais nesse livro. E nem preciso falar do final né? Que dor, lágrimas, tristeza!

Achei que foi um final muito bem amarrado. Tô ansiosa pra ler Holly depois desse (mesmo sabendo que não vai ser a mesma coisa) ?

Acho que essa trilogia, até agora, foi a com personagens mais cruéis que já li. Parabéns ao king. Me deu raiva e tristeza do começo ao fim!

gustavooo 28/02/2024

Não esperava que a trilogia iria terminar seguindo esse tema, isso me surpreendeu de forma muito positiva. O Brady foi um dos meus vilões favoritos e um dos melhores que o King já escreveu, um verdadeiro "Príncipe do Suicídio".
Muito legal que o king, durante a trilogia, abordou temas mais modernos e tecnológicos, diferente da maioria dos seus livros, mas com o seu toque sobrenatural característico.
O que mais me surpreendeu nesse livro foi a Holly, uma personagem que surgiu do nada e me conquistou, não vejo a hora de poder ler o livro dela.
Recomendo demais essa trilogia.

William 27/02/2024

Fim da trilogia
O último turno encerra a luta de Bill Hodges contra Brady Hartsfield. No meu ponto de vista a história teve um bom desenrolar e me prendeu bastante, não teve um final espetacular mas foi plausível para fechar a trilogia.

Sem querer acabei descobrindo que tem a série Sr.Mercedes e quando vi o primeiro episódio mostrou ser bem fiel ao livro, então fica a dica para quem quiser assistir.

Recomendo à leitura!

Luanna Carvalho 21/02/2024

Amei a conclusão da trilogia mas dos três esse foi o que me agradou um pouco menos. O trio Bill, Holly e Jerome vai ficar sempre no meu coração. Eu já esperava por aquele final mas mesmo assim me devastou inteira.

BArbara.Cavalin 19/02/2024

Excelente encerramento
FECHAMENTO DE TRILOGIA EMOCIONANTE E DE TIRAR O FÔLEGO.

OS PERSONAGENS PRINCIPAIS SÃO MUITO BONS E CHEIOS
DE COMPLEXIDADE, IMPOSSÍVEL NÃO SE ENVOLVER.

PARA QUEM GOSTA DE UM ROMANCE POLICIAL COM UM CERTO TOM ?SOBRENATURAL? PRECISA LER.

Alex07 15/02/2024

E assim termina a trilogia .
Esse ainda achei melhor que Mr Mercedes o primeiro livro , pelo fato de ter algo sobrenatural como entrar na mente das pessoas e manipular achei uma sacada muito incrível do King .
Vamos contar que individualmente os livros não me agradaram muito agora se fosse um livro apenas talvez fizesse mais sentido eu penso.
Final foi um pouco triste por causa da luta de Bill com o câncer, acho que ele se encaixaria mais pra frente quem sabe em outra história do universo King .

Guilherme1836 14/02/2024

O mais fraco da trilogia, infelizmente
Após essa releitura da trilogia, me peguei pensando no quão bom o King é contando histórias e criando personagens e cenas memoráveis, mas depois de algum tempo (talvez seja maturidade literária, não sei), percebo também o quanto é difícil pra ele fechar algumas histórias de maneira satisfatória, parece que em alguns momentos sempre falta algo ou tem coisas demais acontecendo, e acho que esse é o caso de Último Turno.

Vou começar as resenhas pelo último livro, pois é de longe o mais sem sal dos três, embora ele contenha temas bem importantes, e alguns até atuais até hoje, quase 8 anos do seu lançamento, mas tem tantas conveniências que chegam a ser absurdas demais pro plot desse último livro ser bom (conveniências essas que estão muito presentes em toda a trilogia, mas nesse terceiro livro foi muito além), principalmente a parte sobrenatural, que meu amigo, podia ser BEM melhor desenvolvida e aplicada na história.

Agora chegando em Brady Hartsfield, o que dizer desse cara, é um vilão que tem um bom desenvolvimento, suas motivações são até padrão do king, mas Jesus amado, QUE CARA INCOMPETENTE, tirando o primeiro plano dele, tudo que o infeliz planeja da errado, chega a ser surreal, sei que em determinada parte da história o próprio se define como um fracasso com suas invenções, mas tem tantas coisas bizarra que da errado pra esse cara que chega a ser cômico, e sem falar em duas situações do livro que beiram ao absurdo, uma é um malabarismo pra absurdo e sem pé nem cabeça para manter um personagem vivo, outro é as atitudes de Brady no fim do livro, nossa que raiva.

Sobre Hodges, seu desenvolvimento neste e no primeiro livro, são muito bons, é um personagem muito sólido e um bom protagonista, um dos melhores do King, neste último livro gostei de como foi desenvolvido um pouco do seu relacionamento com o Pete Huntley, já que no primeiro livro fica tudo na névoa da especulação, de resto gostei bastante dele e do desfecho dado ao mesmo.

Sobre Jerome, personagem totalmente descartável, outro que teve que ter um malabarismo narrativo surreal para ser incluído na história, e mesmo assim parece deslocado do núcleo principal, mesmo assim acho um bom alívio cômico em algumas situações, e um personagem aceitável, mas que tinha potencial pra muito mais, mas pelo visto o King quis deixar o melhor desenvolvimento para a última do trio.

Holly, se eu tivesse que escrever tudo o que sinto por essa personagem, ia dar muito pano pra manga, mas simplesmente o melhor personagem que o King criou de 2010 pra cá, desenvolvimento absurdo e motivações muito sólidas, não é a toa que teve seu livro solo lançado ano passado, ela merece uma história só dela, é um personagem intrigante e magnífico.

Sobre a história no geral, a premissa é legal, mas tem muitas partes que simplesmente são forçadas demais, e ao extremo, pois a trama sobrenatural muda completamente o tom que estava sendo definido pelos dois primeiros livros, não sei o que ele estava pensando ao escrever o terceiro, mas claramente não foi uma decisão muito boa, mas enfim, quem sou eu pra discutir com o mestre.

Foi um final honesto mas esperava bem mais de Brady e sua insanidade, ficou parecendo que ele poderia fazer bem mais estragos mas "alguém", não quis que fosse assim, se fosse uma história um pouco mais pé no chão seria melhor.