Último Turno

Stephen King

Resenhas - Último Turno

Rogéria Martins 05/01/2024

Telecinese e outras bizarrices
?? TW: Suicídio; incentivo ao suicídio ??

Eu já desconfiava desde o começo que Brady Hartsfield (o Mr. Mercedes) era um vilão medíocre, só não imaginava o quão viajada e fraca esta narrativa seria. Porém aqui alguns personagens me chamaram atenção: Bill Hodges está de bem com a vida, a Achados e Perdidos estava indo de vento em polpa quando este vilão de fundo de quintal resolve dar o ar da graça novamente...

Mas, sério mesmo, telecinese? Um joguinho de peixes no estilo "Baleia Azul" que simplesmente incita pessoas ao suicídio? Não engoli esse enredo fraquíssimo, não me convenceu de forma alguma. Apesar disso, preciso admitir que um ponto positivo foi a forma que o King desenvolveu a Holly (minha segunda personagem favorita da série), que ao final desta trilogia já está muito segura, dona de si. Ela merecia um bom desfecho!

O final foi extremamente preguiçoso e deixou muito a desejar, sem maiores explicações. Fui pega de surpresa mas de uma forma completamente negativa.
Carolina165 05/01/2024minha estante
Gostei da resenha Rô!! ???
Acho que King realmente não é a minha praia ?

-Rafaela 05/01/2024minha estante
Até hoje só li um livro do King, e até o momento não sinto vontade de ler nenhum ?
Parabéns pela resenha, Rô! ?

Athos 05/01/2024minha estante
boa resenha! ?

Gleidson 05/01/2024minha estante
Amiga, não é o vilão que é medíocre, o autor é medíocre. ??

Carolina165 05/01/2024minha estante
Acho que vc não vai mais querer ler IT né amiga ?

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Muito obrigada Carolzinha, amiga querida!
Eu fui cheia de expectativas nessa trilogia e quebrei a cara com força ? agora não quero nem passar perto de IT ??

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Rafa, muito obrigada, querida! ???
Ouça sua intuição, é melhor evitar o King por ora ?

Obrigada, Athos! ?

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Adorei sua analogia, amigo Gleidson! Pior que é bem isso mesmo. ?
Mas é o "mestre" para alguns, então... Vai ver foi a gente que "leu errado" ??

Danilo 06/01/2024minha estante
Este livro eu nunca li, mas vi o pessoal falando do It. Vale a pena ler o It. História bonita sobre amizade kk

Débora 06/01/2024minha estante
Nunca li nada do King, mas já assisti a vários filmes e confesso que não há uma unanimidade para mim. Uns adiei, outros nem tanto e ainda tem um que amei. Em comum percebo a intensidade em tudo que ele faz. Todos me marcaram de alguma forma.

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Danilo, me deram algumas opiniões com spoiler de IT e já desisti de ler.
Calhamaço + temas polêmicos definitivamente não são para mim ?

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Débora, sinto que com o King é muito 8 ou 80, ame-o ou deixe-o (mas não há unanimidade mesmo, como você disse. Cada experiência é única). Até agora tive experiências mais mornas do que qualquer outra coisa, infelizmente ?

Débora 06/01/2024minha estante
Exatamente, Rogéria, 8 ou 80! Até hoje não tive vontade de ler nada dele. Já vi outras opiniões como a sua e acho que vou continuar assim...kkkkk. Obrigada, Rô!??

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Infelizmente caí no papo de que ele era mestre, Débora. Mas até agora só tive decepção, amiga ?? espero que isso mude em um futuro próximo (se criar coragem para encarar o resto)...
Eu que agradeço pelos comentários, minha querida! ??

Carolina165 06/01/2024minha estante
Eu tbm nunca tive vontade de ler King e pelo jeito vou continuar assim ????

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Carolzinha, recomendo que você não perca seu tempo, amiga ?

Núbia Cortinhas 17/05/2023

Simplesmente, o "Último Turno".
  E mais uma vez Stephen King conseguiu me surpreender, arrancar gargalhadas com o seu humor típico que eu tanto gosto e me deixar tensa, ansiosa e curiosa para saber mais e mais o que aconteceria no próximo capítulo, que são curtos mas bem escritos.

E que livro! Que ficção bizarra mais criativa que mescla o suspense policial com o drama pessoal de cada personagem, e não somente neste livro mais em toda a trilogia. Portanto aconselho a ler na ordem os livros, para que possam ter uma melhor experiência com a genialidade desse autor. A maneira como ele interligou os fatos, as vítimas e como ele sempre volta aos fatos iniciais do primeiro livro, tanto no segundo quanto no terceiro volume é simplesmente para aplaudir de pé.

E eu não poderia deixar de parabenizar o criador das capas assim como as escolhas de cada título, pois todos tem muito haver com cada estória.

Eu não li a sinopse da trilogia. Só sabia que era um thriller policial e pesado, que possuía um tema delicado, o suicídio. King nos alerta para prestarmos a atenção, conversarmos mais, com os nossos adolescentes e também com aqueles que nos cercam para que tal tragédia não nos alcance e nem aqueles que conhecemos de alguma forma.
E por não ter lido a sinopse tudo foi incrivelmente surpreendente, foi uma experiência muito boa, simplesmente confiei na sugestão de um amigo aqui no Skoob, e que já agradeço, que falou: " Você quer iniciar a ler King, comece pela trilogia policial Bill Hodges."  Mergulhei de cabeça, e neste gênero vou deixá-la favoritada!

E mais uma vez ressaltarei a amizade desses personagens incríveis, Bill, Holly e Jerome. Viva a inclusão social! Para eles não importa a cor, a idade ou se a pessoa sofreu algum trauma e por isso é cheia de manias e medos. Eles desfrutaram de uma linda amizade e parceria. O amor fraternal cura, a paciência e a compreensão fazem a diferença, como Hodges e Jerome nos ensinaram pois os foram tantas vezes com a Holly, promovendo assim a sua evolução psicológica e a inclusão social desta personagem maravilhosa que sofria com o desconhecimento da família que a tratava como uma criança.
  King você é D+!! Uma trilogia cheia de camadas!
  E os vilões também foram muito bem escritos! O vocabulário chulo, os apelidos depreciativos, os traumas, as obsessões, a manipulação, as crises de raiva, o ser "lobo em pele de ovelha", o modus operandi, tudo isso e muito mais foram muito bem expostos pelo autor.

Enfim, a sensação é de que conhecemos muito bem todos os personagens, principalmente aqueles que acompanhamos desde o início da saga e com o encerramento desta obra prima só nos resta um sentimento: o de saudades, principalmente deste trio improvável.

"- Não dava para dividir a banda antes do último show, dava?"

" Ele abriu uma porta para mim. Uma porta para o mundo. Ele me deu um objetivo. Algo com significado."

Rogéria Martins 17/05/2023minha estante
Sensacional, Nubia! Adorei a resenha, você mandou muito bem!??

Núbia Cortinhas 17/05/2023minha estante
Obrigada amiga! Como é trabalhoso escrever de uma maneira que não dê spoiler para nenhum dos três livros.

Carolina165 17/05/2023minha estante
Excelente resenha Núbia! ????

Rogéria Martins 17/05/2023minha estante
Deve ser muito trabalhoso escrever sem spoiler mesmo...

Obrigada Carol! ?

Vanessa.Castilhos 17/05/2023minha estante
Resenha maravilhosa! ??? Um dia vou encarar o King, p pelo menos conhecê-lo!

Núbia Cortinhas 17/05/2023minha estante
Obrigada Vanessa! Eu creio que você irá gostar. É só escolher : À Espera de um Milagre, Joyland, Carrie a Estranha, Misery, O Instituto...

Rogéria Martins 17/05/2023minha estante
Também pretendo encarar o King em algum momento, Vanessa! ?

Núbia Cortinhas 17/05/2023minha estante
Vcs não vão se arrepender, meninas! ?

Valesca.Castelani 27/05/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. Eu amo a Holly, tudo que ela representa, a verdadeira superação e inclusão, sem a militância e sem a positividade tóxica. King é king né.

Amoriim 17/04/2021

Último Turno
Último turno traz a volta do temido Brady Hartsfield, que mesmo em um hospital consegue fazer atrocidades com o uso da mente. Diferente dos outros dois livros da trilogia, apresenta um toque sobrenatural para a história.

Esse livro é sensacional, do começo ao fim se mostra incrível. O livro mantém a estrutura dos últimos dois livros, acompanhamos o que o assassino está planejando ao mesmo tempo que vemos o que Hodges e sua equipe estão fazendo, oque deixa o leitor aflito.

Um pouco lento no começo, a narrativa vai melhorando ao longo da trama. O final se mostra um pouco corrido, porém nada que estrague a experiência. A obra traz à tona assuntos como o suicídio e vício em aparelhos eletrônicos, problemas que muitos, principalmente jovens, passam nos dias de hoje.

Um fim marcante e melancólico encerra a trilogia Mr. Mercedes que sempre será lembrada com o carinho que merece.
arrasa em tudo que faz

pfto

Ani 17/04/2021minha estante
talvez venha aí o primeiro ?

Amoriim 17/04/2021minha estante

*serviu*

jardel 17/04/2021minha estante
Amei a resenha

Valeria.Mattioli 25/07/2020

O desfecho de um mestre!
Finalizamos aqui a trilogia Bill Hodges. E o que dizer meus amigos??? Que livro incrível e que final "quase" perfeito haha (quem já leu vai entender do que estou falando).

Vou sentir falta da mente psicótica de Brady e da querida Holly, que me conquistou desde o primeiro livro!!!
Michelle 25/07/2020minha estante
Ótimo livro, me deu até vontade de jogá-lo na parede quando terminei.

Dri - @leiturainsone 29/07/2020minha estante
Se você gosta da Holly vai gostar de saber que ela volta em Outsider

Crys 15/09/2020minha estante
Tô pensando se pego a trilogia ou se vou pra Torre Negra.

Valeria.Mattioli 15/09/2020minha estante
Torre Negra eu tenho a coleção aqui mas ainda não li também. Acho que vai ficar pra meta do ano que vem, porque são muitos hahaha

Crys 16/09/2020minha estante
To me preparando pra Torre, tem um guia de leitura e resolvi fazer até o fim do ano.. devo encerrar esse ano lendo até o quarto livro da Torre e os outros que complementam esse multiverso.

Valeria.Mattioli 16/09/2020minha estante
Vc já começou ou ainda não?

Crys 16/09/2020minha estante
Ainda não, eu to terminando Cujo.. Depois vou ler Os Olhos do Dragão (que é um preparatório) aí depois pego o primeiro volume da Torre.

João Victor 27/02/2021minha estante
Eu não tô seguindo o guia, tô lendo alternando com outros. Porém, é interessante seguir, pois alguns volumes da saga faz referências ou esclarece o que aconteceu com alguns personagens de outros livros.

Valeria.Mattioli 27/02/2021minha estante
Sim!!! Um referencia o outro mesmo

Marcos 13/01/2022minha estante
A morte do Bill me deixa triste até hoje? mas temos a Holly para seguir jornada em outras histórias do King ??

Aryta 13/01/2022minha estante
É, triste, mas, acho que já esperava desde o primeiro. Sim? Inclusive, eu entrei nessa saga por sugestão sua, antes de ler Outsider.
Valeu super a pena! Obrigada!!! ??

Marcos 13/01/2022minha estante
Eu era iludido pensando que ele sobreviveria kkkkkk nossa ou fico feliz da indicação ter sido boa pra você!!! E vou te falar que outsider também é livrãooo! Passa alguns questionamentos bem interessantes

Aryta 13/01/2022minha estante
A indicação foi excelente!! Comprei Outsider já, vou começar a ler em breve ??

Marcos 13/01/2022minha estante
Estou ansioso pra você começar kkkkkkkkk espero que gosteeee

thais.moore 08/03/2017

Emocionante
Finalizando a trilogia muito bem , o mestre King não deixa nenhuma ponta solta e termina com um final que eu não queria rs mas achei muito bem escrito . Hodge, Holly ( minha preferida rs ) e Jerome tem minha admiração. Super recomendo a leitura!!!
Débora 07/06/2017minha estante
Thais ele é sobrenatural?
Vi uma pessoa falando que é, mas depois não achei em lugar nenhum mais.

thais.moore 07/06/2017minha estante
Débora, é sim rs... vc já leu o livro ?

Não, só li o primeiro

thais.moore 07/06/2017minha estante
é uma ótima trilogia , eu indico a vc ler

Ah, vou continuar sim. Obrigada

Dai 29/05/2020

Incrível
O final de uma triologia incrível, que aborda termas delicados, como suicídio, depressão e preconceito com transtornos psicológicos. Tudo isso com uma dose de terror, a marcante presença da luta entre bem e mal, tão presente nas histórias de King. Um final emocionante para uma história que no mínimo nos faz refletir sobre muitos aspectos de nós mesmos da nossa sociedade.
David 31/05/2020minha estante
E aí, vai partir pra Outsider depois?

Dai 06/06/2020minha estante
Já assisti, é ótimo, adoro a Holly Gibney!

David 06/06/2020minha estante
Assisti as duas séries e não li os livros ????? As duas séries são legais!

Dai 06/06/2020minha estante
Eu só assisti Outsider, gostei muito, e os livros são ótimos, vale muito a pena ler!

David 06/06/2020minha estante
Certamente vou ler!

Tavares 12/10/2016minha estante
Comprei esse livro,sem saber q havia outros volumes do msm, da pra uma boa leitura msm assim?

Biel 12/10/2016minha estante
Vai se foder velho, para de spoiler

LetAcia237 13/10/2016minha estante
"Biel", eu coloquei um alerta de spoilers, se você foi ver a resenha mesmo assim, não foi culpa minha.

LetAcia237 13/10/2016minha estante
Tavares, acho que dá sim, tem umas partes do livro em que o autor conta de novo alguns eventos para o leitor que esqueceu lembrar, então sim. Se você gostar desse, leia os outros dois que tbm são muitoooo bons!

Helen 23/04/2022

COMECEI a ler essa saga a três anos, enrolei, não pq a história é ruim, pelo contrário, É MUITO BOA. enrolei pq não tinha os livros, e por estar ocupada. Mas é com certeza um dos meus livros favoritos, esse livro tem uma pegada mais sobrenatural, e o final acabou cmg. Faz muito que eu me conectei c esse livro, que eu li as primeiras páginas então o final, esse círculo se encerrando, esse último turno, realmente me pegou. E sobre a história, foi bem escrita, é cativante.
Bruno S 23/04/2022minha estante
Terminei a trilogia há uns 3 anos, e certamente é uma história que deixa saudade. Até porque infelizmente esse não é um gênero no qual o King se aventura tanto...

Helen 23/04/2022minha estante
Essa é a primeira obra que eu leio do king, e espero gostar das outras como gosto dessa. Ou gostar da escrita dele em outros gêneros.

Bruno S 23/04/2022minha estante
Se você curtiu essa trilogia, vai fundo que irá se apaixonar pelo autor! Se me permite a indicação, leia Joyland, é uma obra curta, mas leitura muito leve e prazerosa. Já li pouco mais de 30 livros do autor e minha admiração pelo trabalho dele só cresce.

Jackson240784 27/12/2022minha estante
Trilogia maravilhosa do King.
Se quiser mais da Holly, lê o livro Outsider.

Fabi 24/04/2021

Ah, gente, o que resenhar? Fim, acabou, último turno... Foi uma trilogia maravilhosa, digna de King, e que no final me emocionou muito ??
Celina 24/04/2021minha estante
Deixou saudades...??

Fabi 24/04/2021minha estante
Com certeza

Caio 24/04/2021minha estante
A gente fica com gosto de quero mais

Fabi 24/04/2021minha estante
Sim...

vortexcultural 10/10/2016

Por Thiago Augusto Corrêa
Lançado em julho nos Estados Unidos, e transformado em um dos mais vendidos desde então, Último Turno, terceiro volume da trilogia Bill Hodges de Stephen King, chega em tempo recorde pela Suma de Letras em estratégia que concentrou o lançamento dos três volumes para este ano no país (originalmente, os dois primeiros romances saíram em 2014 e 2015).

A trama apresenta a possível última aventura do Detetive Aposentado William K. Hodges, trazendo novamente em cena o grande vilão de Mr. Mercedes, Brady Hartsfield, em um duelo aguardado pelos leitores desde Achados e Perdidos. Se o primeiro livro prestava uma homenagem ao detetive clássico, com o próprio autor afirmando que faltava um investigador deste estilo em seu hall de personagens, o novo romance deixa de lado eventuais convenções de gênero para também mergulhar em uma das características que fundamentaram King: o sobrenatural.

Diferente de Achados e Perdidos cuja trama explora, em grande parte, uma história sem o detetive, logo no inicio desta nova obra é possível sentir a mesma essência presente em Mercedes, transbordado pela presença característica da personagem, agora mais velho, em forma, porém, debilitado pelos naturais problemas da velhice. Embora seja coincidente, King e seu detetive compartilham quase a mesma idade, um efeito que imprime maior realismo no cotidiano de Hodges como se o próprio autor dissesse, ei, sei bem o que estou falando porque minhas juntas também doem.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-ultimo-turno-stephen-king/
Tavares 12/10/2016minha estante
Comprei esse livro,sem saber que havia outros volumes do msm, da pra ter uma boa leitura msm assim?

Vitão 12/10/2016minha estante
Tavares, creio que não... é melhor os anteriores para ter uma boa compreensão da estória.

Biel 12/10/2016minha estante
Não, você tem que comprar o MR. Mercedes primeiro e depois o Achados e Perdidos.

João 22/10/2016

E eis que chega ao final a trilogia iniciada com Mr. Mercedes.
Confesso que estava ansioso e com altas expectativas com esse livro e não me decepcionei.
Encontrei nesse último livro a mesma escrita que me prendeu desde o primeiro livro que li do Stephen King.
Dizer que terminou como eu queria seria mentira.Preferia outro final mas o King é quem conta a história e está nas mãos dele decidir como tudo acaba.
Último Turno foi uma mistura de suspense com sobrenatural que me agradou muito.Depois da decepção que tive com Revival foi com grande prazer que mergulhei no sobrenatural desse livro.

Como sempre quando leio um livro do Stephen King fica aquele vazio,e sabendo que tudo se encerra aqui foi difícil se despedir dos personagens que me encantaram ao longo dos três livros.Bill,Holly,Jerome,Brad vão deixar saudades.Brad com certeza merece destaque na galeria de vilões criados por Stephen King.

Enfim,na minha opinião,King encerrou sua trilogia de forma satisfatória,pelo menos pra mim.
O mestre também mostra o quão frágeis e vulneráveis somos.Basta um simples empurrão e podemos acabar com nossa vida por pensar que não há solução.O King trabalhou muito bem a questão do suicídio nesse livro.

"Por que as coisas podem melhorar,e se você der uma chance sempre melhoram."

Excelente leitura!!
Rafa Ferrante 22/10/2016minha estante
Ótima resenha

Marselle Urman 07/02/2017minha estante
Curioso, na minha opinião Revival foi uma das melhores coisas que ele escreveu nos últimos tempos!

Ricardo Tavares 12/09/2017minha estante
O último turno é um bom livro policial, no entanto, o vilão, Brady, está sempre a frente dos mocinhos e o lance sobrenatural fica parecendo mais uma coisa de ficção-científica (transferência de mentes) do que sobrenatural. No filme "Corra", o roteirista conseguiu ser mais verossímil que Stephen King. No mais, é uma boa história que demanda paciência para aturar como Brady consegue sinal de internet nos lugares mais inóspitos, controlando dispositivos rudimentares à distância, a meu ver, no contexto geral essa é a maio falha da história, já que vemos falha de sinal de celulares o tempo todo, mas, para King, a tecnologia nunca falha, certamente isso é uma coisa sobrenatural. Nota quatro e a ressalva de que Achados e perdidos é o melhor dos três livros, com uma trama bem construída e um vilão tenebroso.

Ju 14/04/2020

Eu só faço pequenos comentários sobre a minha opinião sobre o livro, só """"resenho"""' por conta do desafio.

Começa a ter um pouco de sobrenatural, o que não sou fã, mas ainda assim é ~quase tão bom quanto os outros e eu achei que encerrou muito bem a trilogia.
Essa trilogia foi a primeira leitura do ano, claramente comecei muito bom. Como foi difícil parar de ler, ainda bem que estava de férias, porque não fazia mais nada. Amo quando tem a narração pela visão de dois personagens diferentes, amo suspense, amo visão de vilão, é perfeito.
Vic 14/04/2020minha estante
Adorei sua energia ao falar do livro! Qual é o nome da trilogia?

Ju 14/04/2020minha estante
Obrigada! Trilogia Bill Hodges, o primeiro é Sr. Mercedes. Eu não me dou bem com terror mas queria ler Stephen King, descobri esse maravilhoso suspense.

Vic 14/04/2020minha estante
Obrigada! ?

Laris 01/04/2021

Um final decente, mas não excelente
Em comparação aos dois primeiros livros da trilogia, o último turno acabou deixando a desejar um pouco para mim. A primeira metade foi extremamente difícil de ler, eu larguei a história por pelo menos um mês, sem a mínima vontade de terminar. Mas ainda bem que terminei, porque no fundo acho que gostei do que li. A história, que estava arrastada e difícil de engolir com todos os elementos sobrenaturais absurdos, toma um rumo que para mim acabou fazendo sentido no tema abordado: o suicídio. É claro que eu gostaria 100% mais se nessa história específica não tivesse sobrado para a "telecinesia" e "controle de mentes", mas no final o que contou foi a mensagem passada e os personagens cativantes. Os erros de King na construção da narrativa são mais do que recompensados por Hodges, Holly e Jerome, que para mim compensaram toda a frustração que eu tive com a primeira metade do livro. Pelo todo minha vontade era dar 3, mas sendo coração mole e tendo vivido pertinho desses personagens que tanto me apeguei, um quatro me pareceu muito mais justo.
@leiturasdabreh 13/12/2022minha estante
Laris eu tenho gatilho para suicídio, vi agora na sua resenha que esse tema é bem abordado no livro.
Queria saber se é algo muito descritivo e gráfico

Laris 13/12/2022minha estante
Oi Breh! Tem cenas bem explicitas sim, é uma parte que acaba sendo recorrente porque o suicídio em massa é o objetivo do vilão. As cenas em si que me recordo me marcaram bastante, entao pode ser desconfortavel para vc sim. Mas se vc decidir encarar, tenta levar mais pro lado sobrenatural, que sao mais como suicidios induzidos por forcas do alem do que pessoas em sofrimento psicologico, se isso ajudar em algo.

@leiturasdabreh 13/12/2022minha estante
Muito obrigada viu ????
Eu vou tentar encarar ele mais na frente quando tiver com a cabeça bem e tentar ler dessa forma que você falou ??

Rabello 05/05/2018

Stephen King me conquistou!!!!
Essa trilogia foi a minha primeira experiência com o King e posso dizer que não sei como escolher um autor preferido hahaha
King nessa trilogia deixou marcas peculiares em cada livro, apesar de se conectarem e terem os mesmos personagens. Um final emocionante e personagens únicos, assim King na sua escrita formidável, me conquistou.
Cris @c.lerounaoler.oficial 15/06/2018minha estante
Minha primeira experiência foi com A Dança da Morte, era incrível, mas o final foi uma decepção inimaginável.

Cris @c.lerounaoler.oficial 15/06/2018minha estante
Também li Cujo, não é dos melhores, mas também não é tão ruim. Outro que li foi It, a Coisa, não tem nada do filme, mas foi bom.

Rabello 16/06/2018minha estante
Li It depois dessa trilogia e gostei bastante. Tiveram q maneirar no filme, mas ficou legalzinha hehehe