Último Turno

Stephen King

Resenhas - Último Turno

Rosangela Max 19/02/2021

Final Satisfatório.
O terceiro livro não foi o mais empolgante dos três, mas também não deixou muito a desejar.
Adorei conhecer Bill Hodges e a Holly!
Stephen King sabe criar personagens marcantes.
vbitazi 19/02/2021minha estante
Não sei se vc já leu, mas se curtiu a Holly lê depois o outsider e o com sangue. Amo ela e o Bill.

Rosangela Max 20/02/2021minha estante
O ?Outsider? eu já li e o ?Com Sangue? está na minha lista. ?
SK é demais!!!

Lucia.Ferreira 15/10/2023minha estante
Achei um ótimo encerramento, ainda que seja uma " viagem" . Mas os personagens são perfeitos. E ainda que tenha assuntos tão espinhosos, consegue falar de amor e amizade até a última página.

Núbia Cortinhas 17/05/2023

Simplesmente, o "Último Turno".
  E mais uma vez Stephen King conseguiu me surpreender, arrancar gargalhadas com o seu humor típico que eu tanto gosto e me deixar tensa, ansiosa e curiosa para saber mais e mais o que aconteceria no próximo capítulo, que são curtos mas bem escritos.

E que livro! Que ficção bizarra mais criativa que mescla o suspense policial com o drama pessoal de cada personagem, e não somente neste livro mais em toda a trilogia. Portanto aconselho a ler na ordem os livros, para que possam ter uma melhor experiência com a genialidade desse autor. A maneira como ele interligou os fatos, as vítimas e como ele sempre volta aos fatos iniciais do primeiro livro, tanto no segundo quanto no terceiro volume é simplesmente para aplaudir de pé.

E eu não poderia deixar de parabenizar o criador das capas assim como as escolhas de cada título, pois todos tem muito haver com cada estória.

Eu não li a sinopse da trilogia. Só sabia que era um thriller policial e pesado, que possuía um tema delicado, o suicídio. King nos alerta para prestarmos a atenção, conversarmos mais, com os nossos adolescentes e também com aqueles que nos cercam para que tal tragédia não nos alcance e nem aqueles que conhecemos de alguma forma.
E por não ter lido a sinopse tudo foi incrivelmente surpreendente, foi uma experiência muito boa, simplesmente confiei na sugestão de um amigo aqui no Skoob, e que já agradeço, que falou: " Você quer iniciar a ler King, comece pela trilogia policial Bill Hodges."  Mergulhei de cabeça, e neste gênero vou deixá-la favoritada!

E mais uma vez ressaltarei a amizade desses personagens incríveis, Bill, Holly e Jerome. Viva a inclusão social! Para eles não importa a cor, a idade ou se a pessoa sofreu algum trauma e por isso é cheia de manias e medos. Eles desfrutaram de uma linda amizade e parceria. O amor fraternal cura, a paciência e a compreensão fazem a diferença, como Hodges e Jerome nos ensinaram pois os foram tantas vezes com a Holly, promovendo assim a sua evolução psicológica e a inclusão social desta personagem maravilhosa que sofria com o desconhecimento da família que a tratava como uma criança.
  King você é D+!! Uma trilogia cheia de camadas!
  E os vilões também foram muito bem escritos! O vocabulário chulo, os apelidos depreciativos, os traumas, as obsessões, a manipulação, as crises de raiva, o ser "lobo em pele de ovelha", o modus operandi, tudo isso e muito mais foram muito bem expostos pelo autor.

Enfim, a sensação é de que conhecemos muito bem todos os personagens, principalmente aqueles que acompanhamos desde o início da saga e com o encerramento desta obra prima só nos resta um sentimento: o de saudades, principalmente deste trio improvável.

"- Não dava para dividir a banda antes do último show, dava?"

" Ele abriu uma porta para mim. Uma porta para o mundo. Ele me deu um objetivo. Algo com significado."

Rogéria Martins 17/05/2023minha estante
Sensacional, Nubia! Adorei a resenha, você mandou muito bem!??

Núbia Cortinhas 17/05/2023minha estante
Obrigada amiga! Como é trabalhoso escrever de uma maneira que não dê spoiler para nenhum dos três livros.

Carolina165 17/05/2023minha estante
Excelente resenha Núbia! ????

Rogéria Martins 17/05/2023minha estante
Deve ser muito trabalhoso escrever sem spoiler mesmo...

Obrigada Carol! ?

Vanessa.Castilhos 17/05/2023minha estante
Resenha maravilhosa! ??? Um dia vou encarar o King, p pelo menos conhecê-lo!

Núbia Cortinhas 17/05/2023minha estante
Obrigada Vanessa! Eu creio que você irá gostar. É só escolher : À Espera de um Milagre, Joyland, Carrie a Estranha, Misery, O Instituto...

Rogéria Martins 17/05/2023minha estante
Também pretendo encarar o King em algum momento, Vanessa! ?

Núbia Cortinhas 17/05/2023minha estante
Vcs não vão se arrepender, meninas! ?

Valesca.Castelani 27/05/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. Eu amo a Holly, tudo que ela representa, a verdadeira superação e inclusão, sem a militância e sem a positividade tóxica. King é king né.

Kess 24/10/2021minha estante
Quero passar longe de qualquer quarto 217! Acabei de ler "O iluminado" e também tem um quarto 217! Você sabia disso? Porque eu não sabia!

Marcos 24/10/2021minha estante
Gente... agora que a ficha caiu kkkkkkkkkk e vou te falar uma coisa viu, o quarto do Iluminado é pior, mas o trem ruim só fica no quarto kkkkkkk aqui ele sai kkkkkkk

Michela Wakami 12/06/2022

Quem imaginaria, para onde o escritor poderia direcionar essa história que se fecha de uma maneira surpreendente e emocionante.
Sentirei saudades desse trio.

CarolCazzolli 29/06/2023

Aham.
A maior parte do livro é enrolação e repetição do que aconteceu no Mr. Mercedes. Li o primeiro a uns anos atrás e achei que tinha que reler para iniciar essa trilogia, até porque eu não lembrava quase nada. Mas não era necessário. Tanto o Achados e Perdidos e Último Turno, descrevem praticamente tudo que aconteceu no Mr. Mercedes, ao menos as partes cruciais. O livro tem uma cronologia meio bagunçada, porém deixa todos os evento que nele ocorrem bem explicados. Isso foi bom.
Da para se apegar aos personagens, com descrições e pensamentos bem satisfatórias e que dá um pouco de imersão na história. Fique entediada, com raiva, 🤬 #$%!& , confusa pra c4r4lho, atacou minha hipocondría e fiquei triste.

A trilogia poderia muito bem ter sido resumida em 1 livro só com umas 700 páginas e eu tenho certeza de que ficaria perfeita, 0 defeitos.

Gostei. Indicaria? Talvez, depende da pessoa.

resenhasdajulia 18/03/2021

Amei essa trilogia!
Não imaginava que esse último livro teria esse toque sobrenatural, porque os outros não tiveram, mas eu adorei.

Chorei demais com o final!

Amo os livros do King, mas esses três ganharam mais ainda meu coração.

Rogéria Martins 05/01/2024

Telecinese e outras bizarrices
?? TW: Suicídio; incentivo ao suicídio ??

Eu já desconfiava desde o começo que Brady Hartsfield (o Mr. Mercedes) era um vilão medíocre, só não imaginava o quão viajada e fraca esta narrativa seria. Porém aqui alguns personagens me chamaram atenção: Bill Hodges está de bem com a vida, a Achados e Perdidos estava indo de vento em polpa quando este vilão de fundo de quintal resolve dar o ar da graça novamente...

Mas, sério mesmo, telecinese? Um joguinho de peixes no estilo "Baleia Azul" que simplesmente incita pessoas ao suicídio? Não engoli esse enredo fraquíssimo, não me convenceu de forma alguma. Apesar disso, preciso admitir que um ponto positivo foi a forma que o King desenvolveu a Holly (minha segunda personagem favorita da série), que ao final desta trilogia já está muito segura, dona de si. Ela merecia um bom desfecho!

O final foi extremamente preguiçoso e deixou muito a desejar, sem maiores explicações. Fui pega de surpresa mas de uma forma completamente negativa.
Carolina165 05/01/2024minha estante
Gostei da resenha Rô!! ???
Acho que King realmente não é a minha praia ?

-Rafaela 05/01/2024minha estante
Até hoje só li um livro do King, e até o momento não sinto vontade de ler nenhum ?
Parabéns pela resenha, Rô! ?

Athos 05/01/2024minha estante
boa resenha! ?

Gleidson 05/01/2024minha estante
Amiga, não é o vilão que é medíocre, o autor é medíocre. ??

Carolina165 05/01/2024minha estante
Acho que vc não vai mais querer ler IT né amiga ?

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Muito obrigada Carolzinha, amiga querida!
Eu fui cheia de expectativas nessa trilogia e quebrei a cara com força ? agora não quero nem passar perto de IT ??

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Rafa, muito obrigada, querida! ???
Ouça sua intuição, é melhor evitar o King por ora ?

Obrigada, Athos! ?

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Adorei sua analogia, amigo Gleidson! Pior que é bem isso mesmo. ?
Mas é o "mestre" para alguns, então... Vai ver foi a gente que "leu errado" ??

Danilo 06/01/2024minha estante
Este livro eu nunca li, mas vi o pessoal falando do It. Vale a pena ler o It. História bonita sobre amizade kk

Débora 06/01/2024minha estante
Nunca li nada do King, mas já assisti a vários filmes e confesso que não há uma unanimidade para mim. Uns adiei, outros nem tanto e ainda tem um que amei. Em comum percebo a intensidade em tudo que ele faz. Todos me marcaram de alguma forma.

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Danilo, me deram algumas opiniões com spoiler de IT e já desisti de ler.
Calhamaço + temas polêmicos definitivamente não são para mim ?

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Débora, sinto que com o King é muito 8 ou 80, ame-o ou deixe-o (mas não há unanimidade mesmo, como você disse. Cada experiência é única). Até agora tive experiências mais mornas do que qualquer outra coisa, infelizmente ?

Débora 06/01/2024minha estante
Exatamente, Rogéria, 8 ou 80! Até hoje não tive vontade de ler nada dele. Já vi outras opiniões como a sua e acho que vou continuar assim...kkkkk. Obrigada, Rô!??

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Infelizmente caí no papo de que ele era mestre, Débora. Mas até agora só tive decepção, amiga ?? espero que isso mude em um futuro próximo (se criar coragem para encarar o resto)...
Eu que agradeço pelos comentários, minha querida! ??

Carolina165 06/01/2024minha estante
Eu tbm nunca tive vontade de ler King e pelo jeito vou continuar assim ????

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Carolzinha, recomendo que você não perca seu tempo, amiga ?

Gustavo Kamenach 30/12/2023

Esse final da trilogia vai invadir sua mente
Eis que chega o momento de finalizar a trilogia Bill Hodges. Gostei demais dos dois primeiros livros e já sabia que nesse terceiro haveria uma guinada para o suspense sobrenatural e confesso que estava temendo essa mudança.
Estava enganado, a história ficou bem eletrizande e muito imersiva, já que o mestre King está no seu território de conforto. O vilão Brady Hartsfield já foi assombroso em Mr. Mercedes e aqui ele toma contornos realmente assustadores, com poderes paranormais de telecinesia e controle mental. E aqui Stephen King entra na nossa mente assim como seu antagonista e nos prende, nos choca e, claro, nos emociona. Os personagens são memoráveis, com destaque novamente para a querida Holly Gibney!
A história se torna muito sombria com o tema principal do suicídio e isso pode se tornar um gatilho para pessoas que estejam passando por problemas. King teve a sensibilidade de dizer na nota final sobre procurar ajuda e o número de telefone dos EUA é o que é citado no livro.
O final foi de roer a unhas e enxugar os olhos! Sentirei saudades da Achados e Perdidos!
Leonardo.Heffer 31/12/2023minha estante
Tenho, porém ainda não li nenhum dos três. Quem sabe em 2024

Gustavo Kamenach 31/12/2023minha estante
Não vai se arrepender se resolver ler, indico demais

Leonardo.Heffer 31/12/2023minha estante
Bora ver. Tenho enrolado demais essa leitura. Vi parte da primeira temporada adaptada... Mas amo Stephen King. Tenho quase todos os livros dele.

c a r o l 17/05/2023

A coincidência é uma vaca traiçoeira.
Iniciei "Último Turno" rindo de uma palhaçada que o Brady fez (nunca imaginei que esse homem poderia despertar isso em mim porque ele é podre) para terminar chorando. O final acabou comigo.

Mesmo tendo gostado do novo mecanismo para os crimes do Brady, isso não foi o suficiente para aceitar esse sobrenatural disfarçado de fenômeno documentado/remédios experimentais, sabe? Sei que era pra fechar a trilogia com chave de ouro, mas não me agradou. Isso me deixou mais irritada porque não tinha motivo de ir pro lado sobrenatural nessa trilogia.

Tinha momentos em que a história ficava cansativa e não saia do lugar, diferente dos livros anteriores. A questão racial/crise de identidade abordada lá no primeiro livro é concluída lindamente. Mas cadê a explicação pra intuição nada natural da Holly, hein King? Acho que por causa disso senti que a Holly tem uma vibe de Carrie White, fora outras coisas que aconteceram na adolescência dela. A Holly é como uma "Carrie que deu certo". Enfim.

Foi muito bom acompanhar o trio pela última vez. É muito fofo a conexão e o amor entre eles. Dá vontade de guardar num pontinho, haha

Obs.: Verdade seja dita: o King pegou no pé dos gordos a trilogia INTEIRA. Cara, que ódio que isso me deu. Gordofobia pura. Isso me incomodou demais.

Fabi 24/04/2021

Ah, gente, o que resenhar? Fim, acabou, último turno... Foi uma trilogia maravilhosa, digna de King, e que no final me emocionou muito ??
Celina 24/04/2021minha estante
Deixou saudades...??

Fabi 24/04/2021minha estante
Com certeza

Caio 24/04/2021minha estante
A gente fica com gosto de quero mais

Fabi 24/04/2021minha estante
Sim...

Francisco 09/07/2021

Hodges #3
Em 2016, Bill Hodges está com um câncer de pâncreas e trabalha na agência de investigação juntamente com Holly Gibney, a "Achados e Perdidos" e Jerome Robinson está de férias da Universidade trabalhando em construções de casas no Arizona.

De início, Hodges e Holly comparecem à casa de Martine Stover, uma sobrevivente do ataque do Sr. Mercedes em 2009 que ficou tetraplégica. Aparentemente, Martine foi assassinada por sua mãe Janice e esta, por sua vez, suicidou-se.

Brad Hartsfield, o Sr. Mercedes está há cinco anos em um hospital aparentemente em estado semicatatônico, mas está dotado de poderes sobrenaturais (telecinesia) que são utilizados em seu médico, o Dr. Felix Babineau e em outras pessoas afim de realizar suas vontades. Com o desenrolar da história, Hodges e Holly descobrem que a morte Martine e sua mãe possuem o envolvimento de Hartsfield. Com seu poder, agora planeja atingir uma cidade inteira.

Todo o livro me agradou bastante: escrita simples, enredo cativante e personagens marcantes em seu retorno após o fim de Achados e Perdidos. Essa é uma obra que recomendo sem hesitação alguma, embora esse seja o "mais fraco" de toda a trilogia.
isa :) 09/07/2021minha estante
O primeiro livro foi o que marcou mais! Simplesmente maravilhoso.

Francisco 10/07/2021minha estante
De fato Sr. Mercedes foi o mais marcante.

belligna 14/04/2022

" Não dava para dividir a banda antes do último show, dava?"
Mesmo lendo a trilogia em intervalo de dias, parece que conheço os personagens há anos. Eu amo a amizade improvável dos três. Achei o final bonito e satisfatório.

PS: Li "The Outsider" em 2019, não sabia nada sobre a Holly, ela realmente eu já conheço há anos kkkk Acho que to feliz por ter uma memória péssima porque tem spoilers da trilogia e eu não lembro de absolutamente nada. Enfim, entrou pra lista de Livros Essenciais do Stephen King. Recomendo!

Lorena Roseno 09/12/2021

O Último Turno
Gostei muito do encerramento dessa trilogia, mesmo que o King tenha utilizado elementos sobrenaturais, o que não curti de início, ainda assim a leitura foi ótima, e o final é satisfatório.