Uma Breve História dos Estados Unidos

Uma Breve História dos Estados Unidos James West Davidson

Resenhas - Uma Breve História dos Estados Unidos

Flávia Menezes 01/08/2023

??BORN IN THE U.S.A.
?Uma breve história dos Estados Unidos?, do historiador e escritor James West Davidson, foi lançada em setembro de 2015, e é mais uma das obras didáticas e sobre a história americana desse autor que recebeu seu Ph.D. nesse assunto pela Universidade de Yale, e que certamente é alguém que sabe contar uma história sobre dados e fatos como ninguém!

Quantas vezes, durante a época do colégio, não ficamos entediados com os relatos dos livros de história, cujas narrativas maçantes nos faziam apenas pensar em terminar logo a sua leitura, só para poder fazer algo muito mais interessante a seguir? Quem nunca, não é mesmo?

Mas o fato que eu quero mesmo trazer aqui, é que a escrita de James West Davidson é muito diferente de tudo o que eu já li até agora de livros de história como esse. Ele vai além dos fatos, e a forma como o autor descreve é de uma riqueza de percepções que nos faz ver tudo por tantos ângulos, que mais parece que ele é uma testemunha ocular de tudo o que esse país viveu, de sua descoberta, colonização, até os tempos atuais (na verdade, ele vai até a aclamada vitória de Barack Obama, ressaltando a importância do primeiro homem negro a ocupar o maior cargo de um país.).

?Nas Américas, algumas dessas sementes, sem que ninguém percebesse, caíam, eram levadas pelo vento e então germinavam e se disseminavam. Dentes-de-leão e erva-de-febra são hoje comuns nos campos americanos; ambos vieram da Europa depois de 1492.?

É belo como nos primeiros capítulos Davidson explora a questão de toda a paisagem que os povos vindos de diversos países do Velho Mundo se depararam, e como haverá um fechamento perfeito com o que o historiador irá abordar nos últimos capítulos.

De fato, tudo neste livro está perfeitamente interligado, e conforme vamos avançando, cada capítulo, cada assunto, vai fazendo sentido não apenas porque se trata de fatos da história de um país, mas porque a vida é assim: cada passo que damos no passado irá interferir nos passos daqueles que virão depois de nós.

Sem contar que a escrita do Davidson é altamente poética, e o que ele tenta mostrar nestas páginas que voam com muita facilidade, é como esse povo foi formado em sua essência, para se transformar em quem hoje eles são. E o respeito com que ele (Davidson) o faz, direciona o nosso olhar para cada colonizador, cada povo indígena que lá já estava, e cada Pai Fundador com o mesmo respeito por quem foram, e por tudo o que fizeram em prol de uma nação nova, que a cada passo que dava, ia se tornando cada vez mais forte.

?Fazer história vivendo-a ? agir ? requer saber de onde você vem, pois o passado deu forma a cada um de nós. Portanto, ainda que não escrevamos história, nós reunimos histórias sobre quem somos, as coisas em que acreditamos e os princípios que valorizamos. Por mais estranho que possa parecer, para avançar é preciso olhar para trás.?

E Davidson tem toda a razão ao dizer isso. Não somos independentes (e nem indiferentes) a tudo o que nos precedeu. Mas sim, a soma de tudo o que já passaram os nossos antepassados. E por isso que contar a história de um povo, é também contar a história de cada um que nasce (e que ainda irá nascer) nessa nação.

Talvez agora você se pergunte: ?Mas por que eu, que sou brasileiro(a), deveria ler sobre a história de um outro povo?? E de fato, você não está errado em se questionar sobre isso. Mas como não somos ilhas, e vivemos em um mundo onde não somos afetados apenas pela nossa cultura, mas a de outros países (principalmente pela cultura norte-americana), quando nos debruçamos sobre essa história nos enriquecemos ainda mais de um jeito mais ativo, e não passivo só recebendo o que vem dos filmes, músicas, seriados ou livros sem conhecer os significados e história por trás de cada um.

Passamos a conhecer a raiz de tudo aquilo que se mescla a nossa realidade, entendendo a sua essência, e é aí que respeitamos a verdade por trás do outro, tanto quanto vamos aprendendo como devemos falar da nossa própria essência com a mesma verdade e o mesmo respeito. E como isso incita em nós em sermos mais condescendentes com a história do outro, sem julgamentos, rejeições e exclusões. O mundo seria um lugar muito melhor se fizéssemos mais isso, ao invés de impor a nossa verdade sobre o outro!

Ler esse livro foi uma experiência prazerosa, que não só me enriqueceu em termos de fatos históricos, mas em compreender como essa cultura se deu em sua essência. E foram tantas as partes que me encantaram (e até emocionaram!). Como no caso da história de um garimpeiro chamado Sam Clemens, com a qual encerro essa resenha, com um trecho que foi para mim um dos mais especiais (e quem me conhece, saberá bem por quê!):

?Quanto a Sam Clemens, ele acabou por enriquecer ? mas só mudando de emprego. O garimpeiro fracassado começou a escrever sobre suas aventuras usando o pseudônimo de Mark Twain. Ele voltou para o leste e criou o livro mais celebrado da literatura norte-americana, ?As Aventuras de Huckleberry Finn?.?

Paulo 10/04/2020

Foi o livro que eu precisava neste momento
Aqueles que gostam de livros de história provavelmente gostarão desta obra de James West, e aqueles que buscam livros fáceis de ler vão encontrar aqui uma boa opção.

É um livro curto, como diz o próprio título, composto por quarenta capítulos de rápida leitura. Embora curto, o livro não é superficial nem tendencioso; digamos que ele é introdutório. Os capítulos caminham com a história daquela nação que começou de forma tão frágil e que viria a se tornar a maior potência da civilização moderna em muitos aspectos. O livro percorre um período que vai desde o descobrimento do Novo Mundo pelos europeus até meados de 2001, mas ele menciona alguns fatos posteriores a essa data. Ou seja, o livro viaja por tempos que consideramos remotos até os dias de hoje, quando já tínhamos nascido. Uma amostra de como pessoas de tão longe fizeram coisas cujas consequências perduram até nos dias de nossas vidas.

Uma tarefa difícil: compilar 500 anos de eventos históricos em tão curto espaço. Mas que seja, quem lê esse livro não o faz com a intenção em se tornar especialista em história estadunidense, mas sim para ler uma introdução de uma cultura tão peculiar e cheia de contradições, essa que surgiu pautada na liberdade e a busca da felicidade mas que mantinha em suas entranhas instituições tão abomináveis como a escravidão. Mas foi a partir desse ideal de liberdade que a história dos Estados Unidos se moldou até os tempos atuais. Quem lê este livro entende um pouco de como os Estados Unidos chegou a ser como conhecemos hoje.

E o autor levanta bons questionamentos durante a obra. O principal deles, já na introdução é sobre como fazemos história: "How do we make history? Most of us think in terms of someone changing the course of events by performing deeds that will endure in human memory. That's making history by living it. I'm someone who makes history another way: I write it."

Gabriel Vitorino 09/07/2020

História dos Estados Unidos
Um relato estimulante sobre a história dos Estado Unidos, livro extremamente acessível com uma fácil leitura, contando a história desde os tempos de sua fundação até os dias de hoje.

@moisesffelipe 08/12/2019

Fascinante e ilustrativo
Às vezes quando vemos o panorama atual do país mais poderoso e Rico da humanidade, não nos damos conta de quais dificuldades eles atravessaram para chegar a posição onde estão hoje. Esse livro para mim foi interessante mas eu descobri que os Estados Unidos da América passaram por muitos maus bocados.

letty 08/06/2023

Para um livro de trezentas e tantas páginas, impressiona a forma como o autor trouxe e abordou diversos assuntos.
Larissa 09/06/2023minha estante
que culta

Luciano 24/07/2022

América somos nós
Os americanos tem uma história de povo que nada difere do restante do continente,luta contra os colonizadores,combate a escravidão e preconceito racial.
E esse livro conta sem muito aprofundamento a história da maior potência militar,pra quem tem curiosidade em como eles se tornaram esse grande país,vale a pena ler.

andre_santos 18/02/2023

Viagem histórica
A obra realmente representa uma viagem, muito bem escrita e narrada, passando pela descoberta até os últimos acontecimentos da história estadunidense. Impressiona a capacidade de síntese do autor que se evidencia, por exemplo, na descrição concisa dos presidentes americanos. É ainda um livro para dar uma simples noção do que representa os Estados Unidos para eles e para o mundo.

Aroldo Comune 11/08/2023

Uma Breve História dos Estados Unidos
No livro Uma Breve História dos Estados Unidos, James West Davidson consegue, em pouco menos de 350 páginas, resumir toda a história do país norte-americano, abordando desde o descobrimento das Américas até os dias atuais com a criação da internet e sua utilização em massa.
A obra, que traz vários mapas no decorrer de suas páginas, tem uma linguagem tranquila e prazerosa e que faz parecer uma versão romanceada da nação abordada, haja vista que os acontecimentos vão sendo descritos de forma sequenciada cronologicamente.
Entre alguns dos temas que receberam maior destaque, podem-se citar as migrações dos europeus, as aquisições de novos territórios que se tornariam estados, a independência, a escravidão, a segregação racial, as duas grandes guerras mundiais, a crise econômica entre elas, a Guerra Fria e o terrorismo cujo ápice se deu na destruição do World Trade Center.