The Waking Fire

Patricia 25/03/2019

Ótima trilogia
Livro: 5 estrelas
Série: 4 estrelas!
Esperei terminar de ler os três livros para formar minha opinião sobre a trilogia e não correr o risco de me empolgar com o início e levar o tombo da decepção no final.

Algumas pessoas leram a trilogia anterior de Anthony Ryan - A Sombra do Corvo - e a acharam perfeita do livro 01 ao 03. Não foi o meu caso. Amei o primeiro livro mas achei que a estória foi perdendo força e quando terminei o terceiro livro me deparei com aquela sensação triste de decepção e Corazón Partío. Por isso demorei muito a ler essa trilogia, estava arredia com o autor... mas me lembrando do quanto gostei de 'A canção do sangue', resolvi dar uma segunda chance e não me arrependi.

A qualidade da estória permanece consistente durante toda a trilogia. Enquanto muito autores pecam por introduzir vários POV's em suas sequencias, Anthony Ryan começa com 3 que se tornam 4 POV's: suficiente para se ter uma ideia do que acontece em pontos diferentes da narrativa. A maneira como os mistérios vão se desenrolando foram satisfatórios para mim: nada de descobertas que surgem instantaneamente e sem qualquer base. Há sempre pistas deixadas, seja em lendas ou até mesmo em documentos encontrados em meio à espionagem industrial (?!).

O mundo construído, aliás, é fascinante: uma mistura de medieval com primórdios da revolução industrial onde o sangue de dragão é a principal matéria-prima usada tanto no funcionamento das máquinas quanto para magia desenvolvida pelos magos, chamados de Blood-blessed.

Os plots e intrigas entre as duas potências antagonistas que dominam o mundo são interessantes e os personagens, apesar de não terem o mesmo carisma de Vaelin, tiveram força suficiente para me fazer torcer por eles do início ao fim, com coração apertado de ansiedade. Além disso, aqui conheci uma das personagens femininas mais incríveis que encontrei em uma série de fantasia: Lizanne Lethridg.

Sensação maravilhosa ao terminar essa trilogia: satisfação e ansiedade para os próximos livros do autor.