O Capitão Blood

Rafael Sabatini

Resenhas - O Capitão Blood

KeniaCandido 22/04/2024

Interessante.
Eu estava planejando ler Capitão Blood quando eu conseguisse comprar a edição física do livro que a editora Wish publicou após essa edição digital que faz parte da Sociedade das Relíquias Literárias, mas verdade seja dita, nós leitores temos uma longa lista de livros desejados que nunca tem fim e como não tenho parceria com nenhuma editora, sempre dou prioridade para comprar livros que desejo demais na minha biblioteca. Então decidi dar prioridade à leitura deste clássico de 1922 em formato digital mesmo e depois corro atrás da edição física, pois fui agradavelmente surpreendida pela história.

Durante o tumultuado reinado de Jaime II, o irlandês Peter Blood, um médico cavalheiro de trinta e dois anos, escapa por pouco da forca após sua prisão por tratar um rebelde ferido. Condenado por dez anos de escravidão em uma plantação de Barbados. Aqui Blood conhece duas pessoas que terão uma enorme influência em seu futuro: o Coronel Bishop, o cruel e brutal dono de uma plantação e sua linda sobrinha, Arabella, por quem Blood se apaixona. Quando a ilha é atacada por invasores espanhóis, ele aproveita a oportunidade de escapar comandando um de seus navios e de forma, Blood se transforma no famoso Capitão Blood, um pirata temido e respeitado em todo o Caribe.

Navegando pelas costas de Barbados, Jamaica e Tortuga, o Capitão Blood se envolve em uma série de aventuras emocionantes e escapadas ousadas, enquanto é perseguido pelo Coronel Bishop e por um rival espanhol, Don Esteban, que jurou vingança - mas o que define O sangue à parte dos outros piratas que ele conhece é seu senso de honra e seu sonho de um dia limpar seu nome e estabelecer uma vida pacífica. Para o leitor, é óbvio que Peter Blood se tornou um pirata porque sente que não tem escolha – sua única outra opção é permanecer na escravidão.

Capitão Blood é mais do que uma história de aventura. Blood é um daqueles personagens que às vezes pode parecer quase sobre-humano. Ele é um pirata inteligente, carismático e cavalheiro que se saiu bem no Caribe e recebeu comissões não de um, mas de três reis diferentes devido ao seu raciocínio rápido e um estrategista brilhante. Por mais difícil que seja a situação em que ele e seus homens possam se encontrar, ele nunca deixou de encontrar uma maneira imaginativa e engenhosa de sair dela. Eu realmente não consigo encontrar nada do que reclamar da história. Por isso, o leitor pode esperar uma boa história de pirata e aventura marítima fluída e bem prazerosa.

Enfim, recomendo Capitão Blood para todos os leitores que deseja experimentar um clássico leve e rápido de ler. Mesmo que não seja fã de histórias do gênero ou não tem grande interesse em histórias de piratas, ainda sim, vale a pena ler apenas para conhecer Peter Blood!

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2024/03/capitao-blood-rafael-sabatini.html

Livinha 24/12/2023

É um livro bom num geral, cheio de aventuras e com romance. Em certas cenas me lembrou muito a série Black Sails, o que me ajudou muito a imaginar as cenas porque eu não tenho nenhum conhecimento náutico (só fui saber a diferença de popa/proa e estibordo/bombordo agora kkkkk).
Mas livros como esse sempre me dão vontade de ler alguma história de pirata com pessoas não brancas como personagens principais. Nós somos levados a ter pena de Blood e seus companheiros (brancos) porque foram capturados e escravizados, mas personagens negros e indígenas são mencionados de um jeito como se sua qualidade inata fosse servir....isso me incomodou durante toda a leitura.

Ana_Elisa_Toledo 17/04/2023

Um ótimo livro, amei o final ... Talvez mão tenha lido com a atenção devida, alguns detalhes passaram batido por mim.

Giulianna.Silva 24/01/2023

Livro incrível para quem gosta de piratas.
Peter Blood é um médico que por infortúnios do destino e de seu respeito a sua profissão acaba preso, a partir disso, ocorre sequências de eventos que fazem com que o mesmo se torne o pirata mais perigoso de sua época.
A leitura de Capitão Blood não deve ser apressada e sim apreciada com muita calma, não se trata de um livro complexo e sim cheio de detalhes que ao ler por muito tempo pode acabar embaralhando a história. É o livro perfeito para aqueles que gostam de uma boa história de piratas, excelente para conhecer mais sobre os mares da época e aproveitar boas aventuras.

FabioAlves 07/01/2023

Uma aventura das boas
A algum tempo tinha lido somente romances e ainda bem que peguei esse para ler, uma aventura que faz a gente devorar os capítulos, gostei bastante!

DeiaMolder 13/09/2022

Publicado em 1922, um clássico de pirataria, capa e espada, com mocinhas inocentes, porém inteligentes e cavalheiros galantes.?

Um médico e cavalheiro irlandês, Capitão Peter Blood, foi pego em uma artimanha que quase o leva a forca, mas acabou como escravo, isso durante o tumultuoso reinado de James ll em 1620. ?

Ainda bem que conseguiu fugir e consigo levou alguns e com ele tornam-se piratas temidos. ??

Eu gostei muita da história, nada incomodou. Adorei as batalhas entre os navios, o ódio extremo e por vezes caricato do gênio do mal e o romance na medida certa. Me lembrou muito os romances de aventura de Jules Verne.

Ah! E há várias adaptações cinematográficas desse livro de 1950, 1935 e 1924. ?

Valeu muito a leitura!!!!

Raíssa Robles 22/08/2022

O final é legal, mas a leitura é muito enfadonha até o livro ficar interessante. As coisas demoram o livro inteiro pra se desenvolver e só se resolvem no último capítulo, aos 45 do segundo tempo. Tenho dificuldade em abandonar um livro depois que comecei, e só por isso fui até o fim! Mas não recomendo..rs

Alessandro @possati.ale 31/07/2022

Pirataria e Amor
O começo é a parte mais cansativa, isso porque eu acredito que demora bastante até pra podermos entender qual é a de Blood, que é simplesmente ser um homem justo, não importa a situação. É algo fora da curva se pararmos pra refletir que em grande parte do tempo ele é um fora da lei, ou alguém à margem da mesma (escravizado ou pirata ou mercenário).
Blood serve a um tanto de reis diferentes, mas sua conduta continua inabalável, e o belo da história ao meu ver é torcer pelos desmandos do coração desse pirata e médico fervoroso por salvar vidas através de seus talentos em conseguir terminar junto da mulher que com carinho em meio ao inferno da escravidão o deu carinho: Srta. Bishop, a sobrinha do coronel que o acorrentou em Barbados.

Gi 13/07/2022

Recomendo
Livro muito divertido. "O Conde de Monte Cristo" com muito mais aventuras e menos depressão.
Capitão Blood é um personagem incrível e em vários momentos eu gargalhei lendo suas respostas as pessoas.
Amei e recomendo a leitura.
ekatherinah 08/11/2022minha estante
só pelo "menos depressão" já me convenceu hahaha'

Maria14598 07/07/2022

Esse foi o primeiro "livro de pirata" que eu li, e valeu super a pena. A escrita é muito tranquila de acompanhar e todos, absolutamente todos os personagens são carismáticos.

Sai daqui com mais um crush literário

dudínea. 18/06/2022

Uma aventura pirata maravilhosa!
Esse livro foi muito melhor do que eu imaginava que seria (e eu já imaginava que seria bom).
Gostei muito dessa aventura pirata e o Capitão Blood é, com certeza, um personagem interessantíssimo. A maneira como ele sai de situações quase impossíveis, não contando somente com a sorte, faz dele alguém inteligente e perspicaz.
Apesar de eu ter um pouco de dificuldade em entender alguns termos náuticos utilizados pelo autor, principalmente na descrição de cenas de ação, isso não tornou a leitura ruim. Na verdade, a escrita do autor fez como que eu me sentisse uma verdadeira espectadora dos conflitos, mesmo que não fosse totalmente claro o que acontecia. Senti como se estivesse assistindo um filme enquanto lia.
Até mesmo o pouco de romance que teve, deixou o meu coração alegre e satisfeito.
Simplesmente uma ótima leitura, com personagens e aventuras piratas maravilhosas!
Ps: O final é muito satisfatório ????

Roberta Irds 15/03/2022

Peter Blood é um médico irlandês falsamente acusado de traição por tratar um rebelde ferido. Condenado a forca, questão essa que escapara por pouco, e ainda sim a injustiça lhe reservava dez anos de escravidão em uma plantação em Barbados.
Sendo ele médico, Peter Blood teve uma certa liberdade na ilha por causa de suas habilidades e durante um acontecimento fortuito (e nada planejado) ele escapa do seu cativeiro para embarcar em uma carreira como pirata.

Um homem totalmente astuto, inteligente, sarcástico e de língua solta é o mais incrível dos piratas que conheci durante minhas leituras. Há algo totalmente contraditório nessa história e por isso mesmo que rende tantas aventuras esplêndidas: Peter Blood é um pirata com honra!
Ele nunca perdeu o desejo de limpar seu nome para retornar à Inglaterra. Porém como se provar um homem honrado se ele viaja pelos mares em companhia de piratas (sendo ele mesmo um pirata)?
Isso você só vai descobrir lendo!

Apesar de ser um livro consideravelmente grande com suas 500 páginas, confesso que no início a escrita de Sabatini não é muito fluída e pode ser meio cansativa...mas não desistam! Eu facilmente leria três mil páginas com as aventuras de Peter Blood!
Capitão Blood é um livro com uma história riquíssima, envolvente e com um protagonista cativante e honrado.

pimet800 21/01/2022

Capitão Blood
Capitão Blood é uma das principais obras de Rafael Sabatini, publicada originalmente em 1922, e que conta a história de Peter Blood, um irlandês de 32 anos, filho de um médico com uma dama, que estudou medicina no Trinity College, em Dublin. A herança que seus pais lhe deixaram permitiu que Peter se aventurasse pelo mundo e conhecesse diversas nacionalidades e que, inclusive, servisse com os holandeses, na época em que estes guerreavam contra a França. Além disso, o leitor é informado logo no início do livro sobre o gosto que o protagonista tem pelo mar e embarcações: “a predileção pelo mar o fez decidir que esse serviço deveria ser naquele elemento”. Assim temos algumas das características que irão nortear os rumos do Capitão Peter Blood ao longo de diversas aventuras pelos mares do Caribe, na segunda metade do séc. XVII.

No tempo anterior a história narrada, Blood fora confinado a uma prisão espanhola durante dois anos, embora não seja dito como isso ocorreu. Este fato é especialmente importante para ajudar a construir a personalidade do protagonista e, consequentemente, a antipatia que este possui para com os espanhóis.

Peter Blood é um homem magro, alto, de olhos claros, que busca a todo momento por aceitação. Basicamente todas as escolhas que faz, as lutas que trava, os aliados dos quais se aproxima e os inimigos aos quais odeia são para ele próprio seja considerado como alguém honrado, embora tenha em sua companhia aqueles que não são exatamente as pessoas mais honradas para se estar ao lado: piratas. Isso cria um dilema em sua jornada, pois a cada passo que caminha em direção à honra, menos honrado é considerado pelas pessoas a quem reserva respeito. Ele se considera alguém extremamente incompreendido.

O irlandês é facilmente reconhecido como alguém muito inteligente e perspicaz, de língua tão afiada que comumente é considerado insolente. Também por esta característica, mas não apenas por ela, ele constrói uma rede de inimigos ao longo das viagens nos mares das Índias Ocidentais (mar do Caribe). Eles variam de piratas, captores escravocratas, passando por médicos, nobres, juízes e, até, governadores e vice-governadores. Em um dos muitos embates narrados, ao ser questionado por um juiz sobre o porquê de ter socorrido um inimigo da corte, Blood responde: “– Meu negócio, meu senhor, era com suas feridas, não com sua política.”

A história possui bastantes personagens, o que pode dificultar a leitura em alguns momentos caso o leitor não esteja atento. Peter Blood constrói uma série de relacionamentos com seus subordinados e autoridades, além de vários desafetos que atravessam seu caminho. Além disso, em todo momento há referências a locais não muito comuns, que podem fazer o leitor se sentir um tanto perdido. Acredito que se no início do livro existisse um mapa da América Central, principalmente das Antilhas, no mar do Caribe, apontando as principais ilhas onde a aventura se passa, seria mais fácil para o leitor entender as estratagemas do Capitão no momento de surpreender alguns de seus adversários. Confesso que tive de abrir o Google em mais de uma oportunidade para me familiarizar com a geografia. Outro ponto que dificulta a leitura é o vocabulário náutico presente no texto. Desde partes de navio, que possuem detalhamento nas descrições, até posicionamento geográfico latitude e longitudinais, exigem que o leitor busque nos dicionários seus respectivos significados para se situar.

Assim, conclui-se que o texto de Sabatini não é dos mais fáceis, contudo mantém a mesma cadência desde o primeiro capítulo até o derradeiro, isto é, as coisas acontecem paulatinamente, sem que o leitor fique com qualquer dúvida sobre o que estava pensando ou sentindo determinado personagem. Por exemplo:

“Sua Excelência afirmou sua autoridade. Foi por suas ordens que Blood tinha se dedicado aos espanhóis feridos, e suas ordens deveriam ser cumpridas. Não havia mais nada a ser dito.
O Coronel Bishop tinha outra opinião. Em sua opinião, havia muito a ser dito. Ele disse isso, com grande circunstância, bem alto, de um jeito veemente e obsceno – pois sabia ser fluentemente obsceno quando movido pela raiva.”

Apesar de extenso, o livro é saboroso, divertido e com muitas reviravoltas. O protagonista é cativante e, nos momentos em que fica ausente na história, sem demora sentimos sua falta. Os vilões variam bastante de um para outro, com diferentes motivações e interesses em suas causas. E como não poderia deixar de ser citada, existe uma personagem feminina forte, a exemplo de outras que já vimos na literatura, como Capitu por exemplo, que não se submete aos estereótipos de mulher frágil, pelo contrário. Isso cria um conflito nos pensamentos e nas emoções de Peter Blood, pois esta é uma relação que tem muita dificuldade para lidar, visto que atinge seu lado emocional como poucos outros personagens o conseguem fazer.

“A voz era nítida e de menino, e havia algo de menino em seus modos – se é que se pode aplicar o termo a uma dama tão delicada. Talvez viesse de uma tranquilidade, de uma franqueza que desprezava os artifícios e seu sexo e a colocava em bons termos com o mundo todo. (...) Ela usava com todos os homens uma franqueza fraternal que contém em si uma qualidade de indiferença, dificultando que qualquer homem se tornasse seu amante.”

Enfim, um excelente livro e que recomendo a todos.

Delam 28/12/2021

Temática interessante, mas deixa um pouco a desejar...
Nas primeiras páginas da narrativa eu fiquei completamente encantada com aquilo que a mesma propunha, mas a medida em que fui avançando na história comecei a achar que a escrita foi se tornando arrastada e densa.

É sem dúvida muito interessante acompanhar a vida desse pirata que tenta manter sua honra e as aventuras pelas quais o mesmo passa, tal como sua genialidade brilhante para resolver os conflitos que vão surgindo, mas ao mesmo tempo parece tudo muito "fácil". Do meio do livro para o final eu senti que as coisas demoravam muito para ficarem realmente interessantes e quando ficavam, a resolução era sempre muito rápida, deixando as coisas meio mornas.

Ademais, acredito que o final tenha sido raso, como se o autor tivesse resolvido tudo as pressas porque a narrativa estava se estendendo demais. De todo modo, é uma experiência que vale a pena e que me serviu de passatempo durante boas semanas, que traz uma temática diferente das que estou acostumada.

Se você curte uma pirataria 'ética', esse é o livro para você!