Capitão Blood

Capitão Blood Rafael Sabatini
Rafael Sabatini
Rafael Sabatini




Resenhas - O Capitão Blood


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Gi 13/07/2022

Recomendo
Livro muito divertido. "O Conde de Monte Cristo" com muito mais aventuras e menos depressão.
Capitão Blood é um personagem incrível e em vários momentos eu gargalhei lendo suas respostas as pessoas.
Amei e recomendo a leitura.
ekatherinah 08/11/2022minha estante
só pelo "menos depressão" já me convenceu hahaha'




Moises Celestino 09/08/2020

"Um Certo Capitão Blood"...
Romance clássico do gênero aventura, "O Capitão Blood", é deveras fascinante! Sou fã da obra do mestre Rafael Sabatini. A leitura deste livro ainda cativa o leitor ávido por romances de cunho histórico. Um dos meus favoritos!
comentários(0)comente



Delam 28/12/2021

Temática interessante, mas deixa um pouco a desejar...
Nas primeiras páginas da narrativa eu fiquei completamente encantada com aquilo que a mesma propunha, mas a medida em que fui avançando na história comecei a achar que a escrita foi se tornando arrastada e densa.

É sem dúvida muito interessante acompanhar a vida desse pirata que tenta manter sua honra e as aventuras pelas quais o mesmo passa, tal como sua genialidade brilhante para resolver os conflitos que vão surgindo, mas ao mesmo tempo parece tudo muito "fácil". Do meio do livro para o final eu senti que as coisas demoravam muito para ficarem realmente interessantes e quando ficavam, a resolução era sempre muito rápida, deixando as coisas meio mornas.

Ademais, acredito que o final tenha sido raso, como se o autor tivesse resolvido tudo as pressas porque a narrativa estava se estendendo demais. De todo modo, é uma experiência que vale a pena e que me serviu de passatempo durante boas semanas, que traz uma temática diferente das que estou acostumada.

Se você curte uma pirataria 'ética', esse é o livro para você!
comentários(0)comente



Moises Celestino 25/08/2020

"O Fabuloso Capitão Blood"
Reler "O Capitão Blood", é embarcar para sempre numa instigante e movimentada aventura marítima, elaborada magistralmente pelo célebre escritor Rafael Sabatini. Hoje em dia, não se encontram mais belas e elegantes histórias deste gênero literário como antigamente. Este romance teve uma excelente adaptação para o cinema em 1935, com Errol Flynn no papel do protagonista prinicipal.
comentários(0)comente



Alessandro @possati.ale 31/07/2022

Pirataria e Amor
O começo é a parte mais cansativa, isso porque eu acredito que demora bastante até pra podermos entender qual é a de Blood, que é simplesmente ser um homem justo, não importa a situação. É algo fora da curva se pararmos pra refletir que em grande parte do tempo ele é um fora da lei, ou alguém à margem da mesma (escravizado ou pirata ou mercenário).
Blood serve a um tanto de reis diferentes, mas sua conduta continua inabalável, e o belo da história ao meu ver é torcer pelos desmandos do coração desse pirata e médico fervoroso por salvar vidas através de seus talentos em conseguir terminar junto da mulher que com carinho em meio ao inferno da escravidão o deu carinho: Srta. Bishop, a sobrinha do coronel que o acorrentou em Barbados.
comentários(0)comente



DeiaMolder 13/09/2022

Publicado em 1922, um clássico de pirataria, capa e espada, com mocinhas inocentes, porém inteligentes e cavalheiros galantes.?

Um médico e cavalheiro irlandês, Capitão Peter Blood, foi pego em uma artimanha que quase o leva a forca, mas acabou como escravo, isso durante o tumultuoso reinado de James ll em 1620. ?

Ainda bem que conseguiu fugir e consigo levou alguns e com ele tornam-se piratas temidos. ??

Eu gostei muita da história, nada incomodou. Adorei as batalhas entre os navios, o ódio extremo e por vezes caricato do gênio do mal e o romance na medida certa. Me lembrou muito os romances de aventura de Jules Verne.

Ah! E há várias adaptações cinematográficas desse livro de 1950, 1935 e 1924. ?

Valeu muito a leitura!!!!
comentários(0)comente



Ana_Elisa_Toledo 17/04/2023

Um ótimo livro, amei o final ... Talvez mão tenha lido com a atenção devida, alguns detalhes passaram batido por mim.
comentários(0)comente



Moises Celestino 10/08/2020

:O Retorno do Capitão Blood"
Rafael Sabatini, magistral como sempre, se destacou no gênero aventura com a elaboração de célebres romances com piratas. "A Volta do Capitão Blood", continuação do primeiro, possui linguagem vibrante, elegante e agradável, a leitura cheia de sagacidade que nos deixa com um quê de nostalgia. Faz parte da minha estante e recomendo aos apreciadores da obra de Sabatini.
comentários(0)comente



pimet800 21/01/2022

Capitão Blood
Capitão Blood é uma das principais obras de Rafael Sabatini, publicada originalmente em 1922, e que conta a história de Peter Blood, um irlandês de 32 anos, filho de um médico com uma dama, que estudou medicina no Trinity College, em Dublin. A herança que seus pais lhe deixaram permitiu que Peter se aventurasse pelo mundo e conhecesse diversas nacionalidades e que, inclusive, servisse com os holandeses, na época em que estes guerreavam contra a França. Além disso, o leitor é informado logo no início do livro sobre o gosto que o protagonista tem pelo mar e embarcações: “a predileção pelo mar o fez decidir que esse serviço deveria ser naquele elemento”. Assim temos algumas das características que irão nortear os rumos do Capitão Peter Blood ao longo de diversas aventuras pelos mares do Caribe, na segunda metade do séc. XVII.

No tempo anterior a história narrada, Blood fora confinado a uma prisão espanhola durante dois anos, embora não seja dito como isso ocorreu. Este fato é especialmente importante para ajudar a construir a personalidade do protagonista e, consequentemente, a antipatia que este possui para com os espanhóis.

Peter Blood é um homem magro, alto, de olhos claros, que busca a todo momento por aceitação. Basicamente todas as escolhas que faz, as lutas que trava, os aliados dos quais se aproxima e os inimigos aos quais odeia são para ele próprio seja considerado como alguém honrado, embora tenha em sua companhia aqueles que não são exatamente as pessoas mais honradas para se estar ao lado: piratas. Isso cria um dilema em sua jornada, pois a cada passo que caminha em direção à honra, menos honrado é considerado pelas pessoas a quem reserva respeito. Ele se considera alguém extremamente incompreendido.

O irlandês é facilmente reconhecido como alguém muito inteligente e perspicaz, de língua tão afiada que comumente é considerado insolente. Também por esta característica, mas não apenas por ela, ele constrói uma rede de inimigos ao longo das viagens nos mares das Índias Ocidentais (mar do Caribe). Eles variam de piratas, captores escravocratas, passando por médicos, nobres, juízes e, até, governadores e vice-governadores. Em um dos muitos embates narrados, ao ser questionado por um juiz sobre o porquê de ter socorrido um inimigo da corte, Blood responde: “– Meu negócio, meu senhor, era com suas feridas, não com sua política.”

A história possui bastantes personagens, o que pode dificultar a leitura em alguns momentos caso o leitor não esteja atento. Peter Blood constrói uma série de relacionamentos com seus subordinados e autoridades, além de vários desafetos que atravessam seu caminho. Além disso, em todo momento há referências a locais não muito comuns, que podem fazer o leitor se sentir um tanto perdido. Acredito que se no início do livro existisse um mapa da América Central, principalmente das Antilhas, no mar do Caribe, apontando as principais ilhas onde a aventura se passa, seria mais fácil para o leitor entender as estratagemas do Capitão no momento de surpreender alguns de seus adversários. Confesso que tive de abrir o Google em mais de uma oportunidade para me familiarizar com a geografia. Outro ponto que dificulta a leitura é o vocabulário náutico presente no texto. Desde partes de navio, que possuem detalhamento nas descrições, até posicionamento geográfico latitude e longitudinais, exigem que o leitor busque nos dicionários seus respectivos significados para se situar.

Assim, conclui-se que o texto de Sabatini não é dos mais fáceis, contudo mantém a mesma cadência desde o primeiro capítulo até o derradeiro, isto é, as coisas acontecem paulatinamente, sem que o leitor fique com qualquer dúvida sobre o que estava pensando ou sentindo determinado personagem. Por exemplo:

“Sua Excelência afirmou sua autoridade. Foi por suas ordens que Blood tinha se dedicado aos espanhóis feridos, e suas ordens deveriam ser cumpridas. Não havia mais nada a ser dito.
O Coronel Bishop tinha outra opinião. Em sua opinião, havia muito a ser dito. Ele disse isso, com grande circunstância, bem alto, de um jeito veemente e obsceno – pois sabia ser fluentemente obsceno quando movido pela raiva.”

Apesar de extenso, o livro é saboroso, divertido e com muitas reviravoltas. O protagonista é cativante e, nos momentos em que fica ausente na história, sem demora sentimos sua falta. Os vilões variam bastante de um para outro, com diferentes motivações e interesses em suas causas. E como não poderia deixar de ser citada, existe uma personagem feminina forte, a exemplo de outras que já vimos na literatura, como Capitu por exemplo, que não se submete aos estereótipos de mulher frágil, pelo contrário. Isso cria um conflito nos pensamentos e nas emoções de Peter Blood, pois esta é uma relação que tem muita dificuldade para lidar, visto que atinge seu lado emocional como poucos outros personagens o conseguem fazer.

“A voz era nítida e de menino, e havia algo de menino em seus modos – se é que se pode aplicar o termo a uma dama tão delicada. Talvez viesse de uma tranquilidade, de uma franqueza que desprezava os artifícios e seu sexo e a colocava em bons termos com o mundo todo. (...) Ela usava com todos os homens uma franqueza fraternal que contém em si uma qualidade de indiferença, dificultando que qualquer homem se tornasse seu amante.”

Enfim, um excelente livro e que recomendo a todos.
comentários(0)comente



Maria14598 07/07/2022

Esse foi o primeiro "livro de pirata" que eu li, e valeu super a pena. A escrita é muito tranquila de acompanhar e todos, absolutamente todos os personagens são carismáticos.

Sai daqui com mais um crush literário
comentários(0)comente



Raíssa Robles 22/08/2022

O final é legal, mas a leitura é muito enfadonha até o livro ficar interessante. As coisas demoram o livro inteiro pra se desenvolver e só se resolvem no último capítulo, aos 45 do segundo tempo. Tenho dificuldade em abandonar um livro depois que comecei, e só por isso fui até o fim! Mas não recomendo..rs
comentários(0)comente



Roberta Irds 15/03/2022

Peter Blood é um médico irlandês falsamente acusado de traição por tratar um rebelde ferido. Condenado a forca, questão essa que escapara por pouco, e ainda sim a injustiça lhe reservava dez anos de escravidão em uma plantação em Barbados.
Sendo ele médico, Peter Blood teve uma certa liberdade na ilha por causa de suas habilidades e durante um acontecimento fortuito (e nada planejado) ele escapa do seu cativeiro para embarcar em uma carreira como pirata.

Um homem totalmente astuto, inteligente, sarcástico e de língua solta é o mais incrível dos piratas que conheci durante minhas leituras. Há algo totalmente contraditório nessa história e por isso mesmo que rende tantas aventuras esplêndidas: Peter Blood é um pirata com honra!
Ele nunca perdeu o desejo de limpar seu nome para retornar à Inglaterra. Porém como se provar um homem honrado se ele viaja pelos mares em companhia de piratas (sendo ele mesmo um pirata)?
Isso você só vai descobrir lendo!

Apesar de ser um livro consideravelmente grande com suas 500 páginas, confesso que no início a escrita de Sabatini não é muito fluída e pode ser meio cansativa...mas não desistam! Eu facilmente leria três mil páginas com as aventuras de Peter Blood!
Capitão Blood é um livro com uma história riquíssima, envolvente e com um protagonista cativante e honrado.
comentários(0)comente



dudínea. 18/06/2022

Uma aventura pirata maravilhosa!
Esse livro foi muito melhor do que eu imaginava que seria (e eu já imaginava que seria bom).
Gostei muito dessa aventura pirata e o Capitão Blood é, com certeza, um personagem interessantíssimo. A maneira como ele sai de situações quase impossíveis, não contando somente com a sorte, faz dele alguém inteligente e perspicaz.
Apesar de eu ter um pouco de dificuldade em entender alguns termos náuticos utilizados pelo autor, principalmente na descrição de cenas de ação, isso não tornou a leitura ruim. Na verdade, a escrita do autor fez como que eu me sentisse uma verdadeira espectadora dos conflitos, mesmo que não fosse totalmente claro o que acontecia. Senti como se estivesse assistindo um filme enquanto lia.
Até mesmo o pouco de romance que teve, deixou o meu coração alegre e satisfeito.
Simplesmente uma ótima leitura, com personagens e aventuras piratas maravilhosas!
Ps: O final é muito satisfatório ????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



FabioAlves 07/01/2023

Uma aventura das boas
A algum tempo tinha lido somente romances e ainda bem que peguei esse para ler, uma aventura que faz a gente devorar os capítulos, gostei bastante!
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR