Entropia

Entropia Alexandre Marques Rodrigues

Resenhas - Entropia

Ricardo.Augusto 12/04/2017

Uma verdadeira perda de tempo
Um livro, normalmente, tem seu julgamento iniciado pela capa, que neste caso se mostrara extremamente promissora, mas capítulo após capítulo se mostrou apenas uma narrativa de momentos sexuais banais e pouco conteúdo narrativo efetivo, ou seja, apenas uma pornochanchada ruim. Na minha opinião, vale apenas se você quiser desperdiçar um pouco da sua vida, como eu fiz.

Valnikson 19/12/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Entropia
O paulista Alexandre Marques Rodrigues tem muito de sua formação como psicólogo em sua literatura, mostrando-se um sensível observador do comportamento e das relações humanas. Bastante elogiado pela destreza e refinamento no trato com a narrativa curta, ele marcou sua estreia no gênero romance com 'Entropia', explorando as diversas facetas do desejo, da dependência e do silêncio através de personagens embebidos em dolorosa complexidade. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2016/09/04/72-entropia/

Dicas Literárias 15/11/2016

#Resenha 92, Entropia, do autor Alexandre Marques Rodrigues.
Sinopse: Um ousado romance do mesmo autor de ''Parafilias''. Em ''Entropia'', Alexandre Marques Rodrigues mais uma vez mostra pleno domínio das técnicas narrativas: em um ousado romance, o autor se emaranha por toda a complexidade de seus personagens, em um enredo que se desconcentra na ideia, concretizada ou não, de viagem, de procura (ou será de fuga?) de si mesmo ou do corpo enterrado da mãe. Tudo cumprido, Alexandre Marques Rodrigues vai muito além. O jogo de identidades entre personagens – que perturba o leitor tanto quanto lhe impõe investigá-los, decifrá-los, mapeá-los, confirmá-los a cada página – é caso muito sério, ocasião em que a literatura capta o espírito dissolvido de um tempo sem que da engenharia do escritor se ouça o mais mínimo ruído.

#RESENHA

Trago mais uma resenha para vocês, dessa vez, é do livro do autor nacional Alexandre Marques Rodrigues, ENTROPIA, sim o nome é estranho, mas você já deve ter lido esse nome em algum lugar!
Sim, na escola!
Mas o que é entropia? Em termodinâmica, entropia é a medida de desordem das partículas em um sistema físico.
Saindo da aula de física, voltamos para o livro. Bom, a obra não foi o que eu esperava. Primeiro acho que pedi o livro errado, por que ao ler no catálogo de pedidos achei que se tratava de uma obra sobre escrita e tal, dicas de escrever, mas na verdade é um romance, com várias histórias dentro.
O livro tem uma formatação muito diferente, mas não é algo incomum, não para mim, pois já vi livros assim, onde nenhum parágrafo se inicia com letra maiúscula. É bem diferente, mas o problema todo não é esse, e sim, a forma louca como o autor construir tudo.
Ele constrói três ou talvez quatro personagens, Constantina, Roberto (ou Bernardo?) e Cecilia. O autor escreve a obra no ponto de vista de todos os personagens acho que foi por isso que me confundi, por que para mim livros assim deixam muito confuso o leitor.
Ai você me pergunta: do que se trata a história? Bem, eu não entendi muito, mas traições, vida dupla e distanciamento são palavras chaves nessas histórias. São pessoas que se ligam no livro.
Para quem curti histórias bem loucas esse é uma boa escolha!

Resenhado por Tony

site: http://dicassliterarias.blogspot.com.br/2016/11/resenha-92-entropia-do-autor-alexandre.html

Ana 31/08/2016

Entropia, de Alexandre Marques Rodrigues, me chamou atenção justamente pelo nome. Não que eu seja muito fã de Termodinâmica nem nada, mas o conceito em si, de uma grandeza que mede a desordem das partículas de um sistema físico, é muito interessante. Eu não imaginava o que esperar do livro, que é bastante complexo — pelo menos para mim — e terminei a leitura com uma sensação de confusão gigante em minha cabeça.

No começo, achei de verdade que se tratava de um livro de contos. Só após alguns capítulos lidos percebi que as histórias, que na minha cabeça eram desconexas, estavam totalmente interligadas. Constantina, Roberto — ou Bernardo? — e Cecilia (mulher e gata) são personagens tão intrincados que não consigo simplesmente falar deles aqui. Para ser sincera, não consigo entendê-los. Por exemplo, como é que Cecilia aceitava a vida dupla do marido? E como Constantina simplesmente se contentava em ser a outra, se contentava com um relacionamento tão distante e precário? Por quais motivos Roberto insistia em manter uma vida dupla? São várias perguntas que eu simplesmente não consigo responder e se o livro as tiver me dado, não consegui encontrá-las, entendê-las.

A diagramação do livro foi um baque para mim. Os parágrafos são iniciados com letras minúsculas e há várias palavras começando com letras maiúsculas em meio a uma frase. Se Alexandre Marques optou por trabalhar assim para causar uma certa estranheza no leitor, claramente conseguiu. Li Entropia inteiro morrendo de gastura daquilo e infelizmente meus olhos não conseguiram se acostumar.

Creio que o livro em si foi feito para incomodar o leitor, tirá-lo de sua zona de conforto. O sexo está tão presente que acabou se tornando personagem principal do livro. Algumas cenas são tão impactantes que me tiraram do eixo, alguns pensamentos e vontades dos personagens são tão desconcertantes que acho até desnecessário falar sobre eles aqui. E por falar em pensamentos e vontades, para mim, o ponto alto do livro foi o tipo de narração escolhida, sob o ponto de vista dos três — ou quatro — personagens principais, que como já sabemos, nos dá a chance de pelo menos tentar entender a história como um todo por meio de variados sentimentos.

Infelizmente, Entropia não conseguiu me agradar. Fiquei tão confusa com a história, com o enredo, com os personagens que, quando por fim terminei de ler, fiquei me perguntando se realmente entendi alguma coisa. É claro que não descarto a informação de o problema estar comigo, ou simplesmente de o desejo do autor ser realmente causar essa confusão, mas a verdade é que eu não gostei nem um pouco.

site: http://www.roendolivros.com.br/