Que Você É Esse?

Que Você É Esse? Antonio Risério

Resenhas - Que Você É Esse?

Pedro.Cebola 16/01/2019

Que você é esse, Antonio Risério?
Em 2016 foi lançado ‘Que Você é esse?’ (São Paulo, Record), o mais recente livro do escritor, antropólogo, sociólogo, poeta e historiador Antonio Risério. Fatiando o romance com pequenos contos ao longo do texto, Risério nos conta a história geracional do seu Brasil e das raízes originárias do país.
O romance acompanha a vida de Daniel Kertzman, um judeu filho de imigrantes (com o perdão do quase pleonasmo) que, apesar de ficcional, viveu um Brasil de verdade. Envolvido com o sonho socialista e os fervores da contracultura, sobram-nos referências a Caetanos, Glaubers, Walys e demais figuras do primeiro escalão da história cultural tupiniquim. O próprio título do livro brinca com seu conteúdo, já que Kertzman e as demais personagens de seu grupo de amigos são das mais variadas personalidades e vivem situações que podem muito bem ter acontecido a cada leitor, caso este tenha sido um jovem nos anos 60. O próprio autor empresta muito de si aos personagens, embora tenha dito em entrevistas que não é representado oficialmente por nenhum deles.
Em seu passeio geracional, Risério consegue tocar os mais variados temas: O uso de drogas, liberdade sexual, o mito da fidelidade, o candomblé como patrimônio cultural, escravidão (como nos melhores contos de Kertzman, chamados A solar do Sertão e Abertura dos Poros, respectivamente), o homossexualismo (grafia que o autor parece fazer questão de utilizar) e corrupção política.
Conhecido como figura polêmica, ‘Que você é esse?’ não economiza em alvos para a mira do autor. Alguns mais repetidamente como: O pseudo intelectualismo – Enquanto a erudição é celebrada como uma característica dos bons, a falta intelectual é a baixeza, a vilania; os evangélicos – Inimigos da cultura que demonizaram o candomblé e pretendem tomar o poder político; e, por fim, o PT – parte que gerou mal-estar entre o autor e a editora, já que o lançamento coexistiu com a proposta de impeachment da presidente petista que governava em 2016.
Por ser uma leitura prazerosa, quase podendo ser chamada de antiacadêmica e, definitivamente, politicamente incorreta, ‘Que você é esse?’ deixa um sabor prazeroso nos lábios ao fim – por mais que não agrade ao leitor todos os ingredientes ali componentes, a mistura, no final, é doce como um saboroso suco de fruta brasileira.