Descobri que Estava Morto

Descobri que Estava Morto João Paulo Cuenca

Resenhas - Descobri que estava morto

@varaomichel 11/10/2016

"Descobri que estava morto" é um livro de leitura rápida, a respeito da crise de uma personagem que descobre, ao precisar da delegacia por um incidente com seus vizinhos, que tinha sido declarada morta havia 3 anos. Isso se passa no Rio pré-olímpico. Com digressões sobre a especulação imobiliária, a incongruência da cidade em estar destruindo os marcos importantes de seu passado e forjando novos marcos sobre expectativas flutuantes se relaciona com a trajetória da personagem. Ambos com corpos declarados mortos - o dele por uma declaração do IML, e os da cidade pelas marcas de despejo estampadas em fachadas de casas na região a ser "revitalizada" - e com corpos que seguem vivos mas que estão agora marcados pela morte. O estilo do autor sustenta boa parte do livro mais do que a trama em si. Acredito que, de fato, a trama não seja a coisa mais importante de um livro, mas senti que é muito errante o encerramento da história. O estilo muda de maneira muito abrupta e a sensação é de que o Cuenca só quer terminar o livro de uma vez. O livro contém reflexões interessantes e tem a intenção de ser moderno abordando temas geopolíticos e de organização social recentes. Eu comprei o livro pelo ótimo texto do autor publicado na Granta (que está presente nessa história) e pela indicação de Enrique Vila-Matas na contra capa, tinha expectativas altas e no fim...
Ana 10/02/2017minha estante
e no fim ... rs exatamente!

Carla 20/03/2023minha estante
Adorei a sua resenha. Gostei da analogia que apontaste sobre a morte da cidade e a morte do escritor, ambos morrendo em vida. A prosa do autor é bem interessante, mas acho que faltou mesmo uma linha narrativa para conduzir a um final mais alicerçado na história que prometeu contar.

@varaomichel 04/04/2023minha estante
Obrigado pela gentileza! Nunca mais li nenhum livro dele, mas tenho aqui o "O único final feliz possível para uma história de amor é um acidente". Parece uma ficção científica. Me deixou curioso, em breve eu devo ler. Boas leituras!

Carla 05/04/2023minha estante
O título do livro parece bem instigante! Aguardarei as tuas percepções.

Mari 03/08/2021

"O limite entre a resistência e a desistência é muito estreito. Às vezes, é quase invisível. Também a fronteira entre o pessimismo e a coragem costuma nos confundir. São territórios limítrofes, em geral desérticos e habitados por nômades ou suicidas."

Este é o típico livro que termino de ler sem saber exatamente o que pensar. Foi meu primeiro do João Paulo Cuenca, e gostei da escrita, o texto flui, tem alguma coisa ali que me prende, vou lendo, sempre querendo caminhar por ali. Mas, é uma forma de literatura que não prioriza o enredo, então acaba havendo uma superposição de fatos quase exasperante, em alguns momentos. Outras estranhezas, como o universo peculiar do personagem principal, não deixam de ser um trieiro um pouco mais árduo de percorrer, mas não prejudica a leitura.
É um livro que traz uma experiência muito particular do autor - que descobriu ter sido registrada uma ocorrência policial da morte de alguém que usava seu documento de identidade - fato que dispara uma espécie de epifania muito pessoal, como se o autor se transmutasse em personagem e tivesse que percorrer também uma via crucis de morte, de dissolução.
Vale a leitura, apesar de para mim, fazer falta um pouco mais do contar de uma história.
Vitoria 03/08/2021minha estante
Uma escrita dele para si próprio, foi o que tua resenha me fez pensar. Algo como os tantos relatos sobre "o que aprendi no caminho de Santiago", que dizem muito de si para si.

Mari 04/08/2021minha estante
Pois é, eu acho que é um texto com excesso de elementos, talvez... metade é essa epifania muito pessoal, metade é uma tentativa de demonstrar essa dissolução também do contexto (Rio de Janeiro pré-Olimpíadas 2014, acaba que isso não coloquei na resenha, mas é um traço forte do livro, uma denúnica de um estado de coisas institucional/social catastrófico). O lance é que fica mesmo informação demais, enredo de menos... confuso

Joice (Jojo) 28/06/2017

Exercício do ego
Eu não era familiarizada com a escrita de João Paulo Cuenca, sendo este meu primeiro contato com o autor brasileiro. Famoso por suas crônicas (que nunca li), ele chegou até mim bem recomendado, e achei a proposta do livro bem interessante. Contudo, toda a leitura foi uma grande decepção.

No sentido de domínio da linguagem escrita como técnica, não há dúvida de que Cuenca é um bom escritor. E, talvez, as crônicas sejam mesmo um estilo mais adequado ao estilo dele, que gosta de deixar o pensamento seguir seu próprio curso e, quando percebemos, um assunto já virou outro, que virou outro, que virou outro... Contudo, para um livro com (supostamente) começo, meio e fim, a escrita do autor é desesperadora.

Em "Descobri que estava morto", o enredo principal não ocupa mais do que poucas dezenas de páginas. O restante são regressões do autor sobre literatura, política, ego, relacionamentos, mercado imobiliário, Copa do Mundo, raízes, drogas, etc., etc., etc. Algumas dessas reflexões são até interessantes, mas na maioria tive a clara sensação de que o autor estava lustrando o próprio ego.

A frase mais verdadeira deste livro foi proferida pelo personagem de Roberto Protz: "no fim das contas, o movimento de encarecimento da cidade e as violações dos direitos humanos me incomodavam apenas o suficiente para eu me aproveitar disso num livro antes de me mudar de cidade e de país".

Não recomendo.
buca 05/11/2017minha estante
me senti da mesma forma! a trama principal do livro fica abandonada e no final achei que nem fez sentido. além disso, me incomodou a forma como o autor retrata as mulheres no livro. foi uma leitura bem decepcionante :(

Milena 10/07/2021

Descobri que estava morto
Uma obra nada óbvia, em que o autor descobre, acidentalmente, que fora considerado morto anos antes. Discorre sobre o mundo que o cerca, enquanto investiga a sua ?morte?. O foco está no meio, no desenrolar da trama, sem preocupação com um desfecho, um fim, uma resposta.
Isabela Barboza 10/07/2021minha estante
Que interessante! ?

ThelioFarias 23/04/2017

A narração da morte por quem não morreu
João Paulo Cuenca receba a notícia que teria morrido, com documento original e lauda cadavérico. Se surpreende e passa a investigar sua morte. Aí começa a trama, que torna o livro diferente é surpreendente...

Uilians 30/01/2018

Um livro bem interessante que aborda questões que se tornaram proféticas sobre o Rio de Janeiro, um busca de resposta para uma questão que está no titulo da obra em uma escrita envolvente, fala sobre o processo de escrever, o que é ser autor hoje me dia, a futilidade da classe média. Um livro bem legal, agora ganhar um prêmio tão importante como o da Biblioteca Nacional é uma outra questão. Eu indico. É preciso ter uma certa maturidade literária para ler essa obra.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/04/2018

Descobri que Estava Morto é um romance sobre a morte, «real», do autor. Ou melhor, sobre a famosa questão da morte do autor no sentido real e no literário.A ação passa-se num atualíssimo Rio de Janeiro pré-olimpíadas 2016; onde a «expulsão» e a «pacificação» dos favelados e outros excluídos da sociedade carioca «deixa permanecer» uma corrupta e endinheirada classe média e alta que tanto sai beneficiada como se «perde» na turbulência da cidade.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542207576

Paulo Sousa 29/05/2018

Livro lido 7°/Mai//29°/2018
Título: Descobri que estava morto
Autor: João Paulo Cuenca (BRA)
Editora: Planeta, selo Tusquets
Ano de lançamento: 2015
Ano desta edição: 2016
Páginas: 240
Classificação: ??????
_______________________________________________
"(...) o fato de que o destino tivesse realizado a minha tão sonhada fuga, o meu sonho de desaparição, sem que eu saísse do lugar. Aquela morte era só para mim" (Posição no Kindle 1002/61%).
O livro relata, como ponto de partida, a notificação ao autor de que um corpo havia sido identificado pela polícia com sua certidão de nascimento. O que o torna, para efeitos legais, morto. Desencadei-se a investigação do fato, em páginas ambietados num Rio de Janeiro nos anos que antecedem as Olimpíadas de 2016 (a descoberta do corpo se dá em 2011) e cujos matizes vão sendo explorados e delineados pela visão nostálgica do autor, que não exita em se misturar e se reescrever na trama.
Eu não saberia classificar o livro de Cueca de romance policial, embora a pegada policialesca esteja presente e que dá um tom de suspense que muito me agradou. Contudo, fica ainda mais latente a busca por decifrar os próprios dilemas do autor/personagem, no seu olhar crítico, politizado e arguto por um Rio que aos poucos vai mudando para acolher o evento olímpico.
O estilo do autor não decepciona, embora um revés abrupto, já no final do livro, deixa de lado a ideia central da trama e acaba por dar um fim de certa forma confuso e inconcluso.

Rodrigo.Vieira 19/06/2018

DESCOBRI QUE ESTAVA MORTO
Eu gostei da leitura, o cara escreve bem, fluído, mas tudo fica muito confuso, e parece que houve pressa em terminar.
O tema é ótimo: um escritor que descobre estar morto, no Rio pré-olímpico. Rola um paralelo interessante com o próprio declínio pessoal, e o da cidade. Vale a leitura.

leonardo camargo 11/07/2018

Um exercício de (re)inventar a própria morte?
O livro apresenta uma proposta digna de “escritor” – como ressaltado durante o livro – onde o personagem tem a possibilidade de investigar a própria morte. Contudo, o que era para ser a linha direta de um romance policial, acaba puxando o leitor para um emaranhado de pensamentos mal resolvidos do autor. Por meio de suas diversas reflexões e comentários sobre a vida pessoal, Cuenca reinventa a sua morte e deixa o assunto principal de lado, podemos assim dizer, com o intuito de adicionar o seu próprio drama em algo que não passa de documentos e dados perdidos, sobre um conflito que não cabe ao leitor resolver.

isa.dantas 07/08/2019

A proposta de enredo é interessantíssima, e a escrita de Cuenca é muito boa e fluida, mas sempre quando vc acha que a história vai decolar, ela se perde em uma confusão mental. O final, que ganha ritmo intenso, acaba se perdendo na confusão...

Renata 18/06/2023

Foge bastante da sinopse
Comprei pela sinopse. Achei a premissa interessante, porém foi bem frustrante ler e perceber que o livro tomou outro rumo... no fim terminei sem entender bem o que aconteceu. Não gostei, achei o cara chato e a história se perdeu.

@gugugb 05/11/2020

Com um pouquinho menos de pretensão teríamos um livro mais coeso.

Candido Neto 04/12/2020

Como morrer mais profundamente ou mais extensivamente.
O que foi dito no livro de Cuenca não cabe no livro, num livro, em alguma coisa de ler. O autor faz o leitor ler o tempo do livro, o espírito da época, depois o Brasil, o Rio e depois uma coleção de ruas e paisagens, não sem tentar rotas de fuga, mas em segredo ele olha para seu lugar vazio e volta para este lugar. Ele não foge de seu locus, ele se afasta para olhar seu lugar de outra perspectiva ( é isso o que faz a leitura de um modo geral?).

Há um clip do Robbie Williams, Rock DJ, sob efeito da música ele dança para mulheres que rodopiam ao redor dele em patins, ele tira a roupa, e o streptease prende a atenção daquele público, mas a nudez não consegue isso, então ele despe a pele e depois se decompõe músculo por músculo, até seu esqueleto glorioso sensualizar com a DJ. É isso o que faz J.P. descarna seu nome, seu habitat, suas relações, seus vínculos laborais, sua verve e literatura, seu telefone, seus hábitos, signos, identidade, seu rosto, sua integridade.

Mas o que forma Cuenca? Se ele assumidamente é o personagem fictício de seu romance, quem é esse a quem presenciamos a desmontagem a partir do nome Cuenca?

Na verdade a brincadeira não está em saber quem era o personagem real que gerou a personagem imaginária. A brincadeira é observar a decomposição de uma pessoa sem tentar se desmontar também (crianças, não façam isso em casa - em canto algum).

O livro curto é montado em quatro capítulos, e esses em breves sessões. A forma de escrita é homogênea em substâncias, e diversa em intensidades e textura. Narrativa, ensaio, fluxo de pensamento, descrição, tudo compõe o romance-caleidoscópio. Por isso é bom seguir a sugestão do personagem e observar o livro a distância de vez em quando.

Hermético? Talvez pornográfico, não de cunho sexual, no sentido de iniciar, percorrer e terminar um percurso mimético sem interações do Cuenca ficcional com mais nenhum personagem, todo diálogo e existência de qualquer pessoa no livro é para o ser do protagonista. E isso não é bom, ou ruim, isso apenas é o que é.

Thiago Novaes falou em qualquer lugar do YouTube, a violência está para a morte como a pornografia está para a insignificância. Esse é talvez um livro sobre a insignificância de tudo o que podemos nomear.

Bárbara 11/12/2020

Achei que fosse mais mais
O livro me pegou pelo título e pela sinopse, mas na real... esperava alguma coisa e não foi nd. A única coisa que gostei, foram os fatos históricos.