Como tatuagem

Resenhas - Como tatuagem

1 | 2 | 3 | 4

Paraíso dos Livros 05/10/2018

Resenha | Como tatuagem - Walter Tierno

Dois dramas unidos por uma história de amor e superação.

Atur é um homem rico, egoísta, que sempre teve tudo que o dinheiro poderia lhe proporcionar. Faz parte de uma família desestruturada, é machista e não possuí nenhum respeito pelas mulheres, tratando-as como objeto de seu prazer, de forma descartável. Até que um grave acidente põe um fim a sua vida promíscua, obrigando-o a enxergar o mundo além de seus preconceitos e avaliações.

Já Lúcia, sempre teve que batalhar muito para realizar seus objetivos, ela é fisioterapeuta e vem de família humilde. Portadora de vitiligo desde sua infância, trava diariamente um conflito tanto pessoal quanto profissional para enfrentar o preconceito das pessoas a sua volta. Sua mãe (mamuska), constantemente a estimula a lutar pelo que acredita, não absorvendo a ignorância alheia para dentro de si. Porém há marcas que não foram esquecidas, fazendo Lúcia enfrentar seus medos ocultos todos os dias, agravando a situação após a morte de sua força maior e companheira, sua mãe.

Em narrativa alternada o livro apresenta duas histórias totalmente opostas, porém com uma conexão: o passado. Como cada capítulo é narrado intercalado entre um personagem e outro, mal via a hora de eles se encontrarem. E sabe aquele velho ditado que diz: "Quem bate esquece, mas quem apanha não?" essa é uma excelente frase para representar o enredo de Artur e Lúcia. Durante o colegial Artur humilhou Lúcia por conta de sua doença, hoje, ela é determinada e não se deixa abater quando a tratam mal e quando reencontra Atur ele inicialmente não recorda de "sua colega", mas a jovem nunca o esqueceu, já que sua atitude marcou o começo de uma insegurança que ela tenta esconder.

Atur nunca imaginou que sua vida pudesse mudar radicalmente e quando descobre que perdeu as duas pernas, tornando-se dependente inicialmente da ajuda de outras pessoas, finalmente a ficha começa a cair como costumava ser arrogante e cheio de defeitos. Quando finalmente reconhece Lúcia, a culpa o domina. Além se sentir incapaz em vários sentidos. Como sua fisioterapeuta, Lúcia consegue ser um exemplo de força, luta e coragem e isso atrai Atur. Juntos, a evolução de ambos acontece naturalmente, aprendendo a cada dia a enfrentar um novo desafio. Com toda essa proximidade é previsível durante a leitura que haverá um envolvimento afetivo entre eles, mas o fato não afeta andamento do enredo.

O único fato que me incomodou durante a leitura foi a quantidade de mortes significativas. Em alguns momentos me perguntei se de fato era necessário e como tais personagens poderiam influenciar positivamente no contexto se tivessem continuado na história. Os temas principais apresentados sobre deficiência física/amputados e vitiligo foram suficientes para mostrar o amadurecimento dos personagens, mas fiquei com a sensação que "a morte" foi o terceiro assunto com maior evidência no enrendo.

Aprecio esse tipo de leitura, onde é possível compreender tão intimamente seus personagens principais. Durante a leitura vários questionamentos importantes são discutidos, com posicionamentos realistas. Acredito que este livro consegue fazer o leitor se colocar no lugar de ambos os personagens, sentindo-os, como se alguém próximo lhe relata-se os infortúnios de sua vida. Foi como estar na mente de alguém e ver a realidade pelo seu olhar. Já fazia algum tempo que não lia tão rapidamente um livro e me sentia tão envolvida por um romance. "Como Tatuagem" me prendeu desde o primeiro momento até suas páginas finais.
Gostei muito! Evolvida e apaixonada por essa leitura. #Recomendo

site: http://paraisodoslivros1.blogspot.com/2018/10/resenha-como-tatuagem-walter-tierno.html

Nathalia.Petelin 06/01/2023

Um livro nacional que me surpreendeu. Gostei muito e acho que deveria ter mais reconhecimento .
Confesso que acho o Arthur um escroto.
dAbora 10/01/2023minha estante
ele era msm, mas mudou tanto

Nathalia.Petelin 11/01/2023minha estante
Que bom que mudou , se não eu ia chorar . Foi fofo como ele aprendeu a ver o mundo de outra forma e aprendeu a ser uma pessoa melhor com ela .

Notas.Literarias 06/11/2016

Surpreendente
Olá pessoal, hoje venho falar com vocês sobre um livro que me falta um adjetivo, que não me faça parecer piegas, mas na falta dele, sou obrigada a dizer que o livro é maravilhoso. Linguagem clara, sem enrolação e cheio de referências e citações que vão do sarcasmo ao filosófico em questão de um parágrafo ou na melhor das hipóteses, em questão de capítulos.

Artur é típico playboy riquinho, desrespeitoso e fútil. Sempre teve tudo o que quis e como quis do papai ausente emocionalmente, mas presente financeiramente. Sua família até parece estruturada, mas é um grande castelo de cartas pronto para desabar. O cara não tem pudores em destratar e usar as pessoas a seu bel prazer, é o típico personagem a ser odiado do início ao final do livro... Mas senta aí que ainda tem história.
Gostei tanto do livro que tenho tantos quotes selecionados, que pensei se não seria legal fazer uma resenha só deles, acho que o Walter não ia gostar (risos). Com certeza um dos melhores livros que li em 2016, não me causou espanto algum a editora que ele foi publicado, porque ele tem tudo a ver com o perfil da Verus. Sabe Easy e o Breakable... Então o Artur não é um Lucas Landon, mas no final das contas ele precisa viver e sobreviver aos terrores do mundo, assim como Lucas. E Lúcia não é a Jaqueline, mas ela precisa ser forte para se manter em seu foco e em seu caminho e para lutar pelo que quer e precisa.

site: http://www.notasliterarias.com/2016/09/resenha-como-tatuagem-veruseditora.html
Camila 23/01/2017minha estante
Sua resenha definiu tudo o que eu achei do livro. :)

Bia 23/05/2023

Cativante e recheado de lições?
Eu gostei muito do livro, gosto de como o autor é detalhista sem ser cansativo e como desenvolveu os personagens.

Adoro a Lúcia e sua mania de conjugar palavras que não são verbos, uma pessoa tão real como todas nós, mulheres brasileiras. Tem suas particularidades, sofre com o preconceito sobre o vitiligo porém, luta para se amar e se aceitar dentro de uma sociedade tão cruel.

Artur é o tipo ?moleque? que todas nós já fomos apaixonadas, bonito e mimado com um toque de rebeldia e machismo. Porém, vive uma reviravolta que o obriga a entender coisas que sua família nunca soube ensinar.

Uma leitura agradável que te prende e te faz querer mais e mais, o que torna a velocidade com que as coisas acontecem na história ficar um pouco confusa, poderiam ter sido mais aproveitadas. A velocidade da paixão entre eles e a mudança do Artur também me incomodou um pouco, foi realmente de um dia para o outro, e ele passou de heterotop escroto para um príncipe encantado.

Biaa 08/07/2020

Surpreendente
Confesso que não estava lá muito animada para ler esse livro que já estava na minha estante há muito tempo, também confesso que logo no começo achei que odiaria o protagonista. Logo ficou claro que essa era a intenção do autor, e foi bem legal acompanhar a mudança do mocinho durante a história.
É uma boa escolha para quem gosta de romances.

Jú Schappo 09/08/2020

Esse livro é real e cru , a autora não esconde nada dos personagens,desde os pensamentos "idiotas",os devaneios ,o preconceito.Esperava um clichê mas n foi oq se encontra nesse livro.Muito bom ,todos deveriam ter a oportunidade de ler algo tão bem escrito sobre empatia , preconceito,aceitação e a realidade do amor ( que é algo torto que se escreve por linhas certas / referência ao livro ).

.Mih. 10/04/2020

Inesperado
Inesperadamente me tocou.
Comecei sem grandes expectativas mas logo percebi que não seria uma leitura "passageira".
Tantos questionamentos, estranhamentos, reconhecimentos foram surgindo no decorrer da história, e muita identificação.

Não é um livro fácil de ser digerido, apesar dos seus diálogos serem "normais", não terem palavras difíceis (na verdade tem bem mais palavrões do que julgo necessário), trazem à tona questões profundas.
Talvez seja justamente a linguagem usada que tornou a leitura e esses personagens tão reais pra mim.
É uma dessas leituras que a percepção e o entendimento da história é muito pessoal.

Não espere por algo quentinho, clichê, divertido, mas inicie a leitura com o pensamento aberto para tudo que vai ler...
É intenso, pesado, forte, mas pra mim, necessário!

"O destino é um sujeito muito sádico, imaginativo e sem nenhuma noção de vergonha."

Maria Hildebrand 25/10/2022

Resenha
Sabe aquele livro que você não espera nada, que comprou apenas pq estava na promoção, então para mim esse era ?como tatuagem?, isso até a chegada das pgs 50 adiante.
O início é muito difícil, principalmente pelo Artur, como era chato senhor.
Mas dps todo o enredo de perda, de superação é muito top
A busca pessoal dos personagens é muito boa, não é aquele negócio de tipo o amor cura tudo, ele torna a cura mais fácil.
Amei a escrita, a maneira com que o autor separou a perspectiva dos personagens

Mariely 20/03/2017

Mais ou menos.
A história é até bonitinha... mas o jeito de contar não é muito fluído... Não aquece o coração.

Francês 06/07/2023

Como tatuagem foi com certeza uns dos livros que eu mais demorei pra ler, mais quando finalmente cheguei na metade n consegui mais parar. É um livro muito bom, e se tivesse mais algumas páginas seria ainda melhor. Realmente gostei dos protagonistas e da história, sinto que faltou alguma coisa no livro, mais n sei apontar o que é.

Nota:???

Ynaiar 28/07/2023

Como tatuagem
Me surpreendeu bastante, esse livro é o tipo que eu não leria só pela capa, mas acabei gostando, passei muita raiva com o personagem mas depois que ele foi evoluindo fui o compreendendo, recomendo para quem gosta de livros de superações.

Mariane 05/07/2023

REVOLUCIONÁRIO
Sim, eu li o livro em menos de 24 horas. Eu to sem palavras, passou tudo muito rapido, foi um livro que me prendeu muito, o fato de ser um romance (com um toque de putaria) nacional, escrito por um homem e que se passa em SP, me prendeu ainda mais, a descrição dos lugares, é tudo tão familiar...

O Arthur é um babaca insuportável (confesso que ri em algumas partes dele) mas mesmo assim é um idiota sem noção até metade do livro, que só sabe falar palavrão, por outro lado tem a Lúcia, um amor de pessoa, e com uma personalidade contagiante.

Como eu disse no começo, foi muito rapido, eu particularmente não gosto de livro muito lento, principalmente se for romance, massss esse passou rápido num nível que me fez ficar olhando a última pagina esperando por mais. POR FAVOR WALTER FAZ UMA CONTINUAÇÃO UMA DUOLOGIA TRILOGIA OQ FOR POR FAVORRR.

"Arthur é um cara rico, superficial, e egoísta. Bonito e popular entre as mulheres, não tem o menor respeito por elas...
Desde criança, Lúcia sofre o preconceito que persegue os portadores de vitiligo... de temperamento doce, porem decidido, Lúcia tem uma consciência peculiar e aguda sobre o mundo."

Dani 01/11/2016

Resenha para o blog Livros &Café
Artur é um jovem rico, mimado e muito egocêntrico; que tem praticamente tudo na vida. Campeão de Taekwondo, a única coisa que importa para ele é ganhar uma competição que está para acontecer. Artur é daqueles que usa as mulheres apenas em busca de prazer e as descarta logo em seguida. Mas tudo muda na sua vida quando sofre um acidente de carro. Ao acordar no hospital, descobre que no momento do acidente, suas pernas foram esmagadas e por isso, os médicos tiveram que amputá-las. A partir daí, para Artur nada fará com que ele seja completo novamente. Ainda mais por não poder competir mais.

Agora Artur precisará passar por sessões de fisioterapias, mas como fazer isso se ele não respeita nenhum dos profissionais que o visitou? Sempre sendo desagradável, grosseiro e sarcástico com todos? Tudo começa a mudar a partir do dia em que conhece Lúcia, sua nova fisioterapeuta.

Lúcia é uma fisioterapeuta que trabalhava numa clínica onde já teve contato com muitas pessoas que já passaram pela mesma situação que Artur está vivendo. Mas sua vida não é nada fácil. Ela muitas vezes já foi vítima de preconceitos dentro da clínica, por conta de uma doença de pele chamada vitiligo. Desde criança ela sofre com olhares e com o preconceito de pessoas que não entendem a doença.

A história é narrada intercalando entre os dois personagens, o que tornou a leitura muito boa. De início somos apresentados a vida dos dois. Para mim, o que mais me agradou no livro foram as partes narradas pela Lúcia. A narrativa pela parte do Artur foi boa, mas a quantidade de palavrões, gírias, palavras de baixo calão, me incomodaram bastante. Compreendo que o autor quis que os leitores se sentissem próximos dos protagonistas, mas esse detalhe no livro não me agradou.

Lúcia é uma pessoa de personalidade bem firme, muito gentil e também doce; o que balanceou muito com a personalidade do Artur, e também contribuiu para que ele mudasse. Artur é extremamente machista, e muitas vezes eu quis socar a cara dele até ele aprender a respeitas as pessoas. Walter acertou em cheio em mostrar isso no livro, de como existem muitos homens desse tipo no mundo, e que mesmo essas pessoas têm como mudar (eu acho).

O romance entre o casal não foi dos mais emocionantes que li, mas existe. São duas pessoas que já sofreram na vida, que perderam praticamente tudo, mas que de certa forma, conseguem encontrar no outro uma forma se seguir em frente e ser feliz. Lúcia é a responsável pela mudança em Artur; sempre motivando o rapaz a seguir em frente, a enfrentar seus medos, fazendo com que ele supere os traumas do acidente.

Não conhecia muito da obra antes de solicitá-la, fui conhecer mais sobre Walter Tierno quando comecei a ler o livro. Toda a história do livro é ambientada em São Paulo, o que achei incrível, ainda mais quando era mencionado algum lugar da capital que eu conheço ou por onde já passei. A diagramação está perfeita como sempre, as letras de cada capítulos são diferentes e a capa também foi algo que gostei bastante.

Como Tatuagem foi uma agradável surpresa. Confesso que não esperava muito da obra, mas fiquei feliz por estar errada. O livro vale a pena ser lido. É uma história de amor, superação e evolução.

gabi 23/01/2023

livro incrível, apesar de todos os erros de artur é inevitável não nos apaixonarmos por ele, ele é tão real com todos os seus defeitos e erros que se torna algo palpável todo o sentimento que é construído ao decorrer do livro, fantasia é otima, a ideia de um homem perfeito é confortável, mas nos apaixonarmos por alguém real não tem preço

1 | 2 | 3 | 4