As ondas Virginia Woolf

Resenhas - As Ondas

Wesley.Andriel 26/08/2021

Profundo, imagético, poético
Ler Virginia Woolf sempre me devolve aquele prazer, literalmente prazer, de ler algo bom, detalhado na medida, com descrições visuais e sonoras dos lugares, ruas, paisagens, interiores. Parece que nada é supérfluo: cada palavra sucede a outra poética e sinfonicamente.

Não é um livro comum, não é para ler correndo. As Ondas tem um estilo narrativo e estrutura que pede que o leitor dê ao texto o tempo que ele precisa. A linguagem não é difícil, o fluxo de consciência não confunde, como em outros livros dela, quando não sabemos por vezes quem está "falando" ou "pensando".

As primeiras páginas são as mais desafiadoras, mas basta desacelerar um pouco o ritmo que logo engata e flui. É uma delicia chegar ao fim, é uma experiência de leitura sem igual.

site: https://medium.com/@wesleyandriel

Marcelo H S Picoli 28/06/2021

As ondas
O livro trata da passagem do tempo e as relações humanas, em uma abordagem contemplativa e característica da Virginia Woof.

Sara 25/06/2021

As ondas
A escrita desse livro é incrível demais,e o fluxo de consciência presente, não sei se entendi tudo provavelmente não,pretendo reler e notar mais coisas que deixei passar. Esse livro me fez pensar muito nos eus que nos acompanham durante todo o passar do tempo,da vida,do sol e das ondas.
E as ondas quebraram na praia.

Matheus 13/06/2021

Mergulhe
O livro mais preciso em descrever a passagem do tempo e as relações humanas. Tudo se mistura. Somos gotas de um oceano.
As ondas quebram na praia.

arthur966 11/05/2021

tento expor um segredo que ainda não foi contado a ninguém; estou pedindo (parado, de costas pra você) que tome minha vida em suas mãos e me diga se estou condenado a sempre causar repulsa naqueles a quem amo.

nunca vou me recuperar desse livro.

Carol 03/03/2021

No início a leitura não estava fluindo, mas quando começou a fluir eu comecei a notar o objetivo do texto, que é funcionar como as ondas, indo e vindo.

Ricardo256 02/03/2021

Overdose de fluxo de consciência
Considerado um dos livros mais densos da Virginia Woolf, As Ondas conta as passagens de tempos de seis pessoas (3 homens e 3 mulheres) na forma de fluxo de consciência. O livro é dividido em 9 capítulos, sendo cada parte separada por um prelúdio que mostra no decorrer do livro a passagem do sol em um dia. O livro tem uma musicalidade muito linda, sem contar o jogo de palavras que Virginia utiliza. Este é um livro que vale muito a pena ler na língua materna, pois muita da construção do texto é perdida com a tradução. No entanto, a tradução da Lya Luft está maravilhosa.

Só Paula 04/01/2021

"Há sempre alguma coisa para se fazer a seguir. Terça feira vem depois da segunda; quarta após a terça. Cada dia espalha a mesma ondulação. O ser vai crescendo em anéis, como uma árvore. Como uma árvore, há folhas caindo."

A vontade em ler "As ondas" veio com a leitura de "Por lugares incríveis" em que as personagens citam diversas vezes a obra de Virginia Woolf. Ao ler o livro, me deparei com uma narrativa complexa e intensa, com muitas passagens que me levaram a reflexão. O romance possui várias frases incríveis que vou levar pra toda minha vida. Confesso que, de início, foi muito difícil entender, mas ao longo da história, tudo foi ficando mais claro e apaixonante para mim.
Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Para mim também foi difícil de entender na primeira vez que tentei ler e abandonei. Mas alguns anos depois procurei ler devagar e procurando todas as palavras no dicionário e vi que o livro era uma obra prima, com reflexões sobre a vida em suas diversas fases.

Ingrid 03/12/2020

'Essa gota caindo é o tempo afilando-se num ponto... O tempo cai como uma gota cai dos sedimentos no fundo de um cálice. Esses são os verdadeiros ciclos, esses, os verdadeiros eventos'
As ondas é quase como um monólogo de 6 personagens que interagem indiretamente. Com certeza uma narrativa diferente e complexa mas que acaba criando um fluxo muito calmo e curioso.
Um livro diferente e interessante. Virgínia Woolf trata de temas atuais e relevantes de forma extremamente sútil e delicada. Um lindo livro!

Mikael_13 22/11/2020

Neste livro, tive mais uma vez o gostinho da prosa poética de Virginia Woolf.

Thais CardBeg 14/09/2020

Experimento de registrar a vida
"Não sou apenas uma pessoa; sou muitas; ao fim e ao cabo, não sei quem sou". Narrativas em que nos perdemos às vezes no fluxo entro os personagens e o jogo da vida, seus enlaces, personalidades tão diferentes e todos tão humanos. A solidão odiada, pensada, abraçada, refletida e sentida... eis a natureza.

Punyama 05/09/2020

"As Ondas quebram-se na praia."
Eu não me sinto suficientemente preparado para fazer uma resenha completa deste livro ? tanto por não ter o fator idade/vivência suficiente quanto porque não conseguiria expressar em palavras o quanto ele é incrível (meu vocabulário não é vasto o suficiente para exprimí-lo) ?, mas vou tentar dizer algumas coisas. Pra começar, devo dizer que ele é um tapa na cara, um tapa seco e sem dó. O livro é narrado por "fluxo de consciência" ? o que só intensifica tudo o que está acontecendo ? e segue a história de 6 amigos, desde a infância até a velhice e morte. Pelo fato de ser narrado em fluxo de consciência não tem como a autora ficar explicando tudo, então ele apresenta várias lacunas onde o dever de supor e preencher é do leitor, e eu vi isso como um ponto positivo. Além de nós, leitores, termos poder criativo, a autora tem mais tempo de se focar no que realmente importa: o desenvolvimento dos personagens através de todas essas décadas. Como muita gente fala, "As Ondas não é um livro de história, é um livro de desenvolvimento de personagens". E isso a Virginia Woolf faz muito bem!
Os últimos 20% foram quase impossíveis de ler para mim. É onde o personagem já está idoso e começa a se lembrar do passado, num momento de reflexão. Nesse ponto a narrativa muda um pouco e o livro fica mais denso, pesado e seco, como que para representar a proximidade da morte, os sonhos que não se concretizaram, os amigos que se foram e toda a dor sentida. É triste ver toda essa amargura, mas é algo necessário.
Bom, este livro se tornou um dos meus favoritos da vida, e com certeza vou o reler daqui alguns anos, quando eu estiver mais experiente, e certamente vou o enxergar de uma forma mais completa.
Quando eu terminei As Ondas eu estava chovendo.
grs.neto 24/10/2020minha estante
Ótima resenha!!

Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
"Pelo fato de ser narrado em fluxo de consciência não tem como a autora ficar explicando tudo, então ele apresenta várias lacunas onde o dever de supor e preencher é do leitor" ? Bem observado!

Alê 14/08/2020

As ondas quebraram
Sem sombra de dúvidas é o livro mais profundo que já lir na vida, confesso que no começo fiquei um pouco perdida, era tudo muito intenso para mim, mas as ondas foram se quebrando e agora posso afirmar sou uma nova pessoa depois das ondas de Virginia Woolf!!!
Anne de Nárnia 24/08/2020minha estante
Me interessei pelo livro hahaha

Igurzz 28/07/2020

A capacidade de estar só na presença do outro
As ondas, é de longe o maior ato de virginia woolf, uma prosa poética extremante caótica intercalada com várias fases do humano, de como lidamos com a falta, a perda, a plinitude e o luto. Um sentimento oceânico de extrema solidão, porém demasiada plenitude. Uma prosa desitengrada por seis personagens, que contemplam a si mesmos na presença do outro. Um mecanismo tão sofisticado, uma solidão tão clariceana, que apenas Woolf conseguiu metabilizar a violenta angústia de uma persona quebrada em seis.
Esse livro é antes de tudo um ensaio sobre a capacidade de estar só na presença do outro, sem a necessidade de destruir o outro para contemplar a si mesmo.