As ondas

As ondas Virginia Woolf

Resenhas - As Ondas

carolinacontarato 30/03/2023

"Cada dia espalha a mesma ondulação. O ser vai crescendo em anéis, como uma árvore. Como uma árvore, há folhas caindo."

Cris 06/03/2023

06.03.2023
Nunca li um livro assim, com essa estrutura de texto. Será que existe, além desse, escrito pela Virgínia Woolf? Não possui diálogo, apenas pensamentos dos personagens. Não existe tempo e local, o leitor tem uma vaga ideia. É uma prosa poética? A descrição dos movimentos da natureza estão por toda a obra. Recomendo a leitura para desfrutar dessa obra que sai totalmente do que estamos acostumados.

25/02/2023

?Com que velocidade a corrente segue de Janeiro a Dezembro! Somos arrastados por tudo aquilo que se nos tornou tão familiar que não chega a projectar sombra. Flutuamos, flutuamos...?

Hellen 18/02/2023

Essa foi a leitura mais diferente e original que já tive o prazer de ler.
O modo como a história é contada parece uma prosa poética, focando muito nos sentimentos dos personagens.
O ritmo de leitura é um pouco lento, o que não significa que não seja interessante.

Yasmim @gatoslivrosecia 14/02/2023

A maior
Foi uma leitura que demorei um pouco a entender, achei que não ia conseguir,apesar de ter só tido experiência com Orlando. Mas depois de algumas páginas consegui me aprofundar e amar de vez mais um livro da patroa e navegar nas ondas dessa história.

bi-a 22/01/2023

tornou-se um dos favoritos da minha vida
Seis amigos, cada um com sua visão do mundo, de si e dos outros, através de solilóquios, compõem a narrativa de As Ondas. A história se inicia na infância e prossegue até a velhice, sendo a passagem do tempo marcada pelo movimento do sol.

Ler As Ondas foi dar um mergulho profundo, ora em um mar sereno, ora num mar revolto, de melancólicos fluxos de pensamentos que tocam o recôndito mais profundo do ser. Amor, desejos, anseios, angústias, percepções, futuros, passados, aqui, identidade, vidas, luto, solidão, velhice e morte. A forma como Virgínia trouxe múltiplas percepções desses temas, principalmente da velhice, do luto e da morte ,me atravessaram de forma que este tornou-se um dos meus livros favoritos da vida.

O livro é denso. Mas, pesar disso, a escrita é muito poética, muito carregada de sentimentos. Um livro escrito com as vísceras.

sabri 20/01/2023

"Pessoas diferentes tiram diferentes frases sobre mim."
Um PUTA livro se você tiver paciência e imaginação.
Nas primeiras 100 páginas é desgastante para entender a história, e eu tive muita dificuldade em saber quem tá falando na história.
Mas é surreal de lindo e perfeito

skvivi 09/01/2023

Esse livro é um daqueles que você pensa logo: "ah, q livro chato, vou largar", mas quando você começa a entender ele, começa a pegar o gostinho pela coisa e você termina de ler você diz: "uau, que livro!!". Eu pensei assim, e tenho certeza que algumas pessoas que já leram ele e vários outros do tipo também já pensaram da mesma forma.

A forma que a escrita é adotada pelo autor(a) é que determina se vou gostar ou não, porque pode ter vários do mesmo gênero, a escrita parecida, mas alguns podem acabar não me agradando, então, depende muitoo.

Eu gostei muito desse aqui, e sempre vou levar uma parte dele comigo. ?

Gabi 21/12/2022

A genialidade de Virgínia Woolf
Eu agradeço muito a mim mesma por ter lido uma parte do livro que explica como se deve ler esse livro. O início pode ser desafiador e você pode ter vontade de abandonar ele por não estar entendendo o que está acontecendo, mas eu garanto assim como o próprio Leonard Woolf que se você conseguir passar das 100 páginas desse livro, ele vai ser a jóia mais preciosa que você pode encontrar. Estou sem palavras até agora pra descrever minha felicidade por não ter desistido desse livro, já é o melhor livro que li esse ano.

claricee 20/12/2022

As Ondas foi completamente diferente de todos os livros que eu já li em minha vida. E com certeza não é um livro simples e fácil de entender, digamos assim. Esse livro fala sobre a passagem da vida, e me surpreende o quanto a Virginia sabia sobre, o quanto ela sabia usar as palavras perfeitamente, e em como ela conseguiu criar personagens tão distintos e humanos. Sendo bem sincera, esse livro facilmente pode te levar à uma crise existencial. E acho que posso estar tendo uma agora, mas sem dúvida é um livro que todos deviam ler.
Acompanhamos toda a vida do grupo, sentimos o prazer da juventude e como podemos fazer qualquer coisa nesse período da vida, e acabamos o livro deprimidos, eu diria, em ver como essas pessoas perdem todo esse encanto e esse brilho, e as relações que um dia significaram tanto, agora são meras lembranças.

"Alguns pegarão o trem para a França; outros, o navio para a Índia. Alguns nunca voltarão a esta sala. Um pode morrer esta noite. Outro gerará um filho. De nós brotará toda espécie de construção, política, felicidade, poema, filho, fábrica. A vida chega; a vida se vai; nós fazemos a vida. Assim dizem vocês.

Leandro.Bonizi 19/12/2022

Na primeira vez que tentei ler esse livro, eu desisti por ser muito pesado. Depois me coloquei como desafio ler e entender. Para isso fui fazendo anotações dos acontecimentos, e há muitos personagens na história, o que dificulta a compressão, e procurando cada palavra no dicionário. Agora posso dizer que entendi.

O livro é de prosa-poética recheado de metáforas e outras figuras de linguagem, numa linguagem densa e vaga, o que te deixa num estado de apreciação estética que distrai do que está acontecendo no livro.

As história começa com várias crianças, e você vai acompanhando o crescimento delas até uma idade bem avançada, há as que casam e têm filhos, há gente que se da bem na vida, há quem se suicida e morre, levando a uma reflexão existencial.

Seguem algumas passagens, que podem estar escritas em outras palavras no livro pois não achei a edição que li no Skoob:

"Bom, o certo é que não tenho jeito para grandes reflexões. Preciso de sentir o concreto em tudo. Só assim me consigo apropriar do mundo. Contudo,
dá-me a sensação de que uma frase tem existência própria. Mesmo assim, penso que é na completa solidão que se produz o melhor. As minhas palavras são cálidas e solúveis, carecem de um certo arejamento que não lhes posso dar."

"O esquecimento acalmará a agitação em que me debato."

"O tempo parece não ter fim, a ambição parece ser inútil. Por sobre todos paira o sentimento de que o esforço humano de nada vale."

"Afinal, sempre existem nichos protectores gravados no coração da tempestade; refúgios silenciosos onde nos podemos esconder da verdade ocultando-nos sob as asas da beleza."

"Tudo isto é poesia desde que ninguém o escreva."

"Apenas uma película muito fina me separa das profundezas infinitas."

"Escutem como o mundo se move nos abismos do espaço infinito. Ouçam-no rugir; a faixa iluminada da história deixou de existir, e com ela os nossos reis e rainhas; deixamos de ser; a nossa civilização; o Nilo; a vida. Dissolveram-se as gotas que nos conferiam individualidade: extinguimo-nos; estamos perdidos no abismo do tempo, na escuridão."

"Todas estas coisas acontecem num segundo e duram para sempre."

Virginia Woolf (1882-1941) nasceu em Longes, produziu uma vasta literária entre crises depressivas, até que, num caso que o autor se identifica com a obra, abrevia a própria vida.

jhdep 16/11/2022

Caos e consciência: o experimentalismo radical de Virginia
Em seu romance mais experimental, Virginia radicaliza a técnica do fluxo de consciência e narra os pensamentos, sonhos e devaneios de seis amigos, desde suas infâncias até seus envelhecimentos. A narrativa não possui linearidade: e, mesmo que isso seja traço marcante de seu estilo, aqui ela é quase inexistente a ponto de ter me deixado perdido ao longo da história, a respeito do que era real, do que era sonho ou imaginação dos personagens. Confesso que a uma certa altura fiquei entediado com a história e só queria terminar logo.

A prosa poética da autora é inegavelmente bonita, e esse sentimento panteísta é muito bem construído ao longo da narrativa. Os interlúdios são bem interessantes. No fim das contas, algo me diz que uma relida daqui há alguns anos me faça absorver melhor esse romance e até gostar mais dele.
Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Eu precisei de uma releitura do livro para entendê-lo e apreciá-lo como merece. Recomendo que faça isso.

Ana Usui 26/10/2022

Ondas em um tweet: fluxo de consciência embalado em ondas do mar.
Não é exatamente prosa nem poesia, não chega a ser um conto ou um enredo completo, mas com certeza é literatura pura.

Ondas é um livro difícil de ler à primeira vista, assim como o mar agitado assusta um banhista não muito experiente, mas uma vez que você segue o fluxo, consegue sentir o embalo das águas e mergulha na poesia, você não sente mais vontade de sair desse mar.

O livro apresenta duas partes, as ondas e as pessoas.

As ondas são compostas pela descrição de um dia que acompanha as estações no decorrer das horas: a vida nascendo com o nascer do sol, a grama crescendo conforme ele sobe no céu, as folhas se agitando nos ventos do verão, as ondas batendo sobre a costa e deixando a espuma branca por toda a areia e posteriormente a vida se esvaindo conforme o sol faz seu curso pelo céu e se deita sobre o leito d'água.

Já as pessoas são apresentadas em uma narrativa que acompanha a vida de 7 amigos de infância e os impactos que suas vidas geram um sobre os outros.
O mais interessante das ondas é que o tempo está presente, porém não temos certeza nenhuma de quando cada evento acontece, não há datas especificas e nem as idades são confiáveis, tudo é muito vago. E também não temos espaço, novamente, há citações de ruas e cidades, mas nada fixo, nada confiável, não podemos ter certeza de quando e onde exatamente cada evento acontece. Por fim também não temos ações, é como se fosse uma balada harmônica, há ritmo, há sensações e sentimentos, mas não ações concretas sendo realizadas.

Os primeiros parágrafos do livro já nos mostram o tom da viagem:
"Vejo um anel", disse Bernard, "pairando sobre mim. Ele tremula e paira num laço de luz."
"Vejo uma placa de amarelo pálido", disse Susan, "espalhando-se até encontrar uma listra purpura".

E tudo é dito, murmurado, falado, contado, narrado, mas nada é realizado e não sabemos o que é a vida e o que é a alma. E essa é a grande punhalada da Woolf, nossas vidas não são os fatos que nos acontecem, nem nossas escolhas, mas o que pensamos, sentimos e percebemos dela.

De todos os personagens me identifiquei mais com a Rhoda, e foi uma identificação assustadora, foi como ver meus mais secretos pensamentos sendo confidenciados no livro quando eu mesma não fazia questão de enfrentar tais pensamentos, quando não tinha intenção alguma de reconhecê-los. Devido à tamanha intensidade não pude concluir o livro de forma rápida, precisava de pausas para respirar e acalmar as águas do meu próprio coração.

Também fiz questão de ler o livro todo escutando uma incrível playlist instrumental de músicos maravilhosos como Ólafur Arnalds e Ludovico Euinadi, sinto que a candência da música melhorou ainda mais a experiência e recomendo a todos tentarem ao menos em algumas páginas lerem dessa forma.

Um dos trechos de Rhoda que me bateu profundamente:
"Se pudesse acreditar", disse Rhoda, "que envelheceria na busca e na mudança, eu me libertaria de meu medo: nada persiste. Um momento não leva a outro. A porta se abre e o tigre salta. Vocês não me viram chegar. Contornei as cadeiras para evitar o horror do pulo. Tenho medo de vocês todos. Tenho medo do choque da sensação que salta sobre mim porque não consigo lidar com ele como vocês fazem, não consigo fazer um momento fundir-se no outro. Para mim são todos violentos, são todos separados; e se caio, sob o choque do salto do momento, vocês virão para cima de mim; rasgando-me em pedaços. Não tenho nenhum fim em vista. Não sei como ir de um minuto ao outro e de uma hora à outra, dissolvendo-os por meio de alguma força natural até formarem a massa global e indivisível que vocês chamam de vida."

Não há como negar a genialidade da Woolf e não há como ler esse livro sem se permitir sentir.
CamY. 26/10/2022minha estante
Esse livro é minha alma, e você faz parte do meu coração, agradeço por outra resenha perfeita

Ana Usui 26/10/2022minha estante
Você já leu, cam? Diga quem você gostou mais? Rhoda? Louis? Neville?

CamY. 26/10/2022minha estante
Já sim, mas faz um tempinho, e deixe-me ver..
Sinceramente, amei a Rhoda, deve ser porque me identifico.. e tu?
Desculpa a demora pra responder, ^^

Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Concordo que, pela escrita vaga que prioriza o estilo, a arte nas descrições, fica difíceil separar quais são realmente os fatos da história. "E essa é a grande punhalada da Woolf, nossas vidas não são os fatos que nos acontecem, nem nossas escolhas, mas o que pensamos, sentimos e percebemos dela." ? Bela observação! Concordo com ela.

taynna cavalcanti 20/08/2022

as ondas ?
?quanto a mim, porém, se estou na companhia de outras pessoas, as palavras logo começam a fazer anéis de fumaça - vejam como as frases logo começam a espiralar de meus lábios. parece que um palito de fósforo é riscado; alguma coisa arde.?

essa certamente foi a leitura mais incrível que já fiz na vida. teve som, cheiro, movimento, dor, consciência. virginia sentou ao meu lado e sussurrou ?disse Bernard? em meu ouvido.
eu me calei pra ouvir sua voz, fui tocada por suas palavras poéticas.

de forma nada simples, o livro retrata a vida de 6 - na verdade 7 - personagens. Bernard, Susan, Neville, Jinny, Louis e Rhoda (e Percival). desde a infância até a velhice, somos levados a conhecer a consciência de cada um dos personagens principais. cada um com seu traço característico, mas ditados pelo o que parece ser uma única voz.

o livro não pode ser chamado simplesmente de romance, pois como a própria virginia dizia, o romance é um canibal.
a narrativa em as ondas é poética, teatral, ritmada. os 9 episódios surgem através de interlúdios seguidos de solilóquios.
os personagens dizem:
?ouço um som?
?vejo um globo?
sussurram e gritam apenas em nossos ouvidos. há um trecho que os descreve bem:

?aproxima-se o tempo em que esses solilóquios serão partilhados. não iremos sempre emitir um som como um gongo percutido à medida que uma sensação golpeia e depois outra?

quem quiser se aventurar por essas páginas, aconselho antes de ler, assistir ao vídeo (no youtube) das meninas do @napagina99 (no instagram)
limpou completamente a minha visão e me preparou para uma leitura sem medos, com muito mais conhecimento pra absorver o enredo.

nana260 20/07/2022

As mariposas.
"Longe dos fatos; livre; contudo, concentrado; prosa, contudo poesia; um romance e uma peça." - V. Woolf.

A sensação de leitura deste livro é a de ser levado suavemente pelas águas do mar ou levar uma concha ao ouvido e fechar os olhos.
Também é ir a um bosque e ouvir rouxinóis chilreando ao longe, inalar o ar puro e se dar conta de como tudo ao seu redor está vivo.

"As Ondas" foi uma leitura difícil de adaptar, as primeiras 50 páginas foram desafiadoras pelo estilo único de narrativa que a V. criou, visto que nunca antes li algo sequer similar, mas logo me adaptei à espiral de sentimentos e pensamentos harmoniosamente desordenados. Certamente se tornou um dos meus prediletos. Uma leitura recomendável.