Holocausto

Holocausto Dimas da Cruz Oliveira

Resenhas - II Guerra Mundial: holocausto

Tiago Souza 16/02/2024

Triste parte da história da humanidade
Um livro curto, porém muito importante para mostrar de forma breve essa terrível parte da história, como ela se deu e as consequências.
É muito importante saber esses fatos marcantes da história, para que possamos olhar para trás, ver os erros e não cometê-los mais.

Felipe1503 14/01/2024

Essencial e importante
Como a proposta da coleção é apenas apresentar um panorama geral, o livro cumpre com o que propõe, expondo os principais pontos e causas do holocausto!

Italo 06/11/2023

Tambem me esqueci dessa bomba, literalmente
Bom, assim como no primeiro da ?trilogia?, eu gostei muito do teor do livro. O jeito que ele fala do objeto de estudo - o grande sacrificio - é do jeito com que tem que ser falado. É um olhar academico, mas humano.

Deise.Maria 12/02/2023

Holocausto nunca mais
Um dos livros que compõem a série de trechos históricos da Segunda Guerra Mundial .Dima da Cruz elabora uma narrativa bem descritiva de tudo o que envolve o holocausto, desde de por onde começou até o momento em que Hitler e seus aceclas coloca pratica a perseguição contra os judeus.reunindo biografias é citando trechos do livro Mein kampf o históricador esclarece o que estava por trás de um dos maiores crimes já cometidos contra a humanidade .adorei a leitura e indico pra quem tem interesse nessa temática.

Edianara.Lino 11/02/2023

Livro muito informativo, apesar de ser pequeno, e resumido, é bem explicativo e apresentou fatos que não tinha lido antes sobre o holocausto.

matheus 20/01/2023

Esse não é um livro do Dimas
De todo o box da 2 Guerra Mundial esse sem dúvidas é o pior livro, a escrita não é nada parecida com os outros e tem partes desse livro que dão sono, o início dele é muito bom fiz várias marcações, por exemplo no 1 capítulo eu fiz 3, mas depois do 3 ou 2 capítulo o livro decai bastante. Mas o que mais me incomodou foi sem dúvidas a organização dos livros, nas obras anteriores você lia 6 paginas e já mudava para outro capítulo o que era ótimo, pelo menos pra mim, mas essa mudança prejudicou um pouco minha leitura porque eu já era muito acostumado nessa "fórmula Dimas da cruz de Oliveira", comparado aos outros do Box ele é razoável, mas isolado ele é bom.

Tatiane.Costa 17/01/2023

Os país somente podem dar bons conselhos e indicar nossos caminhos, mas a formação final do caráter de jma pessoa está em suas próprias mãos.
Anne Frank

Talita 12/12/2022

Livro de história
Bom não sou historiadora, como leiga gostei do livro. Conta do início das ideias que levaram ao holocausto ao julgamento de Nuremberg, por ser um livro fino não é detalhado. Mas o objetivo meu da leitura era só pra ter uma ideia do holocausto mesmo. Algumas partes são difíceis de ler não pela forma que é descrito, mas pelo fato em si descrito. As partes das câmeras de gás, da organização dos campos de concentração, dos assassinatos em massa, tem que ter estômago.

Tiago S. Cruz 29/11/2022

Holocausto é o melhor livro que explica o que foi o trágico episódio na história do povo judeu e da própria humanidade.
O livro vai nos contar como foi o início das perseguições pelos nazistas; principais eventos, como a noite dos cristais, onde o povo alemão começa a atacar os judeus; além de uma breve história e fatos sobre os maiores campos de concentração; e sobre pessoas que ajudaram os judeus a se esconderem e fugirem da Europa.

Gentil Fernandes 02/08/2022

Esse livro se saiu melhor que o das grandes guerras do mesmo autor.

Não oferece muito conhecimento para quem já está aprofundado no assunto, porém para quem se interessa na segunda guerra mundial e nos detalhes da mesma, esse livro vai ser de grande ajuda para conversar sobre o assunto na roda de amigos.

É um livro de linguagem simples, mas que não perde o foco.

Lucas.Rocha 18/07/2022

Que Nunca Seja esquecido.
Neste volume o autor explana acerca dos acontecimentos precedentes ao Holocausto, acontecimentos esses que já demonstravam as reais intenções de hitler e de seus asseclas. A perseguição aos judeus e a outros povos, coisa que o livro deixa claro, já iniciadas com as Leis de Nuremberg. Também sobre a noite dos cristais, que já demonstrava o que viria pela frente.

Com uma linguagem um pouco técnica, porém de boa compreensão o livro é um ótimo resumo acerca desse tema tão importante para nossa história, importância essa que jamais deveremos desdenhar ou esquecer. Porque nos mostra e nos lembra de uma terrível mancha em nossa história.

Abrange desde o início da perseguição, explanando sobre a terrível propaganda nazista que tinha como objetivo a disseminação do ódio contra os judeus e outros povos ''inferiores'' à raça Ariana, também como o aspecto de desmoralizar o individuo, muitas vezes conseguindo, fator que facilitou o domínio e a prisão de muitos, que não reagiam às perseguições.

Também esclarece dúvidas sobre o papa Pio XII, acusado de ser conivente com nazismo, por ter se mantido em silêncio durante o conflito e de nunca ter assumido uma postura de ''Bater de frente'', o que no livro mostra é justamente o oposto, enfatiza que o pontífice ajudava veladamente os perseguidos, tanto judeus e não judeus.

Aborda também sobre os massacres cometidos pelos soviéticos, perseguições e deportações aos judeus da Rússia, o que contribuiu também para os extermínios. Por fim relata sobre os Julgamentos de Nuremberg que para muitos foi justo, mas para outros foi muito brando.

Livro muito importante para todos, por tal acontecimento ser um fato muito assombroso na nossa história, fato esse que ainda é jovem visto que ocorreu na década 1940. Uma macula que jamais deverá ser esquecida, que nos mostra a real capacidade do homem em praticar o mal e causar a dor e sofrimento ao seu semelhante. Que jamais torne a ser repetir e que fiquemos atentos a líderes, a discursos inflamados e a ideologias baratas.

Vinícius Vilela 12/07/2022

É sempre pesado ler sobre o Holocausto
Cada vez que leio sobre o assunto fico mal por dias. Mas é imprescindível entender tudo o que ocorreu para evitar que ocorra novamente. Como o ser humano pode ter chegado a tamanha crueldade? A leitura é muito instrutiva, recomendo a leitura.

Rafael 04/03/2022

Livro que resume bem a barbarie que foi o Holocausto por parte dos nazistas, apesar de curto, nos traz a que ponto chegou o ser humano na sua crueldade. As amostras da ?banalidade do Mal?, frase de Hannah Arendt citada no livro, nos mostra a importância de nunca esquecermos o que foi o Holocausto, para que a humanidade nunca mais chegue ao ponto de banalizar o mal novamente.

Ruanna 01/03/2022

Holocausto
Não tenho palavras pra descrever a riqueza desse livro que em poucas páginas consegui trazer relatos e fatos marcantes deste que foi e é um dos eventos mais tristes e pesados da nossa história. Nele podemos conhecer figuras que tanto contribuíram para esse crime tomar forma como aqueles que ajudaram de forma que eles podiam a salvar as principais vítimas desse massacre brutal praticado durante a Segunda Guerra Mundial por Adolf Hitler e seus seguidores.

barbarag 15/02/2022

necessário
um livro extremamente importante de ler, relata algumas atrocidades do holocausto e mostra como esse evento horrível não deve ser esquecido e repetido.