Holocausto

Holocausto Dimas da Cruz Oliveira

Resenhas - II Guerra Mundial: holocausto

@stoppajoao 25/11/2021

Holocausto?
?é um fenômeno talvez único em toda a História da humanidade: pela primeira vez uma nação moderna, a Alemanha, tentava realizar o extermínio sistemático de uma nação inteira: os judeus dispersos pelo continente europeu.

Dante 17/06/2020

Discutindo História. Holocausto, "A banalidade do mal".
Concordo com o escritor, quando relata, uma das maiores injustiças cometidas por alguns historiadores da atualidade consiste na negação do Holocausto, ou seja, em desacreditar de que houve uma matança sistemática de judeus, a um nível industrial, de grosso modo. Judeus, ciganos, homossexuais, entre outros grupos minoritários considerados " inferiores" por Adolf Hitler e seus comandados. Gostei a forma que o texto se desenrola, começa com as origens. As perseguições que buscavam destruir os Judeus da Europa. E esclarece a diferença entre a sistemática perseguições que Hitler estalou. Uma coisa é a inquisição perseguir é matar judeus por sua fé, neste caso, se os Judeus negacem a fé, seriam batizados. Já no sistema de Hitler, só bastava ser judeu, nem que seja de uma descendência de bisavó, não precisava ser praticante da religião judaica, podia ser um judeu protestante. Se tivesse sangue Judeu, já estava condenado aos terríveis campos de concentração, a indústria da morte.
A cada capítulo, cada frase, cada palavra, sua mente entra em choque, com as mais terríveis atrocidades cometidas durante o Holocausto. Hitler e seus comandados, levaram ao limite a maldade humana, a selvageria com elegância nas indústrias da morte. Sistemática e especialmente preparadas para matar em grandes quantidades o maior número de pessoas. Os famosos e terríveis campos de concentração. Quando, você lê uma frase, que fiz que a cada 25 minutos morria cerca de 700 pessoas. É algo assustador. Mais assustador é que vários líderes desses campos, no final do dia, ia para igreja, parques, cinemas levavam uma vida normal, como se o serviço se tirar vidas fosse como trabalhar em uma empresa qualquer, simples. A " banalidade do mal" como a autora Hannah Arendt muito bem pontua. É algo inimaginável. O mais incrível em tudo isso é que, no meio dessa sistematização da morte. Jurgil almas bondosas. Embora esse evento, tenha servido de amostra, ou melhor, tenha sido a mais terrível amostra daquilo que Hannah Arendt denominou acertadamente "a banalidade do mal", o Holocausto também nos apresenta exemplos magníficos de coragem e generosidade, de dedicação ao semelhante e ínsita caridade. O destaque nesse sentido, além dos diplomatas que favoreceram a imigração de judeus da Alemanha após a promulgação das Leis de Nuremberg, cabe a uns poucos homens que se transformam em lenda; alguns deles é Oskar Shindler, Raoul Wallenberg, Papa Pio XXII e a brasileira Aracy de Carvalho Guimarães Rosa. Este livro, representa um conteúdo que todos devem ler, por obrigação, afim, da humanidade nunca esquecer os horres passados e nunca cometerem novamentÉ.

Tatiane.Costa 17/01/2023

Os país somente podem dar bons conselhos e indicar nossos caminhos, mas a formação final do caráter de jma pessoa está em suas próprias mãos.
Anne Frank

Lucas.Rocha 18/07/2022

Que Nunca Seja esquecido.
Neste volume o autor explana acerca dos acontecimentos precedentes ao Holocausto, acontecimentos esses que já demonstravam as reais intenções de hitler e de seus asseclas. A perseguição aos judeus e a outros povos, coisa que o livro deixa claro, já iniciadas com as Leis de Nuremberg. Também sobre a noite dos cristais, que já demonstrava o que viria pela frente.

Com uma linguagem um pouco técnica, porém de boa compreensão o livro é um ótimo resumo acerca desse tema tão importante para nossa história, importância essa que jamais deveremos desdenhar ou esquecer. Porque nos mostra e nos lembra de uma terrível mancha em nossa história.

Abrange desde o início da perseguição, explanando sobre a terrível propaganda nazista que tinha como objetivo a disseminação do ódio contra os judeus e outros povos ''inferiores'' à raça Ariana, também como o aspecto de desmoralizar o individuo, muitas vezes conseguindo, fator que facilitou o domínio e a prisão de muitos, que não reagiam às perseguições.

Também esclarece dúvidas sobre o papa Pio XII, acusado de ser conivente com nazismo, por ter se mantido em silêncio durante o conflito e de nunca ter assumido uma postura de ''Bater de frente'', o que no livro mostra é justamente o oposto, enfatiza que o pontífice ajudava veladamente os perseguidos, tanto judeus e não judeus.

Aborda também sobre os massacres cometidos pelos soviéticos, perseguições e deportações aos judeus da Rússia, o que contribuiu também para os extermínios. Por fim relata sobre os Julgamentos de Nuremberg que para muitos foi justo, mas para outros foi muito brando.

Livro muito importante para todos, por tal acontecimento ser um fato muito assombroso na nossa história, fato esse que ainda é jovem visto que ocorreu na década 1940. Uma macula que jamais deverá ser esquecida, que nos mostra a real capacidade do homem em praticar o mal e causar a dor e sofrimento ao seu semelhante. Que jamais torne a ser repetir e que fiquemos atentos a líderes, a discursos inflamados e a ideologias baratas.

matheus 20/01/2023

Esse não é um livro do Dimas
De todo o box da 2 Guerra Mundial esse sem dúvidas é o pior livro, a escrita não é nada parecida com os outros e tem partes desse livro que dão sono, o início dele é muito bom fiz várias marcações, por exemplo no 1 capítulo eu fiz 3, mas depois do 3 ou 2 capítulo o livro decai bastante. Mas o que mais me incomodou foi sem dúvidas a organização dos livros, nas obras anteriores você lia 6 paginas e já mudava para outro capítulo o que era ótimo, pelo menos pra mim, mas essa mudança prejudicou um pouco minha leitura porque eu já era muito acostumado nessa "fórmula Dimas da cruz de Oliveira", comparado aos outros do Box ele é razoável, mas isolado ele é bom.

Tiago S. Cruz 29/11/2022

Holocausto é o melhor livro que explica o que foi o trágico episódio na história do povo judeu e da própria humanidade.
O livro vai nos contar como foi o início das perseguições pelos nazistas; principais eventos, como a noite dos cristais, onde o povo alemão começa a atacar os judeus; além de uma breve história e fatos sobre os maiores campos de concentração; e sobre pessoas que ajudaram os judeus a se esconderem e fugirem da Europa.

Juliana 15/02/2021

Nem mais, nem menos.
Não quero ser cruel no comentário deste livro, não é que eu o veja como ?ruim? mas não é como se conseguisse defini-lo como ?bom?. O livro é curto com tamanho da fonte maior que o padrão, o que já deixa claro desde o início que o leitor não deve esperar muito da leitura. As informações por mais que poucas são devidamente organizadas para melhor didática. Para quem quer começar um estudo sobre o holocausto é um começo confortável, atraindo o leitor para novas leituras e aprofundamento. No mais só há duas coisas que me incomodam: um, o autor passa páginas e páginas elogiando o Papa XII com clara influência de sua própria crença (esperava que ele fosse mais neutro, sem fanatismos); dois, uma das referências bibliográficas do livro é a Wikipédia. Apesar de tudo, Dimas da Cruz Oliveira escreve em uma linguagem tranquila e eu indicaria o livro para qualquer amigo interessado na temática.

Vinícius Vilela 12/07/2022

É sempre pesado ler sobre o Holocausto
Cada vez que leio sobre o assunto fico mal por dias. Mas é imprescindível entender tudo o que ocorreu para evitar que ocorra novamente. Como o ser humano pode ter chegado a tamanha crueldade? A leitura é muito instrutiva, recomendo a leitura.

Ruanna 01/03/2022

Holocausto
Não tenho palavras pra descrever a riqueza desse livro que em poucas páginas consegui trazer relatos e fatos marcantes deste que foi e é um dos eventos mais tristes e pesados da nossa história. Nele podemos conhecer figuras que tanto contribuíram para esse crime tomar forma como aqueles que ajudaram de forma que eles podiam a salvar as principais vítimas desse massacre brutal praticado durante a Segunda Guerra Mundial por Adolf Hitler e seus seguidores.

Vanessa 20/07/2020

desumano
parafraseando uma passagem do livro, de tão horrível a história do holocausto, nem poderia ser chamada de ?crime contra a humanidade?, pois foi bem mais que isso.

Carlos Alberto 15/09/2021

Holocausto de Dimas da Cruz Oliveira é livro bem curtinho que nos mostra de forma sucinta uma das maiores chacinas que já aconteceu ao longo da história da humanidade. Primeiramente com a ascensão ao poder de um extrangeiro em uma Alemanha que capengava pós 1° guerra mundial, onde em um tom messiânico distorcido conseguiu por meio de sua autobiografia e de propagandas enganosas, converter seguidores a fazerem as atrocidades que fizeram. Contudo, Dimas também nos mostra o quão demorado foi a reação dos outros países frente ao estrago humanitário que Adolf Hitler já fazia na Alemanha e nos países vizinhos, o que no final poderia ter poupados alguns milhares de vidas das pessoas marginalizadas durante o governo nazista...
Holocausto é um bom livro para nós lembrar de nosso cruel passado e não nos esquecermos daqueles que foram vítimas de um regime baseado no racismo.

Felipe1503 14/01/2024

Essencial e importante
Como a proposta da coleção é apenas apresentar um panorama geral, o livro cumpre com o que propõe, expondo os principais pontos e causas do holocausto!

Talita 12/12/2022

Livro de história
Bom não sou historiadora, como leiga gostei do livro. Conta do início das ideias que levaram ao holocausto ao julgamento de Nuremberg, por ser um livro fino não é detalhado. Mas o objetivo meu da leitura era só pra ter uma ideia do holocausto mesmo. Algumas partes são difíceis de ler não pela forma que é descrito, mas pelo fato em si descrito. As partes das câmeras de gás, da organização dos campos de concentração, dos assassinatos em massa, tem que ter estômago.

barbarag 15/02/2022

necessário
um livro extremamente importante de ler, relata algumas atrocidades do holocausto e mostra como esse evento horrível não deve ser esquecido e repetido.

Tiago Souza 16/02/2024

Triste parte da história da humanidade
Um livro curto, porém muito importante para mostrar de forma breve essa terrível parte da história, como ela se deu e as consequências.
É muito importante saber esses fatos marcantes da história, para que possamos olhar para trás, ver os erros e não cometê-los mais.