Heróis Urbanos

Heróis Urbanos Raphael Montes

Resenhas - Heróis Urbanos

Peleteiro 21/02/2020

Uma grata surpresa
Há tempos não ficava preso num livro de contos, e olha que adoro o gênero. Não costumo gostar de coletâneas e antologias, afinal, gosto de conhecer bem o trabalho do autor que opto por conhecer, e fica difícil quando há apenas um texto seu, normalmente a oscilar bastante de um para o outro. Entretanto, para a minha surpresa, encontrei aqui uma coletânea uniforme e muito bem selecionada.

Rubem Fonseca, mantendo a tradição, traz o carro chefe do livro em seu "Passeio noturno", conto tão fluido e envolvente que você chega a sentir abstinência quando termina. Seguindo os seus passos, Raphael Montes envolve com "Volnei", ao tempo em que Letícia Wierzchowski completa o que seria o meu "top 3" dentre as histórias.

Com narrativas mais juvenis, Emiliano Urbin e Luísa Geisler também trazem interessantíssimas histórias.

Por fim, apesar do final um tanto nonsense, o conto de Natercia Pontes não decepciona, o que não posso dizer de o "Besouro azul entre o bem o mal", de Cecília Gianneti, o qual apresenta uma proposta de vocabulário coloquial, com eventuais palavras incomuns ao dia-a-dia que acaba não cativando tanto.

No geral, uma grata surpresa!

Yasmin Landulpho 02/05/2020

Esperava mais pelos escritores que fizeram parte desse projeto!

@amandaluiizari 09/08/2017

Uns bons e outros ruins.
“Heróis Urbanos”: Vamos conhecer historias de pessoas comuns que acham um jeito de sobreviver no seu cotidiano. E um livro de conto escrito por diversos autores entre eles Raphel Montes, Rubem Fonseca entre outros.
Eu achei bem mais ou menos. Nenhumas das historias são interligadas, algumas historias são interessantes como do Besouro Azul entre o bem e o mal um garoto que saiu para tentar combater o crime e não voltou mais para casa e sua irmã sai em busca de resposta, “Passeio Diurno”, sobre um entregador que tem seu momento herói quando usa uma bicicleta para punir as “pessoas más” que encontra pela cidade.
Mais tem outras que são tão ruins que fazia com que eu tivesse vontade de pular o conto como: Volnei: A trama envolve uma mulher traída, um assassino serial conhecido como Monstro do Cadarço e um desfecho chocante. Narrado em primeira pessoa, Raphael escolheu a linguagem coloquial para tratar de temas como a justiça, vingança e modernidades, e como reações em cadeia motivadas pelo ódio podem e, geralmente, acabam mal. “Seu Amor de Volta em Três Dias”. Aqui, o herói é um pai que irá cuidar da filha de 5 anos durante seis meses, pois a ex-mulher terá de viajar

Jéssica 15/01/2020

De todos os contos, os que mais me envolveram foram os do Raphael Montes, Luisa Geisler e Emiliano Urbim. Deles só não conhecia o Emiliano, com certeza vou buscar mais obras do autor.

No geral são contos rápidos, alguns trazem uma reflexão maior que outros e não sei se entendi todos. Valem a leitura, é sempre bom manter contato com nossos autores nacionais.

@injoyce_ 16/02/2020

Heróis Urbanos
7 contos sobre pessoas que se consideram heróis, vilões e/ou anti-heróis da vida real.
A maioria dos contos se passam nas comunidades, aqui encontramos de contos sobre assassinos a espertinhos, teve até conto que não entendi nada.
Mas no geral, o livro é bom.

Érico 06/03/2020

Bonzinho
Razoável. É um livro de fácil leitura, e parece-me uma boa opção para entrar em contato com alguns escritores brasileiros da atualidade.
As "ilustrações" achei horríveis - questão de gosto. Não gosto desse tipo de arte...
Apenas UM conto eu realmente achei detestável: "A História Lacrimogênica de Jamile”, de Natércia Pontes. Totalmente sem pé nem cabeça. Eu nunca tinha ouvido falar dessa autora, e a virtude desse conto foi justamente me impedir de perder tempo lendo mais alguma coisa dela...
Quem abre a coletânea é o Raphael Montes, e confesso que foi por causa dele que me interessei pelo livro. Não achei tão bom quanto os livros que já li dele, mas, são poucas páginas, e na verdade ele acerta bastante reproduzindo o linguajar da protagonista/narradora, uma cabelereira da favela que procura defender o Volnei, "hômi bão"...
Material Escolar é bastante interessante também.
Aliás, todos os contos tem seu valor, exceto o que já citei...

Paula 22/10/2020

O mal é apenas um ponto de vista (para nossos heróis urbanos.)
Não conhecia ainda os autores, só o Raphael Montes, que aliás gosto muito, então fiquei muito interessada para conhecer essa história dele, e claro e as outras. Os contos apesar de temas diferentes entre si, se casam muito bem, são de linguagem fluída, simples, e trazem críticas pertinentes a sociedade, com uma linguagem que deixa o leitor bem surpreso e impactado. O título do livro leva a uma reflexão: Que nossos heróis (ou nem sempre) urbanos são pessoas reais, imperfeitas. Que suas ações estão estritamente ligadas ou não, ao meio cruel em que são inseridos.
Aqui cabe uma frase da autora americana Anne Rice: "O mal é apenas um ponto de vista." isto, para nossos "heróis urbanos."

Sidney 23/10/2020

Leitura Leve
Li em dois dias. Não gostei de todos. Gostei dos contos de: Raphael Montes; Letícia Wierzchowski e Emiliano Urbim. No último destaco duas frases de efeito q nos fazem refletir: "Cada um tem suas batalhas" e "O medo de sofrer é pior que o próprio sofrimento". Enfim, recomendo, um entretenimento a mais.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/06/2018

Nesta antologia, os autores se embrenham no tumulto e, através de imagens e palavras, distinguem na multidão o que há de mais insólito: o indivíduo. {...] Relances de vidas geradas, interrompidas ou impelidas pelo furor da metrópole.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579802980
Flavia 21/10/2018minha estante