Heróis Urbanos Raphael Montes

Resenhas - Heróis Urbanos

MayHey 22/03/2024

Li pelo Raphael Montes
É verdade, eu só li por causa dele. Não tenho muito o que falar do livro. Por ser uma coletânea de contos, cada um tinha seu ponto diferente e características singulares. Alguns são muito bons (como o do Raphael) alguns eu não entendi nada. Em geral, achei as histórias interessantes e tem algumas que realmente vale a pena ler (as últimas me deixaram com um choque que não consigo nem descrever, muito bom)

izabelly 09/12/2023

Heróis Urbanos
Admito que me decepcionei um pouco com essa coletânea. Talvez minhas expectativas estivessem muito altas.
O livro apresenta uma junção de contos escritos por autores renomados da literatura nacional, mas, em minha opinião, essa colaboração não saiu como esperado.
Poucos foram os contos que fizeram a leitura valer a pena.

miri.miri 01/12/2023

Quando é que a justiça se torna injusta?
Pra mim a "justiça com as próprias mãos" no primeiro conto foi vilania (narradora vilã sim ou claro?) [Linchamento violento mds, Raphael Montes tava inspirado]. Mas no terceiro foi heróico "o justiceiro da bicicleta" (olha como a linha é tênue)

Heróis Urbanos é uma coletânea de contos bem balanceada, com alguns contos maravilhosos e outros nem tanto, mas os que são bons, são EXTREMAMENTE bons. Cada conto é de um autor/autora nacional diferente.

1: VOLNEI (10/10)

Raphael Montes é um autor extremamente talentoso, e mais uma vez provou isso! Uma narrativa interessante sobre o cruel "assassino do cadarço", e também uma grande crítica social trazida de forma singela mais impactante.

2: MATERIAL ESCOLAR (3/10)

Esse foi talvez uma crítica social ao sistema educacional do nosso país, porém pra mim não foi tão interessante assim.

3: PASSEIO DIURNO (10/10)

Esse aqui foi claro, simples e objetivo, um jovem rapaz que só queria a justiça, mas acabou elevando o nível e fazendo isso com as próprias mãos (ou própria bicicleta eu diria)

4: HISTÓRIA LACRIMOGÊNICA DE JAMILE (7/10)

Foi tão confuso que quase não chegou em lugar nenhum, não consegui entender, mas foi peculiar e diferente.

5: SEU AMOR DE VOLTA EM TRÊS DIAS (10/10)

Não é um conto pesado nem violento, é até divertido, um homem começa a trabalhar de pai de santo para ficar rico. Ele acaba usando meios questionáveis para ter a fé dos clientes. Foi genial!

6: BESOURO AZUL ENTRE O BEM E O MAL (4/10)

Promissor, mas com um ar de inacabado. Raso.

7: DA GRAVIDADE E OUTRAS LEIS (10/10)

Esse me impressionou muito mesmo, um conto sobre a glória pelo o que não fez, mas também um conto sobre o peso e o poder das palavras. Esse foi forte (aviso: esse tem gatilho de suicídio)

[Os contos de nota 10 foram tão sensacionais que o livro mereceu essa nota geral alta]

Teresa-Costa 03/09/2023

Ótima leitura
Comprei esse livro por causa do Raphael Montes e fui positivamente surpreendida pelos outros autores. É um bom livro para um primeiro contato com autores brasileiros talentosos.

Gio Lopes 01/08/2023

Estava com saudade de ler textos do autor Raphael Montes e só por isso fui ler esse livro. ?nclusive não me arrependo gostei muito do conto dele e de brinde li alguns bem legais, mas ainda assim o dele foi o meu preferido.

Apenas tenho que ressaltar que a linguagem utilizada não precisava ser tão forçada, mas fora isso nada a dizer.

Obs.: Foram contos bons e outros nem tanto por isso a nota 3,5.

Livrendo 28/07/2023

Indico muito.
Me interessei imediatamente pela premissa de “Heróis Urbanos”: pessoas comuns que se revelam heróis apenas por encontrarem maneiras de sobreviver a situações do cotidiano. Além disso, por se tratar de uma antologia escrita por diversos autores (dos quais, confesso, só conhecia três) minha expectativa estava em ver os mais diversos olhares em relação ao tema.

Em “Volnei”, o conto que abre a antologia, uma mulher fala sobre a traição de seu marido ao mesmo tempo em que relembra uma série de assassinatos cometidos contra meninos de 12 a 15 anos. Por ser a narradora uma mulher da favela, Raphael Montes dá a ela uma voz narrativa que se esforça ao extremo para se aproximar da linguagem coloquial, usando palavras e expressões como “mermo”, “casquela” e “sirial quiller”, sem se preocupar com conjugação adequada e outras exigências do texto escrito. De certa forma a estratégia faz sentido, mas o autor exagerou na dose, fazendo com que um texto curto (menos de 30 páginas) soe incômodo o tempo inteiro. A verdade é que quando algo causa estranheza dentro da narrativa, o leitor se descola da leitura, e é isso que acontece com “Volnei” que causa estranheza o tempo inteiro, não permitido uma verdadeira conexão com a obra, já que o texto chama mais atenção do que o conteúdo. Além disso, outra coisa me incomodou, repetindo um dos problemas que eu tive ao ler “Dias Perfeitos”, também do autor. Ao tentar surpreender ao máximo, o desfecho acabou sendo previsível desde o começo. Talvez seja porque eu já tenha lido um conto que adotava uma estratégia parecida, mas o fato é que para mim a identidade do “sirial quiller” era óbvia e as atitudes da narradora exatamente o que se esperava dela.

Em “Material Escolar”, Luisa Geisler apresenta a minha personagem favorita da antologia. A jovem e esperta Carolina, bolsista do ensino médio que, para conseguir um dinheiro extra, acaba desenvolvendo um esquema de venda de provas, trabalhos e afins. “Material Escolar” apresenta exatamente o que eu esperava de “Heróis Urbanos”: personagens que estão fazendo algo errado, mas que, de certa forma, admiramos por sua esperteza e seus recursos. A narrativa intercala entrevistas da própria Carolina com relatos de seus colegas e boatos de fonte anônima, deixando o leitor curioso para saber o que é verdade e o que não é, cogitar até onde Carolina é capaz de ir com suas falcatruas, além de se perguntar onde aquela investigação toda vai dar (e já que o tema da antologia é o cotidiano, nada mais adequado que um conto assim terminar com uma injustiça).

Rubem Fonseca, por sua vez, traz em “Passeio Diurno” o senso de justiça de uma criança. Por contar com menos de 10 páginas a história não chega a ter muitos desdobramentos, mas consegue desenhar a personalidade de seu protagonista.

Já Letícia Wierzchowski é responsável por “Seu amor de volta em três dias”, o conto mais inusitado da antologia no qual um jovem desempregado tem a ideia de virar pai de santo para conseguir dinheiro. E já que os orixás não conseguirão nada para os seus clientes, cabe a ele encontrar métodos terrenos para cumprir o que o “Pai Léo” promete. Em geral, sempre tive experiências positivas com as obras da autora e, por isso mesmo, confesso que o conto me deixou com um gostinho de “esperava mais”.

“Da gravidade e outras leis” é o conto que encerra a antologia e foi um dos meus favoritos. A história é narrada através de um diário no qual um adolescente deslocado no colégio fala sobre as suas tentativas de se reinventar diante do promissor início de um novo ano letivo. Mas seus dramas adolescentes ganham um toque dramático extra quando sua prima de 18 anos vem morar com ele e com a mãe e logo revela ter tendências suicidas. Emiliano Urbim brinca com as expectativas do leitor e é eficiente em conduzi-lo e tirar seu chão quando o conto termina.

A antologia conta ainda com “Besouro Azul entre o bem e o mal”, de Cecilia Giannetti e “A História Lacrimogênica de Jamile”, de Natércia Pontes.

De um modo geral, “Heróis Urbanos” apresenta personagens extremamente humanos que nada mais são do que sobreviventes. Uma premissa sempre interessante que poderia render até outros volumes.

Vale ainda um destaque para as ilustrações de Rascal que complementam a edição ao final de cada conto.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/reels/

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 30/03/2023

Fui atraída pelos autores dos contos? é um bom livro, mas não é a melhor produção dos autores que os escreveram. É isto. ?

Kell 26/11/2022

3 estrelas para o conjunto da obra, mas 5 estrelas para o conto do Raphael Montes. Fora o do Raphael, teve mais 1 que gostei muito. Mas ao todo é bom. Não intendi até agora o porque desse título. Mas um dia vou perguntar para o próprio Raphael KKKK

Carol 29/07/2022

Heróis Urbanos
Muito que bem: dos 7 contos do livro, eu achei 3 bons, 2 meio meh e 2 ruins.
Raphael Montes como sempre foi impecável.
Adorei o conto e a escrita da Luisa Geisler e o conto do Emiliano Urbim + sua escrita foram tops tb.
N curti o da Natércia Pontes, nem da Cecilia Giannetti.
E pra finalizar: N faz diferença pra mim os contos do Rubim Fonseca e da Leticia Wierzchowski.
Curti o livro? É... Sinceramente foi uma leitura bem morna, acho q esse gênero já não é mais o meu estilo. Mas foi uma experiência "interessante".

Cah. 28/07/2022

...
Eu li só o conto do Raphael Montes, no princípio eu achei que ela ia se vingar do marido pela traição, mas ela preferiu acabar com a amante. E me surpreendeu quem era o assassino.

Scopel 31/12/2021

Comprei por causa do Raphael Montes
Contos irregulares. Nenhum muito bom. Alguns ruins. O livro é um desserviço aos autores, pois sem referências adicionais não dá vontade de ler mais nada deles.

A impressão que dá é que colocaram aqui contos que tinham lá esquecidos ou que foram escritos às pressas só para compôr a coletânea.

Enfim...

Y.A. 01/10/2021

Sensacional!
Com um elenco de autores tão majestoso como esse, me surpreende esse livro não ser mais conhecido. Tudo bem que nem todos os contos são maravilhosos, mas da pra você se apegar aos personagens e à história mesmo cada um tendo poucas páginas (algo não muito fácil em contos).

Sidney 23/10/2020

Leitura Leve
Li em dois dias. Não gostei de todos. Gostei dos contos de: Raphael Montes; Letícia Wierzchowski e Emiliano Urbim. No último destaco duas frases de efeito q nos fazem refletir: "Cada um tem suas batalhas" e "O medo de sofrer é pior que o próprio sofrimento". Enfim, recomendo, um entretenimento a mais.
Cíntia Costa 25/10/2020minha estante
Lerei.