Investigação Olímpica

Investigação Olímpica Fernando Perdigão

Resenhas - Investigação Olímpica

Marcos Pinto 06/09/2016

Bom!
As Olimpíadas do Rio estão chegando e é necessária uma força policial presente para que seja evitado o pior. Nas ruas, a polícia e o exército farão a segurança. Porém, e dentro da Vila dos Atletas, o escolhido é o detetive Andrade. Entre muitas reclamações e intempéries, o intrépido Andrade mostrará porque é conhecido como um dos melhores detetives do Rio de Janeiro.

Os problemas na Vila são muitos. Brigas entre atletas, um ou outro osso quebrado, roubo de passaporte... até que algo mais grave acontece e Andrade, enfim, precisa mostrar porque foi escolhido para aquele cargo. Entre muitas confusões, ele e Lurdes, sua assistente, mostrarão a verdadeira face da polícia brasileira.

Partindo dessa premissa, Perdigão cria um enredo envolvente, rápido e que brinca com as múltiplas possibilidades que a Olimpíada no Rio de Janeiro poderia causar. Com sua visão afiada para descobrir crimes – ao menos Andrade acredita nisso – e algumas suposições aparentemente descabidas – o que é a marca do comissário –, vamos acompanhar uma divertida investigação nas terras olímpicas cariocas.

“Aos ouvidos de Andrade, a palavra comissário sempre sugeria um deboche burocrático a quem dedicava a vida a investigar criminosos. Era um detetive. Detetive!” (p. 7).

Investigação Olímpica mantém o mesmo estilo do livro anterior, apresentando uma escrita leve, ágil, direta, mas que consegue ter um nível de profundidade o suficiente para que os personagens sejam mais do que cascas ocas e estereotipadas. A ambientação da trama continua tão boa quanto na anterior, fazendo com que o leitor mergulhe no espírito olímpico e também na vivência carioca, além de conhecer um pouquinho da famosa malandragem dos nascidos no Rio de Janeiro.

Novamente, a crítica social é forte na obra. Aliás, está ainda mais presente do que na obra anterior. Aqui, além de fazer uma sátira de pessoas racistas, homofóbicas e xenofóbicas, deixa pitadas ácidas sobre a possibilidade econômica e estrutural do Rio de Janeiro abrigar um evento tão grande. Sem dúvida, a escolha não poderia ser mais acertada. Com essa boa combinação, Perdigão consegue criar uma obra que critica sem ser enfadonho e que ironiza pelo humor corrosivo.

Ademais, a obra mostra-se um pouco superior à primeira. Se no livro anterior, Lurdes e Andrade eram um tanto intragáveis devido aos seus preconceitos – eles são a encarnação do Bolsonaro na pele de uma dupla policial –, neste, eles parecem mais maduros, envolvendo melhor quem lê. Continuam altamente preconceituosos, é verdade; porém, a formação dos personagens como método de crítica fica mais clara.

“O Rio continua igual, inspetora. Uma bela moldura para um quadro desolador. A verdadeira Cidade Olímpica é aquela fantasia cinematográfica construída na Barra da Tijuca para abrigar atletas e competições, e durar três semanas” (p. 11).

Na parte física, porém, o livro apresenta alguns problemas. A capa é interessante, chamando a atenção de um público específico, e com total conexão com a obra. A revisão, por sua vez, merece uma segunda visitação; há uma série de problemas, principalmente na digitação, que apresenta erros, e algumas falhas na separação das palavras.

Em suma, Investigação Olímpica é um livro policial razoavelmente profundo, mas que ganha o leitor pelo humor e pela crítica. Seus personagens, por serem altamente preconceituosos, podem despertar o amor ou ódio – ou até mesmo os dois – nos leitores. Não é o tipo de obra policial que te marcará para sempre pelo forte suspense psicológico – até porque esse não é o objetivo do livro–, mas que certamente merece ser conferido.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/09/resenha-investigacao-olimpica.html
dimitriluz 13/11/2017minha estante
Olá! Estou muito interessado em ler este livro. Porém não o encontro em nenhum lugar para vender. Você teria interesse em me emprestar ou vender este livro? Grato!

Marcos Pinto 25/11/2017minha estante
Procurei o livro em minha biblioteca e não achei. Amanhã darei uma olhada melhor. Caso encontre, entro em contato com você.

Literatura Policial 21/12/2016

Atocha, Andrade!
“Investigação Olímpica” aborda um tema muito interessante para os amantes do gênero policial: a intuição do detetive que se converte muitas vezes na certeza solitária do investigador. Quem mais acredita nas hipóteses de Andrade e Lurdes? Quantas vezes não embarcamos como testemunhas e cúmplices de raciocínios tortuosos e aparentemente malucos de Sherlock Holmes? Por essas e outras, “Investigação Olímpica” faz rir, mas também permite revisitar uma viga estruturante da catedral noir: o cérebro do detetive parece estar sempre à frente dos demais.

site: https://literaturapolicial.com/2016/09/27/investigacao-olimpica-de-fernando-perdigao/

Domenica Mendes 18/01/2017

Segundo livro que traz o personagem Detetive Andrade, “Investigação Olímpica” é uma obra do gênero romance policial que proporciona uma leitura rápida e horas leves de leitura que podem ser prazerosas para quem busca por novos autores nacionais.

Totalmente ficcional, o livro brinca com uma estória que se passa durante o período final de organização para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e vai até o término do evento. Com ideia simples, o autor criou um enredo que envolve a ação policial dentro desse contexto.

A estória é bem bacana: contra a sua vontade, o Detetive Andrade é convocado pelos seus superiores para se tornar Comissário Olímpico dentro da Vila dos Atletas no Rio, para promover a segurança dos atletas e demais membros da Comissão Olímpica. Sem muita opção, ele vai, levando consigo a sua assistente Lurdes.

Para garantir a eficiência de seu trabalho, Andrade impõe ao Pipa, um trambiqueiro que tem um quiosque na praia para venda de produtos e ao Alfinete, atual chaveiro e ex-ladrão de residências, que o ajudem a cuidar das coisas. É com esse time que ele pretende manter a paz até o final do evento mundialmente conhecido.

Dentro da Comissão, ele conhece vários membros que vão da Presidente do grupo a membro importante da realização das Paralimpíadas e logo de cara não se dá bem com ninguém, devido à sua postura agressiva e, acima de tudo insuportável devido aos seus preconceitos.

Contudo, ele terá muito trabalho a fazer, pois logo começam casos de acidentes e atos violentos que colocam a saúde, integridade física e até mesmo a vida de vários atletas em risco. Seria tudo casual ou seria tudo parte de um complô maior para garantir a vitória dos atletas brasileiros?

Análise Crítica

“Investigação Olímpica” é um livro simples. Não há grandes reviravoltas e os personagens acabam sendo um pouco caricatos, levando-os a ações de clichê, mas nem por isso menos interessantes de se ler.

Um dos aspectos que mais me chamou a atenção na obra toda é como o protagonista, Detetive Andrade é desprezível. Preconceituoso, babaca, com síndrome de poder, autoritário e tapado, ele esbanja e destila suas opiniões sem pensar duas vezes. Acompanhar um personagem desse, sendo que todos os fatos estão voltados a ele, é realmente interessante e se o livro não segurasse uma leitura fluída e o gênero policial, provavelmente eu não chegaria ao final da leitura com a mesma facilidade que cheguei (eu o li em apenas um dia).

O livro é curto. Todos os acontecimentos ocorrem em menos de duas semanas e embora o espaço de tempo e para escrita seja curto, é possível acompanhar tudo o que acontece, todas as consequências e ainda a reação dos mais variados personagens tranquilamente, sem maior confusão.

A cada novo acontecimento, novas possibilidades se tornam visíveis e isso é gostoso de acompanhar, especialmente se fosse procurar por um livro rápido e sem muita profundidade.

A edição física tem uma capa muito chamativa que me remete ao estilo de escrita juvenil que encontramos dentro da obra e que me remeteu à lembranças das capas da coleção Vagalume.

A diagramação é boa, porém o trabalho de revisão ainda não está 100%, já que existem alguns erros de digitação bastante comuns.

Se você procura por uma leitura simples, rápida, do gênero policial, escrita por um brasileiro e que se passa dentro do nosso país, o “Investigação Olímpica” pode entrar na sua fila de leitura. É importante saber que ele é recheado por clichês, personagens caricatos e bem superficiais, com trama simples e que se resolve ao final do livro, porém atente à sua proposta e premissa.

site: http://leitorcabuloso.com.br/2016/12/investigacao-olimpica-fernando-perdigao/

dimitriluz 29/12/2017

Page turner com certeza!
Depois de muito tentar adquirir este livro, sem sucesso, recebi a doação da Domenica através de um pedido aqui pela rede social e enfim pude lê-lo. Livro dinâmico e de tom cômico que prende e faz com que a pessoa não largue o livro enquanto não termina. Talvez não chegou a grande circulação por alguns erros de revisão e diagramação, mas facilmente corrigíveis. Sou fã do detetive Andrade e já aguardo o próximo...