Manual de animação

Manual de animação Richard Williams

Resenhas - Manual de animação

Ofton 11/09/2017

Livro bacana!
O livro é bacana. Praticamente aborda todos os princípios necessários para se fazer uma boa animação. Indico para aqueles que se interessam pelo ramo de forma prática, ou seja, para aqueles que são ou que pretendem ser animadores. :-)

Hel 19/12/2021

Ganhei de presente e estou adorando! A parte de caminhar, que sempre tive difculdade, é bem detalhada, com diferentes tipos de andar, sobre dois e quatro pés.

Só que faltaram itens importantes que poderiam ter aparecido, em vez do autor contar taaantas experiências do seu trabalho.
Item um: animação de elementos como fogo, água e fumaça.

Item dois: ondulação de tecidos, que não é fácil (ao menos para mim). Tem um trecho sobre como "ondular" objetos (varetas, chicotes, etc), mas ficou muito superficial.

E o voo ficou resumido apenas ao voar de um pássaro (e morcegos, dragões, borboletas, etc?). Só por isso não ganhou seis estrelas.

Elizabeth r 20/12/2021

Vou dividir essa resenha em 2 análises:
1 - O conteúdo sobre animação
2 - O livro (escrita e editoração, basicamente)

1 - Conteúdo sobre animação

Em alguns vídeos, vi como recomendação esse livro para iniciantes. Ao ler e tentar absorver as lições eu fiquei na dúvida se existem graus para “iniciantes”.

Acredito que é melhor ter uma base dos 12 princípios da animação antes desse livro e que já se tenha uma noção de como animar personagens. Principalmente entendendo a noção dos tempos e sendo animação frame a frame, já que o autor explica basicamente como fazer animação “no papel”. As explicações são breves e até um pouco superficiais para iniciantes.

O ponto forte aqui (depois de mais da metade do livro), é a animação dos corpos dos personagens. Movimento, peso e expressões. É possível ver variedades de desenhos, ações e tempos propostos pelo autor. Ele usa muitas referências de filmes que assistiu e de animadores que conheceu (questionando novamente o grau de iniciante do leitor).

2- O livro

A escrita do autor não ajuda muito a entender a mensagem que ele está tentando passar. Não há uma ordem lógica para a escrita, às vezes é cronológica, às vezes ele só se lembrou de uma história no meio de uma explicação, às vezes ele só joga uma frase que alguém disse sem muitos porquês.
Quanto mais eu lia, mais eu percebia que ele é um ótimo animador (e perguntador hehe), mas acredito que com mais orientação conseguiria envolver mais o leitor na sua história
A troca de fontes durante o livro também causou uma estranheza. Constantemente havia uma quebra de hierarquia. Depois da página 100, uma delas é abandonada e resta só uma fonte maiúscula que grita com você pelo restante da leitura. Não sei se foi algo do livro original ou da tradução, mas levando em consideração a importância e propaganda do livro, foi algo que me espantou.

Passadas as primeiras cento e poucas páginas a leitura flui, junto com a explicação do autor. Definitivamente é um livro para ler de uma vez e revisitar várias e várias vezes depois, atrás de explicações e referências.

Juliano.mb 07/01/2023

A bíblia da animação
A Bíblia da animação. Leitura obrigatória de todo animador. Esse livro nunca vai envelhecer, são técnicas que serão usadas pra sempre.

whyadriawhy 30/04/2024

Incrível. Muito didático e explica muito bem, excelente manual para quem tem interesse em estudar animação, tem desenhos lúdicos que exemplificar tudo que é escrito.