Seis Estudos de Psicologia

Seis Estudos de Psicologia Jean Piaget

Resenhas - Seis Estudos de Psicologia

@gbdrt 28/10/2020

Achei interessante mas com muitos pensamentos retrógrados, coisa comum para a época que foi escrito.

beatrxste 17/07/2022

Realizei essa leitura para a disciplina ?Psicologia do desenvolvimento humano? e sinceramente fiquei decepcionada com ela. Minha professora alertou que as traduções desse livro poderiam acabar tornando a leitura dele um pouco prolixa, porém particularmente eu não concordei com algumas ideias impostas nele (talvez tenha sido por conta da época em que ele foi escrito) e também achei a leitura muito carregada e complexa. Se fosse uma escolha não acadêmica, eu não teria lido não.

Adriana Scarpin 05/01/2014

No primeiro estudo há noções básicas sobre a maneira de pensar das crianças da primeira e segunda infância e adolescência; no segundo estudo Piaget compara o desenvolvimento às teorias da física, incluindo a da relatividade; no terceiro estudo é mencionada noções de desenvolvimento através da linguagem; no quarto estudo sobre equilíbrio cognitivo não entendi nada; no quinto estudo discute-se o inatismo e a lógica adquirida da criança; no sexto estudo Piaget exala todo seu estruturalismo no desenvolvimento da inteligência.

Riverfount 17/03/2016

Ótima referência
O livro reúne seis trabalhos de Jean Piaget que dão uma excelente visão geral de sua obra e teoria, sendo uma excelente referência para os que estão iniciando ou para aqueles que querem relembrar algum conceito básico da teoria. Recomendadíssimo.

Paulo @paulocorrea.br 18/03/2020

Para quem quer se aprofundar
É um livro importante e de literatura básica do curso de psicologia (Graduação).
Recomendo para quem quer se aprofundar em estudar Psicologia e desenvolvimento.

Raquel Lima 24/01/2010

Um outro livro didático, mas muito esclarecedor. Piaget nos elucida muitos traços da infância que nós, mães ou professoras, colocamos como fantástico...mas na verdade é simplesmente o crescimento.

Cortelassi 12/06/2018

Seis Estudos de Psicologia
Para quem quer adentrar a fundo na área de psicologia pedagógica, este livro é um auxílio indispensável para entender como funciona a construção do saber, de uma criança. Jean Piaget mostra com facilidade a definição de linguagem e pensamento do ponto de vista genético, como a criança constrói seus modelos de equilíbrio, assimilação e imaginação. O livro começa falando do desenvolvimento da criança elencados por estágios: das primieras emoções, à organização dos primeiros sentimentos e regulações afetivas - o período da lactância. Descreve a introdução da inteligência intuitiva, o começo da lógica até chegar na formação da personalidade. Cada estágio tem sua adaptação que difere dos outros. Depois de ler esse livro, você terá outros olhos para enxergar crianças.

Davi 27/01/2022

Útil, mas fica massante no final
Começa de forma muito interessante, explicando as fases do desenvolvimento que Piaget propôs. Mas conforme chega ao final (do capítulo 4 em diante), Piaget começa a falar com um linguajar matemático e lógico que torna o texto quase insuportável. No mais, é um texto válido (ainda mais se estiver disposto à pular alguns capítulos).

Carol 12/05/2022

Complicado falar dessa leitura... Como uma estudando de psicologia, sei o impacto que as publicações de Piaget têm para o campo, e, justamente por isso, por ser uma obra tão importante, acho que ela merecia uma edição melhor.

Piaget era biólogo. Tinha uma linguagem complexa. Usava exemplos difíceis de serem compreendidos por psicólogos (visto o exemplo que ele usa para explicar uma pergunta que Einstein fez à ele). Notas de rodapé são essenciais para essa leitura.

Eu, por exemplo, consegui entender graças às aulas que eu tenho de Desenvolvimento Infantil na faculdade...

O livro em si, não tem nem muito o que falar sobre... Piaget já é mais do que conhecido. E é um livro de estudo. Não é para quem tem curiosidade. É para quem realmente quer estudar à fundo o tema. Notas de rodapé, explicações extras...

Fico feliz que eu li em PDF, porque, se eu tivesse pago, ia ficar extremamente irritada com a editora.

Leticia305 19/09/2023

Cansativo
Por mais que eu ache o assunto muito interessante, a leitura é extremamente maçante e cansativa. Principalmente a partir da segunda parte. Terminei o livro com a impressão que ele poderia ter 50 páginas a menos.

Camila 30/12/2023

O primeiro da série: lendo para a faculdade. (emocionante se pensar que até ano passado era "lendo para o vestibular" ?)

Sobre o livro, gostei bastante da matéria de estudo do desenvolvimento, mas Piaget em si parece um pouco simplista, escutei muito que Vigotski tem uma pegada mais moderna no assunto, estou curiosa.