Guardião do Medo

Guardião do Medo Michelle Pereira

Resenhas - Guardião do Medo

Jhoy - @sabedoriaentrelivros 27/09/2020

Guardião do Medo faz parte de uma série de livros, e nesse primeiro temos como protagonista principal o Alexandre, um menino que possui um passado triste, pois desde que se lembra sempre morou em orfanato; e quando finalmente atinge a idade para sair, sofre um acidente e descobre que tem câncer em fazer terminal.

A partir desse momento o cenário principal fica sendo o hospital, onde acompanhamos a vontade do Alexandre de morrer e sua certeza que após a morte irá para o inferno, pois ele não foi uma pessoa boa e também não faz questão de ser, mas o que ele não esperava era que a Guardiã de asas negras, Raya, muito misteriosa, fosse aparecer para ajudá-lo.

Após a aparição da Raya o livro flui demais, fica perfeito, uma cena mais emocionante que a outra, e o choro é garantido, porque a escritora sabe fazer você se apegar aos personagens e sofrer.

Um livro incrível e completo, personagens bem estruturados, vocabulário de fácil compreensão e a história é linda, reflexiva e emocionante.

Para saber em quais momentos você vai chorar, basta ler rsrs.
#resenhasdajho

tabathacuzziol 21/10/2016

Um livro de anjos longe de clichês.
A história conta sobre um rapaz chamado Alexander, que está com câncer em fase terminal. Ele é uma pessoa muito rancorosa e amargurada e perto de seus últimos dias começa a receber a visita de um anjo, que no começo ele julga ser alucinação, mas no decorrer do livro acaba descobrindo que esse anjo é só o começo.

O que mais me surpreende no livro é o fato da autora conseguir desenvolver uma história, nada tediosa, que se passa inteira dentro de um hospital! A históra tem ritmo e não precisa de um cenário super trabalhado para isso.

Os personagens me impressionam também, são profundos e fáceis de se conectar. O crescimento do personagem principal e a mudança de seu comportamento é esplêndido, nunca vi um personagem tão bem desenvolvido assim, em um único livro!

Você pode ver mais da minha opinião no Blog Floretizas

site: http://floretizas.blogspot.com.br/2016/10/guardiao-do-medo.html
Leciteresinha 12/02/2017minha estante
quero muito ler este livro, bom demais!

Corujas de Biblioteca 26/12/2016

Resenha por Vitória Zavattieri do blog Corujas de Biblioteca
Alexander está morrendo. Internado em um hospital precário, sem família nem amigos ele deixa a raiva e o ódio regerem todos os seus dias. Até que Raya aparece, um anjo? Uma alucinação? Ele não tem ideia se é a doença lhe pregando uma peça ou se é uma nova realidade se apresentado diante de si. O que ele sabe é que algo muda quando Raya começa a aparecer.

Alexander teve uma vida difícil, órfão a vida toda ele cresceu em um orfanato e nunca foi bem tratado. O que o transformou em um homem amargurado, mal-educado e bem desagradável. Mora no hospital a cerca de três anos e está em estado terminal, o que ele mais quer é morrer. Até que uma noite ele avista Raya, com lindas asas negras, e apesar de pensar estar ficando louco, Alexander dá ouvidos a esse anjo que aparece em seu quarto.

Raya é cheia de segredos e é cada vez mais difícil confiar nela. Uma Filha de Daemon, uma tipo de força do mal que ele não entende ainda o que significa, também o atormenta e o incita a jurar lealdade a elas. Alexander não sabe porque é tão importante, mas a cada dia repensa um pouco o modo que tem vivido e também como gostaria de passar o tempo tempo de vida que lhe resta. Mas, será que ainda há tempo de mudar? Ele pode, afinal, ter salvação?

Guardião do Medo nos apresenta personagens marcantes em uma história difícil. A vida de Alexander não é fácil, nunca foi, e por mais que ele acredite ser uma má pessoa o leitor acompanha a trajetória do personagem para se tornar uma pessoa melhor. Confesso que o começo do livro foi mais difícil, Alexander não é um personagem fácil e demorei um pouco para conseguir entendê-lo e então engajar na história, mas logo que Raya aparece e a relação dos dois começa a desenvolver eu não conseguia mais soltar o livro.

Com muitos mistérios ainda, o livro termina de forma emocionante e quero muito conhecer o resto dessa história. A Michelle consegue mostrar ao leitor o dia a dia de um paciente terminal e também a relação dele com as outras pessoas no hospital. Gostei bastante do enredo e me apeguei aos personagens muito rápido, espero ansiosamente para saber o que a decisão de Alexander vai fazer com a luta entre o bem e o mal na qual ele foi inserido.

site: http://corujasdebiblioteca.com.br

Igor Feijó 18/01/2017

Perdas e Ganhos
É sobre isto que fala o livro.

O tempo todo evoca dos recônditos da alma um sentimento de: o que eu perco com isto ou o que eu ganho? A vida possui essa balança e muitas das vezes não é somente para um lado que ela vai. Michelle Pereira descreve a dor de um jeito peculiar, mas também a retira com toques de esperança.

Os personagens são bem construídos e o ambiente fica reservado ao hospital (onde se passa a maior parte da trama). Confesso que eu mesmo detestando este tipo de ambiente consegui me fascinar com a leitura. O enredo tem uma pegada de drama com fantasia que inova (na minha humilde opinião) e não deixa a desejar no final.

O epílogo cumpre o seu papel e eu estou agora perturbando a autora para ler o próximo, rs.

Nem toda luz no fim do túnel leva a um lugar melhor, as vezes é preciso repensar os atos na quietude do silencio noturno para depois caminhar. Reserve um espaço na sua leitura de nacionais para Guardião Do Medo.

Vale muito a pena.

Andréia 03/07/2020

Envolvente. Surpreendente. Detalhado. Sensível
Bem, talvez vocês pensem porque não dei nota 5. Mas, alguns desvios gramaticais me levaram a isso. Nada que interfira na trama e no desenrolar da história. Então,vamos lá.

Alexander é um jovem que sempre viveu em um orfanato,desde que se lembra. Mas, ao completar a maior idade tem que sair de lá, ele ainda fica trabalhando por algum lá nesse mesmo orfanato,pois não tinha para onde ir. E lá pelo menos, poderia dormir e comer.

Com o passar dos anos ele é mandado embora do orfanato por ter agredido uma criança, com isso, se vê na rua novamente. Mas, chegar na rua passa mal e cai, no meio da multidão, e uma única pessoa o ajuda, chamando a ambulância.

Alexanider acorda em um hospital,e é aí que sua vida começa a mudar, da noite para o dia. Ele descobre um câncer, seu estado é terminal. Ele fica com raiva da vida e do criador. Mas, com o passar dos dias aparece um ser chamado Raya. E as coisas começam a mudar novamente.

Se você gosta de histórias entre o bem e o mal, recomendo a leitura. Alexander e Raya tem vários momentos emocionantes, tudo praticamente dentro do hospital. Raya faz com que sua paz seja transmitida a Alexander, e ele por sua vez, começa a mudar para melhor. Até conhece um garotinho com mesma doença que ele,e faz amizade.

Michelle a autora nos leva a pensar em mundo onde devemos nos posicionar para vivermos bem. Nesse livro, ela nos traz Raya onde explica a Alexander a necessidade do equilíbrio.

Uma história incrível,envolvente e emocionante em todos os sentidos. Não é uma simples história de fadas e nada do gênero. É um enredo mais elaborado, mais envolvente e mais sensível.

Elanne | @LeiturasdaNanny 25/10/2018

Fantástico
Quem me conhece sabe que amo livros de romance e livros policiais, este livro é uma fantasia que me tirou totalmente da minha zona de conforto e me fez gostar de mais um gênero literário.

Nessa história temos como protagonista o Alexander, que mesmo sendo jovem está com um câncer em fase terminal e já desistiu da vida, em vez de lutar por sua melhora quer mesmo que a morte o leve e possa finalmente descansar uma vez que já sofreu demais nessa vida, desde pequeno ele já teve sua cota de traumas e cansou de viver.

§§ ele precisava de ajuda. Ele foi quebrado. Há cacos dele espalhados por todos os lados.

No inicio do livro somos apresentados a um cenário desde abrange a criação do universo e dos anjos, do paraíso e do inferno, dos guardiões (anjos) e as filhas de Daemon (demônios) e de como o mundo passou a ser regido pelas forças do bem e do mal.

Alexander tem um papel importante nessa história, porém só sabemos qual é no decorrer do livro. Ele é um jovem difícil de lidar e com toda raiva que traz dentro de si não acredita que exista bondade no mundo, pra ele só há mal, e é difícil fazê-lo mudar essa percepção.

§§ coisas más sempre nos perseguem, enquanto as boas ficam apenas por alguns minutos e depois se vão.

Quando Raya aparece com toda sua beleza lhe contando histórias, dizendo ser uma Guardiã, e tentando explicar que todos nos temos um papel na criação, provando que não há apenas maldade no mundo, mas também grandes belezas, Alexander começa a mudar sua percepção com relação ao mundo, mais a maldade dentro de si é grande e Raya precisa quebrar algumas regras pra não perder Alexander mais uma vez.

§§ “— Você é o Anjo da Morte? [...]
— Não, não sou o Anjo da Morte, Alexander.
— Então o que você é? [...]
— Sou a sua Guardiã e estou aqui para ajudar.”

O livro é incrível, nos prende do inicio ao fim, ficamos intrigados pra saber mais sobre o Alexander e sobre esse universo ao qual somos apresentados , saber mais sobre sua história e como seu papel é fundamental nessa guerra entre bem e mal.

§§ Como assim, eu tinha potencial para ambos os lados? Isso queria dizer que eu poderia ser bom ou mal? Queria dizer que era uma escolha minha? Mas se ela havia falhado, então eu estava do lado das trevas.

Mariana.Spina 17/09/2018

Um livro maravilhoso!
Se vocês estão esperando por um livro triste, melancólico e pesado, estão completamente enganados. "Guardião do Medo" é um livro muito maior, com uma história que te conquista desde o primeiro capítulo e não te deixa sossegado enquanto você não termina de ler. Aborda a questão da Morte sob novas perspectivas, mostrando que a Bondade no mundo ainda existe, apesar de todas as Trevas que nos circundam.
Geralmente, quando pensamos em livros de drama, geralmente associamos a uma história triste. Mas, não necessariamente precisa ser assim. "Guardião do Medo" é um desses livros que nos surpreendem. É drama, sim. Mas é um drama tão associado com autoconhecimento, crescimento e superação que no final, mais parece um romance. O Livro no início nos conta a história da disputa entre o Bem e o Mal.
Existem os "Guardiões" que lutam em nome do bem, tentando manter o equilíbrio enquanto as "Filhas de Daemon" fazem o papel inverso, se alimentando dos medos, das inseguranças e do ódio das pessoas, levando-as para o lado das Trevas. Os "Vórtices", por sua vez, são seres poderosos que conseguem conciliar o Bem e Mal dentro de si.

Após a introdução, a história começa com Alexander, um paciente com câncer em estado terminal que está internado em um hospital e não tem autorização para sair. Mal humorado e desgostoso com a vida, Alexander deseja morrer. Deseja morrer mais do que tudo na vida. Ele não é capaz de se conformar em como a vida pode ter sido tão dura com ele desde que se entende por gente. Passou a infância em um orfanato onde era maltratado, passava fome e era deixado de lado. Desde pequeno aprendeu a ser bravo e a repudiar todos a sua volta. Foi somente assim que ele conseguiu sobreviver aos dias ruins no orfanato.
Agora, deitado em seu leito no hospital, pensando em todas as coisas pelas quais já teve que passar pela vida, Alexander tem certeza que sua alma está condenada. É nesse cenário caótico e depressivo que aparece Raya, a Guardiã destinada a protegê-lo do Mal. A aparição de Raya é responsável por despertar um lado de Alexander que nem mesmo ele conhecia.
No desenrolar da história, vamos observando a criação dos laços entre Raya e Alexander e a mudança que isso traz aos dois personagens. Raya é responsável por mostrar a Alexander que o mundo não é tão ruim quanto ele pensava que fosse, que ainda existem pessoas boas no mundo, pessoas pelas quais ainda vale a pena lutar. A mudança em Alexander é lenta, devagar, gradual. E é exatamente por ser lenta que se torna interessante. É possível entendermos os conflitos internos pelos quais Alexander tem que passar para começar a evoluir e visualizar o mundo de forma menos dura. É interessante perceber quais são as respostas e as ações de Alexander diante dos pequenos estímulos de Raya.
Mas, como nem tudo na vida são flores, enquanto Raya tenta levar Alexander para o lado do Bem, as "Filhas de Daemon" tentam se aproveitar da vulnerabilidade do corpo e do espírito de Alexander devido à doença para levá-lo para o lado das trevas. Elas se alimentam e se fortalecem com os medos, com as inseguranças, com os acessos de raiva e com as frustrações de Alexander. Nessa disputa, quem levará a melhor? Raya conseguirá convencer Alexander a ir para o lado do Bem ou as Filhas de Daemon terão vantagem e o levarão para o lado das Trevas?
Ao contrário de muitos livros que tem uma leitura pesada e cansativa, esse livro é daqueles que você lê em um dia, que quando começa a ler não quer parar enquanto não souber o final. O livro te prende desde a primeira página, apesar de parecer triste e dramático, e te deixa com gostinho de quero mais no final. E o melhor de tudo é: além de ser super fluido e rápido, aborda a questão da Morte sobre outro ponto de vista, não somente aquele em que o paciente quer morrer para se ver livre da dor. Não. No final, a morte é abordada como uma chance de re-significação para a vida, como uma chance de autoconhecimento e reconciliação consigo mesmo.

site: www.bibliotecalecture.com.br

Gessica 23/09/2016

Esplêndido!
No começo do livro temos uma breve apresentação do que são os Guardiões da Criação e sobre as Filhas de Daemon. Basicamente os Guardiões da Criação foram criados para manter o equilíbrio no mundo, já que as Filhas estavam seduzindo os homens e levando-os para o lado negro da força.

No entanto, há humanos que podem se tornar tanto Guardiões como Filhas, e alguns são ainda mais especiais: os vórtices. Estes podem controlar certos sentimentos e anseios se tornando ainda mais preciosos aos olhos dos Guardiões e das Filhas. E assim fica uma batalha de quem consegue influenciar mais.

O mais raro Vórtice é o do Medo, e é aqui que conhecemos Alexander, um homem mal humorado e ranzinza que não vê nada de bom na vida. Ele está com câncer e sabe que sua data de validade está próxima.

Alexander amaldiçoa à todos pela vida que leva, pois nunca de fato fora feliz, nem mesmo na infância, pois viva em um orfanato onde as mulheres que cuidavam das crianças eram cruéis e as torturavam, e assim que finalmente conseguira sair do orfano ele se vira com um câncer.

Tão logo penso em velhos desdentados, penso também que deveria parar de resmungar e tagarelar como um.
Página 21

Sua vida não foi nada fácil e ele nunca presenciara um ato sequer de bondade. Até aparecer Raya.

Raya é uma Guardiã da Criação e ela está a encargo de proteger Alexander e mostrar que ele pode ser bom. Obviamente que no começo ele pensa que está enlouquecendo por ver um anjo de asas negras que aparece e desaparece do nada, mas os fatos o levam a acreditar que aquilo é de fato real.

É aí que as mudanças começam, ele conhece a senhora que o salvou na rua quando estava tendo fortes dores abdominais devido ao câncer, e fora ela que chamara o socorro. Infelizmente a senhora morre, mas ali ele é tocado pela bondade daquela senhorinha.

Um dia ele conhece Mateus, um garotinho que está na fase terminal do câncer. Alexander vê naquele pequenino garoto ele mesmo, mas com o coração bom, e assim começa a tomar atitude boas e muito, muito lindas.

Acontece que não é somente Raya que está em busca de Alexander. Há uma Filha de Daemon em seu quarto - uma mancha na parede de seu quarto. As filhas se alimentam de escolhas e pensamentos ruins até conseguirem ganhar uma forma humana.

E assim Alexander começa a ser atormentado em seus sonhos, a Filha começa a fazê-lo desconfiar de Raya, a deixá-lo confuso.

Alexander não sabe mais se confia em Raya ou não, e isso é uma tragédia para a Guardiã.

Por que é tão fácil amá-la e odiá-la, ao mesmo tempo?
Página 108

Eu amei a Raya e quero muito que ela fique com Alexander. O livro obviamente tem continuação pois acabou de uma maneira que me deixou louca para saber o que iria acontecer em seguida. Gostei muito do Alexander também, e achei muito engraçado seu jeito ranzinza.

Infelizmente o livro tem muitos erros de ortografia, a maioria são de travessões faltando, mas nada que prejudique a leitura. A diagramação está belíssima e foi feita pela própria autora, outra coisa que amei é a capa!

Guardião do Medo foi uma leitura rápida e deliciosa, além de ser altamente recomendada. Mas prepare o seu coração, pois há vários momentos tristes devido ao fato de Alexander estar com câncer, isso de fato me abalou muito já que perdi meu avô por causa do câncer. Porém isto não é ruim, só mostra mais ainda como a Michelle soube trabalhar muito bem as descrições, sentimentos e tensões do livro.

Estarei esperando ansiosamente pela continuação.

site: http://www.cantinhogeek.com/

Dy 10/11/2016

Guardião do Medo | Por Minha Fuga da Realidade
A vida de Alexander nunca foi perfeita, e tudo o que ele queria era acabar com isso de uma vez. Quando criança sofreu bullying no orfanato que era sua casa desde que podia se lembrar . Ao sair de lá, achou que sua vida melhoraria, e que teria um futuro melhor do que foi sua infância, porém péssimas notícias chegaram, seu corpo estava sendo tomado pelo câncer.
Desde então, o hospital se tornou sua nova casa. Os dias eram tediosos, e isso só fazia aumentar seu mau-humor, além de horríveis sonhos que estavam deixando-o maluco. Ele queria que tudo terminasse, mas não tinha coragem para acelerar o processo de sua morte.
Mesmo não gostando da ideia, Alexander começa a fazer amigos, incluindo sua guardiã, Raya. Mas as coisas começam a ficar estranhas, se Raya é mesmo sua amiga, porque ela esconde segredos dele, e pior, por que tenta matá-lo? Isso você só descobrirá lendo Guardião do Medo.
A escrita da Michelle é bem fluída, mesmo não tendo muita ação, você devora o livro em pouco tempo. Eu bem que tentei arrastar um pouco mais a leitura, mas não deu.
E a edição é linda, desde a capa (naquele tom púrpura maravilhoso) até a diagramação e a marcação de capítulos.
Me apaixonei pelo jeito dela escrever desde os agradecimentos.
"Escrever um livro, tecer uma rede de sentimentos, de anseios e de desejos não é simples. É necessário apoio e determinação. Apoio para nunca baixar a cabeça e ter medo de escrever suas ideias; determinação para nunca parar, sob hipótese alguma, pois seus sonhos são quem você é. E é por todo apoio recebido de familiares nesta empreitada que tenho de agradecer muito. Correr atrás de seus sonhos nem sempre é um mar de rosas, e, sem pessoas com quem contar, nada parece valer a pena."

E para melhorar eu li esse livro ao som de Lindsey Stirling, e a música que se encaixou perfeitamente foi Shatter Me (feat. Lzzy Hale)

ESTA RESENHA CONTÉM IMAGENS, PARA VÊ-LAS ACESSE O LINK ABAIXO

site: http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com/2016/10/resenhando-guardiao-do-medo.html

Jhonatan A. @jounalmeida 01/03/2017

Universo de anjos totalmente único!
Alexander Magnus está internado vivendo uma metástase de seu câncer que o corrói cada dia mais. Conta-nos que vivia em um orfanato e após agredir um outro interno fora expulso pelas mulheres más que sempre o agredia. Passou a vagar na rua, durante o inverno, sem destino. Após sentir fortes dores acaba desmaiando e acorda mês depois em um leito de hospital.

"Não foi uma escolha minha, claro. Contudo, não tinha nenhuma outra opção. Se não vivesse ali, estaria na rua. E a rua não oferecia sessões de quimioterapia para controlar meu câncer e suas adoráveis metástases."
Sempre em estado pessimista e com a ideia de que nada poderia melhorar, trata de forma seca e rude sua enfermeira Lúcia - também durona porém para o bem do paciente. Em o que chamaria de 'principio de delírio' conhece Raya que vinha sempre se tornando presente para Alexander porém o mesmo não aceita sua ajuda. Embora dissesse ser seu Anjo da Guarda, o rapaz era difícil em reconhecer. Mal sabe ele que esse anjo é o começo de algo bem maior!

"Eu sou um jovem que poderia ser tudo. Poderia ter sonhos. Poderia ter uma família. Poderia ter um emprego. Mas estou mergulhado na morte."

Embora ambientado totalmente dentro da ala em um hospital, Alexander não tem alta por ter um quadro terminal da doença, a história está bem construida e, dessa forma, os personagens são fortes e repletos de características marcantes.

Posso adiantar que o protagonista viverá perdas marcantes e descobrirá algo importante que decidirá seu futuro. Raya possui segredos, coisas a respeito de Alexander e de seu passado que fora apagado da mente. E na mesma intensidade com que Raya se materializava para Alexander uma filha de Daemon, uma personificação do mal, tentava puxá-lo para as trevas. Qual força se apropriará do garoto?

Michelle tem uma escrita admirável, impecável e atraente. Conseguiu transformar um personagem rançoso em uma pessoa diferente em duzentas e poucas paginas. Isso é para poucos!

site: http://clicheimperial.blogspot.com.br/2017/03/resenha-l-guardiao-do-medo-michelle.html

Giovana | Blog Dei um Jeito 03/03/2017

Alexander o rabugento que a gente admira!
Alexander está em estado terminal de câncer e passa os seus dias no hospital, a sua rotina se resume a agulhadas na veia, reclamar que a comida não é boa para quem tem dentes e ficar considerando se não seria melhor morrer, já que toda a sua vida não foi nada fácil e nem boa.

O surgimento de uma bela anjo de nome Raya no seu quarto muda totalmente a sua rotina e o modo de ver o mundo, ele começa a fazer amizades no hospital, trazer um alívio para outras almas, e também começa a questionar da realidade que vive, pois não é todo dia que você conversa com uma anjo que não quer dar respostas.

No quarto do cara é travada uma batalha das forças do bem e do mal, por conta de elementos criados pela autora que achei bem interessante, os pequenos POVs da anjo trazem umas respostas mínimas e também uns pontos de interrogação enormes, ótimos para criar teorias.

O que me incomodou na história foi o tempo que se passa no hospital (coisa que dá para relevar já que o cara está morrendo) e as reclamações de uma comida que não mudaria de forma alguma. É interessante ver o amadurecimento do protagonista, que termina o livro com uma visão de mundo bem diferente, e com uma escolha bem sábia, considerando o inferninho que era o quarto dele nas últimas semanas. E os elementos da história que já se amarram nesse primeiro.

Guardião do Medo traz uma perspectiva diferente sobre histórias com anjos e que deve ficar cheio de tretas nos livros seguintes.

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2017/02/livros-guardiao-do-medo-michelle-pereira.html

AB 24/12/2017

Guardião do medo é sem dúvida uma história que me surpreendeu. Não irei dizer que me apaixonei pela história, nem que ela entrou para a minha lista de preferidos, mas é inegável que ela é uma boa história, muito bem escrita e com personagens cativantes.

Narrado em primeira pessoa, pelo Alexander (a não ser nos interlúdios, que são narrados pela Raya), a história gira em torno do jovem, nos seus 20 e poucos anos de idade, que tem uma vida um tanto ruim, digamos assim. Ele é um órfão, que sofreu desde pequeno com o descaso e maus tratos das mulheres que teoricamente deveriam cuidar dele e das outras crianças do orfanato. Mas tarde, quando finalmente ele consegue sair, quando ele finalmente tem a esperança de que pode conseguir uma vida melhor, descobre que está com câncer e seu fim é inevitável. Desta forma, ele acaba indo parar no hospital, onde ele ficará até o fim de seus dias e onde irá se passar essa história.

Em sua estadia no hospital ele acabará descobrindo que no mundo existe muito mais do que ele imagina, e ao contrário do que pensa, a seres muito interessados em trazê-lo para o seu lado, seja "o lado do bem" com os Guardiões, anjos escolhidos pelo Criador, ou "o lado do mal" com as Filhas de Daemon, criadas pelo Imperador do Inferno.

Ninguém tem a vida que deseja ter, Alexander. As pessoas têm de se ao que lhes é dado e valorizar as pequenas coisas que as fazem felizes. Ninguém pode ter tudo que quer. Porém, há uma escolha: você pode se alegrar com o que tem, ou viver em desgosto por uma coisa que não pode ter.

O que mais me surpreendeu na história foi o fato de que, apesar de a mesna se passar quase que inteiramente no hospital, ainda assim, a autora conseguiu construir um enredo intrigante, trabalhando principalmente com a interação do personagem principal com os demais. E diferentemente do que eu pensava, a história não se mostrou monótona, e a escrita fluida da autora fez com que se tornasse fácil se prender ao enredo e ver as páginas passarem rapidamente durante a leitura.

O medo é um sentimento perigoso, talvez mais poderoso que o amor. Porque o medo enfraquece. paralisa, mas o medo também move as pessoas.

Apesar de se tratar de uma fantasia, na minha opinião, esse não é exatamente o ponto principal da história, muito menos o seu ponto alto. Acredito que, o que mais chama a atenção são os personagens, suas interações, seus dramas de vida e as lições que trazem consigo.

Devo confessar que não sou muito fã do personagem principal, pois ele é muito pessimista, rancoroso com a vida, fechado, grosseiro e rabugento, e provavelmente por isso, não consegui me apegar muito a ele. Contudo, consigo entender o fato dele ser assim, é completamente justificável, afinal, como eu mesmo já contei a vocês, ele teve uma vida triste desde pequeno e quando adulto, isso não melhorou em nada.

Em contrapartida ao personagem principal, a autora construiu a sua volta, personagens que contrastam com ele, de forma que são mais otimistas, doces, e cativantes. É justamente essa interação com o personagem principal que torna a história mais interessante, juntamente com o aprendizado que ele obtêm com isso. Cada um dos personagens trás um acréscimo a história e a vida do Alexander, podemos ver no decorrer do livro que ele vai evoluindo com o passar do tempo (apesar que eu ache que ele regride algumas vezes).

Cada passo até aqui valeu a pena, mesmo por pior que minha infância tenha sido porque aprendi a cuidar de mim mesmo e amadureci cedo para a escuridão do mundo.

Com relação ao final da história, para não correr o risco de dar spoilers, só o que direi é que a história termina com um gostinho de quero mais. Não temos aqui um final fechado para o enredo e sim, várias pontas soltas que nos deixam curiosos para saber o que virá a seguir e muitas perguntas que esperamos serem respondidas pela autora na continuação do livro.

Quanto a aspectos mais técnicos como capa, diagramação, entre outros, o que tenho a dizer é que achei a capa do livro muito bonita e intrigante. As folhas são amareladas, o que é um ponto positivo, e achei muito bonita a diagramação, principalmente no início de cada capítulo. As letras, a fonte do texto, é grande, portanto, a leitura não cansa a vista. Resumidamente, gostei bastante do trabalho feito no livro

As únicas coisas que achei de imperfeições são alguns errinhos de palavras, mas é muito pouco e não afeta em nada a história, nem a qualidade da mesma. E que, o meu livro pelo menos, começou a sair a película, que acredito fazer parte da proteção e acabamento da capa. Fora isso, dá para ver que fizeram um bom trabalho na produção do livro.

site: http://www.abobrinhacomchocolate.com.br/2017/10/resenha-guardiao-do-medo.html

Thállyta 29/12/2017

Muito bom!
No início do livro somos apresentados a como surgiram os Guardiões da Criação e as Filhas de Daemon.
"Primeiro: havia a Luz. O Criador concebeu o Universo [...]. Ele também criou os Anjos, seus auxiliares no trabalho de aperfeiçoamento da Criação.
A Terra e os Homens foram feitos muito depois. O Paraíso veio primeiro. Ali, era a casa de todos os Anjos e nada havia além de paz e harmonia. Mas ainda assim, um dos mais queridos Anjos do Criador descobriu o Mal. [...]
Este Anjo fugiu e, astuto e invejoso, criou um reino só seu: o Inferno. [...]
Quando concluiu a criação de sua morada, o Imperador do Inferno voltou seus olhos para a nova criação de seu Pai, a Terra.
Ali, ele lançou sua semente entre os homens e aquele mundo começou a ser regido por duas forças: a força da Criação, o Bem ou a Luz, e a força do Inferno, o Mal.
[...] o Imperador do Inferno criou as Filhas de Daemon, demônios sob a forma feminina que passeavam pela Terra e corrompiam os humanos com sua beleza e suas promessas vazias de dominação e poder. [...]"
As Filhas de Daemon ganharam força e estavam levando filhos do Criador para as Trevas. Então, o Criador separou uma ordem de seus anjos e os chamou de Guardiões da Criação: eles deveriam combater as Filhas de Daemon e manter o equilíbrio entre as forças.
De acordo com o envelhecimento do Universo e a evolução dos filhos do Criador, os filhos que demonstravam a capacidade de serem bons de corpo, alma e coração tinham o direito de se tornarem Guardiões. Estes tinham o tempo de uma vida para provar sua capacidade e coração.
Porém, alguns filhos conseguiram conciliar Bem e Mal dentro de si. Eles podiam jurar lealdade tanto aos Guardiões quanto às Filhas de Daemon, e eram chamados de Vórtices.
Os Vórtices possuíam poderes sobre determinados sentimentos ou anseios, como desejo, dor e amor, e os mais raros e poderosos eram os Vórtices do Medo.
"Existiram poucos Vórtices do Medo até o momento. Não passaram de poucas dezenas.
Todos estão mortos e foram esquecidos pelo Universo.
Mas isso pode mudar."
Após sermos apresentados a este mundo, conhecemos nosso personagem principal, Alexander.
Alexander é um paciente em fase terminal de câncer, passou por uma infância difícil num orfanato, e tudo que espera é morrer logo.
Tudo começa a mudar quando ele conhece Raya, uma Guardiã.
Mas por que a presença dela? E aquela mancha na parede, que parece se mexer e chamar seu nome, o que poderia ser?
Ao longo da história conhecemos alguns personagens importantes, como Lúcia, Mateus e Marcela.
O livro possui uma leitura fluída, e no decorrer da história percebemos o porquê do aparecimento de Raya, mesmo antes de Alexander saber.
Também descobrimos o que realmente houve no passado de Alexander, em relação à sua família.
Por fim, recomendo a leitura. Estou ansiosa para o próximo livro da série.

site: Resenha em: https://www.instagram.com/p/BdSk4GxgHT3/