O Talentoso Ripley Patricia Highsmith

Resenhas - O Talentoso Ripley

AnalA3 24/04/2024

Modo psicopatinha on.
Recomendo! Achei o livro muito bom, escrita fluída, mas a partir dos 80% comecei a cansar kkkkkk, parecia muita enrolação. Não sei quem era mais burro, o próprio Ripley, a família/galera afins ou a polícia kkkkkk. Fiquei um pouco chocada com o final, mas nada estrondoso.

bruno 22/04/2024

O ardiloso Ripley
Nessa historia Highsmith nos transporta pra mente complexa de um psicopata insuguro; criando, assim, toda a fama em torno do Tom Ripley. Ripley não é um vilão comum, ele não é somente um vilão que gosta de matar, ele é preenchido por autodepreciação e sua sexualidade reprimida, gostando, então de usurpar a identidade dos outros para, assim, deixar a si mesmo para trás. Ele nos seduz e nos faz torcer por ele, em muitos momentos da história me questionava porque estava torcendo.

Gostei bastante da escrita, mas senti que a certo momento a história já tinha dado tudo que poderia entregar, só que ela continuou com sequências e mais sequências de derrapadas do Ripley que, além de deixar a história maçante, me faziam questionar se ele era realmente "talentoso" os se as pessoas só eram burras mesmo.

A adaptação de 1999 me agradou muito, ela tirou coisas que achei desnecessárias no livro e fez algum inclusões que achei bem pertinente, mas sinto que eles mudaram muito a personalidade do Ripley. agora quero assistir a nova adaptação com o Andrew Scott, penso, também, em ler as continuações desse livro.

starsfinew 20/04/2024

Incrível e envolvente. Você não sabe o que esperar de Tom Ripley mas acaba se apegando às suas confusões e devaneios. Em alguns momentos me vi torcendo por ele - mesmo que não fosse tão certo - e ficando tão angustiada quanto ele. Uma leitura que vale muito a pena.

Irina.Alfonso 17/04/2024

O Talentoso Ripley
Esse livro é um clássico! Uma das primeiras vezes que vemos um sociopata na literatura. Aqui acompanhamos a vida de Tom Ripley, um clássico golpista que tem a chance de ir para a Europa convencer o personagem Dikkie a voltar para os Estados Unidos para cuidar dos negócios do pai. Chegando lá, Tom fica deslumbrado com a vida de luxo e prazeres de seu amigo e resolve tomar seu lugar. É um livro bem gostoso de ler, mas tem momentos meio intankaveis. Você vê o cara (que deveria ser inteligente por ser um sociopata) fazendo cada cagada por impulsividade e vai dando uma raiva! Mas é isso hahaaah

Freezerburn 16/04/2024

O Talentoso Ripley
Tom Ripley, o mentiroso mais habilidoso de toda a história!

O livro tem um começo um pouco lento e chato, até o crime acontecer. Apesar do livro não ser o que eu achava a leitura foi muito emocionante.

Ripley é um sociopata que se vitimiza a todo instante e quando vê a oportunidade de roubar a vida de Dickie ele não pensa duas vezes. Ele é completamente movido pelos seus sentimentos, tanto que ele se arrepende por ser tão medroso e fraco, mas chega a ser assustador como ele é tão habilidoso em mentir, de tal forma que ele mesmo acredita no que diz.

Descobri só agora que esse é o primeiro de cinco livros, não o primeiro de uma duologia, me dá vontade de ver o que vai acontecer com o Ripley.

Mesmo sendo um sociopata, um homem frio e preconceituoso (com os pobres, iguais a ele, e a galera que fica festejando), não tem como não se afeiçoar a ele, principalmente se você já tentou disfarçar alguma mentira ou algo que você fez, apesar de aqui a coisa é muito maior do que uma mentira inofensiva

Ripley é cativante, relacionavel e assustador

Recomendo demais

Joao366 15/04/2024

O Talentoso Ripley
Mais um livro lido da minha meta de ler os livros que estão parados há muito tempo na minha estante.
Eu não sei o que sentir sobre esse livro, é uma relação de gostei e não gostei. Assim, a história parece interessante, mas ao meu ver é de uma enorme imbecilidade/ingenuidade da parte dos personagens e isso me irrita muito, daí entra um questionamento meu: o Ripley é mesmo talentoso ou os personagens ao redor dele que são muito burros? sério, isso me deixou extremamente irritado.
O desenrolar inicial quase me fez desistir, foi bem tedioso, mas do meio pro final a história e fluidez melhorou muito, tem alguns plots bons na verdade, mas não sei kkk complicado. Não vou me estender muito em detalhes da história porque provavelmente vou acabar soltando algum spoiler, mas é isso aí kk
Eu infelizmente tenho a continuação aqui em casa, então vou ler e ver o que me espera, mas já não tenho grandes expectativas...
mysteriesflashing 15/04/2024minha estante
Esse livro tá na minha lista mas depois da tua resenha to pensando se leio ou não pq quero mto mas pelo que tu relatou pode ser que seja uma bomba kkkk

Joao366 15/04/2024minha estante
amg tecnicamente não foi um livro tão ruim, mas os personagens me deixaram extremamente irritado com tamanha burrice kk e não é só um personagem, é praticamente todos!

Lillian.Simas 16/04/2024minha estante
Eu fiquei assim, li por causa da meta dos livros parados na estante, mas foi irritante ?

Joao366 16/04/2024minha estante
@Lillian.Simas, os personagens são irritantes né? Se eles fossem menos burros o livro seria muito melhor, praticamente tudo favoreceu o Ripley e isso me frustrou kk

samrodrigo 13/04/2024

Burrice
Só Deus sabe o estresse que passei lendo esse livro. Sinceramente, talentoso é uma OVA! É só um burro rodeado de mais gente burra. Tipo, eu não odiei o livro, eu odiei o personagem, a história, não sei explicar. Senti raiva lendo.

Joseclei 13/04/2024

Além das Sombras: A Complexidade de Tom Ripley
Em meio às páginas meticulosamente traçadas por Patricia Highsmith em "O Talentoso Ripley", somos imersos em um jogo de sombras e reflexos, onde a fronteira entre o certo e o errado se torna turva, quase indistinta. Tom Ripley emerge como um personagem que transcende a mera caricatura do vilão, assumindo contornos de uma complexidade inquietante.

A habilidade da autora em desvendar os recônditos da mente humana e apresentar um protagonista tão ambíguo e multifacetado é verdadeiramente fascinante. Ripley não é apenas um sociopata habilidoso; ele é uma encarnação da dualidade humana, capaz de seduzir e repelir o leitor em igual medida.

A narrativa nos transporta para um cenário exuberante na Itália, onde as linhas entre realidade e fantasia se confundem, ecoando os dilemas existenciais que assombram não apenas Tom Ripley, mas também aqueles que o cercam. É nesse contexto que a relação entre Ripley e Dickie Greenleaf se desenrola, entre sedução e manipulação, em um jogo de poder e desejo.

No entanto, o que realmente eleva esta obra para além das convenções do gênero é a sua exploração profunda da natureza humana e das questões universais de identidade e autenticidade. Highsmith nos convida a questionar não apenas as ações de Ripley, mas também as nossas próprias motivações e escolhas na vida.

É verdade que alguns podem encontrar o ritmo da narrativa um tanto lento em certos momentos, mas é precisamente nesses momentos de reflexão que somos desafiados a mergulhar nas profundezas da psique de Ripley e confrontar as nossas próprias ambiguidades morais.

Em suma, "O Talentoso Ripley" não é apenas um thriller psicológico envolvente; é uma jornada perturbadora através das sombras da alma humana, uma obra-prima da literatura que continua a desafiar e intrigar os leitores, mesmo após décadas de sua publicação. Uma leitura obrigatória para aqueles que buscam explorar os abismos da mente humana e os labirintos da moralidade.

Mari 13/04/2024

O Ripley é um personagem interessante, bem desenvolvido, já que ele é um sociopata, imitador e inteligente, que consegue se sair bem das situações que se mete, maaaaaas achei o livro chato.

Já não tinha gostado de Águas Profundas da mesma autora, então resolvi ler seu livro mais famoso para ver se o problema era a história ou a escrita, e p/ mim foi um pouco dos dois rs

O início da história já não é nem um pouco crível, mesmo p/ uma ficção: quem que contrata um estranho praticamente p/ convencer o filho que está na Europa a voltar p/ casa? Todo o resto que acontece com ele tentando roubar a vida do Dickie é o que a gente espera desse tipo de história, mas esse começo não me desceu não hahahahaha

Fora que a narrativa foca muito no que o Ripley está pensando e planejando p/ se safar, fazendo com que não aconteça muita coisa empolgante. Ele é um narrador monótono. Já li outros thrillers psicológicos que amei, mas não foi o caso deste livro.

Nata36 08/04/2024

O Talentoso Ripley
"O Talentoso Ripley", escrito por Patricia Highsmith, é um thriller psicológico que mergulha nas profundezas da mente de um personagem complexo e perturbador. O livro oferece uma narrativa envolvente que prende a atenção do leitor desde as primeiras páginas até o surpreendente desfecho.
A história acompanha Tom Ripley, um jovem ambicioso e talentoso, mas moralmente questionável, que é contratado para convencer um homem rico e influente a enviar seu filho pródigo de volta para casa. No entanto, o que começa como uma simples missão se transforma em uma teia de mentiras, manipulações e crimes, à medida que Ripley se envolve cada vez mais profundamente na vida da família.
Uma das maiores qualidades deste livro é a habilidade de Highsmith em criar um protagonista ambíguo e fascinante. Ripley é ao mesmo tempo encantador e sinistro, capaz de cometer atos terríveis sem remorso, mas também de despertar empatia e compaixão nos leitores. Sua complexidade torna impossível para o leitor rotulá-lo como herói ou vilão, deixando-o constantemente questionando suas próprias motivações e moralidade.
Além disso, "O Talentoso Ripley" é uma exploração profunda da natureza humana e das questões de identidade e autenticidade. Highsmith mergulha nas nuances da mente de Ripley, explorando temas como a busca por aceitação, a inveja do sucesso alheio e a tentação de assumir identidades falsas para escapar da própria inadequação.
No entanto, alguns leitores podem achar que o ritmo do livro é lento em certos momentos, especialmente nas partes que se concentram mais nos pensamentos e emoções de Ripley do que nos eventos da trama. Além disso, o final ambíguo pode deixar alguns leitores insatisfeitos, desejando uma resolução mais definitiva para a história.
Em resumo, "O Talentoso Ripley" é um thriller psicológico envolvente que desafia as convenções do gênero e oferece uma análise fascinante da mente humana. Com sua narrativa intrincada e personagens complexos, o livro cativa os leitores, deixando-os intrigados e perturbados até o último momento.

Aline.Bernardi 31/03/2024

Agonizante
Não é a temática de livro que costumo ler, por isso não sei avaliar muito bem. Mas, eu não gostei, o personagem principal é um psicopata que, mesmo tendo assassinado duas pessoas, consegue conviver muito bem com isso. Achei bem agonizante acompanhar o Tom e a maneira como ele lida com os crimes como se fossem problemas banais.

Ratinha da Biblioteca 29/03/2024

#52semanasliterarias
Tom Ripley, nosso protagonista, é um sociopata de primeira. Publicado pela primeira vez em 1955, imagino que Ripley tenha chocado e cativado muitas pessoas à época. Ele vivia uma vida insatisfatória, manipulando todas as pessoas que podia. Aos 25 anos, já acumulava considerável experiência em seus golpes, quando surge a oportunidade de sua vida: viajar para Mongibello, na Itália, para persuadir o herdeiro dos Greenleaf a retornar aos Estados Unidos. No entanto, em vez de simplesmente convencer Dickie, Ripley começa a fantasiar sobre como seria ter a vida dele, como seria SER Dickie. É então que sua sociopatia vem à tona.

Com uma pegada bem Joe (da série You), a história me chocou um pouco, confesso, pois não esperava por nada disso (achei que era um suspense policial). Nos primeiros 30% do livro, parecia que nada acontecia, e eu estava começando a achar a narrativa arrastada e tediosa, até que Booom, a "bomba" estoura e a história se torna frenética. A cada página, eu esperava a desgraça acontecer e, pasmem, até torci por Ripley no final de tudo (embora, ao parar para analisar, tenha percebido o quão errado isso era). mas ai está a graça da história e de uma boa escrita, você se compadecer e simpatizar com o "vilão". Adorei a escrita da Patrícia e apesar de ter achado o início lento, não mudaria nada na história. Quero ler o restante (descobri que é pirâmide, 5 livros sobre ele haha) e as cenas de "agora vai dar merda" foram minhas favoritas 😜

Quotes:

"Alguma coisa sempre surgia. Essa era a filosofia de Tom."

"É melhor esperar uns dias, concluiu. O primeiro passo, de qualquer forma, era fazer com que Dickie gostasse dele. Ele queria isso mais do que qualquer coisa no mundo."

"Mas o que ele próprio havia dito sobre riscos? Os riscos são o que tornam as coisas divertidas."

Santosðµð¹ 29/03/2024

Um leitura que prende
É dos meus livros favoritos sem dúvida, é de leitura fácil e fluída e de puxar em nervos ao mesmo tempo.
Aquela leitura em que vamos "relatando" como que ninguém viu? Como ninguem notou?
Super recomendo.