O talentoso Ripley

O talentoso Ripley Patricia Highsmith

Resenhas - O Talentoso Ripley

junirou 28/02/2024

Mr. Ripley na primeira fila do CAPS.
Não vou negar, eu sou uma pessoa extremamente fascinada por detalhes e complexidade, principalmente na literatura e O talentoso Mr. Ripley acabou sendo isso e muito mais. Foi uma experiência divertida e bem diferente do que eu imaginava. Eu ouvi falar do filme adaptado dessa preciosidade literária e que o dito cujo lembrava um pouco o tão comentado e, fatídico Saltburn. ? que, aliás, eu gostei bastante ?, e isso obviamente me deu uma certa curiosidade a respeito da obra e daí que eu li e, que experiência gente, que experiência.

Ripley é um tipo de personagem que vai te causar milhares de sentimentos e de certa forma até mesmo algum tipo de fascínio durante a leitura. Ele é um personagem integrante, com diversas camadas dentro de uma narrativa deliciosa e uma leitura daquelas que eventualmente irá te prender na cama e te fazer esquecer que mundo real existe, pensar que todo o livro é contextualizado durante uma época em que pouco se discutia a respeito da psicopatia e que tudo aquilo que ainda iria ser descoberto é massa demais. A autora brincou muito bem com isso. Adorei ler sobre a mente do personagem Ripley, tanto como si, ? se é que ele realmente já foi um si ?, quanto o grande falso que ele pode ser. Foi perfeito quando a autora fez com que eu me julgasse profundamente por, inúmeras vezes meio que torcer por um psicopata manipulador e até mesmo me fazer cair na tão falada boa lábia do sujeito repugnante, Ripley.

Por ser um clássico de 1955 há muitos elementos da época e diversas narrativas que na atualidade são improváveis mas que, mesmo assim, continuam palpáveis. Tudo é tão facilmente questionável, mas até que ponto? Será isso? Será aquilo?

Sendo o livro um clássico de 1955, eu estava esperando que a leitura fosse muito mais difícil e cansativa, mas fui bem ingênuo, porque na verdade a leitura se mostrou bem mais fácil do que os outros clássicos que li, é bem imersiva e fluida na grande maioria dos capítulos, quais também não são tão longos e extensos como a maioria dos clássicos, e as partes tensas e sangrentas são de tirar o chapéu, todo o suspense e toque criminal do livro é realmente um acontecimento, eu recomendo demais o livro para quem gosta de suspense, thriller, romance psicológico e etc.
Hisabela 28/02/2024minha estante
Assiste o filme do Matt Damon, best

Andre350 01/03/2024minha estante
Hahahahahahaha no caps? A gente tinha q voltar com a internação psiquiátrica só pra ele kkk

Cicero26 02/03/2024minha estante
Pô, tenho de ler. Assisti ao filme há décadas, mas depois dessa recomendação tão vigorosa, vou ter de botar na fila.

junirou 03/03/2024minha estante
pode ler, vai sem medo!!

Rafael1024 23/04/2024minha estante
Eu sempre gostei muito do filme e por anos foi um dos meus filmes favoritos. Mas aí veio a série Ripley da Netflix e eu achei uma obra prima. Comprei os livros O talentoso Ripley ( estou na metade ) e Ripley subterrâneo. A série se aproxima muito mais do livro que o filme. Depois da série e de começar ler o livro já não acho o filme tão bom.

junirou 23/04/2024minha estante
Quero assistir os dois Rafael, mas ainda não consegui, também quero muito ler o Ripley Subterrâneo, mas tô em um período difícil em relação às leituras, mas alguma hora vai. Tenho muita expectativa com a série da Netflix, fico feliz que ela é boa e teve uma ótima recepção do público, principalmente porque eu amo a atuação do Andrew Scott.

annacsfraccaro 07/07/2023

Os riscos são o que tornam as coisas divertidas
Achei os personagens bem construídos, mas achei a história muito arrastada.
Demorei horrores para ler esse livro, não senti tanta vontade de ler, mas tenho o volume 2, então não tenho pra onde fugir.

Pam 31/03/2022

Mistério envolvente com um personagem mau caráter mais cativante ainda.
Existe sensação mais satisfatória do que ler um livro super aclamado e descobrir que ele realmente é tudo isso? Foi o que senti lendo "O Talentoso Ripley", da Patricia Highsmith. Amar ou odiar Ripley? Eis a questão. Mas é, com certeza, um livro para adorar.

Nessa história acompanhamos Tom Ripley, um jovem estadunidense ambicioso que vive à custa de pequenos golpes, até que ele recebe uma oportunidade de ir para a Itália coagir um jovem rico, o Dickie, a voltar para os Estados Unidos. Com essa viagem a oportunidade vai além de ganhar dinheiro, mas também de conhecer e construir uma nova vida, e é isso que o Ripley faz. A questão é que a "missão" dele acaba saindo de controle.

Acompanhamos o livro todo pelo ponto de vista do Ripley, que aos poucos vai sendo seduzido pela vida luxuosa que o Dickie vive. A história aos poucos vai crescendo muito, conforme o Ripley é cativado. É curioso ver que ele toma diversas atitudes absurdas de forma impulsiva, mas em geral, faz tudo de forma friamente calculada. Inclusive como lidar com as consequências dos erros dele. É incrível acompanhar as linhas de raciocínio dele, cada plano mirabolante é genial. Cada sentimento dele, desde medo até ambição, se torna extremamente acessível por uma escrita que transporta o leitor pra junto do personagem – por isso ele se torna uma figura tão interessante. Apesar dos erros, eu achei impossível desgostar do Ripley ou torcer contra ele, eu queria ver até onde ele ia chegar, se ele sustentaria todos os seus planos e o que mais ele seria capaz de inventar.

O cenário do livro é majoritariamente a Itália, desde Roma e Veneza, até o interior. As descrições são muito bonitas e me transportaram pra cada ponto descrito na história. Eu me senti viajando com o Ripley. Exatamente por tudo ser descrito tão bem, acredito que seja o que faz com que a gente “abrace” a causa do Ripley.

"O Talentoso Ripley" é um mistério extremamente envolvente, impossível de largar porque sempre tem algo interessante acontecendo. Com um protagonista intrigante, cenários maravilhosos e um enredo arrebatador, entrou pros meus mistérios favoritos.

@tigloko 12/05/2023

"Os riscos são o que tornam as coisas divertidas."
Foi uma surpresa ter gostado, em comparação com a experiência tenebrosa que tive no livro Essa Doce Obsessão, da mesma autora. Acredito que os principais fatores para isso foram a trama interessante com um tom psicológico muito forte, as descrições dos lugares( é bastante vivida a Itália descrita nesse livro) e também pelo seu personagem principal, Tom Ripley.

Aquele tipo de personagem que normalmente seria detestável, sendo um sociopata e com leves delírios de grandeza mas que também tem um certo carisma que fica difícil não "comprar" seus objetivos. Soma-se a isso o fato da autora apresentar os personagens a sua volta de uma forma impossível de ter afeição. São personagens insuportáveis, para ser mais claro. É claro que sempre pela visão nada confiável de Tom mas é possível separar e ter uma opinião sobre eles.

Além disso, para mim ele não é um personagem essencialmente mal, sempre mostrando remorso nas suas ações. Esses fatores contribuem para gostar do protagonista e um dos motivos do livro ser tão bom.

Agora, tive um sentimento de ser enganado durante o livro. Em vários momentos a autora faz parecer que uma reviravolta vai acontecer. E isso nunca acontece, deixando um sentimento que o personagem está salvo de qualquer circunstância. Foi um ponto negativo pra mim. Além de esperar um pouco mais do final, tendo em vista que os caminhos que chegaram até ele foram bem forçados

Mas eu ainda classifico o livro como ótimo. Muito pela construção do protagonista, a narrativa psicológica e pela curiosidade do que Tom Ripley vai aprontar no próximo volume.

Pierre 23/04/2021minha estante
Ola, os demais livros são bons?

Laura 30/10/2021minha estante
Levei spoiler ????

Joao366 15/04/2024

O Talentoso Ripley
Mais um livro lido da minha meta de ler os livros que estão parados há muito tempo na minha estante.
Eu não sei o que sentir sobre esse livro, é uma relação de gostei e não gostei. Assim, a história parece interessante, mas ao meu ver é de uma enorme imbecilidade/ingenuidade da parte dos personagens e isso me irrita muito, daí entra um questionamento meu: o Ripley é mesmo talentoso ou os personagens ao redor dele que são muito burros? sério, isso me deixou extremamente irritado.
O desenrolar inicial quase me fez desistir, foi bem tedioso, mas do meio pro final a história e fluidez melhorou muito, tem alguns plots bons na verdade, mas não sei kkk complicado. Não vou me estender muito em detalhes da história porque provavelmente vou acabar soltando algum spoiler, mas é isso aí kk
Eu infelizmente tenho a continuação aqui em casa, então vou ler e ver o que me espera, mas já não tenho grandes expectativas...
mysteriesflashing 15/04/2024minha estante
Esse livro tá na minha lista mas depois da tua resenha to pensando se leio ou não pq quero mto mas pelo que tu relatou pode ser que seja uma bomba kkkk

Joao366 15/04/2024minha estante
amg tecnicamente não foi um livro tão ruim, mas os personagens me deixaram extremamente irritado com tamanha burrice kk e não é só um personagem, é praticamente todos!

Lillian.Simas 16/04/2024minha estante
Eu fiquei assim, li por causa da meta dos livros parados na estante, mas foi irritante ?

Joao366 16/04/2024minha estante
@Lillian.Simas, os personagens são irritantes né? Se eles fossem menos burros o livro seria muito melhor, praticamente tudo favoreceu o Ripley e isso me frustrou kk

Mila.Maluka 08/08/2023

Impossível parar de ler!
Como pode um personagem psicopata, com seus pensamentos mais cabulosos, seus atos tão macabros te prender tanto a atenção e te fazer até torcer por ele?

Mas foi exatamente isso que eu senti durante a leitura. A escritora transmite tanto pelo personagem que consegue nos fascinar.

Foi uma leitura pesada. Preciso ler algo bem levinho agora. Ufa!

ANDER CELES 08/09/2023

Um começo difícil, mas depois vai.
Quando comecei a ler este livro, achei que não ia gostar, que seria mais um "Me Chame pelo seu nome", que é um queridinho de muita gente, mas eu detesto. Justamente pela linguagem exageradamente rebuscada e pelo excesso de descrição desnecessária. E o começo do livro é bem nisso, vc não entende muito bem o que está acontecendo, pq as coisas não são apresentadas, elas já começam com todo o background rolando sem dar muitos detalhes de quem é o Ripley e o que está acontecendo. Mas vc vai entendendo aos poucos.

Bom, como já disse, o começo do livro é um pouco difícil, justamente por não narrar muitos acontecimentos, e mais pensamentos do Ripley. Aí, depois de umas 100 páginas, as coisas estão muito bem estruturadas, e vc consegue aproveitar melhor o livro. O estilo segue o mesmo, bem descritivo e bem dentro dos pensamentos do Ripley, mas vc entende o que está acontecendo.

Bom, o Ripley é aquele tipo de anti-herói (ou vilão mesmo seria a palavra?) que vc se pega torcendo por ele o tempo todo. Porque ele não parece ser mal, ele justifica as ações dele, ele mesmo se arrepende de as ter cometido, então vc acaba simpatizando por ele. Claro que é justamente essa a característica de um sociopata, porque apesar de se arrepender de suas ações, ele não sente por conta da vida das outras pessoas, mas sim porque deixará de fazer coisas com essas pessoas, ou porque ter matado essas pessoas dificultou a sua vida.

Enfim, à partir da página 100, mais ou menos, o livro ganha fôlego, e no seu terço final vc fica vidrado na história, lê super rápido, pq quer saber como o Ripley vai se livrar de mais uma. E o tempo todo vc fica na mente dele, que o tempo todo imagina que será pego, fica calculando todas as possibilidades e todas as saídas.

Agora, me lembrando do filme, ele termina de forma diferente ao livro. Talvez tenha sido adaptado mais do que o primeiro livro ou tenha criado mais para a história. E em breve lerei o segundo livro, e espero que os demais livros também sejam publicados por aqui.

Lorrana 18/02/2024

Achei que iria me surpreender e fisgar mais, mas de qualquer forma é uma boa leitura. Não vou mentir que me vi muito nele quando ele começava a pensar sobre todas as possibilidades do plano dele dar errado, pq oq eu puder pensar de ruim eu vou pensar kkkkkkk

Kess 20/02/2022

Tom Ripley vivia uma vida de monotonia nos Estados Unidos. Um dia ele é abordado por um homem (o Sr. Greenleaf) que oferece uma proposta a ele: ir até a Itália e convencer seu filho (Dickie) voltar para casa. Tom e Dickie passam a ser melhores amigos... E, quando Tom sente "inveja" da vida de Dickie.. acontece uma série de fatos bizarros envolvendo Tom.

É uma leitura densa, cheia de detalhes e acontecimentos pouco críveis.

Confesso que foi difícil acompanhar a história de Ripley, já que ele não foi um personagem cativante. (Afinal, ele é um sociopata, né?).

Espero, continuar a série do RIPLEY!

rafaela1019 22/12/2021

acho que a expectativa alta que eu tinha pra esse livro atrapalhou um pouco.

o comecinho é bem rápido, mas depois disso não acontece nada de interessante.

também senti que alguns personagens foram construídos de um jeito, pra mudar completamente só pra ter o final que a autora queria.

não sei se dou 2,5 ou 3 estrelas, acho que o livro merece 3 pelo impacto que ele teve na literatura mas minha vontade é de dar 2,5 ?

Marcianeysa 23/08/2022

Excelente suspense
Um suspense interessantíssimo, que nos apresenta Tom Ripley, um sociopata, que deseja ser rico e viajar o mundo. Para isso, não existem barreiras éticas. A escrita da autora é fluída e prende do começo ao fim.

Erilane.Rocha 02/12/2023

Eu escrevi a resenha pra esse livro e o skoob não salvou e só agora que eu vi?

Não me lembro mais o que eu escrevi, então só posso dizer que eh gostei mais do que imaginava que iria gostar.

Foi uma leitura interessante, apesar de sentir que demorou um pouco para os acontecimentos mais importantes.

Enfim? agora tenho que ler os próximos 4 livro do Tom Ripley rsrsrs.

Lud 23/05/2021

A história demorou pra me prender, mas quando prendeu também é quase o tempo todo na agonia de saber se o protagonista será descoberto ou não! É uma sensação curiosa de ter durante a leitura. Achei um bom livro. Não sei se bom a ponto de ler a continuação da história. Mas gostei mais do que imaginei gostar.

Lucas 28/04/2021

Esperava mais...
Um livro muito bom quando visto pela forma de clássico que lhe é atribuído. Porém, de minha perspectiva, não consegui me conectar com a história pois nao senti no protagonista uma ligação, não com a sua motivação ou suas atitudes, mas com a forma como se desenvolveram os acontecimentos. Pois confesso não ter visto no protagonista um personagem que independente da natureza, seja boa ou má, pudesse ter um desenvolvimento adequado para a compreensão do mesmo.
Marcela.Gomes 14/06/2021minha estante
Também não consegui sentir nada com essa leitura...