101 brasileiros que fizeram história

101 brasileiros que fizeram história Jorge Caldeira

Resenhas - 101 brasileiros que fizeram história

Numbra 05/01/2024

Nossa História
O título do livro foi o que me chamou a atenção! Eu adoro ler sobre a história do nosso país. Descobrir, mais e mais, do nosso passado. Recomendo muito!

Rômulo Silva 15/08/2022

Cumpre com o seu objetivo, mas poderia ser um pouco melhor
Em “101 Brasileiros Que Fizeram História”, Jorge Caldeira procura reunir biografias curtas sobre personalidades que, segundo ele, mudaram ou retrataram a mudança da história do Brasil de alguma forma, desde o início da colonização aos tempos mais recentes. O livro segue uma ordem cronológica e apresenta tanto figuras notáveis quanto pessoas desconhecidas pela grande maioria do público.

Primeiramente, acho importante mencionar que, de um modo geral, listas de qualquer tipo são quase sempre “polêmicas”, pois o leitor sempre irá discordar de algumas posições. Mesmo assim, acho que a obra de Caldeira consegue abranger figuras distintas em praticamente todos os aspectos sociais e econômicos. Na prática, há espaço tanto para o primeiro homem de Portugal a desembarcar no atual território brasileiro como para os abolicionistas que lutaram pelo fim da escravidão.

A estrutura do livro é muito bem montada (fiz a leitura da versão impressa). Ricamente ilustradas, as páginas trazem uma representação gráfica, uma breve biografia e um bloco central que serve como uma espécie de “justificativa” para a inclusão da referida pessoa na obra. O tamanho do texto apresenta variações, de modo que alguns indivíduos tomam conta de três páginas, enquanto outros ocupam apenas metade de uma. Essa estrutura torna o livro bem acessível para o leitor, mas algumas biografias acabam se tornando excessivamente curtas e pouco explicativas em certos casos.

Por falar em biografias, apesar de ter gostado da maioria delas, algumas parecem ser muito “sintéticas”, o que pode prejudicar um pouco a absorção do conteúdo. Em outras palavras, senti a ausência da menção de ações/momentos realmente marcantes por parte de alguns personagens históricos.

De fato, pesquisando na internet, consegui ter acesso a algumas biografias que conseguem explicar melhor os feitos dessas figuras históricas com um número semelhante de palavras. Por outro lado, acho que isso também pode ser um “efeito colateral” do objetivo da obra, que acredito ser instigar o leitor a fazer pesquisas mais profundas sobre aqueles que lhe despertarem um maior interesse.

Ainda assim, acho que “101 Brasileiros Que Fizeram História” é um bom livro para quem procura entender um pouco da história daqueles que contribuíram de uma forma ou de outra na formação do Brasil como o conhecemos.

Nada 19/05/2022

101 brasileiros que fizeram história
O nome já é autoexplicativo, um livro que contém informações de 101 brasileiros que marcaram a nossa história.

É incrível como sabemos tão pouco da nossa história, seja por falta de incentivo ou até msm por nossa falta de vontade, é um livro bom para vc procurar e achar pessoas q vc n fazia ideia q existiam, e dps vc estudar sobre ela, mas teve alguns q eu achei meio q desnecessário e q facilmente poderiam ter falado de outro (Marechal Deodoro por exemplo), mas como falaram do Tom Jobin eu passo pano, eu recomendo ss este livro

michelly.brandao.790 31/10/2021

Um livro interessante. Eu gosto muito de História e gostei da estrutura apresentada no livro. Possui imagens que retratam as figuras comentadas e algumas fotografias. Senti falta de ter mais mulheres nessa lista. Claramente é bem resumido, mas pode te dar um norte e te instigar a procurar mais sobre a biografia de algumas das personalidades. Recomendo para quem gosta de História.

PAULINHO VELOSO 02/10/2021

Lúdica, como deve ser a História
Uma rápida viagem pela História do Brasil através da minibiografia de 101 personagens selecionados por Jorge Caldeira, o autor de Mauá, o empresário do Brasil. Diferente de escolhas clichês, muitos biografados nem sequer são citados nas nossas aulas de História escolares. Uma leitura lúdica.

Vitoria 25/09/2021

Um livro interessante pra ler do ponto de vista informativo, mas mesmo assim acho que deixou um pouco a desejar nas histórias, que são bem genéricas e que faltam os feitos mais marcantes de alguns personagens históricos...

Heloisa.Herrera 11/06/2021

Bem produzido
Muito raso. Vale pela curiosidade, informações rápidas
E peca muito em não dar destaque às mulheres na nossa História, principalmente contemporâneas.
Bem ilustrado. Serve como livro de mesa para recepção. Distrai um pouco.

Saulo 24/02/2021

História Brasileira
O livro é uma introdução aos 101 brasileiros. Não se propõe a ser nada muito aprofundado ou discutir os personagens. Sabendo isso podemos aproveitar muito a leitura.

Conheci personagens que nem sabia que existia, fiquei sabendo novas informações de alguns que eu pouco conhecia. Dos mais conhecidos acredito que o livro pouco acrescenta, mas obviamente é necessário cita-los.

Durante o livro temos lindas imagens e temos um geral de vários acontecimentos da história do Brasil, o começo da colonização, com os embates com os índios, holandeses e franceses; temos a independência, o império, o domínio do café, a era Vargas, o pouco de democracia, a ditadura militar e o pós ditadura.

Dos personagens contados no livro destaco:
-Afonso Ribeiro: o primeiro homem a desembarcar em terras "brasileiras"
-Guaibimpará: mostrando a força é importância das mulheres já no começo do Brasil
-Albert Eckhout: faz lindas pinturas sobre os diversos povos brasileiros
-Antonio Vieira: importante para a língua portuguesa
-Gregorio de Matos e Ajuricaba
-Alexandre Gusmão que mapeou a terra brasileira
-Alexandre Rodrigues Ferreira, José Bonifácio, Diogo Antônio Feijó e o barão de Mauá: importantíssimos para nossa formação como país
-Os abolicionistas, pioneiros da nossa luta mais importante: Luis Gama, Antônio Bento, André Rebouças e princesa Isabel
-Augusto Ramos
-E Tarsila Amaral, revoluciona as artes, não só brasileiras. Uma de nossas artistas mais importantes.

Recomendo o livro para todos que gostam do tema Brasil!

Ricardo.Vibranovski 21/02/2021

Pequena preciosidade.
Jorge Caldeira tem um poder de síntese formidável. A maioria das figuras históricas teve sua vida dissecada em apenas uma página. Em primeiro plano esses personagens, uns bastante conhecidos e outros nem tanto. Alguns foram motores de mudanças significativas, enquanto outros exemplificam determinadas épocas. Todos, sem exceção, são interessantes. Mais significativo ainda é o que se desenrola em segundo plano. A partir dessas rápidas biografias Caldeira reconta a história do Brasil, dando especial atenção a alguns períodos menos conhecidos. Apesar da aparência enciclopédica, é um livro que deve ser lido em ordem, do início ao fim, acompanhando a saga do nosso país até aqui.

Gabriel.Falcão 30/12/2020

Informátivo
Esse retrato de personagens é sem duvida de grande importância, a obra busca trazer a história por meio de personagens de períodos diversos e de momentos decisivos.
Uma boa aquisição!

@pricabral_br 26/12/2020

Cumpre o que se propõe
Termino o livro com aquela sensação gostosa que os amantes do conhecimento sentem ao terminar uma agradável leitura. E quem já teve essa sensação, sabe bem do que eu estou falando.

Gosto de livros assim: que cumprem o que se propõem e vão direto ao ponto. Esse faz jus ao título e informa. Em 223 páginas há o mínimo que você precisa saber para ter conhecimentos prévios antes de adentrar em leituras mais aprofundadas.

O autor escreve bem. O livro contém muitas fotos que nos transportam através do tempo, dos olhares, das paisagens, casas, histórias, aventuras e desventuras que marcaram a história do Brasil.

Paty 14/11/2020

Como toda lista, é arbitrária. Mas é uma obra bem feita, com textos informativos e agradáveis e ricamente ilustrada. Os nomes selecionados incluem muitas figuras célebres e, por motivos os mais variados. Bom ponto de partida para 'eleger' brasileiros que queremos (e devemos) conhecer com maior profundidade.

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 06/11/2020

Muito bom!O livro me permitiu conhecer um pouco mais brasileiros que vale a pena! Super Recomendo!

Andre.Nascimento 12/09/2020

Um apanhado rápido e geral
Por ser um apanhado geral dos personagens da história do Brasil, não tem profundidade, mas nem de longe isso é ruim. Considero este livro uma bela porta de entrada para estudar a rica história do nosso país através de alguns dos personagens mais importantes (não todos, claro)