101 brasileiros que fizeram história

101 brasileiros que fizeram história Jorge Caldeira

Resenhas - 101 brasileiros que fizeram história

Dyonathan 27/07/2020

Um mergulho na história
Adorei conhecer um pouco das personalidades de fizeram parte da história de nosso país. A leitura desse livro nos faz perceber que muitos problemas sociais e políticos que temos na atualidade é uma herança não resolvida de séculos. Meu lamento é que muitas pessoas que foram extremamente cruéis em vida hoje são homenageadas com monumentos, nomes de escolas, ruas e cidades.

Nada 19/05/2022

101 brasileiros que fizeram história
O nome já é autoexplicativo, um livro que contém informações de 101 brasileiros que marcaram a nossa história.

É incrível como sabemos tão pouco da nossa história, seja por falta de incentivo ou até msm por nossa falta de vontade, é um livro bom para vc procurar e achar pessoas q vc n fazia ideia q existiam, e dps vc estudar sobre ela, mas teve alguns q eu achei meio q desnecessário e q facilmente poderiam ter falado de outro (Marechal Deodoro por exemplo), mas como falaram do Tom Jobin eu passo pano, eu recomendo ss este livro

Paty 14/11/2020

Como toda lista, é arbitrária. Mas é uma obra bem feita, com textos informativos e agradáveis e ricamente ilustrada. Os nomes selecionados incluem muitas figuras célebres e, por motivos os mais variados. Bom ponto de partida para 'eleger' brasileiros que queremos (e devemos) conhecer com maior profundidade.

PAULINHO VELOSO 02/10/2021

Lúdica, como deve ser a História
Uma rápida viagem pela História do Brasil através da minibiografia de 101 personagens selecionados por Jorge Caldeira, o autor de Mauá, o empresário do Brasil. Diferente de escolhas clichês, muitos biografados nem sequer são citados nas nossas aulas de História escolares. Uma leitura lúdica.

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 06/11/2020

Muito bom!O livro me permitiu conhecer um pouco mais brasileiros que vale a pena! Super Recomendo!

Gabriel.Falcão 30/12/2020

Informátivo
Esse retrato de personagens é sem duvida de grande importância, a obra busca trazer a história por meio de personagens de períodos diversos e de momentos decisivos.
Uma boa aquisição!

Ricardo.Vibranovski 21/02/2021

Pequena preciosidade.
Jorge Caldeira tem um poder de síntese formidável. A maioria das figuras históricas teve sua vida dissecada em apenas uma página. Em primeiro plano esses personagens, uns bastante conhecidos e outros nem tanto. Alguns foram motores de mudanças significativas, enquanto outros exemplificam determinadas épocas. Todos, sem exceção, são interessantes. Mais significativo ainda é o que se desenrola em segundo plano. A partir dessas rápidas biografias Caldeira reconta a história do Brasil, dando especial atenção a alguns períodos menos conhecidos. Apesar da aparência enciclopédica, é um livro que deve ser lido em ordem, do início ao fim, acompanhando a saga do nosso país até aqui.

@pricabral_br 26/12/2020

Cumpre o que se propõe
Termino o livro com aquela sensação gostosa que os amantes do conhecimento sentem ao terminar uma agradável leitura. E quem já teve essa sensação, sabe bem do que eu estou falando.

Gosto de livros assim: que cumprem o que se propõem e vão direto ao ponto. Esse faz jus ao título e informa. Em 223 páginas há o mínimo que você precisa saber para ter conhecimentos prévios antes de adentrar em leituras mais aprofundadas.

O autor escreve bem. O livro contém muitas fotos que nos transportam através do tempo, dos olhares, das paisagens, casas, histórias, aventuras e desventuras que marcaram a história do Brasil.

Heloisa.Herrera 11/06/2021

Bem produzido
Muito raso. Vale pela curiosidade, informações rápidas
E peca muito em não dar destaque às mulheres na nossa História, principalmente contemporâneas.
Bem ilustrado. Serve como livro de mesa para recepção. Distrai um pouco.

Vitoria 25/09/2021

Um livro interessante pra ler do ponto de vista informativo, mas mesmo assim acho que deixou um pouco a desejar nas histórias, que são bem genéricas e que faltam os feitos mais marcantes de alguns personagens históricos...

ThelioFarias 04/12/2016

Brasileiros que fizeram historia
101 personagens marcantes da história do Brasil são biografados sinteticamente num bom livro, com excelente edição e muitas imagens.

Miguel 25/01/2018

Execelente Recomendadíssimo!
Faz uma boa análise de grandes personalidades históricas e soube escolher corretamente quais figuras inserir no livro.
O autor apenas esqueceu de colocar alguns artistas que enriqueceram nossa cultura; Renato Russo, Ney Mato Grosso e outros

Numbra 05/01/2024

Nossa História
O título do livro foi o que me chamou a atenção! Eu adoro ler sobre a história do nosso país. Descobrir, mais e mais, do nosso passado. Recomendo muito!

Marry 06/11/2019

Apenas 13 mulheres...
moraes_psi 08/11/2021minha estante
É a história. Que mude daqui por diante então, acho válido que mude. A história não pode ser apagada em nome dessa afirmação.