Morte no Buraco Negro

Morte no Buraco Negro Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Morte no Buraco Negro

Leonardo1254 20/01/2024

Uma jornada através Cosmos
Morte no Buraco Negro e Outros Dilemas Cósmicos acaba por ser uma excelente coletânea de ensaios relacionados a Física, Astronomia e Filosofia da Ciência. Perpassa temas como estrelas, planetas, vida-extraterreste, estrelas, origem do universo e (é claro) buracos negros. Não posso dizer que fiquei focado com em 100% do tempo. Porém, ao me expor as discussões propostas por Neil deGrasse Tyson, certamente tomei conhecimento de conceitos antes desconhecidos os quai percebo que os compreendi relativamente bem percebe-los em outras obras ou em conversas relacionadas. Pode ser monótono ler ensaio após ensaio, mas se você permitir se entusiasmar, tenho certeza que será uma fonte rica de sabedoria e uma grande jornada através do cosmos.

Fernando 24/01/2023

Típico livro do Neil - Leve e gostoso de ler!
Para quem está acostumado a assistir o Neil Tyson e ler os seus livros, muito do MORTE NO BURACO NEGRO pode parecer redundante, mas acredito que seja ótimo principalmente para os entusiastas da astronomia e astrofísica. Sempre achei o Neil um bom divulgador científico, principalmente pelo seu bom humor. Recomendo!

Leandro.Dolensi 25/05/2022

Cuidado! Vc vai querer cursar astronomia
O autor é simplesmente sensacional. A forma como ele trás o conhecimento científico da astronomia para o nosso cotidiano é espantosa.

Pensar sobre o cosmos é sempre um pulo para pensar sobre nossa existência. Morte no buraco negro nos faz refletir sobre afinal, o que somos nós neste universo tão vasto e complexo?

Kelly.Jesus 29/03/2022

Muito bom, bem que eu queria ter entendido pelo menos um terço do que eu li, mas é uma leitura muito fluida e dinâmica!

Lilian_89 08/08/2021

Astrofísica para todos

Nesse livro excepcional de Tyson podemos ter um vislumbre da física e astrofísica moderna de forma simples e compreensível. è possível entender um pouco sobre a forma como o universo surgiu e tem se comportado em todos os seus anos de existência. Uma análise que vai desde os buracos negros, supernovas, planetas, estrelas e até mesmo a vida no universo, a cada vez que viramos uma página ampliamos um pouco mais de nossos conhecimentos do cosmos.

Uma leitura relativamente fácil se você tiver paciência para refletir um pouco sobre todos as descobertas da física moderna e tentar aplicá-la ao funcionamento do cosmos. Tyson é bastante didático em todas as explicações, especialmente às sobre a física quântica, que trabalha com as menores partículas do universo.

Uma leitura demorada mas muito instrutiva, pra quem ama astronomia é um prato cheio, e mesmo para aqueles que não curtem matemática, física e exatas é uma leitura fantástica, pois não apenas demonstra como funcionam muitas leis da física e astrofísica mas também nos dá um apanhado da história de como tais descobertas ocorreram e quais foram suas consequências para o entendimento moderno de onde estamos no cosmos e como tudo funciona, assim como para onde vamos.

A parte do para onde vamos, qual o futuro do nosso sistema solar, da nossa galáxia e do universo em geral é um pouco melancólica, mas vale a pena a leitura, é deslumbrante saber sobre como o universo vem se expandindo e uma penas não estarmos aqui para ver a fusão de nossa galáxia com a de Andrômeda, seria um espetáculo e tanto.

Paulo 28/02/2021

Um pequeno passa para a astrofísica...
O livro é de fácil entendimento e com bom ritmo, abordando os assuntos mais variados. Apesar disso exige um certo nível de conhecimento científico, nada muito complexo, o que talvez não agrade um público totalmente leigo e que queira começar a com esse tipo de leitura.
Neil deGrasse Tyson consegue passar de forma simples, com boas metáforas e exemplos cada tópico dos capítulos.
Uma ótima indicação para quem quer se aprofundar um pouco em astrofísica.

kaslu 25/01/2021

Excelente livro, recomendo!
Como de costume, Neil nos leva em mais uma viagem através do cosmos, mostrando as peculiaridades e belezas escondidas por todo o universo usando um vocabulário de fácil compreensão e sem perder o humor. Uma leitura que amplia nossos horizontes do conhecimento do cosmos e nos incentiva a olhar pra cima contemplando a beleza que nos circunda.

Lais544 04/11/2020

Morte no Buraco Negro reúne e explora vários tópicos da astronomia. Desde a vida astral nas fronteiras da astrobiologia até como seria estar dentro de um buraco negro ? literalmente!
Passeando pelos mais diversos temas, examina a relação entre ciência e religião no contexto de conflitos históricos, também narra a história da progressão do planeta Terra, desde a sua localização no centro do universo até o estado atual. Esse é um livro que simplifica as complexidades da astrofísica,Neil deGrasse Tyson é um dos mais populares cientistas porque sabe guiar seus fãs através dos mistérios do universo.
Alberto.Tisbita 05/11/2020minha estante
Conheci o autor pelo excelente remake de "Cosmos" que apresentava na Netflix. Uma pena não estar mais disponível.

Erick 08/11/2020minha estante
Alberto, na verdade é uma continuação (3 temporadas, contando com Sagan), como pode ver em http://cosmosstudios.com/

Alberto.Tisbita 08/11/2020minha estante
Legal, eu não sabia! Obrigado

Erick 08/11/2020minha estante
Não há de que! :)

Rafael 28/07/2020

Quarentena e dois
Quarenta e dois capítulos sobre a vida, o universo e tudo mais.

Didi 31/12/2019

Boa leitura e instrução. Bem escrito.
Livro legal, bastante interessante. A leitura flui bem. Gostei do aprendizado. Assuntos variados discorrendo sobre origens, estrelas, astronomia, vida, velocidade, fim do mundo, sistema solar, galáxias, tempo, asteroides, fim, DEUS, buracos negros, física e outras ciências correlatas aos céus. Coletânea de artigos publicados. Apenas 10% do que foi dito, para mim, não consegui compreender muito bem. Valeu!

Lobo Solitário 17/01/2019

Leitura Incrível!
Mais completo que o livro 'Origens', 'Morte no Buraco Negro' é uma viagem cósmica que ao mesmo tempo em que te maravilha, de certo modo te amedronta e te instiga com a grandeza e complexidade do universo apresentadas no livro. Neil deGrasse Tyson te lança num mar de questionamentos que parecem não ter respostas, mas os soluciona com uma clareza incrível. Isto é, alguns deles, porque outros tantos questionamentos que vêm à tona não têm respostas, pelo menos por enquanto. Confesso que gostei mais das últimas três sessões, em que ele fala da nossa fragilidade e insignificância perante o cosmos e da relação estabelecida (ou ausência dela) entre ciência e religião, mas especialmente os bons argumentos contra a TDI. Recomendo fortemente. Você irá devorar as páginas do livro como se devora um cento de salgado, e nem verá o tempo passar.

Cris Santana 28/10/2017

Morte no Buraco Negro de Neil deGrasse Tyson.
A escrita é leve e de fácil entendimento. É bom para quem quer saber mais sobre astronomia e ciências. Conheci o autor pela série Cosmos e gostei muito do seu jeito de explicar. Com certeza não será o único livro que lerei desse autor.

Pablo92 07/09/2017

Um pouco mais sobre o céu...
Nesse livro Neil Tyson aborda temas que científicos variados, desde efeitos físicos e químicos ocorrentes no nosso pequeno planeta até a formação de galáxias, estrelas e buracos negros, situados nos confins do universo conhecidos.

A leitura em si não é facilmente absorvível pelo leitor, especialmente para aquele q não é familiarizado com o tema. Recomendado para aquele q acompanhou a série Cosmos (disponível no Netflix) e gostaria de se aprofundar sobre os temas ali mencionados.

Léo 01/03/2017

Astrofísica para as massas
Neil deGrasse é reconhecidamente um astrofísico que busca levar conhecimentos básicos para as massas, nesse livro ele dá um passo à frente em suas proposições.
Simples, fácil e que demanda pouco esforço para compreender, morte no buraco negro é uma coletânia de artigos que o autor escreveu ao longo dos anos.

Daniel Sampaio 09/12/2016

Uma ótima coletânea de assuntos astrofísicos e polêmicos da ciência !
Esse livro é uma boa coletânea de vários assuntos pertinentes à pesquisa científica, notadamente, as descobertas e contribuições da Astrofísica, especialidade do autor. O livro é bem organizado, quebrando diferentes temas em diferentes seções e seus capítulos associados. Particularmente, achei o livro Origens melhor que este, até mesmo por focar na concepção evolutiva do nosso Universo, sem divergir em outros assuntos e áreas. É uma boa obra de divulgação científica para o público leigo, especialmente para os amantes da Astrofísica.