O que é teologia bíblica?

O que é teologia bíblica? James M. Hamilton Jr.

Resenhas - O que é teologia bíblica?

Daniel-Ef2:8 02/08/2021

Boa introdução
O livro é dividido em três partes, o autor procura tratar sobre o que é teologia bíblica e toda a sua história, depois o simbolismo e por fim ele meio que pega tudo e conclui fazendo uma aplicação, além de dar dicas de como tirar o proveito da bíblia e indicar materiais de apoio ao estudo bíblico. Para que quer aprender mais sobre o tema esse livro é um bom começo pois é simples, objetivo e direto ao ponto.

Ítalo Victor 04/07/2022

Um tira gosto de qualidade
James é muito bom trabalhando a introdução geral sobre a teologia bíblica, ele expressa bem e com determinada facilidade como a história bíblica interage e como seus símbolos e tipologias mais comuns são expressados ao longos das era, demonstrando como Deus trabalha na história. Um excelente "tira gosto" teológico para trazer conceitos iniciais com linguagem fácil. A divisão dos capítulos é bem feita e não são nada cansativos, a maior arma do autor é seu grande conhecimento bíblico histórico que faz conexões simples mas precisas da maneira que os autores bíblicos conectam a história bíblicas ao se referenciarem ao longo das narrativas.

Lucas 20/12/2021

O que é Teologia Bíblica? – James M. Hamilton – RESENHA
O que é Teologia Bíblica?, de James M. Hamilton.

O livro é uma introdução extremamente sucinta sobre Teologia Bíblica para leigos.

Ou seja, a ideia do autor é apresentar um tipo de resumo do arco dramático da Bíblia, desde o Antigo Testamento, para que qualquer cristão tenha uma noção mais coerentes do que é a Escritura e como ela deve ser interpretada.

Para isso, o autor explica vários elementos básicos da teologia cristã, da história de Israel, dos símbolos que ganham ênfase na Bíblia (e como eles funcionam), dentre outras coisas.

O material é de fácil compreensão. Adolescentes conseguem entender seu conteúdo, apesar do seu público-alvo ser cristãos adultos. Mas o que importa é que a linguagem é realmente acessível. Não há firulas, não há entraves para a leitura.

O autor usa muitas ilustrações que facilitam bastante no processo.

Curiosamente, na segunda parte do livro, James mostra que a própria Bíblia faz coisas semelhantes. Nessa seção, ele usa o fator “imaginário” que coopera com que a Bíblia seja compreendida e lembrada: a árvores no Éden, o Dilúvio, o Templo e as sombras e tipos de Cristo no AT. A propósito, o capítulo 8 é inteiro sobre tipologia.

A terceira seção do livro trata da Igreja de Cristo e sua relação com o Senhor.

Recomendo esse material a todo cristão que queira compreender melhor a razão de sua fé e que ainda não tenha sido introduzido às disciplinas mais técnicas. Esse material supre muitas das necessidades e introduz o leitor a assuntos mais profundos.

Leia mais em: www.editoramentecrista.com

site: https://anthares.us/o-que-e-teologia-biblica-james-m-hamilton-resenha/

Marcelo Moura 08/10/2021

A boa introdução
Um livro pequeno, básico, mas interessante. Mostra como a narrativa bíblica se desenrola dentro de um enredo, com símbolos, tipos e personagens que ressaltam uma história maior, ou seja, servem de moldura da Grande História.

Geian.Tregelles 13/10/2020

Uma porta para outro mundo!
É assim que o Jim (carinhosamente) Hamilton descreve a Teologia Bíblica. Esse é um dos livros que todo cristão deveria ler. Entender a bíblia como um todo coeso é realmente como adentrar nos portões de Nárnia e contemplar um novo mundo, o qual o Autor chamará de "o mundo dos autores bíblicos". Talvez a parte mais importante é onde o Jim tratará de questões sobre Tipologia e profecia, os padrões identificados são surreais! Só uma leitura consistente e longa poderia decifrá-los, mas o James nos dá um atalho maravilhoso!
A dica final é: Só se aprende Teologia Bíblica lendo a Bíblia, ou como acertadamente disse A. W. Tozer: Não há atalhos para a Santidade. Leia este livro como uma rua que te guiará até a autoestrada do Conhecimento Bíblico adequado. Recomendo excessivamente!!!

Pedro.Felippe 13/01/2022

Despetar para as conexões
O livro que me ajudou a ter um entrelaço do antigo com o novo testamento, isso ajuda a testificar que existe uma ordem na governança da história.