Órfão X

Resenhas - Órfão X

1 | 2 | 3 | 4

Silvia.Souza 19/07/2018

Excelente!!!
Muito bom!!! Uma história repleta de ação e até um certo suspense.... Tudo na medida certa... Um assassino profissional com um coração enorme... Um livro que prendeu minha atenção do início ao fim... Já até imagino esse livro como um filme... Espero ter oportunidade de ler novos trabalhos do autor. Super recomendo a leitura!!!

Mil 13/03/2018

Bem interessante. Um órfão recrutado para um programa secreto. O"homem de lugar nenhum" me cativou. Embora algumas coisas soam muito surreais como as tais lentes de contato e as incríveis unhas postiças o enredo faz bastante sentido. Bem construído do começo ao fim. Thriller de cinema, certamente. Recomendo

Coisas de Mineira 05/02/2018

Orfão x é um livro que recebi da Editora Planeta, a capa impactante em tons preto e vermelho e também o título me levaram a pensar que seria uma história forte e minha aposta estava correta! Trata-se de um livro de ação no qual Evan Smoak é um órfão treinado desde a infância para atuar em um programa altamente sigiloso e executar missões em que matar seria o principal objetivo. Após o fim desse programa, Evan passa a atuar por conta própria, utilizando suas habilidades para ajudar pessoas em situações de perigo, agindo secretamente sob codinome “homem de lugar nenhum”.

Mas inesperadamente o auxílio a uma provável vítima sofre reviravoltas e Evan se vê ameaçado de morte, perseguido e sem saber em quem confiar. Ao que tudo indica sua morte era desejada por alguém de seu passado, pois não faltavam inimigos a um homem como ele... Assim vamos acompanhando seus esforços para se manter vivo e juntar as peças de um misterioso quebra cabeças que o levaria a identidade de um suposto rival. Mas nem tudo é sangue... Mia Hall e seu filho Peter, são vizinhos de Evan, e sem saber da vida dupla desse homem aparentemente comum, acabam se aproximando do protagonista. A relação entre eles garante momentos de leveza e humor à trama.

O livro é narrado em terceira pessoa, há diálogos dos personagens e em alguns trechos Evan relembra sua infância e temos a oportunidade de ler sobre como se deu partes do seu treinamento (algo bem pesado se lavarmos em conta que ele era apenas uma criança). A trama me envolveu em um intrigante clima de ação e perigo, o que tornou impossível abandonar as páginas sem antes saber o desfecho das arriscadas situações em que Evan se metia. Encontrei em Órfão X suspense, assassinatos, esperteza, tensão... Uma combinação carregada de adrenalina. A capa é simples, mas casou bem com a história e me agradou. Em minha opinião as cores fortes e agressivas combinam com a personalidade de Evan. A simplicidade também está presente no interior da obra que não possui letras bordadas nem páginas enfeitadas.

Não conhecia o autor, mas sua escrita detalhada (sem ser cansativa) me deu o que eu precisava para “participar” como se eu estivesse presente. Evan é um homem frio. Um assassino treinado para matar. Eu não costumo gostar disso, mas há algo no personagem que me cativou, que me fez torcer por ele, desejar conhecer seus sentimentos e entender suas motivações. Talvez o fato de ele ser uma espécie de justiceiro, tomando as dores dos indefesos. Talvez seja porque lendo eu percebi seu esforço para não se envolver com as pessoas, para não levar nada para o lado pessoal. Apenas o foco em ajudar, apenas o empenho para salvar e se manter salvo, o fato é que tudo isso me fez enxergá-lo como algum tipo de herói. E você, já leu o livro? Eu recomendo.

Por: Nathalia Reis
Site: http://www.coisasdemineira.com/2016/09/resenha-orfao-x-gregg-hurwitz.html

LéoLéo 10/11/2017

Surpreendeu.
Gostei bastante do livro , conseguiu prender minha leitura e despertar minha curiosidade , tanto que terminei o livro em 2 dias.
O final foi bem inesperado , revelação de fatos que mudaram totalmente a história . O único ponto negativo foi o fato de as vezes o livro relatar muitos detalhes desnecessários , mas tirando isso é um livro que vale a pena e eu recomendo.

Lina DC 01/10/2017

"Órfão X" é uma obra que parte de uma premissa assustadora: o treinamento de crianças e jovens para se tornarem assassinos perfeitos.
O prólogo é narrado em terceira pessoa e se passa em East Baltimore, quando Evan, um jovem de 12 anos de idade passou pelo recrutamento e seu mentor é Jack Johns.
Agora, Evan é Evan Smoak, um homem com trinta e poucos anos que tem sua fortaleza sitiada em Los Angeles. Digo fortaleza porque seu apartamento no prédio Castle Heights é exatamente isso: uma fortaleza. Portas reforçadas, janelas blindadas, cômodos secretos, saídas de emergência estratégicas e muito mais.
Evan é um homem solitário que tenta evitar a todo custo os moradores frenéticos que são os seus vizinhos. Afinal de contas, ele deserdou do projeto onde foi treinado por anos a fio e as pessoas que o conhecem, o chamam de "Homem de Lugar nenhum". Quando você tem um problema sério, aquele tipo de problema que coloca a sua vida em risco, você faz uma ligação. Uma ligação para uma pessoa que é vista como lenda urbana, o "Homem de Lugar nenhum".
Cada vez que Evan ajuda uma pessoa, ela tem que passar o número para a próxima missão de Evan. Dessa forma, ele consegue ajudar uma pessoa por vez e checar a origem e veracidade de suas histórias.
Evan recebe a ligação de Morena Aguilar, uma garota de 17 anos de idade que está preocupada em salvar sua irmãzinha de 11 anos do mesmo destino dela. Uma missão difícil e extremamente perigosa. Quando essa missão termina, Evan precisa de um tempo para reencontrar seu equilíbrio. Não que seus vizinhos façam ideia disso. Ida Rosenbaum, do 6G encurrala Evan no elevador sempre que pode, para fazer observações precisas e reclamar sobre a associação de moradores; Mia Hall do 12B é uma mãe solteira que tem um filho de oito anos de idade, o Peter, que decidiu tornar Evan o seu melhor amigo.
Só que a ligação seguinte chega cedo demais e começa a levantar suspeitas, pois as informações começam a divergir. E ele não consegue encontrar seu último salvamento para confirmar suas dúvidas. Quando Evan recebe a ligação de Katrin White, algo está diferente. A história de Katrin começa a se desenvolver até um ponto em que tudo saí do controle de Evan e ele realmente gosta de ter o controle da situação...
A trama mescla o passado de Evan, do seu treinamento até o momento de sua deserção, explicando ao leitor todo o seu crescimento como pessoa e como agente secreto com o momento, onde ele tenta equilibrar sua vida no condomínio com a sua identidade de "Homem de Lugar nenhum".
"Órfão X" é um drama com altos níveis de tensão. É uma trama muito bem desenvolvida que tem como protagonista um homem solitário, que está desesperado por contato humano, mas ao mesmo tempo sabe que precisa se manter isolado para não colocar em risco ninguém. Os personagens são reais e passam por situações difíceis, o que torna muito fácil para o leitor se identificar com eles.
A premissa da história é sensacional. O trabalho editorial foi muito bem feito e a capa chama a atenção.
Algumas das regras de sobrevivência de Evan Smoak:

"1ª - Não presuma nada;
3ª - Domine o ambiente à sua volta;
4ª - Nunca leve para o lado pessoal;
7ª - Uma missão de cada vez;
9ª - Jogue sempre no ataque;
10ª - Nunca deixe um inocente morrer;
12ª - Os fins justificam os meios".

site: http://www.starbooks.com.br/

AmadosLivros 16/08/2017

Esse é aquele tipo de livro que te surpreende até quando você acha que não há mais nada que possa acontecer! Literalmente, até a última página, as surpresas são garantidas.

Órfão X é o codinome do Evan Smoak dentro do projeto Órfão. Como assim, Milena? Bem, quando criança, Evan foi recrutado para participar de um projeto do governo intitulado Órfão. Ele foi treinado para ser o assassino perfeito, recebia a missão e logo a executava, até o dia que algo o fez mudar completamente de opinião.

Conhecemos já o Evan trabalhando como o Homem de Lugar Nenhum, que através de um número de telefone impossível de rastrear, ele recebia uma chamada de alguém que precisava e ajudava essa pessoa, que tinha a missão de passar o seu número para o próximo. Tudo seguia bem até o dia que ele fica na dúvida se a nova pessoa que ele deve proteger é ou não digna de confiança.

Sabe, aqueles filmes de ação, no melhor estilo 007 com espionagem, segredos do passado e reviravoltas inesperadas? Todos esses elementos estão presentes nessa obra. Achei os personagens muito bem construídos, e eles vão crescendo ao longo da trama. Os flashbacks vão nos ajudando a entender um pouco melhor o Evan e o porquê dele ser como é. Um livro que me surpreendeu e eu recomendo.

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/12/livro-orfao-x.html

Erikinha 15/07/2017

Vodka de trigo
Graças ao clube do livro tive a oportunidade de me deparar com esse intenso e brilhante livro.

Algum leu?

Evan é um matador profissional mas diferentes dos demais, uma arma do governo mas diferente dos outros órfãos.
A cada ligação uma missão, a cada missão um cliente satisfeito. Com o cliente satisfeito a uma indicação para mais uma aventura.
Mas existem regras:
1ª - Não presuma nada;
3ª - Domine o ambiente à sua volta;
4ª - Nunca leve para o lado pessoal;
7ª - Uma missão de cada vez;
9ª - Jogue sempre no ataque;
10ª - Nunca deixe um inocente morrer;
12ª - Os fins justificam os meios".

Quando me deparei com essa indicação eu pensei nossa mais um super herói, só que não né, Evan é sensacional cheio de regras mas elas foram feitas para serem quebradas, muito sem emoção e controlado mas extremamente humano.
É cada capítulo você fica tão envolvida com ele é sua história que é impossível largar o livro até descobrir o desfecho.
E
Enfim super índico órfão x pra quem curti o gênero, e pra quem não curte se aventure tenho certeza que não vai se arrepender. Se trata de um livro com muita aventura, mortes necessárias, muitas reviravoltas e o desenrolar é surpreendente.

Milas Caldas 17/06/2017

A primeira sensação que tive ao ver sobre esse livro foi de que era uma história de espião, no melhor estilo 007, sabe? E bem, Evan Smoak não deixa nem um pouco a desejar para o nosso querido James Bond. São igualmente bem treinados e letais. Então, nem preciso dizer que o livro é um prato cheio para os amantes da aventura e ação, né?

Aos 12 anos, Evan foi recrutado para fazer parte de um programa ultrassecreto do governo chamado Órfão. Ao longo dos anos ele foi treinado para ser o melhor, o agente solitário, aquele que vai, faz sua missão e some sem deixar rastros. Contudo, longos anos de trabalho depois, Evan deixou tudo para trás, e passou a usar o codinome de “Homem de lugar nenhum”, e usando suas habilidades, ele foi passando seu número, uma pessoa por vez, sempre essa pessoa achando a próxima, e ele ajudando a todos.

“O que ele não acrescentou foi que o ato de ajudar alguém era, em si mesmo, fortalecedor e até capaz de curar.”
Mas para conseguir continuar fazendo o que faz, Evan é um homem cheio de manias. Respeita sempre o código que aprendeu, e, busca sempre estar um passo a frente dos seus inimigos. A medida que vamos avançando na leitura, vamos conhecendo o passado do Evan, como ele foi quando garoto, assustado e indefeso, e como foi crescendo até tornar-se o assassino frio, e então, o fato que o fez questionar tudo e abandonar o serviço, e como tudo isso transformou ele no que ele é, um justiceiro eficaz. O coração chega ficar pequenino entre o pequeno Evan, e o grande e solitário Evan.

“— Mas a questão é que “da próxima vez” significa que o mundo está aberto para você. “Da próxima vez” significa possibilidade. “Da próxima vez” significa liberdade.”
O mais bacana e fofo foi ver algumas mudanças no Evan, graças a alguns outros personagens. Ele começa a se questionar se a vida que leva realmente vale a pena. Apesar de toda a fachada fria e calculista que foi construída cuidadosamente ao longo dos anos, ainda tem um ser humano por baixo. E isso me encantou. A capacidade do autor de nos mostrar as diversas camadas de sentimento do ser humano.

O livro é bastante eletrizante, e repleto de ação e aventura. O autor consegue prender nossa atenção de tal forma, que os capítulos pelo menos para mim, pareceram sempre pequenos demais. Eu sempre queria mais e mais. Ele consegue ir colocando o mistério na narrativa, e aos poucos as linhas vão se cruzando, e admito, que teve momentos que eu não vi “aquilo” vindo e fiquei “uuuuoooou”! Um thriller muito bem construído, com personagens profundos. Se gosta do gênero, esse livro é uma ótima pedida.

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/09/resenha-orfao-x-de-gregg-hurwitz/

Simone de Cássia 23/05/2017

A trama é boa, não posso negar, mas o que me incomoda são as "viagens"... Unhas postiças e cursor virtual?? Cofre não sei das quantas e auto-cirurgia?? Esse cara dá de 10 a zero no "MacGyver"...rs rs Eu não curto muito essa coisa de super herói/humano... Mas, tirando os exageros o livro prende a atenção.
Claudia Cordeiro 23/05/2017minha estante
Ah, agora vi sua crítica, rsssss. Tá certa.

Simone de Cássia 23/05/2017minha estante
Te mandei um recadinho... Terminei de ler, como vc viu... posso deixar aqui ou já tem destino?

Claudia Cordeiro 01/05/2017

A nota real é 4,5, porque gostei da história e porque me prendeu a atenção. No mais, acabei me lembrando o que me incomoda no autor: a história, que já é bem fora da realidade, acaba ficando ainda mais irreal e meio confusa, qto. mais se aproxima do final. Por ex., certa personagem (ops possível SPOILER.....................................................) teria que ser uma ATRIZ! e não era. E várias outras coisinhas. Mas deu para divertir.

mateus.alan 24/02/2017

História de filme mesmo
O livro é cheio de ação com cenas descritas detalhadamente o que daria uma excelente produção cinematográfica, na verdade dará, visto que a Warner Bros já adquiriu os direitos para o cinema.

A história está centrada em um programa do governo de criar super-heróis, mas não super-heróis com mutações genéticas, esses super-heróis seriam 100% humanos, sentiriam dores, sangrariam, quebrariam ossos. O que os tornariam heróis seriam suas habilidades (adquiridas após muitos e intensos treinamentos) e tecnologias de ponta. Os participantes desse programa não se conheciam, ou pelo menos não poderiam se conhecer, e cada um recebia o nome de Órfão acrescido de uma letra.

Evan Smoak, o personagem principal também chamado de Órfão X, tem uma relação forte com seu “pai”, Jack, que o treinou da melhor forma possível. Toda essa relação será crucial no desenvolvimento da trama, porém em determinado momento Órfão X deixa o programa do governo e passa a fazer um trabalho mais secreto e “caridoso” usando o codinome de Homem de Lugar Nenhum.

Durante seu treinamento, Jack ensina alguns mandamentos que Evan deveria seguir para manter o controle das suas missões. (Gregg Hurwitz omite três mandamentos no livro, o 2º, o 5º e o 8º mandamentos não são citados). São eles: 1º - Não presuma nada. 3º - Domine o ambiente à sua volta. 4º - Nunca leve para o lado pessoal. 6º - Questione ordens. 7º - Tenha uma missão por vez. 9º - Jogue sempre no ataque. E o 10º (e mais importante, segundo o autor) – Nunca deixe um inocente morrer.

Depois de algum tempo trabalhando sozinho, algumas coisas saem de controle. Tudo indica que nosso super-herói está sendo enganado, mas por quem? Quem teria a audácia de armar contra Evan? Seriam outros Órfãos? Seriam um de seus inimigos ou ex-clientes? Mas independente de quem seja, a pergunta mais importante é: Por que estão entrando no caminho de Evan?

O desfecho da história é surpreendente e inimaginável desde o começo do livro. Como já dito anteriormente os capítulos de ação são ricos em detalhes o que ajuda muito na construção imagética das cenas em nossa mente. Alguns capítulos são engraçados, outros mais sentimentais. A escrita e a linguagem são muito simples e adequada para qualquer tipo de leitor. O livro não apresenta um final concreto para a história e abre a possibilidade de uma continuação. Foi o primeiro livro que li do Gregg Hurwitz e espero que as outras obras já publicadas do autor sejam tão contagiantes quanto esta.

site: https://t.co/s4OHaiMU70
LéoLéo 10/11/2017minha estante
Poxa , você deu nota 0 para o livro?

Ricardo Brandes 26/01/2017

Um bom genérico de 007 com Jason Bourne
“Olá! Você precisa da minha ajuda?”

Hoje trago uma resenha diferente dos romances de costume, com paixão e amor em voga. O livro Órfão X, publicado no Brasil pela Editora Planeta, traz 334 páginas de muito suspense, espionagem e ação, em um enredo de ficção ao melhor estilo de 007 e Jason Bourne.
No primeiro contato com a obra, logo fica clara ma capa simples e bem direta: o vermelho impera, fazendo jus ao sangue que jorra durante a obra de Gregg Hurwitz. O personagem principal, o órfão X, também se faz presente, com arma em punho, trazendo ares de mistério. Além, é claro, de um X gigantesco o nome do autor em letras garrafais.
Os capítulos são convidativos, no tamanho certo para não cansar o leitor. Ponto para o autor! A obra também tem excelente formatação e diagramação impecável.
Bom, voltando a obra, o Órfão X, Personagem principal, chama-se Evan Smoak. Ou talvez seja esse um dos nomes do misterioso personagem. Como conta a sinopse, Evan era um órfão adotado com um intuito nada humanizado: ainda criança, foi selecionado e treinado para ser um agente super secreto tipo 007, com a única função de matar alvos designados por seu mentor. (Sim, isso infelizmente acontece na vida real).
Como na maioria das obras de espionagem e ficção com agentes secretos, Evan apresenta super habilidades e, no decorrer do livro, acaba se tornando um personagem “highlander” que parece realmente invencível e incansável ao longo dos capítulos. (Mas será que ele segura essa onda “highlander” até o fim?)
O que achei do livro? Como leitor, gostei da obra e do enredo, cheios de ação, perseguições e grandes surpresas, apesar de não fugir do padrão comum das melhores obras de espionagem. Há momentos de grandes embates, de sustos, surpresas, paixões recolhidas (Sim, o quase super herói invencível também sente amor!) e alguns acontecimentos curiosos (Sem spoiler! Leia para saber).
Por fim, o livro é super descritivo, e faz com que o leitor realmente se sinta dentro das cenas. Órfão X traz uma reflexão sobre a espionagem moderna e programas secretos dos governos. Programas estes muitas vezes financiados com o dinheiro dos contribuintes, com a única justificativa de manter a segurança pública e enfrentar o terrorismo. E como leitor, eu me questiono e retorno aquela velha máxima: o dinheiro dos impostos pagos pelos contribuintes não seria melhor aplicados em saúde, emprego, educação e lazer? Ao invés de programas para formar assassinos?
Bom, talvez seja por isso que o autor tentou justificar a conduta assassina de seu protagonista com seu arrependimento, e com suas boas ações para ser alguém do bem.
O Órfão X teve seus direitos para o cinema adquiridos pela Warner Bros. E o epílogo traz uma grande surpresa, um fato que o leitor jamais imaginaria, escrito talvez para justificar o segundo livro do Orfão X que vem por aí. E um novo filme.
Vale a leitura? Sim! Para quem curte muita ação, assassinatos, tiros e perseguições com agentes super secretos e alta tecnologia.
Para mim, foi uma boa leitura, para fugir das leituras de costume. Mas ainda continuo preferindo os bons romances açucarados e cheios de drama, onde os personagens também morrem... de amor!
Por Ricardo Brandes

site: http://www.amoreselivros.com.br/2017/01/orfao-x-gregg-hurwitz.html

Grazi Comenta 05/01/2017

Um livro que parece filme
Já adianto: se você é daquelas pessoas muito críticas com enredos e tramas, que acha defeito em tudo, que não gosta de Missão Impossível e Matrix porque ''são muito mentirosos'' esse livro não é para você. Orfão X é uma narrativa no melhor estilo Ethan Hunt, com ação, violência, mistérios e cenas muito muito loucas. A diferença é que Ethan era espião, já o Evan Smoak - nosso protagonista - é um assassino de aluguel.

Somos apresentados ao Órfão X, Evan, e conhecemos a história de sua ''criação''. Recrutado na tenra idade dos 12 anos, ele foi treinado para servir a uma agência de assassinos. Tornou-se um dos melhores e tinha grande respeito de quem conhecia sua fama. Por algum motivo, Evan decide deixar o programa, desaparece e vai viver com pessoas humildes. Torna-se então um ajudantes delas. O Homem de lugar nenhum, um Robin Hood da pesada. É claro que isso não poderia durar muito tempo. Eventualmente percebemos que ele foi descoberto e que há alguém atrás dele, pronto para eliminá-lo.

Hurwitz soube desenvolver um enredo interessante com narrativa empolgante. Todas as cenas mais pesadas são bem descritas (e exageradas, admito) e deram à leitura uma certa fluidez. Esse não é um livro para quem quer coisas a serem pensadas e discutidas. O negócio é pancadaria mesmo. Me lembrou um bocadinho A Morte de Sarai, sem a parte da enrolação do namoro entre Victor e Sarai.

Claro que tem aquele tom de suspense, um mistério aqui e outro ali para deixar a gente com mais vontade de terminar. Nada forçado, apenas algo que se espera sobre um personagem orfão e treinado para matar. Aquela premissa básica de programas de assassinos dos EUA. Daria um bom filme. Clichê, mas bom.

Resumindo... gostei da leitura. Fiquei empolgada com a narração e recomendo para quem gosta do estilo sou-foda-bem-treinado-bato-em-todo-mundo-faço-coisas-que-não-parecem-reais. De vez em quando a gente precisa dar mais créditos às coisas impossíveis. :)

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2016/11/resenha-orfao-x-gregg-hurwitz-editora.html
Racestari 05/01/2017minha estante
A Morte de Sarai você recomenda?

Grazi Comenta 05/01/2017minha estante

Grazi Comenta 27/12/2017minha estante
De forma alguma. Será que cliquei em algum lugar errado ? Kkk

Ana Paula 18/12/2016

Poderia virar filme
Quer a dica de um livro que vai te surpreender? Aquele que você não consegue largar? Órfão X! Comecei a leitura desse livro sem grandes expectativas, apenas tinha gostado da sinopse, mas não posso dizer que estava ansiosa para começar. Mas já no primeiro capítulo ele me cativou e não consegui mais largar. As 334 páginas praticamente viraram sozinhas! O suspense criado a cada ação é sensacional.

Esse livro de Gregg Hurwitz, um autora americano que até então era desconhecido para mim, conta a história de Evan, um garoto que foi levado para uma organização secreta e treinado para se tornar um assassino perfeito, com habilidades extremas. A história é contada a partir de quando Evan, após muitos anos em atividade, começa agir sozinho protegendo pessoas humildes em perigo. Durante a narrativa, há flashbacks do passado e do treinamento de Evan com seu tutor Jack (que representou a figura paterna na vida dele e a única pessoa com quem conviveu).

Em sua nova vida de "justiceiro", Evan de repente se vê sendo perseguido por um agente com habilidades tão boas ou até melhores que ele. Ele tem controle de todo o ambiente a sua volta, chegando a ser paranoico quando se trata de proteger a sua real identidade e atividades.

Nas inúmeras passagens em que ele está em ação, o suspense é garantido. Em meio a todo esse cenário de tentar salvar vidas de estranhos e ao mesmo tempo, salvar a sua própria, ele também se envolve com situações normais de pessoais normais e experimenta uma amostra do que é uma vida corriqueira, familiar e social, coisas que ele nunca teve e nunca aprendeu a interpretar os sentimentos ligados a isso. Ele foi treinado para ser um assassino profissional e não um homem comum com sentimentos e apegos.

A narrativa gira em torno de Evan, seus protegidos, seus perseguidores e alguns vizinhos que acabam tendo um papel significativo em sua vida. Interessante acompanhar o despertar da normalidade em alguém cuja vida é 100% focada no desempenho. Podemos dizer que Evan é "programado" para agir em situações de perigo, mas nada sabe da vida comum.

Confesso que li a história imaginando como ela ficaria em uma eventual adaptação para o cinema...

site: http://estante-da-ana.blogspot.com.br/2016/09/resenha-orfao-x.htm

Felipe Miranda 30/11/2016

Órfão X - Gregg Hurwitz por @ohmydogestolcombigods
Órfão X é o terceiro livro que leio de Gregg Hurwitz e preciso dizer: ele está afiadíssimo aqui. É como se o autor precisasse ter ido além dos romances policiais que escreveu anteriormente para criar algo extraordinário. Algo mais eletrizante que Você é o Próximo e Você está sendo vigiado. Eu amei as 336 páginas dessa obra.

Evan Smoak é conhecido como o Homem de Lugar Nenhum. Aliás, não que alguém saiba que seu nome é Evan, talvez nem ele tenha muita certeza sobre isso no final das contas. Quem o vê como um simples e misterioso morador de um prédio no centro da cidade nem imagina que seu apartamento é o mais seguro que existe. Blindado, vigiado e equipado com as armas mais fatais. Uma fortaleza escondida. Um refúgio para um espião. Um ex-agente do governo treinado para as missões mais secretas e perigosas do mundo. Mas agora Evan trabalha para si mesmo. Ele não faz mais parte do sistema que o treinou. Ele é uma espécie de justiceiro. Um homem sem nome ou rosto que ajuda os mais necessitados. Que ajuda aqueles em situações que exigem medidas drásticas.

Sempre que seu telefone, descartável e irrastreável, toca, é sinal de que alguém em apuros precisa de sua ajuda. É como um código. Ele ajuda alguém e esse alguém precisa encontrar o próximo a ser ajudado. Não importa o tempo que passe. Anos, meses, semanas. Um dia o telefone tocará e ele sairá em missão. Um policial corrupto que molesta menores de idade, uma mulher indefesa sendo perseguida por crimes que nunca cometeu. As situações variam e ele sempre consegue solucionar o caso sem se expor ou infringir as regras que aprendeu ainda criança: nunca leve para o lado pessoal e nunca mate um inocente. Mas o que acontece quando ele se envolve intimamente com uma "cliente em perigo" e não tem certeza se pode confiar nela?

O Homem de Lugar Nenhum foi comprometido. Alguém sabe quem ele é, quem está ajudando e, aparentemente, o inimigo não quer diálogo ou acordo. Evan precisa descobrir em que ponto está errando e se sua cliente é realmente quem diz ser. Ele precisa descobrir uma forma de salvá-la e encerrar o caso antes que morra. Antes que fracasse.

Narrado em terceiro pessoa, Órfão X, é dividido em dois momentos que se intercalam a cada capítulo: passado e presente. No presente, acompanhamentos a rotina de Evan no prédio onde mora, onde ele está cada vez mais próximo da vizinha e o filho do andar de baixo, uma aproximação não planejada que o lembra a cada encontro no elevador a normalidade que ele perde por ser tão paranoico e viver nas sombras. No passado, suas lembranças nos leva até uma época em que ele era um jovem solitário vivendo em um orfanato até ser resgatado pelo governo e se tornar um monstro. Um monstro das artes marciais, do tiro ao alvo e da tecnologia.

Não consegui imaginar o fim de tudo isso, mas algumas pulgas que mantive na orelha se mostraram certeiras. O final é surpreendente de todo modo. Não costumo gostar de histórias que recorrem muito às lembranças dos personagens para serem contadas. Na maioria das vezes me vejo cansado e questionando a importância de cada flashback. Mas aqui Hurwitz convence. Cada viagem com o Evan jovem é importante e interessante.

Leiam. Já está na minha lista de melhores do ano e sou completamente apaixonado por essa capa.

site: http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2016/11/resenha-orfao-x-gregg-hurwitz.html

1 | 2 | 3 | 4