Por dentro da Casa Branca

Por dentro da Casa Branca Kate Andersen Brower

Resenhas - Por dentro da Casa Branca

Bel 23/12/2021

Uma visão diferente
Esse livro pra mim se tornou muito bom pelo fato de tratarem os funcionários da Casa Branca como os personagens principais! Sem eles aquela casa e as famílias que se mudam de mandato em mandato, não existiriam

Cris 10/08/2021

Incrível, impressionante, original, todos os elogios possíveis para este livro de memórias contado de forma tão leve, a casa branca realmente contada por dentro, com certeza uma leitura muito proveitosa e agradável

Ana Folmer 15/09/2020

Por dentro da Casa Branca
É um livro que me cativou, sinceramente, quando comecei não imaginei que me chamaria tanta atenção, pois apresenta as dificuldades e principalmente as vivências que os trabalhadores da casa mais vigiada do mundo passam todos os dias. Mas o que mais me chamou a atenção foi saber como que eles conseguem ser tão discretos mesmo com centenas de câmeras apontando para eles todos os dias.

Nilson 10/03/2020

INTERESSANTE
Olha....lógico quando vc compra um titulo destes voce quer algo mais sobre o q se passa na CASA BRANCA. E neste ponto deu pra se ter uma ideia.
Os mais queridos e respeitosos com a criadagem foram os Bush. kennedy mulherengo ate nao poder, mais levava suas amantes para os recintos particulares do primeiro casal. Tomava banho nu na piscina com suas amantes Lindon jonhnson tinha mania de querer beijar a mais bonita da festa sempre. Tinha tambem obsseção por chuveiro. A ducha tinha q ser bem forte e uma tinha que estar direcionada em sua genitalia e outra em suas nedegas e claro as demais pelo corpo todo(maniaco) Atendia seus empregados sentado no vaso sanitario, ou saindo do banho completamente nu.Nu tambem gostava de ficar Ronald Rigan citado por uma camareira q teve surpresa de ve-lo nu lendo jornais.Bill clinton era amante de monica levinski a pelo menos um ano e meio. Eu que pensei tinha sido um casinho.ela transitava livremente na casa . Claro quando Ilary nao estava. Foi um período muito triste na casa brigas do casal violentas ...q os serviçais podiam ouvir sem muito esforço. Barack obama era reservado, parece q nao se sentia bem com tantos empregados a servi-lo.
Jimmy carter foi sempre muito descente em todo o periodo q na casa ficou.
Enfim pelo que se propôs a autora foi um livro intetessante.

Tamara 11/08/2016

Confesso que eu não resisto a um bom livro de não ficção que traz uma reportagem que parece tão intrigante, e com o Por dentro da casa branca não foi diferente. Assim que descobri a premissa, que ele falaria sobre a casa branca, e ainda na visão dos empregados, aqueles que fazem tudo funcionar soube que precisaria ler. E com certeza foi uma obra que não me decepcionou. A cada momento que eu lia queria conhecer ainda mais, queria mais detalhes sobre determinados episódios. Com o livro, podemos acompanhar principalmente desde a era Kennedy, embora alguns governos anteriores tenham sido mencionados mas o foco maior foi de 1960 a diante, passando pelos Kenedy, Johnson, Nixon, Ford, Carter, Reagan, Bush, Clinton, Bush filho e Obama, e com a era da televisão e das notícias instantâneas, com certeza todos já viram um ou vários desses homens e leram muito sobre eles e aqui poderão conhece-los mais a fundo como eu os conheci.
De certa forma, Por dentro da casa branca nos traz o que vem depois das luzes serem apagadas. Podemos acompanhar caprichos como de Nancy Reagan, uma primeira dama que era exigente ao extremo e chegava a ter uma relação difícil com seus funcionários, criando sobremesas complicadas encima da hora ou exigindo que os objetos não fossem movidos um centímetro de lugar, ou ainda o presidente Johnson que tinha uma relação de obsessão por seu chuveiro e enlouquecia os empregados por causa disso. Mas também vemos episódios lindos, como o porteiro Bruce que esteve presente no funeral do presidente Kennedy, ao lado de celebridades importantes, e a tristeza que alguns sentiam quando a família ia embora, ou ainda filhos de presidentes como Chelsea Clinton que era muito educada com os funcionários e quando lhes pedia um favor dizia que eles deveriam fazer caso não fosse dar muito trabalho.
Como maior ponto positivo da obra eu destaco a humanidade que Kate conseguiu inserir nessas páginas e a emoção que nos passou. Além disso ela deixa transparecer muito o orgulho e o prazer que cada funcionário sentia ao trabalhar na casa branca e para o chefe maior da nação.
O livro é dividido em dez capítulos, além de trazer introdução, epílogo, fontes ,índice remissivo e lista de principais personagens. É narrado em terceira pessoa, e é nessa divisão de capítulos que talvez eu tenha encontrado um ponto levemente negativo, que não atrapalhou no quanto eu gostei do livro, mas que eu preferia que tivesse sido organizado de forma diferente. Esses dez capítulos tratam de um tema específico, mas em cada tema temos a menção de todos os presidentes, e no próximo novamente, e assim sucessivamente, por exemplo, quando falava de como é crescer na casa branca, o capítulo reunia como foi crescer na casa branca para os filhos dos Kennedy, dos Clinton, dos Bush. Pessoalmente eu preferia que a organização tivesse sido por presidente, e quando falasse de um específico, a autora reunisse todos os fatos referentes a ele e depois seguisse para o próximo. Sei que da forma como foi colocado acabou ficando mais dinâmico e organizado, mas são tantas informações, de tantas pessoas diferentes ao mesmo tempo que acabou confundindo um pouco.
A temática dos capítulos está dividida em: introdução, caos controlado, discrição, dedicação, solicitações incomuns, dias sombrios, sacrifício, questões de raça, fofoca e intriga na cozinha, crescendo na casa branca e tristeza e esperança. Particularmente os que mais gostei foram sobre a questão racial, os dias sombrios e sobre como é crescer na casa branca.
Cada pessoa que foi mencionada no livro me marcou de alguma forma, mas há alguns episódios que são mais marcantes, e para mim foram a morte do presidente Kennedy e como todos lidaram com esse acontecimento tão inesperado e também o ataque às torres gêmeas em 11 de setembro onde mais uma vez todos demonstraram muito profissionalismo. Quanto a pessoas, os melhores foram Jaqueline Kennedy e o porteiro Bruce, que mantinha uma relação de amizade forte com todas as pessoas e que acompanhava, em silêncio dentro do elevador, a subida e a decida de muitas pessoas famosas.
A minha leitura foi em ebook e a edição está sem qualquer erro. O título por dentro da casa branca foi muito adequado e nos dá uma visão perfeita do que encontraremos ao mergulhar nessa obra.
A autora escreveu também um livro a respeito das primeiras damas do estados unidos, e eu já estou extremamente curiosa para que esse livro venha para o brasil.
Recomendo a obra para todos que gostam de não-ficção e para aqueles que querem conhecer um pouco mais a fundo como é estar dentro da casa branca mais famosa do mundo.

site: Resenha postada originalmente em: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-por-dentro-da-casa-branca.html