Adelphos

Adelphos M. Pattal

Resenhas - Adelphos

Rafaela - @esculpindoaboboras 16/12/2020

Uma história de superação!
Dan, Mila e Enzo: três jovens cheios de sonhos, de diferentes regiões do Brasil; Dan tem uma perna amputada, Mila tem sua visão comprometida por glaucoma, e Enzo é surdo. Mas isso nunca os privou de nada. Ambos treinam arduamente para participar das Olimpíadas.
Certo dia, uma luz chamou atenção deles e a curiosidade os levou ao mundo de Oykos; um lugar com seres diferentes de tudo que já viram: poderosos, inteligentes, valentes, mágicos. Os três surgiram neste mundo, cada um em uma terra diferente, sem qualquer explicação. Ao encontrarem alguns residentes, descobriram que possuíam a marca de Pneuma e a Pistis, algo que somente os Adelphos (povo que luta contra Ponéros, dragão governante do mundo) possuem. E o mais intrigante de tudo é que suas marcas estavam mais fortes do que todas as outras. Será que eles têm alguma relação com a Profecia?
Por sorte, encontraram boas pessoas que logo embarcaram numa viagem com eles para Adelphia para tentar entender o que estava acontecendo.
Assim, a aventura começa. O caminho não é fácil. Além das criaturas contra quem eles precisam lutar, os aspectos físicos de cada terra não os ajuda muito; um trajeto cheio de obstáculos e muita perseverança.
Essa foi uma das histórias mais lindas que já li esse ano. Cada capítulo me fez refletir TANTO! Não sei se as analogias com situações reais foram propositais, mas para mim foi inevitável. Sem contar os personagens extremamente cativantes.
Eu li pouquíssimos livros com protagonistas PCD e fiquei tão feliz e ansiosa para conhecer essa história quando soube que tinha essa representatividade. A forma abordada pelo autor foi tão sensível!
A narração é em 3° pessoa e os capítulos são intercalados entre os três jovens, nos permitindo conhecer melhor todos eles. Apesar dos vários nomes diferentes dos grupos, a linguagem é bem simples, deixando a leitura leve e envolvente. No começo pode parecer confuso, mas logo você já se habitua.
Se você; gosta de fantasia PRECISA conhecer essa obra emocionante!

site: https://www.instagram.com/p/CGlZH8rDtbF/

Lina DC 17/07/2016

Adelphos é o primeiro livro da série e tem como protagonistas três jovens: Mila, Enzo e Dan. Os jovens não se conhecem e vivem em locais diferentes do Brasil, mas tem muito em comum. Mila tem treze anos de idade e um problema de visão; Dan tem quinze anos e perdeu uma perna em um acidente e Enzo tem catorze anos e é surdo. Além disso, todos são esportistas e possuem habilidades incríveis em suas categorias. Eles também possuem problemas familiares que os relembram diariamente de suas “deficiências”.

Em paralelo as suas histórias, conhecemos Oykos, um local que está sofrendo com a tirania de seu soberano. O povo, que vive oprimido, guarda em seus corações a esperança de que surgirá alguém que irá libertá-los e quando os rumores de uma antiga lenda começam a ressurgir, o temível o Dragão Ponéros irá fazer de tudo e derrubará a todos que fiquem em seu caminho...

O que deveria ser um dia normal para Mila, Enzo e Dan transforma-se em algo mágico quando eles são transportados para Oykos. Enzo irá para Agrótis, onde conhecerá outras pessoas com habilidades semelhantes as suas; Mila vai parar em Pólemos onde terá que enfrentar o Conselho e ficará sobre a tutela de Polimeu e Dan aparece no Porto de Neró e irá observar as dificuldades do povo. Enquanto os três passam por inúmeros obstáculos e conhecem diferentes povos, as lições aprendidas serão essenciais para a sobrevivência do trio. Para conseguirem voltar a Terra, eles precisam chegar em Adelphia, mas a missão não será tão fácil assim.

O autor criou um mundo fantástico, onde cada terra tem suas características próprias, cada povo uma cultura única e cada aventura é uma preciosa lição de superação e compreensão. Os protagonistas são jovens que prosperam diante das adversidades. Por conta das limitações impostas pela sociedade, eles aprenderam a se adaptar e superar as expectativas que as pessoas colocam neles.

Os leitores que amam jornadas e aventuras irão se deliciar com essa obra. Temos perseguições de criaturas gigantes, monstros nunca antes vistos, anões, arqueiros e muito, muito mais. Mas não é apenas um livro de aventura. Cada personagem novo que surge, traz uma lição preciosa sobre a bondade, a esperança e a lealdade.

" - Hoje muitos estão valorizando mais o que as pessoas fazem - seu trabalho, ou possuem - seus bens, e o caráter tem ficado em segundo plano. Se alguém faz algo que gere conhecimento, ou mostra boas posses são valorizados, independentemente do seu coração. Para nós, Dasossis, o que mais importa é quem somos, não o que fazemos ou possuímos - esclareceu Zeqy". (p. 173)

Em relação ao trabalho editorial, o livro está impecável. A revisão, a diagramação, o layout e a capa estão impecáveis. A obra é cheia de detalhes internos como imagens e mapas que enriquecem ainda mais o conteúdo.

“Adelphos” é um livro inspirador. Não importa a idade do leitor, ele irá se encantar por esses personagens tão carismáticos e apaixonantes. É uma história de superação, mas também de amizade. A escrita do autor M. Pattal é leve e fluida, com uma delicadeza perfeita para passar os medos e anseios desses jovens e representar suas esperanças por um mundo melhor. Os personagens são ricos e complexos e suas inseguranças e sonhos os tornam muito reais. Uma leitura obrigatória para os fãs do gênero.

"- Todos nós estamos esperando alguma coisa na vida, mas o segredo é você administrar o tempo corretamente enquanto aguarda - disse Honar. - Gastar o tempo com ansiedade não é nada produtivo. A ansiedade não vai gerar o que você está esperando. Pode estar certa disso. Na verdade, ela dará a falsa sensação de que o tempo de espera é bem maior". (p. 220)

Lary 13/10/2016

Uma das melhores fantasias
Adelphos é uma fantasia com elementos bastante comuns. Os protagonistas, Mila, Enzo e Dan são adolescentes comuns, que tem seus hobbies, seus amigos e seus familiares. Os três treinam pra se tornarem atletas olímpicos. Cada um deles tem uma limitação física, mas isso não os atrapalha na ginástica artística, tiro com arco e nem no atletismo.
Ao serem atraídos por uma forte luz, eles são transportados para a Terra de Oykos. Neste lugar existem alguns perigos, incluindo os Jogos da Liberdade, uma das unicas esperanças dos Oykanos contra Ponéros.
Conhecendo as terras de Oykos, seus lemas, seus habitantes tão singulares... Dá uma sensação muito boa de que é possível sim pessoas bem diferentes viverem juntas, cooperando, fornecendo cada qual aquilo que lhe sobra. Em Adelphia é ainda melhor. Cada ministério com sua especialidade, buscando tocar o coração do outro a sua maneira. É tudo lindo. Eu sei que a marca de Pneuma está em mim e agora é só fazer o bem.
É um livro que te transporta pra outra realidade, que muda sua concepção de mundo, do que é ser um ser humano bom. Ninguém jamais diria que essa é a primeira história fantástica escrita por Pattal, dada a sua fluidez. Pro meu gosto, poderia ter mais romance, mas ao mesmo tempo ele não me fez tanta falta. Leiam. Se gosta de fantasia, leia. Se quer algo pra te encorajar a ser alguém melhor, leia. Se tem problemas familiares, leia. Se você respira, leia

site: https://www.instagram.com/p/BJVFkl2Derc/?taken-by=vidasempretoebranco

Fabiely.Miranda 30/10/2016

Uma fantasia completa,ente apaixonante!
Cheio de reviravoltas, aprendizados e lições para serem aplicadas em nossa vidas , Adelphos é um daqueles livros que nos faz refletir , levando-nos a enxergar que muitas vezes devemos atentar para uma realidade completamente diferente a fim de darmos valor aos pequenos detalhes da vida.
Para aqueles que curtem uma aventura cheia de de magias e surpresas, além de seres fantásticos, sem dúvidas esse livro é perfeito.!!
Resenha completa no blog

site: http://leitoresjardimliterario.blogspot.com.br/2016/08/resenha-adelphos-revelacao_7.html

Mel Trabach 25/12/2018

Livro: Adelphos - A Revelação/ Autor: M. Pattal

Nessa fantasia três jovens: Enzo, Mila e Dan são misteriosamente transportados para um mundo desconhecido e assolado por grandes conflitos, um mundo dividido em 12 terras, cada uma com seus costumes, lemas e funções.

Cada um dos jovens vem de uma parte diferente do Brasil, ambos possuem deficiências físicas, são atletas e estavam se preparando para as Olimpíadas, agora cada um deles surge em uma parte diferente de Oykos e precisão buscar respostas.

Ao acordarem nesse novo mundo cada um deles percebe que recebeu uma marca (que só mais tarde irão descobrir seu verdadeiro significado) e que pelo simples fato de possuírem essa marca são considerados Inimigos de muitos, agora precisão encontrar aliados para chegar até a Terra de Adelphia o único lugar capaz de lhes fornecer as respostas necessárias.

Durante toda a jornada os personagens irão conhecer as 12 terras, criar laços de amizade e enfrentar diversos desafios.

Cada personagem tem sua própria carga emocional que está diretamente ligada as suas dificuldades físicas e a forma como suas famílias lidam com isso, o autor tenta trabalhar esse lado mais sentimental porém ao meu ver acabou ficando um pouco forçado e diálogos que poderiam ter sido mais densos acabaram um pouco superficiais.

A história está o tempo inteiro tendo revira voltas, porém achei que na maioria das vezes todos os problemas e conflitos enfrentados pelos personagens tinham um desfecho muito rápido e muito simples, na maioria das vezes a solução dos problemas vinha sem nenhum esforço.

Acho realmente que o autor tinha algo de muito potencial em suas mãos, porém ele acabou se concentrando em detalhes não tão relevantes e a trama acabou ficando um pouco cansativa.

Lids 30/07/2016

[Resenha] Adelphos: A Revelação
Recebemos este livro gratuitamente em parceria com o autor, e é um dos livros que eu mais tava ansiosa para ler este mês *-*-*

Logo no início do livro, percebi uma FORTE influência de Guerra dos Tronos (George R. R. Martin), cada parte do Reino de Oykos tem uma bandeira estilo das casas de GOT, além de termos múltiplos pontos de vista, temos vários núcleos espalhados pelo mapa de Oykos.

Além disso, achei a premissa interessante, no início do livro também foi lindo ver pessoas com deficiência conseguirem fazer tanta coisa que a maioria das pessoas não acha possível. Uma coisa que sempre me disseram é que o limite está na nossas mentes e está mesmo, devemos deixar as pessoas com deficiência estabelecerem seus próprios limites e irem de acordo com o que acham possível fazerem, assim como qualquer outra pessoa!

A Mila, 13 anos, que era para ser a mais nova parece ser mais sensata e inteligente que todos os outros meninos. E, não sei, acho que isso acaba reforçando um estereótipo de que meninas amadurecem mais cedo e que não ligam tanto para garotos, e é meio desnecessário… Mas fora isso, ela é maravilhosa! Tem momentos em que ela salva o garoto e mostra toda uma habilidade de luta inacreditável e faz uns passos de ginasta e foi olha *-*-*

No núcleo do Enzo, 14 anos, achei as coisas legais, ele também conhece uma pessoa pra ajudar ele a chegar em Adelphia, e essa pessoa também é do sexo oposto, a Synk, e ela é super fofa e inteligente e apaixonada pelo que acredita e tal. Acho que quando vemos o núcleo do Enzo tem um lado místico muito mais forte que nos outros, e acho que foi interessante acompanhar essa parte também. De novo, temos um par romântico, mas desta vez é bem mais sutil e por isso achei melhor desenvolvido, não foi algo como o Dan tipo “amor à primeira vista, preciso impressioná-la” etc, foi algo mais gradual e discreto.

Pois é, o núcleo do Dan, 15 anos, foi o que eu menos gostei, achei o personagem tosco, chato e infantil demais! Ele era para ser o mais velho, mas é o que mais tem assim comportamentos de criança e até diálogos mesmo, em momentos ele quase se equipara com a criança que tá acompanhando ele, o Nikos, que tem 13 anos, então…

Do núcleo do Dan, a Nerina tem uma personalidade muito legal, logo quando aparece ela fala mesmo que ele está sendo um esquisitão e completamente esnoba ele e tal. Ela parece bem bad-ass e maneira até que encontra um ex namorado idiota e deixa o Dan tomar a frente para defendê-la… Super ela poderia ter cuidado disso sozinha!

De um modo geral, meu núcleo preferido foi o da Mila, apesar de eu achar que ela poderia ser mais velha, já que ela age como tal mesmo. Basicamente só não gostei do Dan, mas adorei a Nerina e do Nikos, irmão dela, são fofos.

Amei o plano de fundo e toda a mitologia da história, achei super criativo e intrigante, e os vários pontos de vista da história foram bem colocados para a gente ver até um pouco do que os vilões estão tramando!

Acho que como esse é um livro mais voltado para o público infanto-juvenil, tudo é bem explicado em MUITOS detalhes, talvez para os leitores mais velhos tenha até detalhes demais e explicação demais. Nesse livro tem muita contagem de história e discussões abordadas quase exclusivamente por meio de diálogos, o que pode ser cansativo para o leitor que gosta de ver mais as situações acontecerem.

Acho que esse foi um ponto difícil porque até os conflitos internos deles são falados por meio de diálogos como se fosse uma conversa casual e não algo que realmente infligisse a eles e os fizesse sofrer. Faltou a gente VER o sofrimento e angústia dos personagens!

Ao todo, o livro é OK. Tem esses problemas que falei, mas é divertido e interessante, tendo em mente de que é um livro infanto-juvenil.

Recomendo para fãs do escritor Garth Nix, para quem gostou de Eragon (Christopher Paolini) e As Crônicas de Narnia (C. S. Lewis).

site: https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/2016/07/30/resenha-adelphos-a-revelacao-m-pattal/

Natasha 03/08/2016

Uma fantasia inovadora
Adelphos é o primeiro livro de fantasia escrito pelo autor M. Pattal. E posso afirmar que foi uma estreia brilhante. Com uma escrita fluida que nos deixa ansiosos pelos próximos capítulos, o autor teceu uma história original com temas importantíssimos na nossa vida, como buscar derrotar o mal e deixar o bem prevalecer.

Enzo, Mila e Dan são jovens deficientes que estão se preparando para disputar as Olimpíadas. Porém, tudo muda quando ao tocarem em uma luz são transportados a um mundo totalmente diferente. Eles se vêm então no mundo de Oykos, um lugar dividido em 12 terras que são dominadas pelo Dragão Ponéros, que oprime a população. A única Resistência a ele são os Adelphos, pessoas que recebem a Pistis e sobre a proteção de Pneuma recrutam novos membros para resistir às maldades de Ponéros e dos Éktros. Esses três jovens com a ajuda de amigos perceberão que possuem uma missão muito importante em Oykos e que apenas após enfrentar os obstáculos poderão retornar para suas casas e enfrentam seus conflitos pessoais.

O livro é narrado em terceira pessoas com compartilhamento de narrativa. A escrita do autor é muito fluida, o que aliado aos capítulos curtos nos faz devorar o livro. Achei a criação de mundo muito original e gostei muito da maneira como a trama foi tecida. Um dos temas que mais chamou a atenção foi justamente o combate entre bem e mal e como devemos estar atentos a isso. Ao fazer um paralelo com nosso mundo, percebemos como este é um tema recorrente e que muitas vezes não damos atenção. Também gostei muito do amadurecimento dos personagens, o quanto eles aprenderam durante suas jornadas pelas terras. Além das culturas existentes em Oykos, assim como as diversas raças.

Enzo, Mila e Dan são personagens muito fortes que me encantaram. Todos são deficientes e mostram que mesmo com suas limitações conseguem levar suas vidas como todas as pessoas e desejam provar isso competindo nas Olimpíadas e não nas Paraolimpíadas. Achei incríveis os poderes que os três desenvolveram e acho que foram muito bem trabalhados. A única coisa que me incomodou foi a construção dos personagens secundários. Acredito que houve uma apresentação de muitos personagens e um pouco aprofundamento, o que me deixou confusa em algumas partes do livro. Mas claro que eles foram de muita importância para o crescimento pessoal desses jovens e para as suas respectivas jornadas até Adelphia e também na preparação dos Jogos da Liberdade.

Em relação a edição sou só elogios. Acho essa capa linda e ela transmite bem a aura de livro fantasioso. A diagramação tá muito boa também, o que deixou a leitura muito confortável. Para quem gosta de fantasia e procura um livro leve e rápido de ler eu indico muito Adelphos, com certeza uma história que me deixou ansiosa pela continuação.

site: www.milvidasliterarias.wordpress.com

Ana | @naluentrepaginas 04/08/2016

Resenha - Adelphos - A Revelação (Blog Entre Páginas)
Olá pessoal, finalmente trago para vocês a resenha de Adelphos, livro do autor M. Pattal, publicado pela editora PenDragon. Devo compartilhar com vocês o quanto estou feliz e satisfeita com as obras que tenho conhecido dos nossos autores nacionais, são histórias maravilhosas, bem construídas, que nos enchem de orgulho.

Adelphos conta a história de três jovens com deficiências distintas, Dan, Mila e Enzo, que moram em lugares diferentes do Brasil, e estão se preparando para disputar as olimpíadas. Porém, ao entrarem em contato com uma luz misteriosa, suas vidas mudam completamente e os jovens são transportados para Oykos, um mundo governado por um dragão que pretende espalhar o mal por todo o lugar.

Em Oykos, com habilidades misteriosas, várias perguntas sem respostas, e aparentemente muitos inimigos, só resta aos nossos jovens chegar a Adelphia, a base da resistência em Oykos, para conseguir respostas e principalmente descobrir como voltar para casa. Mas antes mesmo de chegar até lá, a viagem a Adelphia se mostra muito reveladora, nossos jovens descobrem muitas respostas que nem sabiam que procuravam, aprendem várias lições de vida, fazem novas amizades, e vivem muito mais aventuras do que poderiam imaginar... Na verdade, ela só estava começando.

"Os livros são tratados com muito respeito por nós. Cada livro é parte de uma vida que foi compartilhada com várias outras. Por isso, livro é vida. E, como tal, deve ser bem cuidado."

Como amante de livros de fantasia que sou, fiquei muito empolgada com o lançamento de Adelphos, e mal pude esperar para começar a minha leitura. E foi maravilhosa, surpreendente, encantadora e até mesmo inspiradora. M. Pattal tem uma escrita leve e fluída, e isso fez com que a leitura fosse muito agradável e rápida.

Todo o mundo Oykos (toda a história na verdade) é muito bem construído e rico em detalhes. Cada Terra tem seu nome, bandeira, símbolo, cor, lema, “função”, tudo muito bem dividido e fazendo todo sentido dentro da história. Como cada terra é responsável por produzir alguma coisa, uma sempre precisa da outra, e isso fortalece os laços de união entre os povos.

Nossos personagens principais são bem cativantes, cada um com suas características e suas limitações, mas sempre procurando fazer o melhor pelos outros. Gostei da forma como o autor trabalhou a jornada de cada um de forma separada, assim pudemos conhecer um pouco mais de Dan, Mila e Enzo, seus conflitos familiares, acompanhar suas aventuras, e ansiar pelo melhor para os três. Os personagens secundários também merecem destaque, todos têm personalidades fortes, e um “papel a cumprir”. Gostei muito da Nerina, por seu espírito de liderança, e Synk, pela sua bondade. O Polo me irritou muito com a sua teimosia, mas percebi que esse era o propósito da sua jornada, amadurecer e compreender.

Adelphos passa uma mensagem maravilhosa, de resistência, superação, aprendizado, de “Promover o Bem e Resistir ao Mal”. Assim como nossos protagonistas, a cada Terra visitada, aprendia uma lição que com certeza pode ser aplicada a vida de qualquer um, e isso é o que mais gosto em uma leitura, quando alem de entreter, ela acrescenta algo a nossa vida, nos faz pensar, crescer, e Adelphos fez isso muito bem.

“A chave está na mente, nos pensamentos (...). Aquilo que você pensa determina o que você sente, e aquilo que você sente determina como você age.”

O livro é narrado em 3ª pessoa, e composto por capítulos curtos, o que faz com que a leitura flua muito mais rápida. Além disso, a história é contada quase toda através de diálogos, e como eu não sou fã de parágrafos longos e explicativos (rsrs) eu gostei muito, fez com que meu interessasse aumentasse, me deixou ansiosa para o desenrolar da história. Minha única dificuldade com o livro foi justamente a riqueza de detalhes. No início, foi difícil ligar as características a determinado povo, lemas, bandeiras, e os nomes são difíceis haha (como Metalloryano, Kefály, Dasossis, Nekrólys...), mas ao longo da leitura vamos acostumando... Não tenho nada a reclamar da edição, temos a marca de Pneuma em cada abertura de capítulo, e folhas amarelas!

Espero que nos próximos livros o autor aprofunde mais os relacionamentos familiares dos personagens, acho de extrema importância que eles levem para a “vida real” os ensinamentos de Adelphia. E também espero que o segundo volume seja lançado logo, pois quero muito continuar essa aventura! Adelphos é um livro inspirador, divertido, leve, que pode ser lido por qualquer pessoa, de qualquer idade, tem muito a ensinar a todos nós. Tenho certeza que todos os fãs do gênero vão gostar!

“Aprendi que não posso escolher sempre o que me acontece, mas posso escolher a forma como reajo diante das coisas que me acontecem.”

site: www.entrepaginas.com.br

jeeeh.carool 04/09/2016

Resenha Love Book S2
A resenha de hoje é do livro Adelphos do querido M. Pattal autor também da serie A Promessa.
Adelphos me surpreendeu positivamente, o M. Pattal descreveu cada detalhe com muito louvor e teve uma criatividade surpreendente em relação aos personagens.
A historia é super envolvente, me peguei apenas em decorar os nomes dos locais *risos*, ainda preciso para e relembrar um pouco cada um deles por não ser muito comum a gente acaba se confundido mais nada que chegou a me atrapalhar durante a leitura, somente na hora de contar algo para minhas amigas que me enrosquei um pouco. Vou colocar no final da resenha dois gifs com algumas das imagens que o M. Pattal postou nas redes sociais ajudando a gente a entender um pouquinho mais sobre Adelphos e que foi o que super me ajudou.
Os capítulos são bem curtinhos e você não consegue abandonar a leitura, o livro te prende do começo ao fim e isso só te deixa ainda mais ansiosa para a próximo livro!

A principio conhecemos a historia de Oykos, que é um mundo distante onde estão sofrendo sob o governo de um temível Dragão, ele controla os que estão no poder e uma antiga lenda deixa todos os moradores com medo de que o Dragão consiga se reerguer....

Confira a resenha completa no blog :)

site: http://www.lovebooks2.com.br/2016/09/resenha-adelphos-m-pattal.html

Luisa.Fernanda 07/09/2016

Enzo, Dan e Mila são três adolescentes que possuem diferentes tipos de deficiência física e estão se preparando para as olimpíadas. Todos sofrem com algum tipo de rejeição por parte de pessoas bem próximas e todos vão viver uma grande aventura em breve.

Eles vivem em diferentes regiões do Brasil, mas agora serão transportados para Oykos, uma terra totalmente nova. Ela é dividida em várias subterras (do mesmo jeito em que dividimos os países em estados) e cada uma tem a sua particularidade, cada uma delas é responsável por produzir alguma coisa para que todas as outras também possam ter, por exemplo, os cavalos usados pelos oykanos são da terra de Zóa, onde são cuidados e adestrados.

Ao chegarem em Oykos, cada um vai para uma terra diferente e enquanto vão percorrendo o seu trajeto eles irão passar por todas as terras oykanas. Todas as terras tem um lema é uma bandeira e o mais impressionante é que o livro não trata apenas de uma história de aventura, isso me surpreendeu, o autor busca trazer ensinamentos valiosos em cada uma das terras, seus lemas e modo de viver vão nos dando uma chuva de realidades que muitas vezes não são ditas.

Tudo as mil maravilhas, né? Não mesmo! Oykos é parcialmente dominado pelo Dragão Ponéros há muitos anos, que se fortalece sempre que é praticada uma má ação. Mas ele não aguarda essas coisas acontecerem, ele as iduz com a ajuda de Ánomo, que é o governante de Kefály, a capital.

As pessoas que acreditam que o rei regressará recebem a pistis e a marca de Pneuma no peito, essas pessoas são chamadas de Adelphos e precisam de um treinamento em Adelphia para que possam lutar contra as coisas ruins de Oykos e recrutar mais Adelphos.

“Você é livre não para fazer o que é errado, mas para escolher o que é certo”

Não houve um aprofundamento muito grande em torno de alguns dos personagens, mas isso pode ser explicado por ser uma trilogia. O livro tem capítulos intercalados para mostrar o caminho dos três protagonistas, mas pode ser dito que não influenciou no entendimento e nem de uma maneira geral.

Adelphos é um livro gostoso de ser lido, com um texto fluido e lições que irão sendo aprendidas no decorrer da leitura, porém nele estão contidas muitas informações, por exemplo os nomes (difíceis) de alguns personagens, terras e os significados das latréias. Por esse motivo é necessário que mantenha total atenção o tempo inteiro, mas cá entre nós, porque não prestar total atenção nesse livro maravilhoso?

site: http://estantedalulu.blogspot.com.br

Trabach0 19/11/2023

Interessante
Nessa fantasia, três jovens: Enzo, Mila e Dan são misteriosamente transportados para um mundo desconhecido e assolado por grandes conflitos, um mundo dividido em 12 terras, cada uma com seus costumes, lemas e funções.

Cada um dos jovens vem de uma parte diferente do Brasil, ambos possuem deficiências físicas, são atletas e estavam se preparando para as Olimpíadas, agora cada um deles surge em uma parte diferente de Oykos e precisa buscar respostas.

Cada personagem tem sua própria carga emocional que está diretamente ligada às suas dificuldades físicas e a forma como suas famílias lidam com isso, o autor tenta trabalhar esse lado mais sentimental porém ao meu ver acabou ficando um pouco forçado e diálogos que poderiam ter sido mais densos acabaram um pouco superficiais.

Fábbio (@omeninoquele) 13/05/2017

Ansioso pelos próximos!
"A reputação nem sempre está relacionada ao caráter. Caráter é aquilo que você é. Reputação é aquilo que dizem que você é."
🍥
Dan, Enzo e Mila são três jovens que possuem uma deficiência, mais que acreditam que suas limitações não sejam obstáculo que impeça eles a participarem em iguais condições, com os outros Atletas Olímpicos.
🍥
Dan tem uma prótese na perna esqueda e seu esporte é o Atletismo, Enzo é surdo e treina Tiro com arco, já Mila tem glaucoma desde que nasceu e treina Ginástica artística. Os três jovens ainda vivem dilemas com alguns membros de sua família, mais encontram forças pra superar as diferenças por meio do esporte.
🍥
De uma forma bastante inesperada eles tem contato com uma luz azul que os transporta para um mundo parelo chamado Oykos. Esse lugar é dividido em doze, terras, sendo a capital Adelphia que é onde eles devem chegar para descobrirem os mistérios que os rondam, como voltar pra casa, o porquê de naquele mundo eles não terem suas limitações, muitos mistérios envolvem a chegada dos três.
🍥
O lugar é comandado por um dragão chamado Ponéros que no entanto está adormecido, mais ele possui dois subordinados chamados Ánomo e Pseudos que governam por ele.
🍥
Há também uma profecia que diz que um certo rei chamado Sótyras regressará libertando o povo de Oykos do domínio de Ponéros, e quando o povo de Oykos aceita de todo coração que a profecia é real, e vai se cumprir eles recebem uma marca chamada Pneuma, tornando-se um Adelpho.
🍥
Os dois subordinados espalham o terror por Oykos e roubam as marcas de Pneuma de alguns Adelphos, pois isso fortalece Ponéros.
🍥
Quando os três chegam a Oykos está acontecendo os preparativos para o chamado Jogos da Liberdade que apesar do nome positivo, é caracterizado por ser um jogo mortal, que dependendo do resultado poderá alterar o destino de Oykos.
🍥
Há também um evento intitulado "A revelação" que está ligado à profecia do retorno do rei Sótyras e os jovens estão intrinsecamente ligados a ele.
🍥
Os três enfrentarão muitos perigos durante sua jornada à procura de respostas e a princípio o porque foram parar ali e como voltar pra casa. Mais é certo que os subordinados de Ponéros farão de tudo para acordá-lo.
M. Pattal cria um diálogo bastante sutil enquanto liga a realidade dos jovens, que as vezes é muito pesarosa com a fantasia do mundo de Oykos.
Sua escrita é simples e bastante objetiva, a história é bem amarrada e o leitor não sente em nenhum momento que falta algo a mais, comum em outros livros desse gênero.

site: https://www.instagram.com/p/BUDNfcFg7_5/?taken-by=omeninoquele

Elisa 01/06/2017

Impressionante!
Olá amigos, tudo bom? Depois de um longo tempo sem ler, devido à faculdade (fiquei sem ler nada gente, me ajudem!), consegui tirar um tempinho para terminar Adelphos, de Autor M. Pattal. E olha, valeu cada segundo. (continua nos comentários, ok?).
“Os livros são tratados com muito respeito por nós. Cada livro é parte de uma vida que foi compartilhada com várias outras. Por isso, livro é vida. E, como tal, deve ser bem cuidado.”
Nesse livro, vemos a trajetória de Mila, Dan e Enzo, três brasileiros que enfrentam dificuldades todos os dias devido à suas deficiências.
🌊 Mila é de Santa Catarina, tem glaucoma, mas isso não a impede de praticar kitesurf, seu hobby, e treinar arduamente para as olímpicas na modalidade ginástica artística. Em casa, ela não se dá bem com sua madrasta, e vive em luto diário pela perda da mãe, quando ela tinha cinco anos.
🚴🏻 Dan é da Bahia e vive com a avó, a qual ama do fundo do coração. Sofreu um acidente, fugindo de policiais, e teve sua perna amputada. Sua mãe o abandonou logo em seguida, e seu pai nunca deu as caras. Dan adora praticar parkour e escalada com seus amigos, mas sua luta é para participar das Olimpíadas na modalidade atletismo.
🏹 Enzo, desde que nasceu, é surdo. Isso fez com que o pai, um advogado nada honesto, o rejeitasse, e Enzo sofre diariamente com isso. Ele adora treinar MMA em suas horas livres, e luta para participar das Olimpíadas na modalidade tiro com arco. Ele é do Rio de Janeiro.
A vida dos três personagens passa por uma transformação quando o contato com uma luz misteriosa os levam ao mundo de Oykos, onde as terras são divididas por funções, sendo que cada uma tem um lema e produz algo específico. Esse mundo é quase totalmente dominado por Ponéros, um dragão há um tempo adormecido e que se fortalece dia a dia, na medida em que os oykanos deixam de acreditar na profecia do Rei Sótyras.
Somente os Adelphos acreditam no retorno do rei e que ele vai matar o dragão e libertar a todos. Assim, os moradores de Adelphia não são muito bem vistos pelos moradores de outras terras, mas ainda assim são respeitados. A missão deles é recrutar novas pessoas, para fortalecer a resistência.Somente após uma pessoa acreditar do fundo do coração na profecia, a Pistis é inserida em seus corações, e a marca de Pneuma aparece, identificando-os como Adelphos e capacitando-os a utilizar as Ferramentas Pneumáticas.
Os três adolescentes têm que percorrer, separadamente (pois elas surgem em lugares diferentes), um caminho longo e cheio de perigos até chegar a Adelphia, para que todas suas perguntas sejam respondidas, e no meio do caminho muito conhecimento é adquirido, e lições para toda a vida são aprendidas.
A narrativa é bem tranquila, onde o único problema no início é assimilar todos os nomes das Terras, e dos itens, pois é muita informação diferente haha
O legal é que você consegue identificar elementos de outras histórias, como por exemplo Jogos Vorazes (não falarei os outros para deixar isso como descoberta de vocês, mas depois de lerem me digam!!).
Mais no final do livro, onde as respostas à todas as perguntas estavam sendo respondidas e novos perigos sendo enfrentados, minha ansiedade (aqui eu me identifico muito com a Mila) não me deixou ir dormir, e continuei a leitura. Não me arrependo nem por um segundo.
Apesar de ser um livro de aventura e fantasia, há muitas lições que podemos levar para a nossa vida pessoal. Então, eu acredito que todos devam ler esse livro sensacional.
Eu sou da resistência. E você?
“- Você pode possuir muito pouco ou quase nada em relação aos bens materiais, mas sempre terá o mesmo tempo que qualquer pessoa no mundo – iniciou Honar. – O tempo foi dado a você como um presente. Cada um decide a melhor maneira de usá-lo, mas o ideal é que faça com sabedoria. As pessoas podem usar o tempo para o bem ou para o mal. Para criar ou para destruir. Para gerar riqueza ou perdê-las. (...)”
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
E aqui eu deixo meus mais sinceros agradecimento à Autor M. Pattal, por ser muito prestativo e atencioso e confiar à mim essa leitura!

site: https://www.instagram.com/p/BUzXSt6hEjM/