Azazel Isaac Asimov

Resenhas - Azazel

Amal0 09/12/2023

Azazel
Esse livro é uma copilação de contos que Asimov publicava, então muitos momentos são repetitivos. Por exemplo, a descrição do Azazel.

Mas é um livro divertido. Em vários momentos me lembrou a série Além da Imaginação, pq a transformação que o Azazel faz na vida das pessoas não é assim tão positiva.

E lembrando que essa edição é uma raridade.

Mylena 17/08/2023

Repetitivo
Foi interessante ver a escrita de Asimov em uma nova perspectiva, sem ser tão atrelada a ficção-científica, mas não se se foi uma boa escolha deixar tantos contos similares juntos. Eu entendo que a ideia foi montar uma coletânea, mas tem pouquíssima coisa diferente de um conto pro outro. No início é bacana, mas depois fica cansativo se vc tiver fazendo uma leitura corrida.

Alexandre 04/08/2023

Curioso
Azazel é uma coletânea de contos que Asimov escreveu sobre um demônio de 2cm que era invocado por um trambiqueiro chamado George e foi publucado em revistas de ficção.
São contos engraçadinhos, onde o tal demônio, Azazel, aparece bem pouco, quase sempre pra atender um pedido de George para ajudar algum amigo. A melhor parte são os nomes dos amigos, cada um mais improvável que o outro. E Asimov também é um personagens nos contos, sendo o ouvinte das histórias contadas pir George.

Daubian 24/07/2023

Asimov é um ótimo escritor e aqui ele mostra sua faceta mais engraçada. Pode ser uma fórmula repetitiva, mas esses sketches são muito bons sobre os desejos e suas armadilhas, sempre com um plot twist que quebra o desejo como os gênios originais. O Azazel é um personagem muito legal que mistura aí ficção científica com sobrenatural. Algumas piadas ficam datadas, mas o texto é muito afiado e algumas são realmente bem engraçadas. Entretanto, pra mim, as melhores histórias são de ficção científica. Eu achei incrível o conceito de saser, a anti-gravidade, o metabolismo do álcool e o teleklutzismo. Um bom alívio para se tomar espaçado com textos curtos como o demônio interdimensional. E fica a velha máxima: cuidado com o que você deseja

Fabiana 18/05/2023

Muito cinismo
O personagem que possui o demônio demonstra várias falhas de caráter que são bastante engraçadas, pois se apresentam como uma crítica da sociedade, principalmente na sua crença de que Asimov não passa de um escritor barato.
Pra quem é da área de exatas tem muitas passagens que são muito engraçadas.
Recomendo.

Arthur.Rodrigues 08/03/2023

O livro se divide em contos com as histórias do egocêntrico e fantasioso George, sobre os seus feitos junto a azazel, seu demônio de 2cm de altura (que só ele pode ver). Sempre buscando "ajudar" alguém visando tirar alguma vantagem pra si, George acaba sempre piorando a vida de seus "amigos".
Leitura muito divertida e leve com um humor duvidoso que eu gosto muito.

Matheus656 21/11/2022

Azazel
Foi meu primeiro contato com uma obra do Asimov, e talvez, um contato arriscado, já que ele é mais honrado como escritor de ficção científica. Bom, a princípio os contos estavam divertidos, ao decorrer do livro, eu fui cansando um pouco da repetição de narrativa de todos os contos, e por isso demorei para terminar esse livro. De fato, esses são aqueles tipos de contos que eram bons para a época em que se publicava em jornais/revistas, pois a cada semana você leria como uma grande novidade, lendo assim um atrás do outro, é cansativo e repetitivo.

Rodrigo 23/08/2022

Leitura obrigatória
Neste livro o mestre Isaac Asimov nos brinda com uma série de contos onde o personagem principal diz conjurar um demônio de 2cm de altura. Em todos os contos aparece as tentativas de ajuda dele e de seu demônio que mais atrapalham que auxiliam as pessoas. Achei hilário, e ainda uma abordagem da ficção diferente para o que se costuma ver do autor.

lipelimma 22/03/2022

Não me cativou e não consegui achar engraçado ou envolvente como foi apresentado. Não funcionou pra mim, terminei os contos com preguiça.

Luiz 17/02/2022

O demônio de 2 cm não empolga muito!
Sempre com dois narradores principais, o início das histórias são um pouco repetitivas, pois o personagem descreve toda vez como é Azazel, se fizesse isso de maneiras diferentes até que ficaria bom, mas é sempre a mesma descrição.
Várias histórias tem umas ideias bacanas mas as vezes a narrativa fica um pouco chata, justamente pelo excesso de descrição do demônio, mas é um livro divertido de ler.
Isaac Asimov foge da ficção científica neste livro, apesar de em algumas histórias colocar termos técnicos absurdos que dão um pouco de humor ao livro!
Bom livro, mas prefiro suas obras de ficção!

Joanna 26/12/2021

ele é um ser insignificante em seu próprio universo...
e é por isso que eu gostei do azazel(virou até meu user no Twitter por um tempo). além de ser uma coletânea de contos, oque torna a leitura muito mais rápida, dependendo do conto:/. detalhe: tem falas machistas, e isso me deixou desconfortável em parte da leitura, mas é muito bom pelas abordagens ambientais, por exemplo.

Edy 11/05/2021

Não tenho muito a criticar neste livro
Não foi uma leitura espetacular nem entediante, foi razoável
É um bom livro passar o tempo e ler sem pressa.

MF (Blog Terminei de Ler) 08/12/2020

Quando um mestre da ficção científica se aventura na fantasia e no humor
Livro “Azazel”, coletânea de contos de fantasia, iniciados em meados de 1988, de autoria do escritor e bioquímico russo-estadunidense Isaac Asimov, um dos mestres da ficção científica e um dos maiores divulgadores científicos da história.

Foi meu segundo contato com os livros de Asimov. Curiosamente, ainda não tive a oportunidade de ler sua ficção científica (preciso corrigir isso com urgência!). Em meados de 2010, li “Civilizações extraterrenas” que, apesar do título, não se trata de uma ficção, mas de um livro de astronomia teórica, onde Asimov especula, com amparo científico, sobre as possibilidades de existência de vida inteligente fora de nosso planeta.

Na presente obra, Asimov nos apresenta Azazel, um temperamental demônio de apenas dois centímetros de altura, e que é invocado por um sujeito chamado George, que está sempre sem dinheiro. George conta as histórias de Azazel para seu amigo escritor (o próprio Asimov), desde que este lhe pague uma refeição. Nos relatos, que George jura serem reais, ele invoca Azazel sempre com a intenção de ajudar algum amigo necessitado, nas mais diferentes situações. Ao contrário do que diz a mitologia judaico-cristã, Azazel não é um demônio ruim e sente prazer em ajudar os humanos. Entretanto, todas as ações do pequeno demônio começam bem, mas acabam sempre mal. O próprio George, sempre com os bolsos vazios, se sente frustrado por Azazel estar sempre disposto a ajudar os outros, mas nunca o ajuda lhe concedendo desejos.

É visível que Asimov se diverte com as histórias de Azazel. Há comentários sagazes sobre religião e sobre sua própria condição de escritor. O autor brinca, com sarcasmo, com os anseios e frustrações humanas e, nessa jocosidade, consiste o maior mérito da obra.

“Azazel” é uma divertida e inteligente leitura, que me deixa ansioso para encarar os clássicos da ficção científica escritos por Asimov.

Ana 27/11/2020

Humor leve.
Ótimo livro para quando precisa se distrair, com humor irônico as histórias de George vão sendo contadas e conseguimos perceber como ele é um grande malandro! Sempre tentando tirar proveito da situação e querendo ficar com o troco do almoço. A cada capítulo um "ensinamento" diferente (diga-se de passagem). Livro simples e muito engraçado!

Lele 09/09/2020

Indispensável
Eu como a grande maioria deve ter lido os clássicos da ficção de Asimov e em algum momento se deparou com esse livro "fora da curva". Sei que ele escreveu diversas obras sobre temas variados e esse é o primeiro que leio fora do gênero da ficção e admito que gostei. Esperava mais diálogos entre o Azazel e o George, porém o livro é bom. Para um fã de Asimov a obra é indispensável.

Obs: Espero que nunca ninguém ouse me fazer um favor igual o George dava aos seus "amigos".