Como se estivéssemos em palimpsesto de putas

Como se estivéssemos em palimpsesto de putas Elvira Vigna

Resenhas - Como Se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas

Natine 11/06/2022

Algo que cresce gradativamente
Como se estivéssemos em palimpsesto de putas é repleto de transgressões ao sistema tradicional de escrita. O sentimento que a leitura causa é, definitivamente, algo que cresce de forma gradativa.

João 04/08/2020

... a única maneira que havia de falar dela. Não falando...
Acabei lendo esse livro ao acaso, por uma indicação de uma amiga, de início li 50 páginas sem entender direito a proposta do livro, mas continuei, e ao decorrer descobri que o livro retrata vários pensamentos e acontecimentos da vida de João e da Narradora (narrados por ela mesma).

Um livro com uma escrita bem diferente, onde a história por ser vários pensamentos, ela não tem uma cronologia exata, portanto fica indo e voltando, um tanto quanto emocionante.

Enfim, amei a leitura, confesso que foi um pouco difícil a compreensão do que é abordado no livro, mas quando compreendido causou em mim várias reflexões muito importantes.

Super recomendo, ainda mais por ser uma obra BRASILEIRA contemporânea de peso.

Mariana 14/09/2020

A forma como Vigna organiza as narrativas me instiga bastante. Gosto da forma como ela faz a personagem de Lola, que é enganada por toda a trama, triunfar, em certa medida. Gosto também como ela expõe, na obra, a tolice da maioria dos homens da trama travestida de esperteza.

Larissa 05/02/2022

Bom livro nacional. Nível mediano e adequado para leitores que têm vontade de ler algo mais contemporâneo.

Zeka.Sixx 23/03/2021

Leitura interessante e diferentona
O romance conta a história da amizade entre a narradora sem nome e João, um homem de meia-idade que cultivou ao longo de grande parte da vida o hábito de sair com garotas de programa. Ambos se conhecem meio que por acaso, em algum momento na segunda metade da década de 90, quando a protagonista estava à procura de emprego e João estava trabalhando em um cargo de alto escalão em uma grande editora à beira da falência. Logo se estabelece uma relação de cumplicidade, e João encontra na nova amiga uma confidente para quem ele passa a narrar, tarde após tarde, seus encontros com as prostitutas.

A história se desdobra em outras camadas, pouco a pouco revelando mais sobre ambos os personagens, e também sobre outros, periféricos mas igualmente importantes, como Lola, a ex-mulher de João. Conforme a leitura avança, o diagrama vai se tornando mais claro, e as motivações dos personagens vão sendo desnudadas, em uma escrita que funde com maestria lirismo e estilo. Alguns poucos recursos utilizados pela autora, como a repetição de trechos, às vezes se tornam cansativos, mas, fora isso, trata-se de um grande romance nacional.

Cacá 22/11/2021

Leitura construída como palimpsestos
Livro muito bem escrito, com frases curtas , diretas, com espaçamento entre parágrafo que induzem ao leitor a sempre seguir pensando no que foi dito anteriormente. História com narrativa objetiva , irônica , por vezes sarcástica.
Experiência de leitura diferente e muito boa !

Mih 06/12/2022

Se você deixar, o passado te assombra
Um livro denso, de certa forma. Poético de forma curta, mas intenso. Um cotidiano recheado de tédio, ilusão e ganância. Um realidade cruel, mas muito comum. Muito bom!

Leticia.Zloccowick 27/01/2019

Um livro sobre o íntimo das pessoas
Primeiro livro da Elvira Vigna que leio. Gostei muito. A escrita é maravilhosa, de um jeito diferente, como se fossem pensamentos, pulando de uma história a outra, conectados mas sem obedecer a nenhuma ordem. Mas o melhor é que a história é muito mais sobre o íntimo das pessoas do que pelas garotas de programa, presentes em todas elas. Muito bom!

Mari M. 30/12/2023

Palimp... que?!
Sinceramente, achei que ia ser um livro bem gostosinho de ler, profundo sem dúvidas, mas legal de acompanhar essa dança de visões, meio cubista talvez (bem talvez mesmo). O que ficou foi uma bagunça, não podendo se distrair um pouco e já perde, umas histórias sem nexo, umas pessoas sem rumo (nem bom e nem ruim). Parece que foi tentado demais alcançar uma profundidade, que ficou forçado. Me decepcionei um pouco, queria muito ter gostado, mas não rolou.

vagnerrg_ 20/02/2022

Ainda tentando entender alguns pontos?
Quão rápido pode ser o fluxo de pensamentos? Me fiz essa pergunta ao longo dessa leitura. Não li outros livros de Elvira Vigna, mas tive boas impressões com o fluxo alucinante de ideias conduzidas pelo pensamento da autora.

Na narrativa do livro, diversas lacunas vão surgindo e me fazendo tentar entender de forma mais profunda as personagens. Pra mim ficou evidente que criatividade e realidade são coisas bem indissociáveis aí em Vigna, porque a narrativa toma existência por meio das memórias. Que campo delicado e cheio de aliases...

Ainda tô tentando entender alguns pontos... talvez eu consiga.

Jean.Guimaraes 22/04/2022

Relações humanas puras
Esse livro é genial em criar uma narrativa que trata de relações humanas de uma forma pura e concreta. Questionando valores como masculinidade frágil de uma forma ímpar e realista.

Rafael V. 24/03/2021

Seco, frio e violento.
Numa linguagem entrecortada, que se articula para dar conta do vazio existencial em que vivemos, somos máquinas desejantes alienadas de si e do mundo. Até as supostas transgressões são cartas marcadas de um baralho viciado, cansado e tosco.

liz 02/06/2023

Seja seus bíceps
Não poderia ter sido escrito por outra pessoa, nem de outra forma. entre discussões de poder até a feminilidade e fragilidade masculina, torna-se não só um palimpsesto de putas, mas de identidade.

Luana 06/11/2020

Esplendoroso
Elvira Vigna apresenta um domínio da linguagem em que nos deixa embabascados. Ela brinca com a escrita, que coisa fascinante. Foi uma indicação de um amigo e que indicação maravilhosa! É sempre muito gratificante ler algo tão magnífico quanto esse livro. Simplesmente esplendoroso.

asaquebrada 07/12/2022

Foi difícil terminar. Mas isso é mérito do livro.

Achei ele complexo, autêntico, com lacunas para serem preenchidas pelos leitores.

Sem dúvida é interessante. Mas não é cativante. Li de modo bem espaçado, a reta final que me prendeu mais.

No geral, gostei da experiência e recomendo.