As Letras do Amor

As Letras do Amor Paula Ottoni

Resenhas - As Letras do Amor

1 | 2 | 3 | 4

simone 28/12/2019

Bianca atravessou o oceano achando que seu único desafio seria dividir um quarto com Miguel, porém morar em Roma seria bem diferente do que imaginou.......
Seria encantador!

Nanaths 17/12/2019

perrrrrrrfeito
perfeito

Iara.Antunes 30/08/2019

Temos muitas dúvidas sobre o que escolher como profissão e sobre relacionamentos tanto no amor quanto na amizade.

A história é sobre Bianca que vai se mudar com namorado Miguel para Roma e mora na casa do amigo dele Enzo para tentar se descobrir sobre o que seguir e colocar um rumo na sua vida e fugir da realidade delicada dos seus pais em processo de separação.

Nesta viagem de seis meses em outro país Bianca irá se encontrar e amadurecer descobrir o que quer ser e ver que seu relacionamento não era bem aquilo que ela acreditava, mas será que deve insistir nisso ou só uma fase ruim no relacionamento?

Além disso ela descobre que o amor é muito mais do só contato físico e que um relacionamento se construí sendo presente e tendo suas semelhanças e diferenças respeitando o espaço e tempo de cada um.

Este livro me surpreendeu positivamente como foi contato sobre as dúvidas de Bianca e como ela foi amadurecendo no processo trazendo boas reflexões.

Mathias.Weirich 02/09/2019minha estante
Adorei! Mais um livro para minha lista de uturas leituras!

Iara.Antunes 03/09/2019minha estante
Eva hahaha

Ana Karolê || @anakaroline_gc 25/12/2018

As letras do amor são as mesmas letras de Roma.
Então, o que dizer desse livro que é uma gracinha? É aquela típica história do "sair de si mesmo para conhecer a si mesmo". E foi o que aconteceu com Bianca.
Uma italiana fake, recebeu a cidadania por seu pai, mas não sabe absolutamente nada de concreto sobre a Itália e, através de uma oportunidade de morar 6 meses em Roma com seu namorado, ela acaba se descobrindo de um modo "una vera italiana, ma dai!".
Miguel, o seu namorado, deve ir a Itália com a missão de abrir uma filial de sua empresa familiar e Bianca quer aproveitar a situação para descobrir a sua verdadeira vocação - ela abandonou a graduação que estava cursando - e como um casal, vão dividir um apê na capital italiana com um grande amigo do seu boy, o nerd, lindo e italiano Enzo.
Entre admissões e demissões de seus empregos, as aulas no curso de italiano, as voltas na cidade com sua bicicleta adquirida, passeios por ruas de arquitetura inigualável, 'gelatti e paste', ela descobre mais que um rumo na vida.
Como a capa do livro já nos traz: "Ela foi mais longe para descobrir o amor tão perto". E começa o jogo de estar ou não apaixonada por duas pessoas, que são amigos, que dividem o mesmo teto ... ah, sem contar na amiga dela que é afim de Enzo. Realmente, é uma confusão formada. (sobrou até para o Padre Domenico). É o querer e não poder, ou pior, querer, saber que quer e mentir a si mesmo afirmando que não quer e tudo ficará bem. Como bem disse Enzo "Acho que tudo depende da sorte de encontrar alguém que combina com você. Há bilhões de pessoas no mundo, mas parece que podemos nos dar bem com apenas algumas poucas, e elas nem sempre cruzam o nosso caminho. (...) E, as vezes, quando achamos essas pessoas, elas não estão disponíveis para nós." (pag. 89).
Bom, daí em diante, é só acompanhar a trajetória desse triângulo amoroso e bem enrolado de Bi, Mig e Enzo que, a cada página nos faz torcer, desesperar-se e querer estar no lugar de um certo alguém.
O lindo do livro é que eu, particularmente, pude lembrar tudo que eu vivi na Itália quando morei um ano em Roma: toda a vida, as descobertas diárias, o aprendizado da língua, os amores italianos (porque sim!), a arquitetura, mas a magia da cidade é o que mais me faz falta. "(...) a experiência de morar sozinho é ótima para que você possa conhecer a si mesmo."(Pág. 39).
A dúvida na hora da volta é o que mais nos confunde - ficar ou voltar, eis a questão. "Lembrar que voltarei ao Brasil é uma espécie de choque. Na maior parte do tempo é como se minha mente tivesse se acostumado à ideia de ficar pra sempre onde estou."(pág. 109).
Roma e Veneza, minhas cidades italianas preferidas (Siena também) foram lindamente descritas na narrativa, o que fez com que eu me apegasse mais ainda à trama ...
ROMA - "Enquanto dirigimos para nosso endereço, observo da janela do banco de trás as maravilhas arquitetônicas que meus olhos conseguem capar. JÁ AMO ROMA. Um sorriso enorme se abre em meu roso ao ver praças, os prédios centenários, as ruínas espalhadas como intrusos bem-vindos... os turistas caminhando sob a lus do sol, misturando-se aos italianos em suas atividades finas e corriqueiras. Afinal, tudo é charmoso, superando qualquer expectativa."(Pag.19) // (...) lá dentro fico fascinada com a grandiosidade daquela estrutura, imaginando como ela deveria ser na época do Império Romano, com gladiadores e todo o espetáculo sangrento na arena.Em meio a tantos turistas, em uma edificação de arquitetura tão fascinante, é fácil esquecer a verdadeira razão de aquilo um dia ter sido construído" (pag. 22)
VENEZA - "A arquitetura da cidade é totalmente peculiar, diferente de tudo o que eu já tenha visto, até mesmo na Itália. Enzo me explica que a mistura que se vê, esse estilo único, é devido aos diferentes povos que passaram por aqui no passado. Veneza era uma ponte entre o Ocidente e o Oriente, por isso consigo ver em alguns detalhes, como em torres e janelas, elementos e traços de influência oriental." (pág. 105).
A narrativa é bem leve, tem uma temporalidade e umas questões interessantes: o certo e o errado, o se colocar em primeiro lugar ou deixar a felicidades dos próximos acima de si mesmo, é um situação complicada!
E é isso! Posso ter me empolgado com a resenha por falar de Itália e muitas lembranças virem a tona, mas essa é uma leitura bem leve, pra quem quer algo divertido e sem pesos.

P.S. A 4a estrela da minha avaliação foi por Roma ♥ r.o.m.a.m.o.r sempre!
Noely Fernanda 25/12/2018minha estante
Deu vontade de ler logoooo kkkkk arrasou demais

Ana Karolê || @anakaroline_gc 04/01/2019minha estante
Pois pegue lá em casa e leia , gata ahhaha

Livia 09/12/2018

Preciso sair de casa mais vezes
Chamam de taralicagem e tals, mas no lugar da personagem eu faria o mesmo.
Certo que eu não levei muita fé e comecei a ler sem esperar nada, mas ao desenrolar da historia eu simplesmente me apaixonei.

O que era para ser uma viagem romântica, se tornou em uma forma de encontrar finalmente seu lugar no mundo, foi isso que a personagem encontrou quando resolveu viajar para outro país com o namorado e por acaso encontrou de pacote quem sabe seu verdadeiro amor e uma nova e renovada identidade.

Rita332 01/08/2018

Ah, o amor...
Sinopse
“Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos. Perdida em conflitos amorosos e angustiada por não saber o que será de sua vida ao fim daqueles seis meses, Bianca passa por uma série de situações de crescimento pessoal que vão testá-la e ajudá-la a descobrir o que fazer com o futuro, que vem chegando depressa demais.”

O que tenho a comentar sobre esse livro... Clichê! Um livro que conta a história de Bianca Marino, uma jovem brasileira com cidadania italiana, de quase vinte anos, que tem dois irmãos pequenos, Breno e Matheus, e cujos pais estão se separando. Ela vai para a Itália com seu namorado, Miguel Nogueira, que vai abrir uma filial da empresa de seu pai.
Ao chegar à Itália, Bianca e Miguel vão morar no apartamento de Enzo, o melhor amigo de Miguel. Eles ficarão lá apenas por seis meses para que o rapaz “monte” a empresa do pai para, em seguida, voltarem a Belo Horizonte e continuarem sua vida por lá.
No entanto, as coisas não seguem tão fáceis: Miguel trabalha sem parar, sai com amigos, deixando Bianca sozinha e ela, aos poucos, vai se desencantando dele, ao mesmo tempo em que começa a se apaixonar por Enzo.
A história corre assim: Enzo e Bianca se apaixonam, mas não deixam os sentimentos virem à tona por respeito a Miguel. Ah, mas também existe Mari, a melhor amiga de Bianca (tem sempre que haver alguém assim, não é mesmo?), que está no Brasil e pede à garota que a apresente a um “italiano” legal. Assim, Mari vai à Itália, conhece Enzo e se interessa por ele e isso acontece antes de Bianca admitir seus sentimentos pelo rapaz, o que a deixa com um terrível sentimento de culpa.
Nesse vai-e-vem brigas acontecem, sentimentos são despertados, corações são quebrados. Como eu disse no início, tudo clichê. Mas, fala sério, quem é que não gosta de um clichê? E mais: o que não é clichê?
É um livro tranquilo, mas não para aqueles que querem encontrar algo de inovador, diferente, surpreendente. Ele não vai te deixar com lágrimas nos olhos ou suspirando pelos cantos ou mesmo com raiva de algum personagem (se bem que as pessoas são tão imprevisíveis!).
Há um final feliz? Eu diria que há um final “satisfatório”, “previsível”, o que não quer dizer que o livro seja ruim.
A autora apenas quis contar mais uma história de amor, fazendo um trocadilho: ROMA >>> AMOR.

site: https://paragostardelerbrasil.blogspot.com/2017/11/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Dani.Binda 07/06/2018

A nota seria maior se não tivesse lido trocentas vezes o nome Enzo.
Perdi a conta de quantas vezes li o nome Enzo até o meio do livro. Parece que a autora não gosta muito de usar pronomes, e a quantidade de vezes que o nome aparece me irritou a ponto de quase desistir (só em um capítulo aparece Enzo mais de uma vez em cada parágrafo). Se não fosse isso e um pouco da enrolação logo depois da metade do livro, a nota seria maior. Boa história, e Bianca é o que eu prezo nas protagonistas: não é a mocinha chata cheia de mimimi. Inclusive é bem sensata para a idade. Vale a pena ler, embora eu não queira ler o nome Enzo por um bom tempo (apesar dele ser um cara bem legal).

Jéssica @DivaLiteraria 27/04/2018

Minha impressão
Aproveitando que estou de férias, dei um pulo em Roma. Não estava sozinha nessa viagem, fui com Bianca e Miguel e lá encontramos o Enzo. Conhecemos os principais pontos turísticos e aproveitamos para nos conhecer um pouquinho mais. O Miguel estava muito envolvido com os negócios da família, mas Bianca e Enzo curtiram muitas coisas juntos e ali nasceu um laço. Percebi que cada vez que o Miguel se distanciava, a Bi ia dando um passo mais para perto do gato do Enzo [quem não?]. Nesse meio tempo, conheci também a Mari, melhor amiga da Bianca e a Catherine que era francesa. Desde o início suspeitei, mas tive a certeza em pouco tempo que o Miguel era um cretino e o Enzo em comparação muito mais fofo [Boy magia]. Então surgiram alguns impasses, mas como espectadora do acontecimento, não opinei, apenas me mantive ali, observando [Mentira! Falei minha opinião nos Stories hahaha]. Depois, vieram as brigas e algumas decisões; voltamos para o Brasil, todos sem entender muito bem o que estávamos sentindo. O boy magia ficou na Itália (#Tears). A Bianca, mais decidida, depois de alguns longos meses, resolveu voltar para a Itália, junto com sua mãe e seus irmãos pequenos. Quando ela reencontrou o Enzo, minha missão estava completa e eu estava livre para voltar. Eu amei embarcar nessa viagem.
🎒
📖“Acho que tudo depende da sorte de encontrar alguém que combina com você. Há bilhões de pessoas no mundo, mas parece que podemos nos dar bem com apenas algumas poucas, e elas nem sempre cruzam o nosso caminho. E, ás vezes, quando achamos essas pessoas, elas não estão disponíveis para nós.”
📖“No meu ponto de vista nunca percebi diferença entre roupa de baixo e de banho. Por que as pessoas podem te ver nas de banho e não nas de baixo, se ambas mostram as mesmas coisas?”
📖“Só eu que acho injusto que parece haver uma porcentagem muito maior de garotas ‘pacote completo’ (bonitas, inteligentes e legais) do que homens com as mesmas características?” 🌷Lisa, obrigada pela indicação @euli_voutecontar🌷

site: https://www.instagram.com/p/BfuGnadHqRR/?hl=pt-br&taken-by=livrosdajehdicas
Lisa.Vieira 27/04/2018minha estante
Miga, gostei do livro também e amei ler com vc. Mas dei 3,5. Achei alguns pontos um pouco desnecessários, algumas coisas banalizadas.
O Enzo é muito fofo, mas acho que a Bianca podia ter sido maus firme... Ela se diz tão determinada em várias partes, mas acho que foi covarde e omissa em situações que era necessária uma postura mais rente.
Eu entendo que a idade dela de certa forma é um ponto de fraqueza, por mais que se mostre madura, mas assim mesmo ela poderia ao menos tentar conversar. Ela queria que tudo ficasse bem por força de pensamento!

A escrita é bem gostosa. Foi um "achado" no nosso pacote nacional!!!

Bj.

Jéssica @DivaLiteraria 27/04/2018minha estante
Ahh sim Lisa, super entendo. O livro tem que ser bem ruim para dar uma nota baixa. No geral eu gostei :)

Lê | @ledelicor 06/09/2017

As Letras do Amor - Paula Ottoni
Bianca tem 19 anos e está passando por um momento complicado em sua vida, ela acabou de largar a faculdade, pois não sabe se quer continuar com o curso que escolheu, e seus pais estão em processo de separação. Seu namorado Miguel está indo morar um tempo na Itália a trabalho, com isso Bianca vê a oportunidade de ir junto para fugir dos problemas, conhecer um lugar novo e aprender coisas novas.

Em Roma, eles vão morar com o melhor amigo de Miguel, o Enzo, que disponibilizou um quarto de seu apartamento ao casal. Já na cidade, Bianca vai procurar um trabalho, um curso de italiano e conhecer as belezas do local. Com o passar do tempo, Bianca e Miguel, que trabalha mais do que o esperado, começam a se distanciar, e Bianca e Enzo, que está sempre disposto para ajudá-la, começam a se aproximar. Mesmo com a atração que Bianca começa a sentir por Enzo, ela se esforça para ficar mais tempo com o namorado, contudo Miguel está focado no trabalho e não tem tempo para ela
Em um lugar totalmente diferente, longe da família e de sua melhor amiga, Bianca terá que lidar com novos sentimentos e tomar decisões que podem mudar completamente sua vida.

Minha opinião

Meu problema com o livro começou logo nas primeiras páginas. Desde o começo Bianca mostrou-se imatura, insegura e infantil. Não consegui me apegar por nenhum personagem. Acredito que seja pelos modelos básicos de personalidade que já estão tão estereotipados que chega a cansar. Miguel, o namorado machista problemático, Enzo, o lindo perfeito, e Bianca, a virgem coitadinha.

O triângulo amoroso não me convenceu. Tudo bem ela se apaixonar pelo melhor amigo do namorado, mas o modo sem graça que ela encara tudo me cansou. Na verdade, não senti ela dividida entre eles, desde o início ela já estava cansada do namorado e mesmo quando ela tentou dar uma segunda chance para seu namoro, ela estava fazendo aquilo por culpa e não porque realmente era aquilo que ela queria. O Enredo é fraco e o desfecho é bem obvio e clichê. A todo o momento sabemos como o livro terminará.

Acho que o problema da personalidade dos personagens até seria irrelevante se não fosse o modo como a trama foi conduzida. Até antes da viagem Miguel era um namorado maravilhoso, assim que coloca os pés em Roma, vira um namorado distante e despreocupado com o relacionamento. Bianca chega no aeroporto já achando Enzo o cara mais lindo e maravilhoso do mundo.

Com isso, chego no ponto mais crítico do livro, ela viaja preocupada com sua virgindade, sabendo que lá, como dividirá o quarto com Miguel, o momento sozinha com ele uma hora terá que acontecer. Ela simplesmente transa com ele porque acha que deve e não porque tem vontade. Para piorar, na hora, ela pensa em Enzo. Gente que isso?! Se ela não queria ou não estava preparada, não devia ter feito nada. Para ajudar com esse momento nada romântico, ela fala de desconforto e dor.

A narrativa da Paula é bem leve e simples. Um livro muito rápido de ler. Destaco uma coisa legal do livro: A playlist. No início de cada capítulo, há duas músicas para escutar enquanto lemos. Gostei muito das dicas, algumas músicas eu não conhecia.

"Os obstáculos não existem apenas para tornar as coisas mais difíceis e interessantes."

O livro trata de assuntos bem adolescentes com um toque de imaturidade. O que é perfil da maioria dos jovens, mas nada muito profundo. Acredito que a autora quis abordar o amadurecimento pessoal. Mas já aviso: As Letras do Amor é um livro para quem gosta de um romance leve e cliché.

site: http://www.lelendolido.com.br/2016/12/resenha-66-as-letras-do-amor-paula.html

Fabi | @ps.leitura 23/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Bianca é uma garota de 19 anos. Largou a faculdade após alguns anos de curso, pois descobriu que aquilo não era o que ela queria para sua vida. Está passando por um momento difícil em casa já que seus pais querem se divorciar. O único apoio que ela encontra é em Miguel - seu namorado - e em Mari - sua melhor amiga.

Miguel irá mudar-se por seis meses para Roma, pois sua família está abrindo um negócio por lá. Bianca como não tem mais nenhuma responsabilidade com a faculdade e ainda não se decidiu, vê a oportunidade perfeita para passar um tempo fora e se encontrar. Além do fato de que será fácil para Bianca viver um período na Itália, pois ela tem nacionalidade Italiana.

No começo seus pais relutaram em aceitar sua ida insistindo que ela deveria investir em outra graduação o mais rápido possível, mas no final, seus pais acabaram cedendo. Bianca está super entusiasmada em ir para um outro país, mas o medo lhe atinge: viver com Miguel, ser como uma esposa para ele... Talvez ela não esteja preparada ainda para isso.

Mesmo com seu receio, mudam-se para um apartamento em Roma junto com o melhor amigo de Miguel - Enzo. Bianca não deixa de reparar o quão bonito Enzo é e logo vem em mente que ela deveria juntar Enzo e Mari. Mas, infelizmente, essa ideia não passará apenas de uma ideia, pois um sentimento entre eles irá surgir. Um sentimento maior de amizade.

Com um tempo morando lá, Bianca começa a descobrir o que ela realmente quer seguir na sua carreira, descobre o que é o verdadeiro significado do amor e sua vida muda completamente.

O livro trata de amor, amizade e sobre a Itália. Uma amizade que tornou-se amor; Um amor que tornou-se amizade; Uma amizade que foi despedaçada; Novas amizades que foram criadas... Eu adorei todas as páginas e a escrita da Paula. É uma escrita leve, simples, porém cativante! Realmente me senti na Itália - mesmo não conhecendo! E claro, o livro é um pouco clichê, sim, mas transborda fofura em cada virar de página.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/09/resenha-as-letras-do-amor.html

Gabriele Sachinski 20/03/2017

Resenha do Blog Entre páginas e Sonhos
Aos 19 anos, Bianca se encontra insatisfeita com seu curso de graduação e resolve trancá-lo até decidir o que realmente gostaria de cursar. Para piorar, seus pais estão se divorciando e o clima em casa anda bem pesado. A única coisa que ainda parece estar nos trilhos é seu namoro com Miguel, de quem recebe o convite para morar seis meses em Roma, enquanto ele abre uma filial da empresa da família na capital italiana.
Vendo nesse convite a oportunidade perfeita para fugir de seus problemas aqui no Brasil, descobrir sua vocação e, de quebra, fortalecer sua relação com Miguel, Bianca aceita o convite e eles viajam para Roma, onde dividirão um apartamento com Enzo, o melhor amigo de Miguel.
Enzo é italiano, mas morou um certo tempo no Brasil e, portanto, conhece bem o português. Como Miguel está atarefado demais com os preparativos para a instalação da loja, Bianca conta com a ajuda de Enzo para encontrar um cursinho de italiano, achar um emprego e fazer novas amizades. Essa proximidade faz com que ambos descubram que têm muitas coisas em comum e eles acabam se tornando grandes amigos.

“Se a vida não era um desafio, e se suas primeiras escolhas fossem as que ficariam para o resto da vida, então o que seria o destino? Seria ele apenas uma pilha de erros baseados no primeiro ou uma montanha de dificuldades para que pudesse guiar a si próprio para o caminho certo?” (pág. 82)

Já na sinopse sabemos que teríamos um triângulo amoroso entre Miguel, Bianca e Enzo. Confesso que isso já me fez ficar com um pé atrás, visto que sou totalmente contra traições e infidelidades e já comecei o livro com certa antipatia pela Bianca e colocando Miguel como o ‘coitadinho’ da história. Com o desenrolar da trama, meus sentimentos se alternaram em achar Bianca uma sem vergonha descarada e querer dar um murro na cara do Miguel e dizer que ele bem merecia o par de chifres que iria levar (ou não).
Enfim, logo que eles se mudam, Miguel mal para em casa, pois está cheio de trabalho para fazer e Enzo e Bianca acabam passando muito tempo juntos. Como Enzo é inteligente, divertido e muito bonito, nossa protagonista passa a ter uma quedinha por ele e questionar seu namoro que vai de mal a pior. Nessa hora eu fiquei morrendo de raiva dela, porque, verdade seja dita, o cara estava trabalhando. Tra-ba-lhan-do. Ele não tinha tempo para ficar levando a dondoca para passear.
Mas é aí que a história dá uma reviravolta. De namorado ausente por motivos de trabalho, Miguel passa a namorado ausente por ser um completo babaca. Como estava trabalhando bastante, ele se acha no direito de compensar isso saindo para se divertir nas noitadas italianas, sem nem o menos avisar a namorada. É nesse momento que eu passo a torcer por Enzo e Bianca.
Se eu fosse a Bianca, já tinha dado o pé nesse Miguel e ficado com o Enzo (ou com nenhum, verdade seja dita), mas como para quem está dentro tudo é muito mais complicado, ela se vê dividida entre a vontade e a culpa e seguimos acompanhando seu dilema por vários capítulos, mesmo sabendo desde o início qual seria o desfecho da história.
O que mais gostei nessa história é a forma ricamente detalhada que a autora faz do cenário italiano, o que me deixou com ainda mais vontade de conhecer a Itália. Outro ponto positivo é a escrita fluida e o ritmo agradável de leitura, não se tornando um livro chato e maçante (apesar do enredo bem clichê).
Quanto à parte física do livro, a Editora foi muito caprichosa. As folhas são amarelas, a fonte é de um tamanho bom e a diagramação é simples, porém com alguns detalhes românticos que combinam muito com a história em si. Em cada capítulo, a autora cita uma playlist para ouvir enquanto lê – uma associação a um hábito de Bianca.
Como um todo, eu gostei do livro, pois além da história ainda terminei com ótimas indicações de músicas para ouvir e suspirar. Recomendo (o livro e as músicas, rs)!

site: http://www.entrepaginasesonhos.com.br/2017/03/resenha-do-livro-as-letras-do-amor-de.html

Tatiana.Bianque 27/02/2017

Verdadeira viagem à Itália !!!!
Muito diferente do que eu esperava, esse romance traz não só um triangulo amoroso, mas a luta por convicções e independência. Gostaria de ter a força de vontade e a coragem dessa protagonista, que saiu de sua zona de conforto pra se aventurar em outro país, e por consequência descobriu quem é, e o que queria para o seu futuro.
Este livro foi realmente um guia pela Itália, pesquisar as imagens e locais citados, ouvir toda a play list enriqueceu e prolongou o prazer da leitura. Por acaso conhecer a Itália é um dos meus sonhos, cada pedacinho que a Bianca visitou me fez suspirar, dá pra imaginar o tamanho do meu entusiasmo, né?
Pra mim , o livro todo foi maravilhoso, mesmo na parte dramática. Confesso que esperava um final de arrancar o coração do peito, mas não fiquei decepcionada, fiquei até satisfeita, porque pareceu mais natural, ou mais condizente com a realidade da vida.
Foi emocionante e muita vezes fofo, foi tenso mas também inspirador, sem dúvida dá vontade de fazer o mesmo que ela!
A-D-O-R-E-I !!!!!

Karen Sales 05/01/2017

Resenhas: instagram.com/kahbooks
Bianca é uma jovem de dezenove anos que está enfrentando algumas incertezas na sua vida. Seus pais estão se divorciando, ela acabou de largar a faculdade que não gostava e agora não faz a menor idéia do que fazer. Quando seu namorado, Miguel, decide ir a Roma ajudar nos negócios da família, a oportunidade de uma mudança surge para ela, e Bianca resolve que aprender italiano, arrumar um emprego temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo.

Porém as coisas não acontecem como ela imaginava, pois em Roma, seus empregos não duram mais que uma semana, Miguel se torna a cada dia mais ausente, e para piorar, seus sentimentos começam a mudar e o culpado disso é Enzo, o melhor amigo de Miguel, com quem moram. Enzo e Bianca se tornam amigos e a cada dia mais próximos, os dois descobrem muitas coisas em comum, o que fará a garota questionar seus sentimentos e se ver no meio de um inesperado conflito amoroso.

Eu iniciei a leitura de As Letras do Amor para fugir de uma ressaca literária, porque eu sabia exatamente o que iria encontrar nessa história. Narrado em primeira pessoa pela visão de Bianca, o livro traz em seu enredo, diversos cliclês presentes em todas as histórias cujo o triângulo amoroso seja o foco e isso não necessariamente me desagradou, porque como eu disse, eu esperava por isso.

A escrita da Paula Ottoni é bem gostosa de acompanhar, mas em certos momentos eu senti a necessidade de mais diálogos no enredo. Em alguns momentos, ela descreve as falas de outros personagens pela visão da própria Bianca e isso acaba distanciando o leitor dos demais personagens. Algumas atitudes de Bianca também me incomodaram e a forma estereotipada na construção do triângulo amoroso não trouxe nenhum diferencial na história.

Em contra partida, algo que me agradou muito foi a ambientação da história. Através das descrições da autora, eu consegui viajar pela Itália junto com os personagens e conhecer, mesmo que só pela imaginação, vários pontos do país. Em suma, As Letras do Amor foi um livro gostoso de ler e ideal para me livrar da bendita ressaca literária. Meu intuito era realmente ter uma leitura mais leve, mais despretensiosa e para isso o livro cumpriu seu papel.

1 | 2 | 3 | 4