O Problema dos Três Corpos

O Problema dos Três Corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Gcaobianco 23/04/2024

Muita ciência e pouco enredo. Achei bem confuso no geral e não gostei dos personagens. É bem diferente da série

Helô Kleine 21/04/2024

Altos e baixos
Eu adorei toda a idéia central do livro.
Gosto quando historias tem pano de fundo com eventos verdadeiros.
Pra mim, o problema do livro foi muita explicação técnica e alguns conceitos de fisica que me deixaram meio perdida. Com isso a leitura não fluiu.
Talvez, quem conheça melhor esses conceitos apresentados, não fique tão perdido e não ache a leitura tão massante em certos momentos.

Quero ler sim os outros livros, mesmo porque esse não concluiu absolutamente nada (o que me deixou bastante frustrada), mas vou dar um tempo antes de ler as sequencias.

Dayson.Cordeiro 19/04/2024

Teoria do inseto
Eu comecei a ler e perceber relações entre a história e o livro "o homem que calculava", com as histórias dos cientistas famosos e os encontros, mas explora bem o contexto extraterrestre e aplicações da ciência. Usando a imaginação e licença poética, obviamente, não dá pra ler sendo crítico reclamando de tudo.

bea666 19/04/2024

Um absurdo
Comecei a ler depois de maratonar a série e AAAAAA o livro é infinitamente melhor, Cixin Liu É um gênio da ficção científica

apesar de ficar um pouco perdida com os termos físicos (e ter parado umas incontáveis vezes p pesquisar coisas hsuahau) foi o melhor livro de sifi da minha vida

redescobri minha paixão pelo gênero, obg Cixin Liu

Suh Oliveira 18/04/2024

O livro é bem escrito mas confesso que a leitura foi bem massante. Muitos termos técnicos, algumas voltas ao passado para e,placar o contexto. Peço perdão aos amantes da ficção científica mas terminei a leitura na força do ódio.

bardo 18/04/2024

Reler O Problema dos Três Corpos do Cixin Liu só me confirmou como a obra é interessante e bem acima da média de outras publicações no gênero bem como intensificou minha estranheza para algumas críticas que vejo serem feitas.
É justo dizer entretanto, que não é uma obra para todos, não está incluída entre as Sci-Fi Hard à toa e talvez parte do problema de alguns leitores venha daí, o leitor que espera somente uma historinha de invasão alienígena, quebra a cara. Os aliens mesmo só dão o ar da graça lá pelo meio do livro e mesmo assim, nem todos os leitores vão entender de cara o que está acontecendo. O foco não é esse.
Para além dos conceitos de física, matemática, entre outros o que temos são discussões filosóficas bastante difíceis e até incômodas. Ao mesmo tempo o autor não destrincha tais discussões para o leitor, o tema está ali, mas Liu não está nem um pouco preocupado em ser didático.
Outro ponto é que os personagens não são exatamente importantes, ao contrário de outros livros, é preciso ter em mente que cada personagem representa um arquétipo, o autor nos fornece o mínimo para que reconheçamos o que o personagem representa e só. Com talvez uma leve exceção em relação a Ye Wenjie.
Dito isso O Problema dos Três Corpos é uma longa discussão existencial sobre sentido e propósito, bem como um olhar um tanto cético e amargo para com a humanidade e o papel do intelecto e da ciência.
É particularmente interessante o contraponto e paralelos que Liu faz entre terráqueos e trisolarianos, os espelhamento de algumas passagens é bem curioso. Leitores que conheçam alguns pormenores de história da ciência acharam alguns easter eggs no livro, na verdade existem alguns somente acessíveis a quem conheça profundamente a história chinesa.
Aliás talvez esse seja outro ponto de incômodo Liu escreve uma história chinesa com protagonismo chinês. É uma visão bastante crítica, mas nem de longe batendo continência para a cultura ocidental ou desmerecendo os valores chineses e sua forma de ver o mundo.
Cabe ainda dizer que não, não é um livro arrastado como alguns pretendem, simplesmente é um livro onde o que de fato importa não está na historinha e sim nas entrelinhas e nas discussões subjacentes a ela. Uma obra para ser lida e relida.
Brujo 18/04/2024minha estante
"Liu escreve uma história chinesa com protagonismo chinês".
Você conseguiu resumir em uma frase o motivo de eu não ter gostado da adaptação da Netflix ...

Brujo 18/04/2024minha estante
Aliás, sua resenha está fantástica, concordo com todos os pontos que você colocou.

bardo 18/04/2024minha estante
Vc viu a adaptação chinesa? Tem como ver aqui:

bardo 18/04/2024minha estante
Agora que reli posso ver a adaptação da Netflix para odiar com gosto... k?kkkk

Brujo 18/04/2024minha estante
Putz, Rogério, não vi a série chinesa por pura preguiça, preciso ver ...

Brujo 18/04/2024minha estante
Mas vale a pena ver a adaptação da Netflix para odiar com embasamento... hehe

bardo 18/04/2024minha estante
Eu pretendo ver as duas, mas a chinesa é gigantesca hahaha...

Gabriela 24/04/2024minha estante
Ótima resenha, eu não saberia escrever o mesmo, mas lendo me dei conta que concordo muito!

Ingrid1214 16/04/2024

Excepcionalmente excepcional
"A ingenuidade e a bondade demonstradas pela humanidade diante do universo revelam uma contradição curiosa: na Terra, os seres humanos podem entrar em outro continente e, sem pensar duas vezes, destruir pela guerra e pela doença a civilização irmã que encontrarem. Mas, quando olham para as estrelas, eles ficam sentimentais e acreditam que, se inteligências extraterrestres existirem, devem ser civilizações dotadas de uma moral nobre, universal, como se valorizar e amar formas de vida diferentes fizessem parte de um código de conduta universal evidente."

Dulcinea2 14/04/2024

Quando os humanos estão decepcionados com a humanidade
No final dos anos 60, Ye Wenjie, uma astrofísica decepciona com a humanidade após o horror que vivência nesse período. Nos dias atuais Wang Miao, especialista com nanomateriais, descobre um jogo fascinante conhecido como Três Corpos. Essas duas histórias vão entrelaçar e dar num caldo de ficção científica fantástico que mistura física, o espaço e o futuro da humanidade num mistério fascinante.

O livro já estava no meu radar e com o hype da série da Netflix resolvi começar. Ao contrário da série, o romance sustenta melhor o mistério e consegue explicar fenômenos complicados de maneira fascinante. É claro que tem conceitos extremamente complicados, mas não entendê-los não compromete o entendimento.

Outro ponto forte é dar a quem não conhece a história da China um pouco da sua complexidade (como um país que quase matou sua ciência está emergindo como potência voltando a abraçar sua ciência, me pergunto).

O último que aponto são as indagações e questionamentos que nos faz pensar sobre a própria humanidade e sua reação diante de tragédias pessoais, culturais e diante do outro.Os assuntos vão se avolumando na nossa cabeça.

Apesar de muito bom, senti falta de uma melhor construção de alguns personagens. Tirando a Ye, o Da Shi e o Evans, não consegui conectar com os anseios dos personagens, principalmente do protagonista, que parece que não tem mais vida além do jogo encontrado e o mistério. Senti falta de um pouco de humanidade em cada um deles.

Mesmo assim vale a pena e certamente vou querer ler o próximo.

Alessandro232 14/04/2024

Uma das melhores obras de FC dos últimos anos
"O Problema dos Três Corpos" tem uma narrativa que "fisga" o leitor já nas primeiras páginas. No início, a trama é ambientada em um dos períodos mais turbulentos da China: a revolução cultural. É uma passagem bastante impactante que faz com que essa obra se diferencia das demais inseridas na FC.
Posteriormente, por meio de sucessivos flashbacks, somos inseridos dentro de uma história fascinante que além da FC, também mistura diferentes gêneros, principalmente, a narrativa policial de mistério/ suspense. Mistérios é que não faltam na primeira parte do livro e eles estão diretamente relacionados a um tema muito recorrente da FC, que em "O Problema dos Três Corpos" ganha uma nova roupagem que aos poucos ganha contornos ideológico. Isso torna a obra muito instigante e nos faz refletir sobre os rumos do atual cenário geopolítico. Lembrando que a trama é toda ambientada na China.
O autor Cixin Liu se preocupa mais como os eventos do que com a caracterização de personagens. Mas, um deles, a astrofísica Wei Dwjein tem grande importância para o desenvolvimento da trama. Suas experiências e, principalmente, sua visão de mundo dão origem a um evento extraordinário que desencadeia outras situações também fantásticas na narrativa.
Além disso, o autor também consegue explicar conceitos científicos muito complexos por meio de uma linguagem mais acessível ao leitor leigo que não está familiarizado com eles.
Em " O Problema dos Três Corpos", Liu também explora importantes, tais como os tênues limites entre Ciência e Religião. Soma-se a isso a possibilidade da existência de vida no universo, - um elemento complicador que torna a trama mais instigante.
Sendo assim, por trás de uma moldura fantástica, o autor discute os bastidores da exploração científica de modo bastante realista revelando as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores para realizarem suas pesquisa. Sob essa configuração de FC, temos uma obra instigante, até mesmo perturbadora em alguns aspectos, que nos faz refletir sobre os rumos nem sempre éticos da Ciência e, principalmente, sobre a existência de linha de pensamentos ideologicamente conflitantes o que pode causar até mesmo a extinção dos seres humanos.
"O Problema dos Três Corpos" é, sem sombra de dúvidas, uma das obras mais interessantes dos últimos anos dentro da FC. O estilo de escrita de Liu emula o que há de melhor das obras de Isac Assimov, que assim como o autor Chinês nos convida refletir sobre um futuro não muito distante dominado pela tecnologia, que também pode ameaçar a humanidade.
Sobre a edição: é formato brochura com folhas amarelas, o que facilita a leitura.

James58 23/04/2024minha estante
Você escreve ótimas resenhas. Já pensou em criar seu próprio vlog para salvar elas? Acho que novos e bons leitores descobrem obras e se interessam mais pela leitura através de comentários e observações de bons leitores, críticos e precisos, e você é um desses.

Vinicius.Chaves 13/04/2024

Mais confuso do que precisava. Um pouco repetitivo, acho que se perde um pouco no meio. Mas uma ótima premissa.

LeticiaSPereira 13/04/2024

Um pouco lento
A história é super interessante, contudo achei um pouco lento, as coisas demoram para acontecer. Além disso, é necessário um pouco de conhecimento da cultura chinesa.

Josiane 13/04/2024

Inteligente
Esse livro é, definitivamente, mais inteligente que eu.
A historia é boa, mas vem mergulhada em Física. Muitos conceitos técnicos, muitas explicações que me deixaram boiando.
Se houvesse menos dessa teoria a leitura seria fluida e o livro seria bem menor.
Além disso eu não consegui me familiarizar com os nomes dos personagens, por isso não tenho certeza de quem é quem na história.
Quero saber como continua a história? Com certeza.
Vou começar o segundo livro? Não agora. Preciso de uma (ou mais) leitura leve pra limpar meus pensamentos.
Helô Kleine 21/04/2024minha estante
Eu não tive problemas com os personagens como você, mas o calhamaço de conceitos e o tanto de explicação realmente me incomodaram e deixou a leitura muito pouco fluida mesmo.
E o final sem fim, dependendo 100% das sequencias é muito frustrante.

Gabriela 13/04/2024

Eu gosto muito de ficção científica e tinha esse livro no meu Kindle para ler há muito tempo.
Eu havia começado e achei ele um pouco complexo no início falando de política, então acabei deixando de lado.
Agora com a popularidade da série da Netflix resolvi recomeçar o livro e gostei muito da história. Não vi a série ainda e talvez eu só veja após ler a trilogia ou talvez eu nem assista.
De qualquer forma valeu a pena para começar a ler esse livro que me encantou bastante tanto pelos personagens quanto pela história em si que traz bastante reflexão.
A parte um pouquinho chata do livro é que ele tem muitos termos científicos e às vezes eu realmente não entendo, mas continuei lendo mesmo assim e o objetivo geral é possível compreender, mesmo não entendendo de física.
Vou intercalar com algum outro livro e depois espero conseguir finalizar a série.
Recomendo aqui realmente gosta de ficção científica pois é um livro bem denso e às vezes há dificuldade de ler por conta dos termos técnicos.

Ellen609 13/04/2024

Entendi nada
Digo. Senti que o autor tentou me explicar a complexidade do que estava sendo dito. Mas não sei nada de circuitos, computadores, programações, física aplicada, astronomia... De modo que fui só passando, captei as implicações filosóficas (já vi vídeo no YouTube sobre isso, a hipótese da Floresta Escura) e no fim, gostei da leitura. Lerei os outros. E assistirei a série.

mayagraciele 11/04/2024

Sabe aquele livro que você termina e não faz a menor ideia do que achou? Esse é o caso pra mim com esse livro, honestamente eu não sei se eu entendi metade das coisas que estavam sendo ditas (física definitivamente nunca foi meu forte), mas a essência da história é muito interessante. Até onde a sua desesperança para com a humanidade o levaria? Que medidas estaria disposto a tomar?
Apesar das explicações sobre física não fazerem o menor sentido no meu cérebro, a história dos personagens sim e o desenvolvimento da história também. Foi convincente o suficiente para atiçar a minha curiosidade sobre como tudo vai continuar.