Pablo Rangel

Pablo Rangel Gusttavo Majory

Resenhas - Pablo Rangel

Larissa 04/03/2017

Blog Por Livros Incríveis
Pablo Rangel é um pré-adolescente (ou adolescente, não consegui definir sua idade) extremamente comum, assim como sua vida, e é nesse mundo típico de um jovem garoto em que iremos entrar.

O livro é uma especie de diário de Pablo, onde o protagonista despeja suas aventuras diárias ocorridas dentre os dois meses finais do seu ano escolar. A trama não tem um ponto central, os acontecimentos vão sendo contados à medida em que acontecem e que o personagem acha necessário contar, o que deixa a história sem uma evolução, um desenrolar...ela só vai acontecendo.

Os acontecimentos vão dos banais aos que beiram os dramas de novela mexicana, o que não os deixa menos passíveis de ocorrerem na vida real. 90% são de coisas típicas da vida de um garoto: a escola e seus problemas (aliás é aqui onde grande parte do livro se passa), professores, amigos, garotas, família e questões pessoais, mas também há um ou outro ocorrido único que permeia a narrativa.

Por conta dessa linha de narração mais desprendida, foi um pouco difícil eu me conectar à história, por sua vez os diálogos são extremamente realistas, embora pudesse. ter sido melhor elaborados. Apesar destes pontos, a leitura foi extremamente rápida e em um único dia consegui finalizar a obra.

Apesar do que diz na sinopse, Pablo Rangel Sem Subtítulo é sim um título que poder ser lido por meninas, pois é uma leitura recomendada a todo público infanto-juvenil, independente do sexo, principalmente por abordar, ainda que não com extrema profundidade, assuntos inerentes a qualquer pessoa dessa faixa etária.

Majory é um autor que possui grande criatividade, porém suas obras carecem de aprimoramento técnico para que cheguem a um nível melhor. Ainda assim seu trabalho atual é uma boa opção pra quem gosta de histórias com as quais qualquer um possa se identificar, principalmente se já foi ou é um adolescente.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/02/resenha-pablo-rangel-sem-subtitulo.html

Pedro 26/03/2018

"Pablo Rangel - Sem Subtítulo" narra a história de um adolescente que, como outro qualquer, gosta de curtir a vida, sair com amigos, têm suas paixões, ou algum problema com estudos, etc.

Seguindo o estilo de um diário, Pablo conta a saga diária dele, mais especificamente as aventuras e desventuras no final do seu ano escolar. Momentos divertidos, lições importantes, confusões e mais confusões.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS no link abaixo!

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2018/03/resenha-pablo-rangel-sem-subtitulo-de.html

Nilton Alves 03/06/2018

Resenha
Oi amigos, a resenha de hoje é do livro Pablo Rangel Sem Subtítulo do autor Gusttavo Majory que recebi de parceria com a Editora Meus Ritmos.

Pablo Rangel Sem Subtítulo é um livro voltado para o público masculino e trás como personagem principal um garoto de 15 anos que está no primeiro ano do ensino médio. Pablo crítica os professores, cola nas provas e tem seus preconceitos e passa pela descoberta do seu próprio corpo.

Narrado em primeira pessoa e pelo próprio Pablo, o livro vai falar da vida escolar do personagem. Imaginem viver no tempo que a Internet era discada, as redes sociais eram o Orkut e MSN e os celulares e outros eletrônicos eram proibidos nas escolas e ainda ter que aturar aqueles professores chatos, pois não é fácil.

Durante a leitura é muito fácil a identificação do leitor com a história. Uma história envolvente, bem desenvolvida e cheia de surpresas e reviravoltas.

Ao analisarmos bem a história podemos dizer que Pablo é um adolescente revoltado por se sentir deixado de lado pela família, por ter saído de uma escola que gostava muito, sendo forçado a mudar. Foi traído pelas pessoas que, um dia, chamou de amigos e pelos professores que não eram legais nesta nova escola e não se mobilizaram para que os alunos não tivessem interesse nas aulas.

Esse é um livro curto mais com uma história bastante intensa. Os capítulos são curtos, a leitura é leve e flui bem. O texto não é enrolado.

Gostaria de agradecer ao autor por mim confiar sua obra e pela ótima leitura que tive lendo o livro.

Dou 5 estrelas e recomendo a leitura desse livro para todos vocês.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por André @garotos_perdidos
Oi, queridos faroleiros. Hoje, vou resenhar um livro bem diferente dos que costumo trazer aqui para o Clube. Pablo Rangel, Sem Subtítulo é um infanto-juvenil nacional.

Lia muito quando criança. Adorava a série Vaga-lume, mas, à medida que fui me tornando um adolescente, eram poucos títulos que chamavam a minha atenção. Foi quando os filmes em VHS que meus pais alugavam foram me conquistando. Minha adolescência foi de poucos livros, mas de muito cinema e filmes alugados. Spielberg e John Hughes foram meus heróis. Sim, estou falando dos anos 80!

Estou contando isso porque o autor Gustavo Majory fez uma pesquisa on-line em 2011 para descobrir porque o público masculino, durante a adolescência, tem dificuldade de desenvolver o hábito de leitura. Ele descobriu que há pouca oferta de literatura nacional voltada para o público adolescente masculino. A maioria dos livros são voltados para o público feminino e os meninos não têm como se identificar com personagens melodramáticos que buscam sempre o “felizes para sempre”. Foi exatamente o que aconteceu comigo. Me identifiquei mais com os nerds das histórias de John Hughes e com as aventuras fantásticas de Spielberg do que os romances.

Cinco anos depois, o autor publicou a história de Pablo Rangel, um garoto de 15 anos que está no primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A narrativa de Majory é em primeira pessoa como se o próprio autor fosse o Pablo Rangel mais velho. Acredito que algumas passagens tenham acontecido com Gustavo ou com algum de seus amigos. Pablo é um adolescente comum que comete erros como qualquer adolescente da vida real. Ele critica os professores, cola nas provas e tem seus preconceitos. Quem nunca? Por isso a identificação é imediata, mesmo para aqueles que já passaram pela adolescência há algum tempo.

O livro descreve a vida de Pablo durante o último bimestre do primeiro ano. É praticamente um diário, sem ter uma história central. Ele vai contando à medida que as coisas vão acontecendo ou ele vai lembrando. Isso faz com que a história perca o foco. Acabam sendo acontecimentos ao acaso. Quando a história ganha mais força por causa de uma descoberta, tudo soa falso e superficial.

Os pontos altos do livro foram a narrativa apropriada para o público alvo e a forte identificação com o personagem principal. Os capítulos são curtos e rápidos de se ler.

Gustavo Majory é mineiro, natural de Divinópolis e já tem 7 livros publicados pela editora Meus Ritmos. Já escreveu poesia, infantil, jovem adulto, mas gosta mesmo desse universo infanto-juvenil. Seu livro mais famoso é O Musical. Você pode saber mais sobre ele por meio da sua conta no Instagram, @gusttavomajoryoficial.

A história me fez lembrar da época de escola. Que nostalgia!

Beijos, André.

site: http://www.clubedofarol.com/2018/12/resenha-pablo-rangel-sem-subtitulo.html