A revolução 80/20

A revolução 80/20 Richard Koch

Resenhas - A revolução 80/20

Monique Cristine 18/07/2017

Produtividade é o foco
Assim que solicitei esse livro, já sabia que demoraria mais para lê-lo e resenhá-lo. Desde o início do livro o autor vai colocando o leitor nesse método financeiro que pode ser adaptado para a vida social, escolar, etc. A ideia é conseguir 80% de aproveitamento em 20% do empenho. Por exemplo: estudando apenas 30 minutos por dia (levando em consideração que um dia tem 24h), você será capaz de absorver toda a matéria de um semestre inteiro (também levando em consideração a quantidade imensa de conteúdos e disciplinas).

Sim, parece bizarro, mas essa proporção é muito famosa no mercado financeiro, e na verdade esse livro é o segundo escrito pelo autor. Ele escreveu este, justamente porque o primeiro era muito mais técnico e muitos leitores pediram o segundo volume com mais escolhas para aplicação da técnica, não só no ramo financeiro.

Como eu comecei a faculdade de Fisioterapia nesse segundo semestre o choque com tanto conteúdo e atividades, trabalhos, seminários, além de canal, blog, violino, vida, etc. Comecei a aplicar o método em todas as áreas da minha vida: dedicar 20% do meu tempo, concentração e dedicação buscando um aproveitamento de 80% ou mais, sem precisar me desgastar e reclamar que estou "sem tempo". Confesso que ainda não estou 100% incrível com o método, mas eu acredito que é algo que vai crescendo com o tempo.

Indico muito o livro para quem busca melhoras na produtividade diária. O livro é muito rico, com exemplos de diversas áreas de aplicação do método. Tabelas, gráficos e infográficos explicativos ajudam na compreensão do livro e na motivação para colocar a técnica em prática.

site: http://www.elaescreveu.com.br/2016/10/a-revolucao-8020.html

Luiz.Fernando 04/07/2022

O livro faz o leitor refletir no lado bom da vida, mostrando com muita assertividade fatos e dados que nos levam a pensar em fazer coisas que no de prazer e assim alcançar objetivos mais rápidos de forma mais prazeroso, nos faz pensar se queremos ficar na corrida dos ratos para o resto de nossas vidas e não aproveitando o momento o presente, na busca incessante de mais dinheiro, mais coisas materiais o que nos faz ficar cada vez menos com nossa família, menos saúde física e mental. O livro contribui muito para autorreflexão em como está o sentido de nossa vida se vamos continuar desta forma ou recalcular a rota e valorize as coisas simples da vida aproveitando mais cada momento para ser feliz e pleno.

Joice.Yuko 21/01/2023

Livro perfeito para ler no início de ano
Que timing perfeito para ler esse livro! O livro diz sobre "menos é mais" focar nos 20% que geram 80% dos resultados. Ele é livro perfeito para quem quer traçar as metas do ano e alcançar elas de forma efetiva.

@mairacoelhof 24/02/2020

📚 A revolução 80/20 - O poder da escolha | 🖊️ Richard Koch | Editora Gutenberg | Nota 9 ⭐
Esse é um dos poucos livros que li sem ter referência. Posso resumir o tema do livro em: FOCO. O autor conversa com o leitor o tempo todo, é como se estivéssemos conversando pessoalmente sobre foco, estilo de vida, dinheiro, trabalho, relacionamentos...

Liny Arguilera 14/01/2021

Foi o primeiro livro relacionado diretamente a economia que eu li, é um livro de fácil compreensão, baseado em um sistema econômico, mas com técnicas que podem ser aplicados tanto na vida financeira quanto rotineira.

Gildo.Cossa 04/03/2018

A Revolução 80/20
Richard Koch, apresenta uma estratégia e modelo de vida que permite focar as nossas energias no essencial.

MarcosZ 10/03/2018

Leitura fácil e rápida, mas acrescenta pouco
O primeiro livro e melhor, apesar de mais técnico.
Este livro se propoe a ser uma leitura mais fácil, para que os propósitos do Teorema de Pareto sejam assimilados pela maioria das pessoas. Nesse contexto ele consegue escrever o livro de forma simples de ler, é um livro pequeno e rápido de ser lido, mas não acrescenta muito mais que o primeiro livro. Em certos momentos da a impressão do autor literalmente ficar "enchendo linguica", divagando em cima de exemplos e explanações de pura auto ajuda.
Li o primeiro livro empolgado, mas esse não me acrescentou muito.

Asenhoritadoslivros 03/08/2018

Mais com Menos
Por que comecei a ler esse livro?

Por uma razão básica, o autor propõe uma aplicação prática, na vida pessoal, do Princípio de Pareto,
para quem não sabe, o italiano Vilfredo Pareto elaborou uma teoria que dizia que 80% dos efeitos vinham de 20% das causas, e que este principio poderia ser aplicado nas mais diversas áreas, dessa forma, o mais sensato seria aplicarmos nossos esforços nesses tais 20% e não perder muito tempo com os outros 80%, e com isso garantiríamos mais sucesso.

O livro fala exatamente sobre isso, tenta explicar e nos convencer de que basta isso para darmos uma virada nas nossas vidas, em outras palavras, ter foco, fazer o que gosta, traçar metas, encontrar caminhos, até então nenhuma novidade, o que esperei até o final foi justamente o caminho das pedras.
Então, elaborei alguns pontos positivos e negativos para compartilhar com vocês.

Pontos positivos:
O livro tem por base uma teoria científica reconhecida
O autor escreveu com uma linguagem simples e de fácil entendimento
O livro é pequeno, então não tem muita enrolação
O autor tentar traçar um caminho prático para a plicação do Principio de forma pessoal
Existe a presença de gráficos e tabelas para ilustrar
Muitos exemplos
Me convenceu que realmente muitas coisas que fazemos nos tiram do foco do que queremos

Pontos Negativos:
Não foge a regra de um livro de autoajuda
Muitas partes repetitivas e cansativas
Apesar do esforço não achei o método de aplicação muito claro

site: https://asenhoritadoslivros.blogspot.com/2018/08/a-revolucao-8020-o-poder-da-escolha.html

Adrian.Daniel 18/11/2021

80 20, distribuição de parot
O livro diz a respeito da distribuição de Pareto, 80/20, na qual em sua essencia 80% de algo depende de 20% de outro algo

Ao aplicar isso à vida, o livro, como autoajuda explica a respeito da felicidade, das tarefas, do tempo e do essencial.

Em uma ótica minimalista, o livro de demonstra como um principio minimalista, adota discurso anti-materialista e sugere colocar em prática o que foi dito em teoria.

Como uma “revolução”, o pensamento tradicional é o principal ponto atacado pelo livro, na qual o autor desconstrói tudo que é tradicionalmente replicado, como “trabalhar mais”, “comprar mais” e “querer sempre mais”.
Nas práticas sugeridas, ações do cunho afetivo são mais valorizadas e são o “essencial” exprimido do livro, com a identidade interna das pessoas sendo colocada como a questão central e é o que importa.

Ler o livro é extremamente fácil, mas as ações exigem maior esforço, dedicação e força de vontade para sair daquela rotina e ciclo de hábitos que são considerados como destrutivos

Talita.Keren 16/03/2024

Gostei muito do livro, o autor ?bate na tecla? de que menos é mais e pode ser que algumas pessoas achem que é algo muito falado e talvez acabe que o livro tenha um pouco de rejeição por isso. Poréeeemmm, amei que o autor utiliza de vários exemplos de sua vida e faz perguntas para que os leitores tenham uma interação com a leitura e veja ser colocado em prática as técnicas ensinadas.

Esse livro foi bom demais porque mostra que muitas vezes metas só ficam no papel e então a qualidade do que fazemos(seja em qualquer área) acaba se perdendo por pensarmos sempre em ?fazer mais?. De maneira mais simples, a produtividade é o centro desse livro. Muito bom!

Thaisa 17/03/2017

A Revolução 80/20
Se tem uma coisa que não gosto e não consigo ler é livro de auto ajuda. Você deve estar me achando louca agora, certo? Deve estar aí pensando: “Thaisa, como assim? Esse é um livro de auto ajuda... Leu ele por que então?” Calma, calma. Não priemos cânico! O tema é interessante e resolvi dar uma chance ao livro para ver se ele me ajudava a organizar meu tempo para desenvolver melhor minhas milhões de atividades diárias.

Trabalhar com blogs, redes sociais e canal no youtube não é fácil como a maioria das pessoas imagina ser. É preciso dedicar um bom tempo a essas atividades, fazer planejamento e colocar tudo em prática. Quando menos percebemos o dia passou e você ficou tão imerso no trabalho que nem viu o tempo passar. É muito fácil você se perder no meio do caminho. Ao tentar fazer diversas coisas ao mesmo tempo, você se depara com a situação de acabar não fazendo nada. Isso acontece muito comigo e foi exatamente isso que me levou a ler esse livro.

A proposta do autor é ajudar o leitor a identificar aqueles 20% mais produtivos e descartar os 80% improdutivos que nos levam a perder tempo, desperdiçar energia e que na verdade não nos leva a lugar nenhum. Quer dizer, leva sim...leva ao cansaço no final do dia, ao trabalho excessivo e nada de aproveitar família, amigos e tempo livre.

O livro aponta caminhos para focarmos naqueles 20% que é o que realmente nos leva aos objetivos que queremos. Achar o foco e assim desfrutar de mais qualidade de vida e daquilo que seria o nosso “paraíso”: trabalhar menos e lucrar mais. O autor defende ferrenhamente a tese de que qualidade é muito melhor do que quantidade, então, pra que perder tempo com aquilo que não nos levará a atingir nossos objetivos?

Em seu livro anterior, Koch explica como aplicar o conceito 80/20 para aumentar a lucratividade das empresas, mas em O poder da escolha ele ensina como aplicar esse princípio em nossas vidas.

Confesso que o livro não é bem o que eu esperava ser e que muitas coisas que ele fala todo mundo tá careca de saber, mas assim como eu (e a maioria esmagadora) não coloca em prática. Na teoria, o “menos é mais” é até fácil de se aplicar, mas na prática a coisa muda de figura. De uma forma prática A Revolução 80/20: o poder da escolha nos mostra como podemos focar nesses 20%.

A leitura me ajudou a definir algumas metas, a definir melhor o meu foco e encontrar o que realmente é importante. Gostei muito das perguntas que o autor lança para que seus leitores respondam e encontrem aqueles 20% que estão perdidos em algum lugar de nosso universo. O autor utiliza de muitos exemplos de sua própria vida para explicar o conceito e isso também achei interessante. Porém, não concordei com tudo o que o autor falou. Concordo que o foco é o segredo do sucesso, mas não sou uma pessoa muito organizada (as vezes) quando o assunto é criatividade. Confesso.

Enfim, recomendo o livro. Ele é bem prático e de fácil entendimento.

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2017/03/resenha-a-revolucao-8020-o-poder-da-escolha-de-richard-koch/

Barbara 25/04/2021

A primeira parte do livro até que foi ok, a partir do capítulo 6 o autor começa a sair do tema principal e o livro se transforma em um dos livros de auto-ajuda do Augusto Cury (mais do mesmo).
Foram 2 meses criando coragem para continuar o livro e terminar, muito maçante, a leitura foi se arrastando.
Enfim, não recomendo a ninguém!