Onde os Demônios Habitam

Onde os Demônios Habitam Bella Nine

Resenhas - Onde os Demônios Habitam

vinicius.fagundes.93 25/03/2017

Onde Os Demônios Habitam é o romance de estréia da autora brasileira Bella Nine, lançado em 2016 pela Editora Autografia. O livro conta a história de Eric, um adolescente de 17 anos, estrela do time de natação de sua escola. Pra todos os que o vêem, Eric parece ser um garoto talentoso e promissor. Mas na realidade, sua vida é bem mais complicada do que indicam as aparências.

Eric convive com um pai alcoólatra que diariamente agride a ele e sua mãe, que se recusa a reagir a agressões, e cobra muito do filho. Eric passa sua vida dividido entre a vontade de fugir de casa e escapar desse tormento, e o medo de deixar sua mãe a mercê de seu pai violento. Afim de desabafar seus sentimentos, Eric cria um blog onde escreve textos sobre suas reflexões sobre a vida.

A única fonte de apoio e carinho em sua vida são seus melhores amigos, Carla uma menina que perdeu os irmãos quando era mais nova, e Pedro, um jovem marcado pelo suicídio de sua mãe, que sofria de transtorno bipolar. Juntos, os três se apoiam uns nos outros para suportarem os baques que precisam enfrentar.

A escrita do livro é boa, nada tão incrível assim, mas não é aquela escrita ofensivamente ruim. A única coisa que me incomodou um pouco na leitura foram os diálogos. Os personagens simplesmente não falam como adolescentes, e isso me tirou bastante da história. Parecia aqueles diálogos da Malhação, sabe? Quando os adolescentes tentam parecer serem muito mais maduros do que realmente são.

Outra coias que me chateou um pouco na escrita é que, em certas partes, parece que ela tenta ser mais elaborada do que necessário. Esticando as descrições, usando adjetivos demais, aquela coisa de quem tenta escrever mais rebuscado. Acho que uma abordagem mais simples teria contribuído mais pra história, principalmente porque ela é narrada por um personagem jovem.

Em comparação, o prólogo é uma das partes mais fortes do livro, exatamente por esse motivo. Por ser narrado pelo personagem quando criança, a escrita é mais simples e bem mais efetiva quando ele conta as coisas horríveis que acontecem. Acho que é aquela coisa de livro de estréia, tenho certeza que com mais experiência, a autora vai ficar ainda melhor.

O livro é narrado pelo protagonista, Eric, e olha, eu realmente não consegui gostar dele. Eu entendo que a intenção era mostrar o quanto os maus tratos que ele sofreu o afetaram, mas eu achei ele extremamente desagradável, principalmente vendo ele em comparação com os outros personagens. Pedro, que é o melhor amigo dele, também passou por poucas e boas na vida dele, e não se tornou tão intolerável quanto Eric.

Por falar em Pedro, ele é de longe o meu personagem favorito nesse livro. Achei ele mais simpático, me conectei bem mais fácil com ele. A situação que ele tem com a família e o que aconteceu com a mãe dele foram, pra mim, a parte mais interessante do livro. Porque que ele não é o protagonista? O livro tem mais alguns personagens, como Carla, melhor amiga de Eric e namorada de Pedro, e Gabi, vizinha de Pedro, e par romântico de Eric, mas as duas não oferecem muito pro enredo. Carla é uma coadjuvante e passa a maior parte do livro se preocupando com Pedro, só se destaca nas cenas que fala do irmão que morreu. Gabi, então, só tá lá pra ser a namorada do Eric.

A história é bem parada, até depois da metade do livro, onde o plot simplesmente começa do nada. O maior problema que eu tive com a história é que, sem querer dar spoiler, chegando no final, eu senti que todo o amadurecimento que o personagem passou, e todo o conhecimento que ele adquiriu ao longo da história não servirão pra nada, e ele volta pra estaca zero.

Acho que o maior problema do livro é a falta de direção. Parece que a autora sabia que queria contar uma história sobre um garoto que vive um vida difícil, mas não soube pra onde levar a história. Isso (e alguns erros de digitação) me levam a pensar que o livro poderia se beneficiar muito de mais algumas edições. Pelo visto, vai haver uma continuação, mas eu não tenho certeza se irei continuar lendo.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-onde-os-demonios-habitam

Fernanda 09/01/2017

Onde os demônios habitam
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/08/resenha-onde-os-demonios-habitam-bella.html