O Que Te Move?

O Que Te Move? Fernando Moraes

Resenhas - O Que Te Move?

Vinicius.Correa 15/02/2020

O que te move? é um livro com um titulo extremamente sugestivo. Os dizeres da capa, o que te move?, nos leva a um questionamento direto sem paralelos, uma pergunta forte e impactante e que ainda enfoca em outras questões derivadas do questionamento principal, como: Quem é você? O que você faz aos outros? Como você faz isso?. O interessante desse livro é que ele não é escrito em um aspecto apenas autor x leitor, ele está muito além. O livro é todo escrito, moldado e articulado voltando-se metaforicamente aos outros, não a nós mesmos.

O ato de ajudar ao próximo é o principal elemento presente na obra, a caridade, as boas ações entre outras formas de movimentos sociais existentes. Mas como é bem debatido na obra, o ato de ajudar não tem presença somente no fato de darmos dinheiro aos mais pobres, e sim, no sentimento e em todo significado simbólico que está em volta disso. Além disso, em toda a amplitude e vastidão do verbo ajudar, a ajuda não se prende somente ao lado material, mas também, e principalmente, nos atos simples e humildes de bondade que podemos oferecer, por que prender-se somente a ajudar a parte física de uma pessoa, por que não ajudar também, seu psicológico? Mostrar que ela é capaz. Mostrar o potencial que ela tem, faze-lo despertar, e deixar claro que os sonhos só são impossíveis de se realizarem se o seu criador permitir. Temos o poder de decidir os rumos de nossa vida e temos que saber transmitir esse poder aos outros.

Mas o livro não é só isso, ele é muito mais. Mas não convém ficar falando, por que ele é um daqueles livros que não tem como você explica-lo, só o lendo mesmo para entender do que estou falando. E a escrita do autor é super envolvente deixando toda essa temática que para muitos pode parecer desinteressante em um tema legal de se ler, além do fato de o livro ser super curtinho, o que resulta em uma leitura rápida e envolvente e que nos deixa intrigados muito tempos depois de ter fechado o livro, as muitas filosofias aqui presentes são pertinentes e condizentes com o que estamos passando em nossa realidade. Com certeza foi uma leitura a qual me surpreendeu bastante, e que, indiscutivelmente, me fez ficar submerso em muitas reflexões.

site: http://decidindose.blogspot.com/2016/09/resenha-o-que-te-move-fernando-moraes.html

Jacq 02/06/2020

Apesar de não ser exatamente o que pensei ao ler o título (imaginava ser algo voltado a questionamentos do que nos move, nos fazendo buscar tá resposta) eu gostei do livro. Tem capítulos bem curtos, o que me agrada e uma linguagem pouco complexa. O autor nos traz pensamentos simples mas, ao mesmo tempo parágrafos muito profundos, que valem ser destacados e relidos no futuro.

O autor nos convida a repensar nosso papel no coletivo, sua importância e o que realmente tem valor. Boa leitura para o momento que estamos vivendo.

Pão 19/01/2024

O Que te Move??

O autor nos convida a repensar nosso papel no coletivo, s

Michelle Trevisani 01/09/2016

Ótimo livro!
Olá gente! Hoje a resenha que trago é deste livro do Fernando Moraes, O que te move?, publicado pelo selo Novas Idéias, da Novo Conceito. O livro físico tem letras ótimas de serem lidas, bem construído, páginas amareladas de agradável leitura.

"O protagonismo social não é uma ação individual, ele depende de como um grupo se organiza e interage entre seus membros e com os outros. Protagonizar ações em benefício do bem-estar social tem na sua essência o fazer parte [...] sentir-se responsável por seu espaço social e por tudo que nele habita".

O livro do Fernando me foi uma grata surpresa. Li em um dia praticamente. É o tipo de livro no qual o autor escreve e interage com a gente, nos provocando com questões muito relevantes a todo o instante.

Eu não diria que este livro é auto-ajuda somente. Ele é além. Pra mim, que sou Assistente Social falar sobre protagonismo social é muito gostoso e gratificante. Na minha profissão estamos constantemente promovendo mudanças nas pessoas que nos procuram e somos ponte para seus problemas e faltas de esperanças. É a nós que as pessoas procuram quando acreditam que não há mais saída.
E o livro do Fernando nos mostra exatamente isso - o que você faz pelo outro? e ainda além - como você faz pelo o outro e para quê você faz.

É muito fácil nos dias de hoje dizer que ajudamos alguém. Ajudar alguém é somente dar dinheiro? Ou dar tempo, dar palavra, dar de si pelo outro? O quanto estamos dispostos a doar de nós mesmos pelos outros e fazemos isso constantemente ou somente por que está na moda, por status, ou por gratificação própria?

Parece que o ajudar por ajudar não existe mais. Parece que não faz mais parte do ser humano. A competição do mundo tapou nossos olhos para o que realmente importa. Com relatos de vida e histórias que mexem com a nossa inércia, Fernanda nos convida a "treinar o olhar" e olhar além - o lado de dentro. Revela que fazemos parte de um grande mundo, um grande universo e tudo o que fazemos reflete diretamente em nosso meio.

"Levar em consideração a história de vida das pessoas é de fundamental importância em tempos como estes que vivemos. O mundo virtualizado não representa o que somos, está lá exposto numa tela, onde os sentimentos não se revelam através dos olhos e da expressão do corpo, e um clique é só um movimento solitário da tecnologia, não tem sangue, não sente e por isso não impacta, não convence".

O autor nos convida a pensar no que nos move, no que nos alimenta, o que nos faz estar presente aqui ou ali. Qual é o motor da nossa vida? Estamos apenas de passagem ou fazendo algo realmente relevante? E nos propõe a discutir sobre isso internamente - mas a fórmula, claro, essa cada um deve saber da sua. Um livro maravilhoso, que recomendo, para você que quer refletir sobre ações.

Leia mais resenhas no meu blog:

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/
Renato.Muccillo 03/09/2016minha estante
"O Que Te Move?" é um livro inspirador. Nós faz pensar sobre quais são os nossos propósitos de vida. Nos traz uma reflexão sobre nosso papel enquanto protagonistas de transformações sociais. Quais são as nossas causas? Como damos significante social para o que fazemos? Essas e outras questões nos faz pensar: o que nos move?
É um livro mais que recomendado.

Malucas Por Romances 29/09/2016

O Que Te Move? é o primeiro livro que leio desse autor. É um livro que fala sobre o desenvolvimento social,onde o autor vai falar com você de uma forma que faça você repensar seus valores e tentar criar novas formas para ajudar aqueles ao redor.

"Amizade, solidariedade e humildade são os ingredientes da vida plena e feliz. Sem este coquetel, melhor chamar o garçom e pedir a conta!"

O livro já tem uma abordagem no título e pelas frases da capa, além de colocar você a pensar com perguntas chaves. O que te move? O que te inspira? O que te surpreende? O que te agita? O que te faz acreditar? O que te impacta? Com a leitura desse livro você começa a pensar em coisas até antes esquecidas ou que passavam batidas no nosso dia a dia.

Resenha completa no blog

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2016/09/resenha-o-que-te-move.html

Paula Juliana 19/10/2016

Resenha: O Que Te Move? - Protagonismo social, uma revolução silenciosa - Fernando Moraes

O QUE TE MOVE?

Há uma certa magia na literatura e desta vez não estou falando do fantástico, das histórias que nos fazem sonhar e suspirar, estou falando dos livros que nos fazem pensar, que nos fazem refletir sobre a vida, sobre a existência, sobre o ser humano, e não só o SER como pessoa, mas o humano do grande todo complexo que é a humanidade, a sociedade e aquela humanidade que nos faz nós mesmos. PESSOAS!

O QUE TE INSPIRA?

Ler uma obra como essa, que já nos questiona no próprio título pode muito bem tirar as pessoas de sua zona de conforto, pode fazer muitos narizes torcerem, muitas pessoas evitarem o livro, pode também em uma noite durante uma semana cansativa nos fazer pensar sobre algo mais do que aquele trabalho estressante, aquele problema que está martelando em sua cabeça, ou os fazeres do dia seguinte, mas afinal, nessa rotina, nessa vida, O QUE TE MOVE?

O QUE TE SURPREENDE?

O que te faz sair da cama todos os dias? O que te faz feliz? Quais são suas morais? Quais são seus pensamentos? O quão complexo pode ser uma pessoa?

O QUE TE AGITA?

Fernando Morais constrói de uma forma bem dinâmica, com textos curtos e diretos uma obra que nos faz pensar e questionar nós mesmos, nossa sociedade, os valores que aprendemos desde crianças, o diferente, o étnico, fala de liberdade, de expressão, do protagonizar nossa vida, de fazer a diferença, fala sobre o bom, sobre o que consideramos, bom, certo, errado, conta relatos, usa de pensadores, de histórias, da VIDA, usa o que deveríamos usar todos os dias e que por vezes acabamos deixando passar em branco.

O QUE TE FAZ ACREDITAR?

O que eu acredito? O que eu sou? O que me move? Há um ano atrás todas as minhas respostas para esse livro e seus questionamentos seriam bem diferentes, em um curto espaço de tempo me vi transformando de várias formas e opiniões, me vi como uma pessoa sempre mutável, que vai sempre mudar e aprender. Hoje o que me move é simplesmente o ato de VIVER, principalmente o simples, o natural, tudo aquilo que sei que vai passar muito rápido e que simplesmente não volta.

O QUE TE IMPACTA?

Assim como o autor gosto de temas, gosto de ver a essência das coisas. Gosto do ato de pensar, o ato de ter personalidade e ideais que me fazem a pessoa que sou hoje, também acho que cada um deve procurar sempre ser o protagonista de sua vida, buscar seus potencias, fazer o que te liberta, mesmo que dentro desse mundo até essa chamada liberdade seja pressa e moldada.

O Que Te Move? - Protagonismo social, uma revolução silenciosa de Fernando Moraes é uma obra muito interessante, acredito que não é para qualquer um, a pessoa tem que simplesmente estar aberta para ler esse tipo de obra, e mais aberta ainda para se deixar envolver e refletir sobre ela, assim como tudo na vida, cada palavra, cada pensamento, cada minuto nos transforma e nos faz diferentes.

E você...
O QUE TE LIBERTA?

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-que-te-move-protagonismo.html

Dicas Literárias 23/12/2016

#Resenha 95, O que te move?, do autor Fernando Moraes.
SINOPSE:Movimentar-se para não ficar aprisionado à zona de conforto é um dos grandes desafios nos tempos modernos. Quando a abundância impera, certamente a visão de futuro fica mais comprometida, por isso se faz necessário nos movermos para ter propósitos, sonhos e esperança de dias melhores.

Saindo do estado conformista, que anula as possibilidades e nos imobiliza por causa do imediatismo, ser protagonista é mais do que ser o ator principal de tudo aquilo que envolve a nossa vida. Ser protagonista é colocar o coração no sofrimento do outro, renunciando a zona de conforto em função de quem precisa de nós.

Movimentar um sonho, uma causa, um ideal ou um propósito de vida nos permite despertar para novas oportunidades, aflorando talentos, habilidades, dons e potenciais, nos dando confiança e coragem para seguir em frente.

Neste livro, Fernando Moraes o convida a se mover em busca de novos desafios, a ter atitudes que inspiram grandes transformações e, o mais importante, que nos dê a certeza de que podemos fazer e refazer novos caminhos em busca da nossa felicidade.

O que te move é o que te inspira!

#RESENHA

Pelo que me recordo, este é o primeiro livro auto-ajuda que leio, e tenho que confessar, valeu à pena!
Para quem nunca ouviu falar do autor Fernando Moraes, ele é um grande autor e humanista brasileiro. Formado em Ciências Sociais, Filosofia, Teologia e Direito e possui vários livros publicados. É professor universitário e já desenvolveu diversos projetos sociais nacionais e internacionais. Um autor possui um imenso currículo e experiência no assunto.
O que te move? Não é apenas mais um livro que deve fazer parte da sua estante, é uma obra que merece ser lida.
O livro é composto principalmente por mensagens que buscam questionar o interior e as ações do leitor. Fernando conseguiu reunir experiência em conselhos, questionamentos e reflexões.
Muitas das vezes achamos que ajudar alguém é apenas dar dinheiro para ele comprar algo que precisa, montar cestas básicas e distribuir entre uma comunidade. Mas é aí onde estamos não falhando, mas limitando nossa visão. No livro o autor nos mostra que muitas das vezes, precisamos mostrar aquela pessoa o poder da capacidade que ela tem, que ela pode ser mais do que aquilo, que ela pode recomeçar!
Não tenho como relatar tudo que é descrito no livro, nem como listar todas as mensagens importantes que está obra carrega, mas confesso que cada página lida vale a pena. Antes de qualquer capítulo há mensagens de grandes pensadores, escritores e ativistas e confesso que a profundidade das mensagens vai muito além!
O livro é fino, cerca de 160 páginas, folhas bege, e fonte bastante convidativa para a leitura. Deixo claro para que não leia o livro pensando que ele é a solução para os seus problemas, pois não é, ele é apenas um dos caminhos que você tem que seguir se realmente deseja ser uma pessoa melhor.
Muita das vezes a mudança bate a nossa porta e deixamos de atender. Após a leitura desse livro você estará pronto não só para mudar a sua vida, como também a de outras pessoas.
Pare e reflita: Quais os seus verdadeiros propósitos de vida?
Já parou para pensar que vivemos pouco? Acredito que seja uma boa hora para refletir.

Resenhado por Tony

site: http://dicassliterarias.blogspot.com.br/2016/12/resenha-95-o-que-te-move-do-autor.html

Alyssa @culpadoslivros 26/03/2017

O que te move? é um livro motivacional e acredito bastante inspirador, pois o autor utiliza passagens da Bíblia, pensamentos de grandes filósofos e suas próprias ações e experiências pessoais, para ilustrar o conteúdo. Então, não se trata apenas de rechear um livro com frases inspiradoras e esperar que o leitor vá se mexer. Muito pelo contrário, os textos deixam um delicioso convite à reflexão.

Não dá para entrar em maiores detalhes sobre este livro, pois acredito que cada pessoa tire suas próprias conclusões sobre o tema, mas fica bastante evidente a importância em praticar o bem, não para se projetar socialmente, mas com o nobre objetivo de realmente ajudar, modificar e melhorar vidas – inclusive a sua.

Fernando Moraes escreve de maneira bastante envolvente, com textos leves, enriquecedores e cativantes; além disso, as páginas amareladas facilitam ainda mais a leitura. Também adorei a capa: singela e convidativa.

“Precisamos encontrar o que nos move além de nós mesmos, ou seja, daquilo que vai de encontro aos nossos anseios, e nos libertar para o que também agrega e edifica o nosso entorno”. Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença. Então, é hora de começarmos a nos mover. Eu realmente acredito que ser é mais importante do que ter!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/