Filosofia Verde

Filosofia Verde Roger Scruton

Resenhas - Filosofia Verde

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Filosofia Verde: Como Pensar Seriamente o Planeta" de Roger Scruton, publicado em 2016, é uma obra que visa examinar criticamente as principais correntes de pensamento ambientalista e propor uma abordagem mais realista e pragmática para lidar com questões ambientais.

O autor inicia a obra fazendo uma crítica à perspectiva romântica do movimento ambientalista, que idealiza a natureza e busca uma harmonia entre o homem e o meio ambiente que é vista como uma volta a um estado primitivo da humanidade. Scruton defende que essa visão é irrealista e que, na verdade, a natureza é frequentemente hostil e que o homem é parte integrante dela.

Em seguida, o autor examina as principais ideias do movimento ambientalista, incluindo a ideia de que a natureza tem valor intrínseco, independentemente da utilidade que ela oferece ao homem, e a noção de que o homem deve se preocupar com as gerações futuras e não apenas com as presentes. Scruton argumenta que essas ideias são problemáticas porque elas não têm base na realidade e podem levar a soluções simplistas e utópicas para os problemas ambientais.

O autor também critica a abordagem tecnicista do ambientalismo, que vê a natureza como um recurso a ser explorado e gerenciado de forma eficiente, sem levar em consideração as questões éticas e culturais envolvidas. Scruton argumenta que essa abordagem é inadequada porque ela reduz a natureza a uma mera fonte de recursos e não leva em consideração o seu valor intrínseco.

Por fim, o autor propõe uma abordagem mais realista e pragmática para lidar com questões ambientais, que leva em consideração a natureza humana e as limitações do conhecimento humano. Ele argumenta que devemos buscar soluções que sejam compatíveis com a nossa natureza como seres humanos e que reconheçam a complexidade e a incerteza envolvidas na gestão ambiental.

No geral, "Filosofia Verde: Como Pensar Seriamente o Planeta" é uma obra importante para aqueles que desejam entender as principais ideias do movimento ambientalista e buscar soluções pragmáticas e realistas para os problemas ambientais.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Rutinha100czs 08/07/2021

Scruton nos mostra que preocupações com o meio ambiente são sim, uma pauta de direita. No entanto, revela que o caminho para melhorar ou não piorar a situação em que o planeta está é outro...

Cris 12/06/2021

Filosofia Verde
Mais que um livro sobre meio ambiente, é sobre como devemos ver e viver nossas vidas.

Confesso que antes de começar a lê-lo estava bem receosa, não é um título que me chamaria atenção, achava que toda a escrita estaria centrada naqueles tópicos ambientais cansativos e nada estimulantes e, pior, só com aquelas ?dicas?, sem que tivesse apresentação de um solução ou norte a seguir. Mas como foi escrito por ninguém menos do que Scruton, encarei. E ainda bem!

Logo nas primeiras páginas, o autor apresenta o conceito ?oikophilia? e é a partir deste conceito que ele apresenta o porquê ele entende que a pauta ambiental é uma pauta conservadora, não progressista.

É deste conceito também, que ele argumenta como estamos enganados sobre (quase) tudo acerca de como tratamos o meio ambiente e como não pensamos sobre ele como algo local, familiar, que deve ser cuidado como algo que queremos deixar para nossos filhos e netos. Como as regulações excessivas e as transferências de responsabilidade para o Estado estão acabando com o meio ambiente.

É um livro fácil de ler que trás muitas reflexões, inclusive sobre como você está vivendo sua vida, na sua comunidade, e o que você pode fazer para mudar a sua realidade e, assim, melhorar o mundo.

Como sempre, Roger Scruton não desaponta! Só sabe ser incrível!

?A solução, parece-me, é cuidar do lar, vivendo não de forma frugal, mas com temperança, não de forma mesquinha, mas em posse de generosidade prudente, que permita embelezar e renovar o território em que se vive e a comunidade à qual se está ligado.?

#rogerscruton #filosofiaverde

Lais 24/05/2021

Muito bom!
Esta é uma leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam pela preservação do meio ambiente, tema muito discutido pela esquerda e que aqui é abordado sob uma perspectiva convlservadora por Roger Scruton.

Kaique.Nunes 07/03/2019

Filosofia Verde é uma obra de Roger Scruton, onde o autor traz uma abordagem ambientalista sob o ponto de vista conservador.

Para o autor é muito natural acharmos que para as causas ecológicas é necessário ter algum viés de esquerda, pois a causa foi praticamente tomada para si. É facilmente adaptável em suas narrativas, pois existe uma classe de vítimas (futuras gerações), uma vanguarda iluminada que luta por eles (os guerreiros ecológicos), filisteus poderosos que os exploram (os capitalistas) e infinitas oportunidades para expressar ressentimento contra o sucesso, os ricos e o Ocidente.

Será que é mesmo necessário? Será que não é possível ser um conservador e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente? Segundo Scruton, a causa do meio ambiente não é por si só uma causa de esquerda. Não se trata de “libertar" ou capacitar à vítima, mas de proteger os recursos. Não se trata de “progresso” ou “igualdade”, mas sobre conservação e equilíbrio.

O ambientalismo ao seu ver está intimamente ligado ao conservadorismo, e que não é apenas um acidente o termo “conservador”. Podemos evidenciar isso pela concepção de sociedade de Edmund Burke (pai do conservadorismo moderno), que é definida como uma aliança entre os mortos (tradição) os vivos e os não nascidos (nascituros), antecipando em muito o conceito de sustentabilidade.

Por sua natureza, a atitude conservadora não é imediatista, se preocupa tanto com o passado como com o futuro, o próprio ambiente pode ser entendido como um legado a ser recebido, assim como as tradições, e com isso devem estar preservadas. Nas palavras de Scruton: “Burke foi um dos primeiros pensadores a colocar as futuras gerações no coração da política.”

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Pedro 27/11/2016

Como sempre, Scruton passa a limpo pontos importantes e aponta quais pontos deveríamos focar para poder cuidar do meio ambiente. Deveria ser lido por todos.