Baseado em fatos reais

Baseado em fatos reais Delphine de Vigan

Resenhas - Baseado em fatos reais

Deyviane 05/04/2024

A narrativa de Delphine de Vigan em 'Baseado em Fatos Reais' começa com a descrição do surgimento de uma amizade entre a autora e uma misteriosa figura conhecida apenas como L.

No entanto, achei as primeiras páginas um pouco cansativas e repetitivas. Felizmente, conforme a trama avança, o mistério se intensifica, tornando o livro mais envolvente e cativante.

No fim, Delphine me surpreendeu com um desfecho que amarrou os pontas soltas e adicionou profundidade à história.

Carol :D 07/12/2023

Baseado em fatos reais
Não foi um livro fácil de ler. Muita metalinguística e discussão sobre a literatura em si. Mas ainda assim é um livro que te faz continuar. Do meio pro fim, toma outro ritmo e envolve mais o leitor, que termina cheio de questionamentos...

AngAlica.Balsi 10/11/2023

Leiam e fiquem como eu, PASSADA!
Que história, que narrativa maravilhosa, to em choque porque sigo aqui na duvida do que e real e do que é apenas para que nos leitores que amamos um ?baseado em fatos reais? sejamos gratificados kkkk

samisnotreal 14/09/2023

Barney estava certo, as mais gostosas são as mais loucas
Devo dizer que esse livro foi uma maravilhosa surpresa. Nunca tinha ouvido falar da autora ou de suas obras e comprei o livro porque estava barato, mas que surpresa que me aguardava.
Gostei bastante da história e da escrita. A autora consegue construir uma relação abusiva de forma gradual e angustiante. Consegue passar essa sensação agonizante que muitas vezes passamos quando assistimos uma relação de alguém por fora e queremos alertar: ?Ei, cuidado. Tem algo errado aí?.
Gosto da discussão que o livro traz acerca da ficção e da autobiografia. Apesar de achar muitas vezes as falas repetitivas e me irritar, compreendo que muitas pessoas abusivas como a L. utilizam desse artifício para tentar convencer uma pessoa a fazer algo que não queira. E, apesar de não concordar completamente com a L., não tive como discordar completamente também, visto que, no meio do livro, já estava procurando para saber se a história era verdadeira ou não e me decepcionando inconscientemente quando vi que não era ?100% verdade?.
Apenas um ponto me incomodou, que foi o fato da aurora utilizar de forma exagerada sinônimos. Toda hora citava 5 coisas levemente diferentes para se referir a uma mesma coisa.
Ademais, adorei o livro.

Ewerton Martins 24/08/2023

Que história!
Gostei do clímax das últimas páginas, me deixou ávido por mais; eu queria chegar ao cerne da questão, e acho que cheguei.
Muito bom o livro! A escrita é envolvente, inteligente, e te engana a todo momento. Mesmo não sendo uma obra prima, ou um livro que eu vou guardar pra sempre comigo, merece sim as cinco estrelas, pois eu realmente gostei de como a história foi construída, a forma que me envolveu.
Se vc se atrai bastante por suspense psicológico, com drama e com uma leve pitada de horror, recomendo Baseado em fatos reais!

Cris @cristinadaitx 18/07/2023

Delphine está no auge de sua carreira quando conhece, em uma festa, L.
A desconhecida chama a sua atenção pela beleza, inteligência e sagacidade. Não demora muito para que se tornem amigas. Duas escritoras, de segmentos literários diferentes, que trocam figurinhas e que descobrem um elo na juventude. Porém, Delphine não nota o quanto torna-se dependente de L. e de suas opiniões sobre sua escrita, a ponto de travar e não conseguir cumprir seus compromissos profissionais. Extremamente envolvida por essa mulher, sem os filhos que foram para a faculdade e sem o namorado, que viaja intensivamente a trabalho, Delphine não percebe sua confusão mental e sua dependência dessa pessoa que, até poucos meses, era uma estranha. Ela não percebe quando L. afasta seus amigos mais próximos, ou quando L. assume suas características vestindo as mesmas roupas que usa. Quando L. pede para se passar por ela em uma palestra, Delphine não acha anormal. Mas, quando se vê envenenada e inconsciente, ela vai ter que fugir e procurar ajuda, pois dessa vez, a bondade de L. torna-se mortal.

Carol 08/07/2023

Impressões da Carol
E-book: Baseado em fatos reais {2015}
Autora: Delphine de Vigan {França, 1966-}
Tradução: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
256p.

Não conhecia Delphine de Vigan, nem sua carreira literária exitosa e, pra ser sincera, provavelmente deixaria essa leitura passar, se não fosse a @literaleblog tê-la indicado no @entreaspas_curso. Como dizem os jovens, "saí da minha zona de conforto" e foi bem legal, olhe só.

"Baseado em fatos reais" é uma resposta da autora ao sucesso estrondoso de seu livro anterior, "Rien ne s'oppose à la nuit" - ainda sem tradução. Depois de um livro aclamado pelo público e pela crítica como voltar a escrever, sem sentir-se uma impostora?

"Para mim, o sucesso de um livro era um acidente. Literalmente falando. Um acontecimento brutal e inesperado provocado pela consciência aleatória de diferentes fatores não reproduzíveis. Que ela não considerasse aquilo falso modéstia de minha parte: claro que o livro tinha alguma importância, mas era apenas um dos parâmetros. Outros livros poderiam ter feito um sucesso comparável ou até maior, mas para eles a conjuntura não havia sido tão favorável, faltara um ou outro fator."

O que torna "Baseado em fatos reais" único é a forma com que a autora escolhe levantar essas reflexões sobre a escrita, o mercado literário, o processo criativo, a oposição entre ficção, autoficção e biografia.

Em diálogo com Stephen King, Delphine cria uma narrativa, cheia de dados biográficos seus, na qual ela, personagem, num momento de crise imaginativa, conhece L., uma ghost-writer que, aos poucos, vai conquistando sua confiança e a amizade. E de quebra, vai nos aterrorizando.

A fronteira entre ficção e fato é borrada. O gênero literário também o é. Passei parte da leitura angustiada - sou uma leitora covarde =) - e Delphine sabe nos deixar com o fiofó na mão.

Os diálogos são um ponto alto, prendem nossa atenção. Todas essas questões sobre o fazer literário na contemporaneidade são muito bem trabalhadas na história, sem que a torne chata ou "palestrinha".

Uma grata surpresa. Nosso encontro sobre a leitura rendeu. O livro dá trela para várias conversas. Esperava NADA, recebi TUDO.

Naira41 18/06/2023

Baseado um fatos reais
Uma autora com bloqueio criativo encontra uma ghost writer que aos poucos se aproxima e se funde à sua vida.
O livro tem momentos interessantes, que me prenderam e me fizeram querer saber o que aconteceria, porém a história fica confusa em outros momentos, arrastando a narrativa... Final implícito, acho que poderia ser melhor, mas ainda assim é uma leitura bacana.

Fernanda Telli 21/05/2023

Baseado em fatos reais?
Durante toda a leitura eu me perguntei se realmente a história não era baseada em fatos reais. Em alguns pontos achei a história arrastada e difícil de manter a leitura, mas mesmo assim ela me prendeu e cada vez mais eu desconfiava de L. e de suas verdadeiras intenções. O final me deixou pensativa e não revelou as intenções de L. ou se ela realmente existiu.

Nilsonln 27/01/2023

Intrigante
"Baseado em fatos reais", da escritora Delphine de Vigan, é um thriller psicológico com elementos autobiográficos (?).

Antes de mais nada quero comentar o quanto este livro me prendeu, me intrigou e me manipulou. Me perguntava toda hora "O que está acontecendo?", quando eu achava que tinha deduzido algo ficava novamente na dúvida. E isso é ótimo! Os livros tem de mexer com nosso cérebro, nos fazer questionar a todo momento, nos deixar tensos, ansiosos e prestando atenção na história e nos detalhes. "Baseado.." cumpriu seu papel e se tornou uma das melhores leituras da minha vida.

Sei que muitos vão se incomodar com a narrativa em primeira pessoa, com poucos diálogos.Também há os que vão achar o livro longo demais e repetitivo. Sim, concordo que o livro não é perfeito, mas a história é muito interessante e, na minha opinião, compensa a leitura.

Mas "Baseado..." vai além da história. Também trás reflexões que achei muito interessantes. Entre elas: nossa relação com a ficção e realidade. A enorme pressão dos escritores em relação à indústria editorial e com seus leitores. Também achei interessante a discussão de como a mídia retrata a realidade e a reação de quem consome este tipo de informação.

Recomendo a leitura ?.

Greice21 18/01/2023

Ela queria somente a verdade
Delphine, é uma escritora em ascendência,  reconhecida principalmente pelo seu último livro lançado, um bestseller baseado em sua infância, um tanto quanto revelador. No entanto, o sucesso passa a ser lhe avassalador, pesado demais. Delphine entra em um bloqueio criativo. Ela se horroriza ao perceber o desafio, e a repulsa em escrever. Misturado a isso, seus dois filhos, estão indo para a faculdade, e a menção da solidão, contribuirá mais ainda com sua depressão. Em uma festa, conhece L., a qual Delphine compara a uma mulher intelectual, linda e bem consigo mesma. L. é divertida, mas cheia de segredos.  Um laço de amizade, se inicia, e ambas passam a se ver cada vez mais. Chás, drinks, uma taça de vinho aqui e acolá, mas sem testemunhas. L. começa a tomar a frente de muitas das atividades diárias e obrigações de Delphine, passando se por uma fiel amiga, disposta a ajuda- lá em seu estágio de bloqueio . Dia após dia, Delphine se vê dependente de L. , a qual começa a dar indícios de manipulação. Entre rompantes ,L. cobra de Delphine , que a mesma precisa se apegar a verdade, apenas a verdade e dar início a seu livro fantasma. Cada vez mais isolada, Delphine começa a desconfiar das reais intenções de L. , mas as coisas irão se complicar, e ela precisar lutar, pois sua vida corre risco.

Vou falar a verdade, apenas a verdade: antes de ler, não dei muito crédito ao livro. No entanto, já nas primeiras páginas, o mesmo me prendeu. Citações a obra de Stephen king , _Misery_ , corroboram para que eu seguisse em frente. O livro me lembrou muito _Misery_ e a _Metade Sombria_ . O esqueleto da história , um thriller psicológico, gira muito em torno das duas obras. A autora, que dá nome a personagem, é acometida por um bloqueio de criação, levando-a uma inevitável depressão. Conhece L. trazida pelo texto como uma _ghostwriter_ . Está se mostra empática com o estado físico e psicológico da mais nova amiga. No entanto encobre interesses , manipulação, isola sua presa de outrem, e a obsessão para que Delphine de escreva seu próximo livro. Não conhecemos muito o passado de L., mas aos poucos o que tudo indica ,tudo giro em torno de uma farsa. Com poucos diálogos, a trajetória da história se dá pelos relatos da personagem principal, Delphine. Teria muito mais pra falar deste livro, mas acabaria dando spoiler. Você se sente a própria Delphine, enquanto lê.