Baseado em fatos reais

Baseado em fatos reais Delphine de Vigan

Resenhas - Baseado em fatos reais

Sofia 23/04/2021

Foda pra caralho uai
Gosto muito de livros sobre livros, adoro o tanto que essa metalinguagem pode ser subversiva e misteriosa. E confesso que li o livro após assistir o filme que tem Eva Green como L, e ela entrega tudo para um papel foda desses. O longa inclusive, foi muito bem adaptado e é fiel ao livro. Achei a história original e perturbadora. E foi muito interessante ver como a autora indicou os sinais, por exemplo, quando L começou a usar os mesmos sapatos que Delphine, o que é muito mais fácil de se fazer nas telonas. Isso tudo, mais dialogos de discussões recorrentes no mundo literário e acredito que um desabafo de uma escritora também.

Emerson 11/04/2021

Linha tênue entre a verdade e a mentira
"L. é o pesadelo de todo escritor."

Baseado em Fatos Reais conta o relato da escritora Delphine (mesmo nome da autora do livro), que depois de escrever um livro best-seller, se vê dentro de um bloqueio criativo. É passando por isso que ela conhece L., uma ghost-writer, que entra em sua vida e acaba assumindo seu papel.

Sou fã de thrillers psicológicos e esse é um dos bons. Delphine narra em primeira pessoa e somos imersos em sua vida e no seu relacionamento com o namorado, os filhos e com a própria L. Algumas passagens são angustiantes quando você percebe L. tramando para, pouco a pouco, assumir a vida de Delphine. Durante muitas vezes, é evidente a ingenuidade de Delphine em relação à algumas atitudes de L. O clima fica mais tenso quando o final se aproxima e você o comportamento de L. se torna doentio. No final, o livro deixa uma pergunta: o que é real e o que é mentira? Recomendo que leiam para descobrir, rsrsrs.

Gostei desse livro, principalmente, porque Delphine de Vigan (a autora do livro) soube passar o sentimento do bloqueio criativo. Alguns dizem que isso não existe, mas eu garanto que sim. É um sentimento de medo e angústia que não te deixa sentar na frente do computador, de um caderno, de uma folha em branco e escrever. Aquela simples de sentar e escrever se torna uma martírio. Você inventa motivos para não escrever: na segunda eu começo, não é arriscado escrever um gênero novo?, tenho que criar os personagens antes, tenho que conseguir achar um lugar mais confortável... E assim vai. Você passa tanto tempo pensando em formas de se autosabotar. Esse livro me fez acordar um pouco e parar de inventar pretextos para não escrever.

Tem uma adaptação cinematográfica do livro. É um filme francês, dirigido por Roman Polanski e Eva Green no papel de L.

ToniBooks 03/04/2021

Jano, L. e Delphine.
Nesse livro de Delphine Vigan, realidade e ficção deixam de ser narrativas para assumir o lugar do enredo. A protagonista que, não por acaso, tem o mesmo nome da Autora, mergulha no vazio entre a loucura e a lucidez. No final, verá que a literatura pode ser, não só uma expressão artística, mas também uma identidade autônoma.

Tami 05/03/2021

Baseado em fatos reais?
Nesse livro, narrado por Delphine, personagem principal, temos a criação de uma amizade entre ela e L.
O livro todo basicamente se passa narrando a criação da amizade dessas duas, então é beeeem enrolado. Por mais que entenda que a autora talvez queria ter trazido a construção das personagens, muita coisa foi desnecessária.
Acho que não vale a leitura, mesmo sendo uma história que você quer ficar sabendo o que acontece para no final você ficar: baseado em fatos reais ou não?

Paulo1378 05/02/2021

Que obra fantástica, que texto intrigante. Admito que comprei o livro simplesmente por gostar da capa, mas logo que comecei minha leitura, me apaixonei pela história
Tami 05/03/2021minha estante
Até que tô gostando da história, mas acho que a autora enrola muito

Paulo1378 05/03/2021minha estante
Algumas vezes também tive essa impressão, mas a história conseguiu me prender até o final. Gostei bastante do desfecho da história

Tami 05/03/2021minha estante
A princípio tô com uma teoria aqui. Talvez o final seja esperado ou me surpreenda. Veremos, haha

Paulo1378 05/03/2021minha estante
Aii, gostei mto disso no livro. Ao longo da história também criei minha teoria, acho q vc vai gostar do final. Tenha uma boa leitura ^^

Mirian 03/02/2021

Achei a história um pouco arrastada e me irritou em alguns momentos a inocência da autora quanto a amiga dela.

Daniela.Meier 27/01/2021

Se você gosta de livros sem fios soltos, esse não é pra você
A protagonista desse livro é simplesmente a própria autora, Delphine de Vigan, em Baseado em fatos reais ela expõe sua vida com autoficção, relatando um bloqueio criativo após o lançamento de sucesso de seu livro ?Rien ne s'oppose à la nuit? onde a autora aborda o
suicidio da mãe. Ela relata o que vem depois de um livro de sucesso, suas consequências, cobranças e exposição, criando um jogo entre verdade e mentira, o que realmente aconteceu e o que é ficção.
Delphine apresenta sua história a partir de sua amizade com uma mulher que ela chama de ?L.?, ela conheceu L. em uma festa algum tempo depois do lançamento de seu último livro e após esse primeiro encontro a presença de L. na vida de Delphine é constante, telefonemas, refeições e outros encontros. L. trabalha como ghost-writer e é o tipo de mulher que Delphine sempre desejou ser, ela é confiante, bonita e sofisticada, mas fica óbvio ao leitor que existe algo errado, L. sabe tudo sobre a vida de Delphine enquanto a vida de L. é um mistério, tudo que sabemos é sua profissão e que ela é viúva.
Delphine se vê extremamente fragilizada, o sucesso de seu livro trouxe a pressão para um novo lançamento, seus filhos gêmeos estão saindo de casa para iniciar a universidade e seguir seus caminhos, seu namorado está constantemente viajando a trabalho, ela começou a receber cartas anônimas carregadas de ódio e ameaças e está com um bloqueio criativo que a impede de escrever qualquer coisa, não consegue nem mesmo segurar uma caneta por mais de 3 minutos.
Eu gosto muito de livros com suspense e mistérios, eles costumam me prender, esse no entanto me deixou incomodada, L. é uma personagem extremamente presente no livro e consegue deixar o leitor desconfortável com sua postura invasiva, o livro demora para ficar realmente interessante e considero que o ponto alto da história foi apenas no final. Eu estava ansiosa para acabar o livro, não para saber o final, mas sim para tirar L. da minha cabeça logo. O livro traz algumas frases de Misery- Louca obsessão, de King, quem já leu talvez veja semelhança entre Annie e L.

Jana 14/01/2021

Loucura!
Gente, que livro mais doido! Me deixou nervosa, ansiosa, irritada, mas encaro como boas reações. Não é uma leitura incrível, mas pela criatividade, e estilo de escrita eu recomendo. A gente se questiona o tempo todo das coisas, acha que ficou doido, que leu errado e no final, a cabeça explode mais ainda! Recomendo pra quem gosta de leituras eletrizantes!

Mara.Mares 06/01/2021

Baseado em fatos reais
Vou nem comentar sobre o título.
Um livro onde a única coisa que te deixa intrigado é se foi real ou ñ a história. A própria autora tenta enfiar isso goela abaixo do leitor: será que estou contando um fato ou ficção?
Enfim, um livro onde a personagem é escritora e faz amizade com uma mulher perfeita demais, até para a própria personagem. A mulher, chamada apenas de L., sempre muito bem vestida a qualquer hora do dia e da noite, sensual, com ótimos papos e conselhos, enfim uma verdadeira dama; me causou suspeita de ser um ser imaginado pela personagem desde o primeiro momento.
Mas a própria personagem, lógico, acredita piamente na existência da L. e tenta nos fazer crer que essa personagem é real. E agora? Real ou não?

Yasmin 26/12/2020

História boa e mau aproveitada
Delphine é uma escritora que passa por um bloqueio criativo após ter escrito seu livro autobiográfico em que revela muito sobre sua família. Delphine se encontra sozinha, até conhecer L., uma mulher que entra em sua vida e causa um forte impacto.

A história é muito interessante, porém a leitura é muito arrastada. Ela fala coisas desnecessárias para o desenvolvimento da história tornando o livro extremamente cansativo. Pensei em abandonar esse livro várias vezes e em menos da metade do livro, eu já tinha me ligado sobre o que tinha acontecido com Delphine.

O final realmente me agradou muito porque fica um fim em aberto, você não sabe se realmente aconteceu, tem varias coisas para serem assimiladas que faz o leitor pensar. Uma história muito boa porém mau aproveitada.

Malu.Rodrigues 25/12/2020

Um suspense incrível!
Delphine, uma escritora no auge de seu sucesso, conhece L., uma "ghost-writer", que é a personificação da mulher que Delphine sempre quis ser. Com o tempo, L. torna-se melhor amiga de Delphine, está com ela em todas as situações possíveis, até que essa amizade se torna abusiva e tóxica e é acerca disto que a história do livro se desenvolve.
Consegui me envolver muito com a história, a ponto de em certas partes ficar angustiada com Delphine aceitando os abusos de L. e, conforme se aproximava o final do livro, onde tais abusos ficam mais frequentes, o livro me prendeu muito. Os últimos capítulos são surpreendentes e dão uma ambiguidade extremamente excitante à história, nos fazendo questionar o que realmente aconteceu com Delphine.
Recomendo muitíssimo este livro! Após a leitura fiquei imaginando como ficaria interessante uma adaptação cinematográfica da história, pensei inclusive que o mistério teria um "quê" parecido com o de algumas adaptações como "Gone Girl" (Garota Exemplar). Enfim, não sou muito adepta de terrores psicológicos, porém este realmente me cativou.

Stef 09/12/2020

~meme do John Travolta aqui~
Vou dividir essa resenha em 2 aspectos.
Pontos positivos: Tem ótimas referências, o suspense é legal, a narrativa é considerável e o final ambíguo eu gostei.
Pontos negativos: É extremamente repetitivo/redundante chega a ser chato o tanto que a narradora repete os mesmo assuntos as mesmas frases, parece que deu ctrl+c/ctrl+v, encheu linguiça só pra ter mais páginas, e todo o desfecho do livro tá na última página, então se vc ler a última página nem precisa ler o livro todo.
Eu não absorvi a idéia do livro, crítica a histórias biográficas, etc. Então foi muito maçante ler esse livro.
Resumindo... Uó!!!?