Baseado em fatos reais

Baseado em fatos reais Delphine de Vigan

Resenhas - Baseado em fatos reais

Marlonbsan 17/11/2020

Baseado em Fatos Reais
Delphine (personagem) é uma escritora que passa por um bloqueio criativo após ter escrito um livro autobiográfico em que revela segredos de sua família, agora vive a pressão pela próxima obra. Tomada pela fragilidade emocional, já que seus filhos estão saindo de casa para ir à faculdade e seu namorado, um jornalista e crítico literário, sempre está viajando, Delphine se encontra sozinha, até conhecer L. que trabalha como ghost-writer.

Narrado em primeira pessoa, temos um livro em formato autobiográfico, mas sendo uma autoficção, possui capítulos, geralmente curtos, porém, com uma densidade muito elevada, os fatos narrados nem sempre dão progressão à história o que deixa a leitura arrastada.

Delphine de Vigan é uma autora de muito talento com as palavras, consegue fazer comparações e interligar pensamentos. Porém, a fluidez fica prejudicada com certos floreios e inserções de trechos que não contribuem para a progressão narrativa. Em determinado momento a mesma ideia é repetida três vezes e para finalizar, realiza uma síntese resumindo o que já foi dito. Também se utiliza muito de sinônimos de maneira subsequentes para dar ênfase.

Diferentemente do que prega L. durante todo o livro, nem sempre os leitores querem algo real, queremos algo interessante e que gostemos. Quando a autora passa a mencionar nomes, marcas, detalhes sem fim sobre determinados aspectos, isso torna a ambientação mais verossímil, porém muito cansativa. Em suma, só queremos saber sobre a vida de alguém famoso, escritor, artista, político se nos interessarmos por eles, o que não me ocorreu ao ler sobre os personagens desse livro.

É interessante saber mais sobre o mundo literário e o processo de escrita e ideias de um autor, como também, as últimas 30 páginas dá um ritmo melhor para a narrativa, já que é quando realmente acontece algo. Tem um certo mistério que fica em aberto, o que gostei, já que estava esperando uma explicação bem previsível, no geral, é uma experiência diferente, mas os aspectos narrativos não me agradaram.

Foto e resenha no meu ig @marlonbsan
@leiturasdabah 24/11/2020minha estante
Depois dessa resenha eu NECESSITO ler esse livro.

Mona 29/11/2020minha estante
Esse livro é muito louco né?????? Eu li e até que gostei bastante...... fico me imaginando estar dentro da cabeça desse autor ?

Nilsonln 27/01/2023

Intrigante
"Baseado em fatos reais", da escritora Delphine de Vigan, é um thriller psicológico com elementos autobiográficos (?).

Antes de mais nada quero comentar o quanto este livro me prendeu, me intrigou e me manipulou. Me perguntava toda hora "O que está acontecendo?", quando eu achava que tinha deduzido algo ficava novamente na dúvida. E isso é ótimo! Os livros tem de mexer com nosso cérebro, nos fazer questionar a todo momento, nos deixar tensos, ansiosos e prestando atenção na história e nos detalhes. "Baseado.." cumpriu seu papel e se tornou uma das melhores leituras da minha vida.

Sei que muitos vão se incomodar com a narrativa em primeira pessoa, com poucos diálogos.Também há os que vão achar o livro longo demais e repetitivo. Sim, concordo que o livro não é perfeito, mas a história é muito interessante e, na minha opinião, compensa a leitura.

Mas "Baseado..." vai além da história. Também trás reflexões que achei muito interessantes. Entre elas: nossa relação com a ficção e realidade. A enorme pressão dos escritores em relação à indústria editorial e com seus leitores. Também achei interessante a discussão de como a mídia retrata a realidade e a reação de quem consome este tipo de informação.

Recomendo a leitura ?.

JhonJhon 15/09/2021

Fim*
Nunca pensei que iria a um estande de livros, desses que ficam no shopping e vendem obras por 10 reais e achar esta obra prima. Estou encantando, perturbado, angustiado com essa obra de Delphine De Vigan. Nunca pensei que um romance desse seria capaz de despertar em mim angústias e sentimentos que só outro escritor, leitor, amante de literatura sentiria. Pode parecer enfadonho para alguns a escrita de Delphine, porém, ao meu ver, ao que senti, cada palavra era ditada no tom e tempos certos. Leiam com a mente mais aberta possível. Permita-se ao novo.

Emerson 11/04/2021

Linha tênue entre a verdade e a mentira
"L. é o pesadelo de todo escritor."

Baseado em Fatos Reais conta o relato da escritora Delphine (mesmo nome da autora do livro), que depois de escrever um livro best-seller, se vê dentro de um bloqueio criativo. É passando por isso que ela conhece L., uma ghost-writer, que entra em sua vida e acaba assumindo seu papel.

Sou fã de thrillers psicológicos e esse é um dos bons. Delphine narra em primeira pessoa e somos imersos em sua vida e no seu relacionamento com o namorado, os filhos e com a própria L. Algumas passagens são angustiantes quando você percebe L. tramando para, pouco a pouco, assumir a vida de Delphine. Durante muitas vezes, é evidente a ingenuidade de Delphine em relação à algumas atitudes de L. O clima fica mais tenso quando o final se aproxima e você o comportamento de L. se torna doentio. No final, o livro deixa uma pergunta: o que é real e o que é mentira? Recomendo que leiam para descobrir, rsrsrs.

Gostei desse livro, principalmente, porque Delphine de Vigan (a autora do livro) soube passar o sentimento do bloqueio criativo. Alguns dizem que isso não existe, mas eu garanto que sim. É um sentimento de medo e angústia que não te deixa sentar na frente do computador, de um caderno, de uma folha em branco e escrever. Aquela simples de sentar e escrever se torna uma martírio. Você inventa motivos para não escrever: na segunda eu começo, não é arriscado escrever um gênero novo?, tenho que criar os personagens antes, tenho que conseguir achar um lugar mais confortável... E assim vai. Você passa tanto tempo pensando em formas de se autosabotar. Esse livro me fez acordar um pouco e parar de inventar pretextos para não escrever.

Tem uma adaptação cinematográfica do livro. É um filme francês, dirigido por Roman Polanski e Eva Green no papel de L.

Lívia 25/10/2020

??
Esse livro é bem estranho, diferente. Primeiro que você se pergunta se essa seria uma ficção ou uma biografia, pela semelhança que você supõe existir entre a protagonista e a escritora. Achei uma leitura bem cansativa, arrastada. Fala sobre o cotidiano e as dificuldades de escrita de uma escritora famosa, inevitavelmente vai ser cansativo. Um ponto muito positivo é que os capítulos são muito curtos. Não achei um dos melhores livros que já li, mas vale a leitura, é bem interessante!

Sarah 11/08/2020

O surto que eu tive lendo esse livro, nem sou capaz de descrever
A Delphine me deixou maluca, e por Delphine entende-se personagem e autora. Inicialmente, acho que preciso dizer que "matei" o thriller logo de cara, assim que li a orelha do livro eu entendi absolutamente tudo, no entanto, a Delphine Autora me enganou completamente (risos), mesmo matando a charada, a autora ainda conseguiu me fazer desviar de minha ideia inicial, com seu texto pessoal e bem escrito, doloroso até. A Delphine Autora nos faz andar atrás de nosso próprio rabo toda hora, ela nos engana, nos faz questionar sua experiência e nos faz questionar o fato de estarmos questionando isso. Parece loucura mesmo, mas é o que acontece. E é bom! Não é cansativo, é instigante, é curioso, é diferente do que já tinha lido. Nosso "pacto" com o autor é simplesmente: leia e tire suas conclusões, desvende a realidade e duvide da mentira, mas sem sabermos de fato o que é real e o que não é. Fato é que a Delphine Personagem tem tanta alma quanto uma pessoa de verdade, talvez por ser bem escrita, talvez por conter pedacinhos da Verdade. Porém, esse projeto literário - quem leu irá entender, se você ainda não leu, não se preocupe - é um questionamento infinito do quão longe a gente vai pra ter a Verdade, para descobri-la, mas essencialmente para interpreta-la.

E esse título maravilhoso, um trocadilho, ao mesmo tempo que é o tema central do livro. Baseado em fatos reais é de fato uma frase chamativa, mas a gente sempre se esquece de perguntar: baseado em que fatos?

Neto.Viana 06/12/2016

Pensei em abandonar o livro umas três vezes, mas resolvi ir até o final por curiosidade. Foi difícil, leitura super arrastada, ela vai enrolando e enrolando sem chegar em nenhum lugar. É um final perturbador, depois do fim fiquei uns 10min olhando pro nada e sem entender. Fui ler outras resenhas em blogs e não achei nenhuma explicação que eu buscava, enfim, ficaram vários questionamentos e nenhuma resposta.
Cíntia 11/12/2016minha estante
Sabe que estou com a mesma sensação!? Já li 60% do livro e justamente por me questionar se vale a pena continuar ou não resolvi ler as resenhas aqui. A leitura é muito arrastada mesmo. Agora que começaram a aparecer verdadeiros indícios de que tem algo errado. Como vi que não sou a única kkkk resolvi terminá-lo mesmo assim. Afina já li mais da metade né!?

Bárbara 13/12/2016minha estante
Estou quase terminando... mas sinceramente, não estou gostando... então, lendo por ler.

Adriana 18/12/2017minha estante
Estou a mais de um ano tentando terminar de ler este livro. Estou na página 56 e não me interessei. Abandono, fico com dó e volto a ler... Chatinho de ler!

Paulo de Araujo 22/01/2019minha estante
Eu estou lendo o livro neste momento... e confesso que já pensei e desistir também.
A passividade da "heroína" é absolutamente risível, irritante e desconcertante. Um vai-e-vem desnecessário, um chova-não-molha.
Mas vou firme!

Raquel 11/06/2020minha estante
?Depois de ler fiquei 10 minutos olhando pro nada? ?????

Mariana.Barbosa 06/08/2020minha estante
Acho que li umas 80 páginas do livro e parecia que não tinha saído do lugar,por isso desisti. Porém,lendo sua resenha, fiquei muito curiosa para saber o que de tão perturbador acontece no final. Até fui procurar em algum site,já que não tenho interesse em retornar a ler o livro,mas não achei nada. Se alguém quiser me contar,não ficarei chateada kkkk

Mara.Mares 06/01/2021

Baseado em fatos reais
Vou nem comentar sobre o título.
Um livro onde a única coisa que te deixa intrigado é se foi real ou ñ a história. A própria autora tenta enfiar isso goela abaixo do leitor: será que estou contando um fato ou ficção?
Enfim, um livro onde a personagem é escritora e faz amizade com uma mulher perfeita demais, até para a própria personagem. A mulher, chamada apenas de L., sempre muito bem vestida a qualquer hora do dia e da noite, sensual, com ótimos papos e conselhos, enfim uma verdadeira dama; me causou suspeita de ser um ser imaginado pela personagem desde o primeiro momento.
Mas a própria personagem, lógico, acredita piamente na existência da L. e tenta nos fazer crer que essa personagem é real. E agora? Real ou não?

Stef 09/12/2020

~meme do John Travolta aqui~
Vou dividir essa resenha em 2 aspectos.
Pontos positivos: Tem ótimas referências, o suspense é legal, a narrativa é considerável e o final ambíguo eu gostei.
Pontos negativos: É extremamente repetitivo/redundante chega a ser chato o tanto que a narradora repete os mesmo assuntos as mesmas frases, parece que deu ctrl+c/ctrl+v, encheu linguiça só pra ter mais páginas, e todo o desfecho do livro tá na última página, então se vc ler a última página nem precisa ler o livro todo.
Eu não absorvi a idéia do livro, crítica a histórias biográficas, etc. Então foi muito maçante ler esse livro.
Resumindo... Uó!!!?

Carol 08/07/2023

Impressões da Carol
E-book: Baseado em fatos reais {2015}
Autora: Delphine de Vigan {França, 1966-}
Tradução: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
256p.

Não conhecia Delphine de Vigan, nem sua carreira literária exitosa e, pra ser sincera, provavelmente deixaria essa leitura passar, se não fosse a @literaleblog tê-la indicado no @entreaspas_curso. Como dizem os jovens, "saí da minha zona de conforto" e foi bem legal, olhe só.

"Baseado em fatos reais" é uma resposta da autora ao sucesso estrondoso de seu livro anterior, "Rien ne s'oppose à la nuit" - ainda sem tradução. Depois de um livro aclamado pelo público e pela crítica como voltar a escrever, sem sentir-se uma impostora?

"Para mim, o sucesso de um livro era um acidente. Literalmente falando. Um acontecimento brutal e inesperado provocado pela consciência aleatória de diferentes fatores não reproduzíveis. Que ela não considerasse aquilo falso modéstia de minha parte: claro que o livro tinha alguma importância, mas era apenas um dos parâmetros. Outros livros poderiam ter feito um sucesso comparável ou até maior, mas para eles a conjuntura não havia sido tão favorável, faltara um ou outro fator."

O que torna "Baseado em fatos reais" único é a forma com que a autora escolhe levantar essas reflexões sobre a escrita, o mercado literário, o processo criativo, a oposição entre ficção, autoficção e biografia.

Em diálogo com Stephen King, Delphine cria uma narrativa, cheia de dados biográficos seus, na qual ela, personagem, num momento de crise imaginativa, conhece L., uma ghost-writer que, aos poucos, vai conquistando sua confiança e a amizade. E de quebra, vai nos aterrorizando.

A fronteira entre ficção e fato é borrada. O gênero literário também o é. Passei parte da leitura angustiada - sou uma leitora covarde =) - e Delphine sabe nos deixar com o fiofó na mão.

Os diálogos são um ponto alto, prendem nossa atenção. Todas essas questões sobre o fazer literário na contemporaneidade são muito bem trabalhadas na história, sem que a torne chata ou "palestrinha".

Uma grata surpresa. Nosso encontro sobre a leitura rendeu. O livro dá trela para várias conversas. Esperava NADA, recebi TUDO.

ToniBooks 03/04/2021

Jano, L. e Delphine.
Nesse livro de Delphine Vigan, realidade e ficção deixam de ser narrativas para assumir o lugar do enredo. A protagonista que, não por acaso, tem o mesmo nome da Autora, mergulha no vazio entre a loucura e a lucidez. No final, verá que a literatura pode ser, não só uma expressão artística, mas também uma identidade autônoma.

Jack! 18/10/2021

Confesso que não gostei muito desse livro, no começo ele é bem complicado de se entender e é uma leitura bem demora, so fica "legal" o livro bem pro final quando começa acontecer as coisa e explicar o livro e o que se passou nele

Camila | @abismos.literarios 04/07/2020

"As histórias jazem no solo, como fósseis."
“Sim, a escrita é uma arma, Delphine, uma porra de uma arma de destruição em massa. A escrita é muito mais poderosa do que tudo que você possa imaginar. A escrita é uma arma de defesa, de fogo, de sinalização, a escrita é uma granada, um míssil, um lança-chamas, uma arma de guerra. Ela pode devastar tudo, mas também pode reconstruir.”

Em Baseado em fatos reais conhecemos Delphine de Vigan, escritora que após o lançamento do seu último livro, um grande sucesso, se depara com um grande bloqueio criativo. A protagonista apresenta o mesmo nome da autora, mas se de fato ela está contando a própria história ou não, digo que ainda estou na dúvida rsrs. Acompanhamos ao longo da história suas angústias, cartas anônimas repletas de agressividade, uma crise existencial e brutal... até o momento em que Delphine conhece L., uma ghost-writer com quem consegue estabelecer um vinculo quase de imediato. L. parece ser a amiga perfeita, sempre por perto, sempre paciente e gentil, que tenta de todas as formas ajudar Delphine a sair desse bloqueio e a incentiva a dar continuidade ao trabalho realizado em seu último livro. Mas será mesmo que essa amizade é o que parece?

Ao longo do livro vamos recebendo informações a respeito de L. e de sua atitude controladora de forma velada, vendo Delphine cada vez mais ser engolida por essa relação. Delphine quer voltar escrever ficção, L. quer que ela caia ainda mais fundo na autobiografia. Acontecimentos atrás de acontecimentos nos fazem ficar de olhos bem abertos e sentindo toda a tensão do que está por vir. Quais serão as consequências dessa amizade?

O livro traz em diversos momentos citações de obras do Stephen King (amei né?!), sendo a maioria de Misery, o que coincide muito bem com a história. Durante toda a leitura eu fiquei criando ideias mirabolantes, tentando responder à pergunta que se apresentou desde o início: o livro é ou não baseado em fatos reais? Talvez jamais saberei a resposta. É um livro curto, mas denso. Tem um toque de biografia e ao mesmo tempo é um thriller psicológico, além de nos trazer reflexões sobre plágio, processo criativo, fã obcecada, saúde mental e relacionamentos. Eu gostei muito dessa leitura, mas faltou algo ao longo do enredo pra história ser realmente impressionante e eu amar. Em alguns momentos os acontecimentos se arrastaram e prolongaram demais; é na terceira e última parte do livro que o negócio pega fogo e você não consegue mais largar a leitura. Por fim, é um thriller francês que vale a pena a leitura e nos faz refletir muito sobre o mundo editorial e literário, o processo de escrita, sobre a realidade e ficção.

site: https://www.instagram.com/abismos.literarios/

bru 08/08/2020

Intrigante
Terminei de ler, fiquei com um vazio me perguntando pq a autora fez isso comigo. O que é real e o que não é? Me senti indignada por muitas vezes, quis chacoalhar a cabeça dela para ver a verdade que estava ali presente, porém com o desenrolar do livro não dá para saber de nada e isso é o que deixa a narrativa tão interessante.