Baseado em fatos reais

Baseado em fatos reais Delphine de Vigan

Resenhas - Baseado em fatos reais

Jack! 18/10/2021

Confesso que não gostei muito desse livro, no começo ele é bem complicado de se entender e é uma leitura bem demora, so fica "legal" o livro bem pro final quando começa acontecer as coisa e explicar o livro e o que se passou nele

Edson.Gabriel 29/05/2021

Baseado em fatos
O livro segue um único ritmo o livro e te despesperta uma curiosidade para o que vai acontecer com a Delphine e a L....

Sofia 18/10/2021

Baseado em fatos reais
Delphine publicou um livro recentemente. Participando de feiras, respondendo perguntas, ela esquece de sua vida pessoal.
Em uma tentativa de socializar, ela conhece L., uma escritora fantasma, que comenta sobre seus livros e a faculdade que cursaram ao mesmo tempo.
Com essa nova amizade, Delphine se sente confortável em mostrar como não consegue mais escrever e recebe ameaças por conta de seu último livro. As duas então buscam resolver esses problemas sem que ninguém mais saiba.

"Baseado em fatos reais" é um livro que mistura muitas sensações. Confesso que achei a escrita arrastada em alguns pontos, por conta do detalhamento. O final foi realmente surpreendente!

Bella Ville 29/06/2021

com 20 páginas a menos, seria outra história.
Honestamente, até uns capítulos atrás eu pretendia escrever uma resenha emocional, apelativa, pra convencer você a ler esse livro. Mas agora que de fato terminei de ler, não dá, não é possível.

Me faltam palavras pra descrever o que essa leitura me trouxe. Me senti desconfiada, surpreendida, emocionada, enganada, impressionada. O título "baseado em fatos reais" não significa nada! E ao mesmo tempo descreve perfeitamente a trama do texto. Pra mim, este livro e Mentirosos (E. Lockhart) sentam na mesma mesa: a dos livros que alteraram permanentemente meu psicológico.

FIM*

Paty 12/09/2016

Ficção ou Não-Ficção?
O livro é muito bom, tem uma escrita envolvente e o suspense nos "segura" até o final. Há também um bom debate sobre o que os leitores querem ou esperam de um bom livro: ficção ou realidade?
Recomendo.
Nanda 13/10/2016minha estante
Finalmente encontrei algum comentário sobre esse livro!kkk
O que achou dele Paty? E especialmente sobre o final? :D

Cristiane 17/10/2016minha estante
O que é real e o que é ficção em um obra literária? Na minha opinião, com exceção da biografia, romance, novela, conto, etc são ficção. Independente se são baseadas em fatos reais. Esta discussão aparece durante todo o livro, com a personagem. Muito bom, recomendo a leitura.

Paty 20/11/2016minha estante
Oi Nanda, desculpe só vi seu comentário hoje...Bem, respondendo sua pergunta, gostei bastante do livro, inclusive do final, embora alguns leitores não gostem de finais "em aberto". ;)

Nanda 22/12/2016minha estante
Paty, cheguei a formar umas 3 teorias para o final haha.

P.S: E eu só li o seu comentário hoje kkk. :)

Dani @dani.sonhosepoesia 14/11/2021

Uma reflexão disfarçada sobre a escrita
Demorei bastante para falar desse livro. Acho que essa é o tipo de história que precisa se demorar em nós. Mas aproveitando que é a leitura do mês no #clubedalc , aproveitei pra trazer a minha opinião.

No livro, Delphine acabou de alcançar um grande sucesso com a publicação de um livro bastante pessoal e após conhecer a misteriosa L. , entra num longo processo de bloqueio criativo e vai passando a depender, cada vez mais, dessa nova amiga, que é também um ghostrider , mas L. pode se mostrar mais perigosa do que Dhelphine imagina.
Essa é uma história classificada como triller , mas o suspense , embora atravesse toda a história, não é o foco principal. Na verdade, toda a trama parece ser o plano de fundo para que a autora lance uma discussão, a respeito da escrita, do poder da palavra e de nossa obsessão por histórias reais.

No fim das contas, todo o livro é uma grande reflexão a respeito da verdade, da ficção e dos inúmeros processos por meio dos quais elas se comunicam, se tocam e permeiam uma à outra. É uma história sobre as luzes e sombras de escrever histórias.
Visto desse modo, é um livro brilhante, que brinca com os limites da realidade, nos deixando propositalmente em dúvida, que te deixará pensando nele muito após ler a última página. Porém...
O ponto negativo é a que a narrativa é bastante lenta e os diálogos, embora belíssimos, podem parecer repetitivos, ainda que essa repetição tenha uma função na história. Assim, quem espera ação e um mistério super instigante, pode se decepcionar, e muito! O que, porém, mais me incomodou é que quando a ação finalmente acontece, ficamos com uma sensação de que autora tinha prometido algo mais...
Ainda assim, recomendo muito a história, especialmente para quem escreve ou gosta de refletir sobre a leitura, a escrita e seus ecos na realidade. É esse o ponto forte do livro. Para quem espera um suspense comum ou não tem interesse nesse tema, talvez não seja uma leitura que agrade tanto, mas se decidir ler, matenha os olhos e o coração abertos e permita, assim como eu que essa história ecoe em você!
Gabriel 26/12/2021minha estante
oi Danu, adorei sua resenha. Muito pura e acertiva. Concordo com vc em tudo q falou. So essa reflexao sobre a escrita e tudo mais q realmente ru percebi q a autora queria me fazer refletir mas esse tema nao cativa muito, nao sei dizer, nao me desperta, nunca fez diferença, mas a forma como a autora costurou a narrativa jogando pistas, cituacoes e montando a L. bem na nossa frente peça por peça. Foi isso q eu amei. O orquestramento dessa situação.

Janaine.Mioduski 11/08/2020

Muito potencial, mau aproveitamento.
Eis um livro que tinha grande potencial, mas foi mal aproveitado. O relato, muitas vezes duvidoso de Delphine combinava perfeitamente com as intenções escorregadias de L.. A presença insidiosa e suspeita de L. acolhia enquanto comprimia a fragilidade e inseguranças de Delphine. Apesar do texto não ser muito envolvente, fiquei curiosa a ponto de continuar a leitura. Conforme surgiram as citações de A Metade Sombria e Misery do Stephen King, imaginei que seria o tom para o desfecho da história. Que ilusão. Diante de diversos finais possíveis, a autora optou pelo mais frustrante. Seria melhor, muito melhor, ter omitido as últimas 26 linhas, restaria um final em aberto, mas não a sensação de ter sido enganada.

Carolina.Teixeira 20/10/2020

Sensacional
O livro termina com mais perguntas do que respostas, e eu adoro isso! Muito mesmo. O detalhe no final é brilhante e faz toda a diferença para nos fazer ficar pensando. Não à toa depois que conclui a leitura fiquei remoendo a história por um bom tempo. Ele é fantástico, mas não é fantástico do tipo todo mundo vai gostar de ler.

Não é um livro simples de ler, porque a leitura apesar de fluída é lenta (sim, eu sei que parece bizarro, mas foi a sensação que tive). Como é de uma escritora francesa, considerei muitas questões, por ter vindo de muitas leituras inglesas e norte-americanas. A escrita francesa tem outra pegada, inclusive, no quesito trazer a vida real para discussão.

Os momentos que achei repetitivos, foram, de certa forma, importantes para a construção do enredo. Não posso falar muito, senão fica sem graça. Só posso dizer que temos L., Delphine e uma discussão brilhante sobre 'a' verdade. E, as histórias 'baseadas e inspiradas em fatos reais". Além de nossa obsessão por estas narrativas 'reais'.

Enfim, eu realmente gostei da discussão a respeito do que aceitamos como verdade. De certa forma, é bem pertinente aos dias de hoje.

Dica: é um livro para insistir e ler em uma tacada só. Caso contrário, corre o risco de largar ele sem finalizar.

site: http://coisasdavidactx.blogspot.com

laxxal 08/10/2020

Um livro que me surpreendeu bastante, gostei muito da forma que a história é contada e, principalmente, mais próximo do final que ela começa a ficar mais intensa e você realmente se questiona sobre o real, a ficção e sobre a relatividade da verdade, a realidade sendo constantemente modificada pelo indivíduo.
Me envolvi bastante nessa história e adorei que a tensão de Delphine me contagiava muito, precisei parar a leitura para relaxar e respirar um pouco algumas vezes.
Poderia ter mais profundidade, mas achei excelente mesmo assim, perto do fim me lembrou bastante de clube da luta, então não tem como não recomendar.

Gabi 08/06/2020

Inicie a leitura com muita expectativa para o livro, porém o livro acabou me decepcionando. Uma leitura com atos previsíveis, longa e sem muita ação.

Paulo1378 05/02/2021

Que obra fantástica, que texto intrigante. Admito que comprei o livro simplesmente por gostar da capa, mas logo que comecei minha leitura, me apaixonei pela história
Tami 05/03/2021minha estante
Até que tô gostando da história, mas acho que a autora enrola muito

Paulo1378 05/03/2021minha estante
Algumas vezes também tive essa impressão, mas a história conseguiu me prender até o final. Gostei bastante do desfecho da história

Tami 05/03/2021minha estante
A princípio tô com uma teoria aqui. Talvez o final seja esperado ou me surpreenda. Veremos, haha

Paulo1378 05/03/2021minha estante
Aii, gostei mto disso no livro. Ao longo da história também criei minha teoria, acho q vc vai gostar do final. Tenha uma boa leitura ^^